Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Ana Ju 09/07/2023

Clássico brasileiro
A narrativa conta a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público fanático por sua terra, o Brasil. Conhecido como "major", ele luta fielmente para conservar a cultura brasileira, o que acarreta conflitos e confusões para si. Considero-o um personagem muito bem desenvolvido, até mesmo real, visto que, em diversas situações, por mais exagerado que seja seu nacionalismo, ainda é possível perceber uma figura real e engraçada.

O livro se passa na época em que foi escrito: durante a República do Brasil, no governo de Floriano Peixoto. Como eu estava estudando sobre o assunto na data, foi interessante a relação que estabeleci. É divertida a forma inteligente com que Lima Barreto realiza suas críticas ao período, tanto de modo sutil quanto de maneira mais evidente. Além disso, é surreal o fato de ele ter escrito tudo em poucos meses. A obra pode ser considerada um marco para a literatura brasileira, de tão rica em detalhes.

A leitura, pelo menos para mim, não foi fluída. No entanto, a escrita é de fácil compreensão. Ao longo da história, ocorrem vários acontecimentos, mas ela também apresenta cenas mais lentas.

Desse modo, recomendo o livro para todos, em geral, como um clássico brasileiro que merece continuar sendo lembrado!

Ana Paula 06/07/2023

Sem palavras para expressar o quanto eu amei esse livro ??
Quanto reflexão em poucas páginas.
Esse livro é uma prova que o simples sempre funciona muito bem.

s 04/07/2023

1 mês pra terminar
Li mais pra ter conhecimento historico, n sei se futuramente em alguma releitura possa aproveitar melhor a experiência.. mas essa foi tensa. achei muito arrastado não tinha oq me prender no livro

Pisce19 02/07/2023

Um livro muito bom que te prende a atenção do começo ao fim!
Confesso que sou muito suspeito pra falar, por que eu adoro os livros do Lima Barreto, mas super recomendo a leitura desse em específico.
Sem contar que o major quaresma é um personagem bem interessante cujos ideais vão de encontro com as ideias da sua época.
O cara é simplesmente o melhor patriota (na minha humilde opinião tb)!

lina 27/06/2023

E que tinha ele feito de sua vida? nada
É um livro que incentiva a reflexão sobre o patriotismo extremo, trazendo um personagem que dedicou sua vida pelo país e lutou para formar uma identidade nacional.
É taxado de louco, velho e sem fundamentos. Tão focado nos seus ideais que deixa de vivenciar o amor, a família e a vida.
Achei uma leitura bem fluída (apesar de ter enrolado por uns meses?), com uma linguagem não tão complexa se comparada a outros livros da época.
Em alguns momentos a quantidade de vocabulário que eu não conhecia me confundia e eu perdia a linha de raciocínio, mas senti que com o tempo me acostumei.
Recomendo muito !!

Laila 17/06/2023

Esse livro é um dos clássicos da nossa literatura. Acredito ser muito importante ler livros clássicos do nosso país, pois diversos conhecidos são adquiridos nessas leituras, as quais são importantes para nos tornar mais conscientes e responsáveis com nossa própria história, a partir do conhecimento do passado.

Extremamente triste a história do autor. Não ter reconhecimento nem sucesso em vida tornou seus outros problemas mais difíceis de carregar, o que resultou em uma vida de muitas dificuldades e sofrimento.

Já sobre o personagem Policarpo, muito interessante ver o desenrolar do enredo e sua indignação com a humanidade e com os políticos do país. Diversas críticas ao modo como a política do país é feita são exploradas na narrativa

Leitura extremamente recomendada!!!

