Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Beto 18/03/2023

Que decepção! Esperava bastante desse livro e infelizmente não entregou nada. Não gostei da escrita, da história ou dos personagens. No final até que melhorou um pouco mas não o suficiente pra que mudasse minha opinião sobre a obra.

Emilly 17/03/2023

A paixão por seu país leva Policarpo Quaresma à loucura. Mas nem o patriotismo doentio é suficiente para protegê-lo da fúria repressiva do governo Floriano Peixoto. Nesta obra-prima da literatura brasileira, Lima Barreto faz crítica do nacionalismo exagerado e promove uma bem-humorada revisão da história de nossa República.

Catea 11/03/2023

O triste fim de Policarpo é triste mesmo
Acabei gostando muito mais do Policarpo que imaginaria,foda se os Estados Unidos e europeus aqui é Brasil.

marixxb 07/03/2023

"É monopólio de vocês o patriotismo?"
Gostei muito mais desse livro do que pensei que fosse gostar. Algumas partes foram bem arrastadas e de difícil compreensão pra mim, principalmente quando ele se torna militar, mas isso não me fez desgostar da obra. Achei realmente muito triste o fim dele e tudo que ele passou. Nem o Albernaz ter ajudado ele no final me deixou MUITO triste. E meu deus o discurso dele no fim do livro sobre nada disso ter valido a pena!!!!! Quase escorreu uma lágrima nessa hora, de verdade. Coitado.

"O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas coisas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!

Mas, como é que ele, tão severo, tão lúcido, empregara sua vida, gastara o seu tempo, envelhecera atrás de tal quimera? Como é que não viu nitidamente a realidade, não a pressentiu logo e se deixou enganar por um falaz ídolo, absorver-se nele, dar-lhe em holocausto toda a sua existência? Foi o seu isolamento, o seu esquecimento de si mesmo; e assim é que ia para a cova, sem deixar traço seu, sem um filho, sem um amor, sem um beijo mais quente, sem nenhum mesmo, e sem sequer uma asneira! Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe dera nada de saboroso."

Além disso, achei muito interessante o fato da obra retratar muitas questões socioculturais da época, como o casamento na vida da mulher e outras. Mas sobre essa especificamente, A Ismênia adoecendo e morrendo com o vestido de noiva me deixou tão mal, achei uma parte super importante e pesada do livro.

Por fim, toda essa questão de patriotismo retratada no livro é muito atual e todos deveriam ler visto o cenário político brasileiro de hoje. Uma frase que me marcou muito foi a dita pela Olga sobre a revolta que ocorre na história: "E os outros? É monopólio de vocês o patriotismo?". Isso é extremamente atual: o fato de apenas um lado considerar que age por patriotismo quando na verdade os dois lados são brasileiros.

"Além de que, penso que todo esse meu sacrifício tem sido inútil. Tudo o que nele pus de pensamento não foi atingido, e o sangue que derramei, e o sofrimento que vou sofrer toda a vida, foram empregados, foram gastos, foram estragados, foram vilipendiados e desmoralizados em prol de uma tolice política qualquer... Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."
marixxb 07/03/2023minha estante
Esse livro também retrata de forma perfeita os governantes utilizando os cidadãos como massa de manobra através de uma """ideal incrível""".

Alê 05/03/2023

Bem diferente das minhas leituras usuais, mas não deixou de ser surpreendente. Me diverti muito com as ideias de Policarpo.

Kajuul 05/03/2023

Realmente triste o fim de Policarpo Quaresma
Um clássico com uma ideia interessante, mas que não me atraiu. Esse livro quase me colocou em uma ressaca literária mas finalmente terminei.
Não gostei muito, mas é interessante que muitos temas e opiniões (especialmente as de Quaresma) abordados nesse livro, mesmo tendo sido escrito há muito tempo, ainda servem pros dias de hoje.

Maria 04/03/2023

Recomendo
Esse livro é uma ótima pedida para avaliar a influência da sociedade nas nossas vidas, recomendo a leitura!

Raquel.Lacerda 27/02/2023

Triste fim
De fato o patriotismo de Policarpo Quaresma era enorme, mas sua ingenuidade era maior ainda.

Como já esperava, foi uma leitura morosa, não me cativou muito, algumas partes foram bem arrastadas. Mas o livro tem seus pontos positivos, com informações históricas, reflexões interessantes e a carta escrita por Policarpo Quaresma nas últimas páginas foi bem impactante.

Jessica Moraes 25/02/2023

Outro livro que voltei pois estava com mais de 50% lido. E é isso, no fim ele só se fodeu por acreditar convicto na brasilidade, fazendo muito pela nação e não recebendo nada em troca. Dá para entender a loucura por trás do "patriotismo" hoje em dia, pena que é um viés que mancharam e talvez não tenha volta.

