Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Daniel 19/03/2024

Lima Barreto é sem dúvida um escritor importantíssimo tanto pela sua visão crítica deixado nesse livro quanto na sua representatividade de um tipo de Brasil.

Eder 18/03/2024

Soco no estômago
A leitura dessa clássica obra brasileira é um verdadeiro soco no estômago, pois ao mesmo tempo que têm sua beleza e sua comédia presente possui também grandes doses de sofrimento, crítica e reclusão. Policarpo Quaresma fala muito sobre as pessoas que são extremamente inteligentes, porém acabam taxadas como "loucas" por pessoas ignorantes, quais orgulham-se de estarem 40 anos sem pegar num livro. ( E sim, acreditem se quiser, ainda existem pessoas com esse pensamento por aqui, um século depois!).
Certo que Policarpo perdeu-se no seu patriotismo exagerado, ele realmente iludiu muito a si mesmo com a idéia que o Brasil era tão incrível assim. Se ele tivesse sino menos extremista, seu final poderia não ter sido tão triste assim.
O último capítulo é MUITO melancólico. O quanto que essa leitura me fez pensar não está escrito; Certamente tornou-se junto com Memórias Póstumas ( Machado de Assis) e Contos Gaúchescos (Simões Lopes Neto), uma das minhas obras brasileiras prediletas.

Ingrid.Medeiros 14/03/2024

Um clássico
Esse livro é definitivamente um clássico da literatura, um patrimônio para nossa nação.
A leitura é bem difícil mas vale muito a pena tentar :)
Pra quem quer prestar vestibular é uma ótima leitura!

Flah 11/03/2024

O livro trata sobre um personagem que é patriota e tenta mudar a visão da sociedade sobre o verdadeiro patriotismo. Ele é um personagem que não desiste de seus ideais e até se envolve em uma guerra para provar seus ideais. Eu não gostei muito do estilo de escrita, o livro é muito descritivo e não considerei uma leitura que me prende. Também tive dificuldade com o vocabulário. Mas vale a leitura por se tratar de um clássico e apesar de ser uma sociedade com costumes muito diferentes dos atuais é perceptível que na política pouco mudou ou evoluiu.

Alexandre.Melo 06/03/2024

O livro retrata com um grande toque de humor a sociedade da época, focando principalmente nas hipocrisias dos militares. Um clássico, vale a pena a leitura.

Ana Cristina 06/03/2024

Favorito?!
Posso dizer que me surpreendeu. Estava com receio de ler e não gostar, principalmente não tenho costume de ler sobre o tema patriotismo etc. Porém não é um simples livro de patriotismo, mas uma sátira sobre o patriotismo exagerado. Em alguns momentos tive compaixão por Policarpo, não é um homem mau, mas ingênuo, idealista e sonhador (amor doentio pela pátria).

Gostei muito dos temas abordados:
? papel da mulher no século XIX;
? o racismo mascarado;
? fanatismo.

aikllmy1 05/03/2024

Um clássico incrível!!
Triste fim de Policarpo Quaresma é um livro que começa devagar mas vai se tornando viciante, nos faz ter vontade de ler de uma única vez. Quaresma é um personagem patriota, obcecado pela pátria e por tudo oriundo dela, o que traz uma identidade nacional àquele contexto de República (Velha) e emancipação do Brasil de Portugal. Sujeito não formado mas sabido de muitas coisas, Quaresma nos convence a acompanhar sua aventura e a nos envolvermos em seus sentimentos patrióticos, ao mesmo passo que Lima Barreto faz uma crítica (não tão) sutil à sociedade e governo da época. Loucura, casamento, status, ganância e corrupção são bem tratados durante toda a obra, mas o que mais me impressionou foi a sutileza de suas palavras ao falar sobre a periferia brasileira e seus costumes, bem como a cultura preta, e também a voz que o autor procurou dar àquelas pessoas que sofriam sem terras e pelas mãos do governo vigente. Acompanhar a trajetória de Policarpo Quaresma até seu triste fim é intenso e não deixa de ser chocante!

