Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Sarah.Raphaelli 02/09/2023

Muito bom!!
Esse livro foi uma surpresa muito agradável. O começo é meio lento, mas vale a pena continuar. O autor traz uma escrita mais simples, sem grandes floreios, o que torna a compreensão da obra mais fácil.
O Queresma é um personagem cativante e interessante. É muito legal acompanhar a trajetória dele na cidade, no campo e no meio político e militar, sempre buscando melhorar o Brasil. Além disso, as histórias secundárias te prendem tanto quanto a principal.
A melhor parte do livro, no entanto, são as críticas escancaradas que o Lima Barreto apresenta no decorrer da narrativa. Burguesia, latifúndios, patriarcado, militares, governo corrupto... nada escapou desse cara!
Uma leitura muito estimulante. É, definitivamente, um daqueles livros que te deixa pensando por dias.

a.d. 30/08/2023

Nao sei se eu entendi direito a critica que esse livro queria passar, mas das partes q eu entendi eu posso dizer q gostei
tirando o fato que os capitulos sempre comecavam avulsos a ideia do anterior, a leitura foi ate que bem tranquila
nao e um dos meus favoritos, mas ate que gostei

carlineeeee 30/08/2023

Que livro!!!!!
Pra mim esse livro tá no mesmo patamar que bras cubas, juro, é perfeito e o final pqpppppp Olga te amo

"Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe deram nada de saboroso"

Sofia.Massarelli 29/08/2023

Quarto livro da saga: só li pro vestibular
Esse livro em questão trata de temas muito importantes como o nacionalismo exacerbado apresentado pelo protagonista Policarpo Quaresma e o impacto do casamento na vida das mulheres como no caso de Ismenia e Olga.
A linguagem do livro é relativamente simples, porém é necessário prestar atenção para absorver todos os detalhes da história. Em geral, foi uma leitura agradável

Jam Sales 28/08/2023

Então...O que esperar ?
Do autor:
Lima Barreto, foi um grande militante em suas obras. Deixando sempre em evidência para debate e conscientização, assuntos como violência a mulher, discriminação racial e socioeconômica, fora também sua crítica a república e ao jornalismo.

Do contesto histórico:
República recém proclamada - e a desilusão que boa parte dos brasileiros sentiram ( inclusive o próprio autor, daí os assuntos abordados na obra)

Da minha opinião:
Crítica social? Temos... Mas cuidado, a ingenuidade aqui é perigosa!
A política gananciosa e os regimes autoritários sempre buscam um bode expiatório ( De preferência, se esse bode quer mudar um pouco as coisas).
Obrigada por ler até aqui, um abraço. (?.? ??? ??? ???.?)

Gábi 27/08/2023

Todo livro é certo na hora certa
Eu tenho uma opinião muito além da obra em si, trata-se mais de como os clássicos são apresentados a nós na fase escolar e de como criamos um certo medo, sem necessidade, deles.
Achei o livro incrível e eu estou ansiosa por um próximo clássico.

Gui Souza 22/08/2023

O que é a Pátria?
O romance trás Policarpo Quaresma, um homem inteligente, que fez carreira militar, não se casou, e mora com Adelaida sua irmã solteira também.

Vemos a trajetória de Policarpo por desejar o melhor do seu país, por amar demais terra, ele conhecia as rochas, os animais, as plantas, os rios, e a história.
E desejava buscar algo genuinamente brasileiro, e aqui já começa o problemas, pois ele não encontra algo genuinamente brasileiro, até os costumes mais distintos, viam de outros povos.
Esse desejo move Quaresma durante todo o livro, até o que pra mim foi o ápice, ele se apresentar para auxiliar o processo do golpe da República, que entre muitos dos entusiastas da revolução havia um sentimento quase religioso, idólatra.
E claro, como o nome já disse, ele teve um fim triste.

É um texto cheio de críticas, já que vinha de um homem negro, que mesmo vivendo após a abolição, sofreu demais com o racismo.
Barreto tem um tom de sátira forte, quase ninguém escapa de sua escrita.
Essa edição da Antofagica é linda, com ilustrações, e com alguns textos úteis, para entender oque está por trás do texto.
Barreto foi um gigante!

lelê 19/08/2023

é um clássico. no começo achei meio chato mas a história melhora aos poucos. também li por causa da escola e me surpreendi

Daniel.Malaquias 17/08/2023

Major Policarpo
Major Policarpo Quaresma, um visionário, um amante do Brasil e de suas riquezas, um brasileiro ufanista desmedido. Sua história de amor e ternura por este país o levará a caminhos que o mesmo não esperava, não contava. A maior riqueza do Brasil Major Policarpo é o povo brasileiro.

Doug 15/08/2023

Major Quaresma...
Um livro que é um baita repertório cultural! Lima Barreto trás nesse livro a história do Major Quaresma que é um forte nacionalista. Quaresma é internado no hospício por levar em consideração, o Tupi Guarani como o idioma oficial do Brasil, de acordo com o mesmo, os índios são os verdadeiros brasileiros. Como crítica social, o livro rebate aí o nacionalismo exacerbado e os interesses individuais dos políticos. O triste fim consiste em o Major quaresma questionar o Marechal Peixoto e acaba sendo fuzilado

William LGZ 15/08/2023

Infelizmente não me pegou
Mesmo com uma escrita leve e uma pegada mais cômica do que de costume entre os grandes clássicos brasileiros, eu não consegui ficar em nenhum momento imerso dentro de sua história e tampouco me afeiçoei a seus personagens, o que tornou a experiência bem razoável no geral.

Ainda assim a obra tem seus pontos positivos, como vários trechos que me causaram profundas reflexões enquanto lia, e certamente a darei uma nova chance no futuro quando não estiver com tanta urgência para ler em espaços de tempo tão curtos como ultimamente tá acontecendo, o que não é culpa do livro em si.

De qualquer modo, não o indico a menos que você esteja realmente a fim de consumir seu conteúdo e tenha construído uma certa empolgação para poder embarcar na sua proposta e aproveitá-lo como se realmente deve.