A Pequena Pianista

A Pequena Pianista Jane Hawking

Resenhas - A Pequena Pianista

Andrea Janaina 16/11/2022

Infinitamente lindo!
Ler este livro é como assistir um filme europeu antigo.
Muitas tramas e sem tantas aventuras, mas infinitamente lindo!
Uma história linear que conta o dia a dia de uma família de descendentes de imigrantes pós Segunda Guerra Mundial na Inglaterra.
Apesar das duras perdas os avôs, eles são sempre amorosos e criativos com sua neta Ruth.
O pai um trabalhador desgosto com a profissão e super protetor com a esposa.
Uma mãe que sofreu depressão pós-parto, mas ao longo dos anos conseguiu se reconectar com a filha.
Ruth, uma menina curiosa, porém com receio de sua mãe e super talentosa ao piano, assim como sua tia.
Definitivamente um romance sobre o amor nas diversas formas que compõem a vida e seus comportamentos imprevisíveis.
Maaaaasss quem cresceu com os avós por perto vai amar ainda mais o enredo.

Vic 17/09/2022

De esquentar o coração
É uma história longa e muito calma, cheia de momentos de se esquentar o coração com vários momentos de reflexão também. Eu adorei acompanhar Ruth e sua família, passei raiva muitas vezes mas me apaixonei por cada segundo dessa história! Amei muito

Ione.Bispo 15/09/2022

De início gostei bastante de alguns personagens. Mas a sequência até o final, foi uma leitura bastante arrastada.

Elaine 19/06/2022

Lindo!
Sou pianista e com isso o título me atraiu. O livro em riquíssimo na descrição dos detalhes de ambiente e das personagens. Me emocionei várias vezes durante a leitura.

Isabela.Freitas 15/04/2022

Emocionante
Um livro longo e extenso mas que vale muito a pena ler, adorei acompanhar toda a trajetória da Ruth, seu desenvolvimento e principalmente sua paixão pela música.
Me apeguei muito aos personagens, me emocionei com eles e fiquei realmente triste por ter chegado ao fim da leitura, vou sentir falta.

Recomendo!

Lena Patitucci 12/09/2021

A pequena pianista
Esse livro é de romance, conta a história de Ruth, uma menina gostava muito de tocar piano, mas havia sempre algo qie a impedia. A história vai fluindo com base nisso e trabalha bem o emocional e a descrição dos personagens, o que traz uma conexão bem grande com eles e com isso você ri e chora junto.
No começo é meio denso de ler, mas da metade em diante é um acontecimento atrás do outro que não tem como não querer chegar até o final. Ele é um pouco clichê, mas é apaixonante, eu particularmente gostei muito.

Lua 12/07/2021

Perfeito, sem mais
Devo dizer que chorei copiosamente do começo ao fim, nunca imaginei que ficariam tão tocada com uma leitura. Eu conseguia perfeitamente me imaginar nos lugares, sentir os cheiros, ver as pessoas e ouvir as músicas... A facilidade que a Jane tem de trazer você pra junto da protagonista é assustadora. Uma leitura longa, mas que vale a pena cada página.

Laauradorneles 24/06/2021

A pequena pianista
Leitura fascinante.
Levei um tempo para ler, por preguiça mesmo. Kk
Mas vale muito a pena, muitos mistérios, e uma grande história de amor de uma garota com a música.

Giovanna 27/04/2021

Vida real - um misto de emoções
"A Pequena Pianista" possui uma história tocante. Os personagens são muito bem construídos, e é possível acompanhar o desenvolvimento e crescimento de cada um deles durante a passagem dos anos. São seres humanos com problemas e angústias reais, que nos aproximam cada vez mais de uma história emocionante.

A história se passa em Londres, pouco tempo depois do fim da 2° Guerra Mundial. As referências ao Nazismo são bem evidentes e os dramas da família se desenvolvem em cima desse contexto.

A protagonista Ruth é apaixonante, eu criei um carinho por ela logo no início, quando era uma criança de 4 anos e ver ela crescer até seus 12 anos é muito gratificante.

O final ficou meio que em aberto, o que me deixou muito curiosa sobre o que realmente aconteceu, e que me decepcionou um pouquinho, porque criei expectativas em cima de uma grande revelação. Mas isso não ofusca toda a beleza do livro.

Recomendo muito!

Vanessa Pipi 24/04/2021

...
Na capa do livro está escrito que é uma história sobre a natureza imprevisível sobre o comportamento humano e sobre assumir o controle do próprio destino"

Confesso que arrastei a leitura! Acredito que não estava no momento para esta leitura !

Gi Gotardo 19/03/2021

Esse livro tem muitos problemas. O principal deles é que o enredo não é muito bem construído, então não dá para saber o que esperar e nem dá vontade de ler. Os personagens não são bem construídos, a própria Ruth parece ter a mesma mentalidade dos 4 aos 12 anos, eles não se desenvolvem ao longo da narrativa, fazendo com que não seja criado um vínculo com o leitor. A marcação de tempo também é meio complicada, os flashbacks no começo são tão longos que quando acabam você não lembra mais o que os desencadear e há capítulos que se passaram meses, enquanto há outros que se passaram horas. Além disso, problemas muito complicados que eram grandes obstáculos para a história e que permearam o livro todo foram resolvidos tão facilmente que chegou até ser meio ridículo. Em geral, a minha leitura foi arrastada até o final da parte 1, na 2 estava um pouquinho menos insuportável mas mesmo assim difícil, foram raros os dias que eu consegui ler mais de um capítulo. Estava esperando bem mais. Sinceramente, não recomendo.

Lineee.oliver 11/03/2021

Esperava mais respostas
Acompanhar o desenvolvimento de Ruth e de seu talento foi muito bom. A autora tem uma escrita poética que te faz mergulhar em cenários e sensações, contudo, achei que o livro acabou deixando algumas dúvidas e curiosidade em saber mais e isso acabou me frustrando um pouco.

babisenberg 04/03/2021

Lindo
Um livro de uma delicadeza ímpar. Vai nos envolvendo a cada palavra, a cada capítulo.

rafisreading 08/01/2021

Jane Hawking pague minha terapia!!
Esse livro foi incrível de ler!! Foi extremamente prazeroso acompanhar o crescimento de Ruth tanto como pianista quanto como pessoa, ver todas as evoluções e desenvolvimento de cada personagem foi um deleite! Hawking soube muito bem expressar cada sentimento descrito no livro, e até os que eram subentendidos.