Pedro.Malini 03/03/2024

Muito bom.
Descreve muito bem a sociedade do fim do século XIX, trazendo a questão do sonho em formar um país ser uma mera ideologia, uma fachada, sendo a questão central do livro. Contudo, Lima Barreto também aproveita do livro para criticar vários comportamentos e condições da época em uma história cativante.

Mari Bertramelli 02/03/2024

Não é um livro ruim, mas também está longe de ser um dos meus favoritos dos (poucos) clássicos da literatura brasileira que li. confesso que esse ano coloquei como meta tentar ler alguns clássicos, sem pressão.

no início eu achei bem confusa a leitura, na metade comecei a me interessar bastante, mas o final não me prendeu.

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

Eis um livro que tinha tudo pra ser um dos meus clássicos nacionais preferidos.

dividido em três partes, a primeira delas é realmente incrível. explora temas como patriotismo exacerbado, intelectualidade, relações entre classes sociais, casamento por conveniência (e o papel social da mulher diante do casamento) e, o que mais chama a atenção, a loucura. mas na segunda e na terceira partes eu senti que o ritmo da narrativa se perdeu...

o contexto político da Revolta da Armada é realmente interessante, mas a abordagem extensiva desse tema e a construção de longas cenas sem muito desenvolvimento me cansou durante a leitura. reconheço, no entanto, que essa é uma obra de grande importância pra nossa literatura. quem sabe uma releitura me faça mudar de ideia.
mariaclara.pb 01/03/2024minha estante
Na releitura eu abandonei...

RHG 28/02/2024

Patriotismo
Lima Barreto faz crítica do nacionalismo exagerado e promove uma bem humorada revisão de nossa República.

Marcus 25/02/2024

A dor do arrependimento...
A leitura de um clássico sempre vem com aquele gostinho de esperança e entusiasmo extra, na minha opinião. E acredito que essa empolgação acabou me puxando para uma forma "errada" de começar a ler o livro.

Explicando, ao iniciar essa história eu estava preparado para um drama cômico sobre o este patriota louco, que iria tentar fazer diversas coisas para que o país se tornasse uma potência. De fato, existem esses elementos na obra, entretanto, acredito que se eu começasse a leitura a vendo como uma crítica a tudo isso, creio que eu aproveitaria melhor esta história.

Sob esta nova ótica, pude me apegar muito mais ao personagem nesses últimos capitulos. A reflexão no final faz com que você repense os próprios atos e entenda a profundidade de Quaresma como protagonista...

Enfim, será que lutar com unhas e dentes por algo que você acredita é a melhor opção em todos os casos? Talvez se isso te fizer feliz sim...

No final o que importa é o caminho.

Arbóreo Literário 25/02/2024

Bom e triste ao mesmo tempo?
Mas rapaaaaz, quem diria que a vida imita a arte tão perfeitamente?! O modo como Lima Barreto cria o cenário perfeito de um quase Brasil distópico no sentido de uma valorização nacional que é rechaçada pelo próprio brasileiro, brilhante

Amanda 23/02/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
"A mestiçagem, para Barreto, não culminava na produção de uma síntese, (...) mas a uma multiplicidade de existências e misturas que mantinham-se em tensão no plano social."

Lima Barreto, você foi um gênio à frente do seu tempo. A crítica, a ironia e a fuga ao academicismo que ele traz nesse livro foram simplesmente maravilhosas. Fiquei o tempo inteiro pensando em como é louco que uma obra de mais de cem anos atrás continue tão atual, permitindo que a gente faça conexões com a realidade atual do Brasil. Sobre a edição do livro, a Antofágica ganhou muito meu coração aqui. A cada capítulo que eu lia, eu ia até o final ler as notas complementares e parecia que eu estava tendo uma aula de literatura. Os textos finais também ajudaram muito no entendimento da obra, do contexto histórico e da visão do autor sobre os tópicos abordados. Achei a edição muito bem organizada, extremamente completa e bem feita. Adorei a experiência, inclusive já quero ler mais obras do Lima Barreto e mais edições de livros clássicos da Antofágica!