soso.taylors 09/06/2023

Mais uma vez apoiando a literatura nacional
Me sinto uma leitora falsa toda vez que começo uma resenha de um livro nacional e não tenho coisas extraordinárias para falar sobre. Mais uma indicação, mais uma leitura que se fez necessária por causa do que estava estudando (Pré-Modernismo e afins), e mais uma leitura boa.
Gostei bastante de Triste Fim de Policarpo Quaresma, tenho umas opiniões BEM específicas sobre, mas em geral é uma ótima leitura.
Todo o conjunto é bem interessante, quando se soma ao contexto histórico em que ele foi escrito se torna ainda melhor. Não sou a maior fã de clássicos justamente porque existem questões que eu sei que não serão discutidas neles, e isso me desanima um pouco. Mas achei bem interessante a forma como o Major vê o mundo e tenta mudá-lo, o patriotismo dele é contagiante (só fico assim em época de Copa), e cada personagem tem uma singularidade muito importante de ser avaliada. Uma em especial roubou a cena para mim, talvez pela expectativa de quem eu achava que ela era. A Olga transita muito entre uma lésbica e uma feminista (talvez as duas coisas?) e isso me atraiu demais! Eu fiquei o livro inteiro esperando pelos momentos dela, é certamente minha personagem favorita, gosto que ela foge da forma como uma mulher deve ser, pensar e se portar. Se existirem outras vidas e eu tivesse reencarnado em alguma antiga eu provavelmente seria como ela.

Helena433 05/06/2023

Foi traído por aquilo que mais amava
Não consegui avaliar esse livro com 5 estrelas porque lá pelas tantas comecei a me perder na história, mas acredito que seja porque eu inventei de ler mais dois livros ao mesmo tempo (nunca mais repito isso). A história em si é muito boa e me prendeu bastante, os personagens são muito característicos e eu adoro o jeito retratado da realidade brasileira na fase do modernismo. Toda narrativa é voltada ao patriotismo de Policarpo e os julgamento que os vizinhos e conhecidos faziam dele. Dei risada nas partes em que ele se metia em confusão, mas comecei a ficar com dó quando chamaram ele de louco e o puseram num hospício. Quando tudo já ia de mal a pior, ele ainda resolve dar mais um chance à Pátria e isso só avança ainda mais para o seu triste fim. De fato, ele deu a vida pelo que mais amava e só se deu conta do quanto foi iludido nos últimos momentos de vida.

Bia 28/05/2023

O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, narra a trajetória de Policarpo Quaresma, um patriota ímpar, que causa estranheza nas pessoas pelos seus ideais e coragem. O livro é dividido em três partes.

Henggo 28/05/2023

Épico quixotesco brasileiro
Um dos romances mais famosos de Lima Barreto, a história de Policarpo Quaresma é quase um épico brasileiro de um homem cujo nacionalismo passa dos limites. Um exemplo disso é a vontade de tornar o tupi-guarani como idioma oficial e fazer três grandes reformas: da cultura, da agricultura e da política. Achei interessante porque o autor faz críticas para os dois lados, tanto contra o patriotismo exagerado por parte do protagonista, mas também contra o modo como o povo brasileiro se recusa a melhorar e a absorver as mudanças. O modo como Policarpo Quaresma termina, após uma briga com Floriano Peixoto, é um dedo apontado para a maneira como todos nós, até hoje, tendemos a silenciar as vozes de revolta. São ótimas como piada, como diversão, porém, quando um idealista à la Policarpo começa a falar sério e a buscar os ideais que acredita, nós logo o invisibilizamos. É só ver o que acontece hoje em dia quando pessoas da periferia ou das favelas decidem protestar. A polícia chega rapidinho, rapidinho... Agora, mais uma vez, é um livro que dá voltas e mais voltas. Precisa de uma boa dose de paciência para mergulhar.

Bruno236 27/05/2023

Obra Primorosa de Lima Barreto
Policarpo Quaresma: Um personagem que amou o Brasil, seus povos, seus territórios, suas culturas, suas tradições. Um personagem que seguiu seus valores morais e seus ideais até a última consequência.

Cômica, Sagaz, cheia de reviravoltas.

Tuanny Cristine 27/05/2023

Feito no passado porém atual
Esse livro é muito bom mesmo, um dos melhores da literatura brasileira, li com o intuito de usá-lo em uma roda de leitura na escola mas foi muito mais que isso, gosto de ver que nem o maior e mais otimistras dos patriotas conseguiu não ser decepcionado pela sua pátria amada, é um livro que pode ser lido com vários olhos e isso é ótimo.

Luana Rezende 27/05/2023

Não é o tipo de leitura que eu goste, mas se ele tivesse ficado quieto e seguindo a rotina inicial, não teria dado merda.