Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

isisarsilv 13/04/2023

Me surpreendeu
É nessa obra em que podemos ver o modernismo nascendo, nesse livro há muitas criticas sociais, mas bem sutis, o final por mais que seja triste, é lindo, realmente me emocionou.

nico53 09/04/2023

Eu adorei muito a escrita de Lima Barreto, isso que me prendeu bastante. A história de Policarpo realmente teve um triste fim como já dito kkkkkk, não sei muito o que achar porém creio que me foi interessante.

Beto | @beto_anderson 06/04/2023

Queria poder dar uma nota maior para o romance, porque gosto muito da escrita e do tom crítico do Lima Barreto. mas a leitura de Policarpo Quaresma não me conquistou muito. Demorei bastante para terminar, achei a história um pouco chata, apesar da relevância das críticas feitas pelo autor. Quero dar outra chance para o livro em outro momento.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

carol_lp 04/04/2023

??Quaresma era antes de tudo brasileiro??
Realmente foi um triste fim para Policarpo? Acho que uma das coisas que mais tristes é o fato do Policarpo dedicar sua vida inteira para o Brasil e no final ser morto por causa disso? O livro é muito bom, a leitura flui, gostei dos personagens e as criticas foram excelentes.

Bianca Martins 04/04/2023

E não é que ele teve um triste fim mesmo?!
Comecei a ler o livro e depois de uns 10% migrei para o áudio book e confesso que foi a melhor escolha que eu fiz. O narrador do áudio book fez td ficar melhor, recomendo. Foi pelo Youtube do Projeto Releituras.

A história tem muitos desdobramentos que vão aprofundando os personagens e, principalmente, o contexto dos pensares do Policarpo Quaresma.

São capítulos geniais e tristemente atuais.
Tem um capítulo que chama Patriotas que eu fiquei ???. Lima Barreto completamente a frente do seu tempo. Um crítico pouco valorizado naquela época.

Recomendo a leitura (ou o áudio book).

readingabs 04/04/2023

E não é que triste fim de policarpo quaresma realmente é sobre o triste fim que teve o policarpo quaresma!?
Bianca Martins 04/04/2023minha estante
Hahahaa vdd

Aaaana13_ 03/04/2023

Um livro trágico, mas necessário. Todos deveriam ler.
É bem triste na parte que o policarpo percebe que desperdiçou sua vida em coisas levianas...

Jady23 01/04/2023

A leitura não foi muito fluída, mas valeu a pena ler essa obra histórica.
Quaresma é um patriota ingênuo, que tenta defender a nação a todo custa e sofre muitas decepções..

Tamires225 30/03/2023

O amor a pátria é uma mentira
O personagem do título ganhou meu afeto. Percebemos do início da história o que ele é e, no final do livro, sabemos também o que será: um homem iludido com pensamentos e falas, sem nenhuma experiência com a realidade. Mas grande parte dos outros personagens me pareceram muito inúteis para o tema da narrativa. Se fosse só Policarpo eu estaria feliz, mas certos demais nem lembrarei o nome.

jenni 26/03/2023

A beleza e a feiúra do Brasil
Top livros que eu dificilmente leria se não fosse obrigada pela escola KKKKKk

O triste fim de Policarpo quaresma é FANTÁSTICO, Lima Barreto tem uma escrita maravilhosa em terceira pessoa e faz você entender direitinho os personagens.

Uma obra pré-modernista perfeita, com as críticas sociais infiltradas na narração e algumas nem tão sutis nas falas dos personagens. Acredito que Lima Barreto colocou um pouco de si mesmo no Policarpo, principalmente a parte da loucura que achei bem forte o modo como ele descreveu.

Na minha opinião Policarpo é o que se deve imaginar quando falamos sobre patriotismo.

Policarpo é patriota, mas não tem ambições políticas ou financeiras, ele ama a nossa cultura natural, nossas paisagens, nossa fauna e flora. Tenta mostrar a todos que temos um país lindo, um país com um clima e solo tão bons que outros países matariam para ter um terço do que possuímos.

Lima Barreto nos mostra nesse livro que o Brasil é realmente lindo, o que o torna feio são os brasileiros.

"Em nenhuma outra região se mostra o céu mais sereno, nem madrugada mais bela a aurora; o sol em nenhum outro hemisfério tem os raios mais dourados"

Fellipe 26/03/2023

Policarpo é um patriota nível hard e quer que a língua oficial de nosso país seja o tupi. Quem já leu outras obras do romantismo brasileiro não vai se surpreender tanto, hahah. Todas as características do romantismo estão aqui! Quem gosta de Machado de Assis com certeza também irá gostar de Lima Barreto! Inclusive, Lima Barreto foi um cara muito interessante! Procurem dar uma olhada na história dele.

Achei bem arrastado, mas isso é comum em livros da época. Parece que escreviam livros arrastados de propósito ksks, mas acho que os leitores da época que não eram tão afobados como somos huehue

Tem muitas críticas interessantes, à educação, ao mercado de trabalho, ao feminismo branco, dentre outras coisas. É um livro muito bom!

Rafa 24/03/2023

É difícil começar a descrever como me senti lendo esse livro.

Antes de ler qualquer página dele eu já tinha idealizado uma história, e quando eu comecei a leitura minhas percepções foram mudando (graças a Deus).

Policarpo é um personagem tão humano, cercado por pessoas tão comuns e reais, que sentir empatia por qualquer um deles é fácil e inevitável. O que me cativou a história foi perceber que todos temos um pouco do Policarpo dentro de si, temos nossas obsessões que aos poucos vão sendo silenciadas pelos outros e por nós mesmos, que em determinado momento deixamos de compartilhar com outros o que gostamos.

O fim foi realmente triste, ainda mais triste em pensarmos que existem muitos Policarpos tendo finais tristes, cada um a sua maneira.

Fabi 21/03/2023

Leitura arrastada, precisei de um mês pra ler.
É uma crítica à forma de fazer política -e, vale-se dizer: é muito bem fundada. O que atrapalhou foi o ritmo da escrita mesmo.
Tem tanta situação esdrúxula, caricata sobre egoísmo, narcisismo, racismo, passividade, misoginia.
Gatilho pra sentir raiva

Vênus 21/03/2023

Um clássico da literatura brasileira, cômico, ácido e irônico, esse livro foi (sem mentir), um livro muito difícil para mim, muito bom e como é filosófico e como refletimos sobre ele após a leitura, porém para mim que não estava muito acostumada com tal linguagem, foi bem complicado mas um ótimo início para essa nova fase e como apresenta muitas características pré-modernista.