Tiago344 25/02/2023

Policarpo Atual
"O triste fim de Policarpo Quaresma" é um livro de Lima Barreto, publicado em 1911. A obra conta a história de um homem frustrado com a vida, que busca encontrar um sentido para ela. Policarpo Quaresma é um personagem complexo, que passa por diversas situações durante a história.

O livro nos mostra a história de um homem que não se conforma com a vida e busca sempre um sentido para ela. Policarpo Quaresma é um personagem extremamente complexo, que passa por diversas situações ao longo da história. A obra nos mostra ainda a importância da família e dos amigos em nossas vidas.

Com uma escrita marcante, Lima Barreto nos apresenta um personagem único, que nos faz refletir sobre a vida. A história de Policarpo Quaresma é triste, mas ao mesmo tempo nos mostra a importância de lutarmos por aquilo que acreditamos.

Alice 21/02/2023

Interessante.
Traz fatos relevantes que podem ser usados em diversos temas de redação. Entretanto, o livro só começou a andar mesmo na página 200, ou seja, a leitura foi bem precária, mas talvez isso possa ser por minha falta de costume.
No geral, eu recomendo ler pois trás conhecimentos históricos, além de trechos marcantes (como a carta e praticamente todo o último capítulo).

Alice 20/02/2023

Um dos melhores livros que já li!
Uma escrita elaborada e até difícil, mas surpreendentemente encantadora em descrever fatos históricos, misturando-os com a vida de personagens fictícios, em especial, do protagonista, o pobre Quaresma.

Sob o cenário do Rio de Janeiro do Século XIX, o livro não poderia ser mais atual em contar a história de um patriota que vai se decepcionando vez atrás de vez ao tentar provar a vivacidade do Brasil, até ter seu fim, seu triste fim.

Leitura excepcional, que me trouxe grande aprendizado e sensibilidade. Realmente, um clássico que vale a pena ler e reler.

Maisa @porqueleio 19/02/2023

Resenha / Triste fim de Policarpo Quaresma /@porqueleio
Policarpo Quaresma é um funcionário público com mania de ler. Muitos acham uma atitude esnobe, e talvez dessa mania tenha surgido uma ideia peculiar: Quaresma acredita que a cultura e maravilhas do Brasil devem ser mais valorizadas. Faz uma petição à Câmara, para que a língua Tupi Guarani, por ser dos povos originários, passe a ser a língua adotada por todos.

Evidentemente que suas ideias não foram bem recebidas, e ele, acusado de louco: era de se esperar, com essa mania de ler... Internado, é cuidado por sua afilhada e pelo professor de Violão, Ricardo Coração dos Outros. Depois da alta, passa a viver em um sítio, onde ele pretende continuar com suas ideias nacionalistas: afinal essa não é a terra onde se plantando, tudo dá? A Revolta da Armada o traz de volta a cidade, e agora é a vez de trazer suas ideias para o Marechal Floriano...

Lima Barreto foi profético ao abordar alguns temas atuais, como injustiça social, burocracia, interesses políticos, além de um nacionalismo que perde o contato com a realidade, ao não levar em conta o Brasil real. Quaresma é ingênuo, idealista, e só vai perceber que devotou sua vida a ideias sem fundamento quando não tinha mais volta. Foi um Dom Quixote, escolhendo mal as batalhas as quais lutar...

Não é uma leitura fácil, principalmente porque o livro segue vários caminhos, com muitos personagens coadjuvantes e suas próprias estórias, entremeado os caminhos de Policarpo Quaresma. Parecia ser difícil manter o foco, quando tantas experiências emergiam em tantos cruzamentos.

A edição da Antofágica traz uma apresentação do Rapper Criolo (Ele faz, assim, uma distinção aos nacionalistas que, antes de amar o Brasil, amam o próprio nacionalismo), notas e textos complementares que ajudam a entender melhor o panorama histórico, bem como se deu a vida de um escritor preto num país sob os resquícios da escravidão. Por tudo isso, a dificuldade com a fluidez do texto acaba sendo menos importante do que conhecer uma das obras mais importantes da literatura brasileira.

site: https://www.instagram.com/p/Co2-dY1PP4u/

mluisad 16/02/2023

Maravilhoso
Eu sabia que a obra ia ser triste mas me surpreendeu até na tristeza. achei incrível, uma sensação muito boa que o livro trás!
acho que é um dos mais livros favoritos agora

Ariane128 14/02/2023

Loucura pela pátria
Quaresma é um homem idealista, de bom coração e ingênuo. O seu desfecho final é nada mais como reflexo disso, afinal, o título mesmo disse "triste fim". Esperava uma leitura mais emocionante do que descritiva, porém, o autor ainda sim me impressionou com suas reflexões que podem, ainda, ser aplicadas no ano de 2022/2023. A pátria é bem mais complexa do que servir a ela.