Contos - Volume I

Contos - Volume I H. P. Lovecraft

Resenhas -

HonorLu 13/12/2019

Primeiro contato
Fico feliz em ter pego esse livro emprestado antes de fazer qualquer investimento neste autor. De fato, ele traz muitas diretrizes para o gênero de ficção científica e terror, mas ainda questiono a qualidade de algumas de suas obras. Pretendo sim continuar lendo, mas com calma. Gostei do livro, apesar de muita coisa nele ser previsível, talvez eu me sinta assim por já estar saturado de tanta produção que usou Lovecraft como referência. Ele é bastante original. Saio desse livro com muitas referências a aprendizados para própria produção de escrita. Enfim, recomendo a leitura!

Marcus Oliver 04/03/2020

Excelente!
Sou um fã convicto de Lovecraft e este é uma perfeita reunião de seus contos de horror cósmico mais famosos. Perfeito para os iniciantes em horrores Lovecraftianos.

Marcone989 04/01/2022

O talentosamente indescritível horror.
Um conjunto de contos esplêndido, a forma como a condução do autor nos leva a imaginar o horror de algo indescritível e que está além da compreensão humana é fascinante, a tradução funciona bem e não tira o peso dessa construção tão magnifica feita por esse grande mestre do horror americano. Fora isso as referências do autor nos instigam a ir além, e procurar trabalhos de artistas como Francisco de Goya. Uma ótima pedida para quem quer conhecer o talento indescritivel de H.P Lovecraft.

Leandro Brito 26/09/2020

Altos e baixos: meu primeiro livro de terror
Primeiramente, tenho que dizer que minhas expectativas eram altas quanto à qualidade do livro. Eu esperava contos que se aproximassem à excelência de tratando de H. P. Lovecraft - o revolucionário do gênero de terror.
No entanto, custo a dizer que os primeiros contos foram decepcionantes. Contos simples, com clímax simples, sempre ao final da história. Havia ali alguma essência daquilo que eu ouvia falar sobre as histórias do autor: lugares que brincavam com as sensações e sensação de perigo iminente, mas eram sentimentos fracos e quase irrisórios.
Todavia, o meio do livro apresenta bons contos e que eu acredito que ali esteja o que é tão admirado nele. São contos de sensações únicas e bastante visuais, que ficam em nossas mentes por muito tempo e com bom clímax. Creio que o melhor, na minha opinião, seja "Ar Frio" - por seu ambiente único.
Cabe ressaltar que os contos finais não me causaram grande terror e que, por serem os mais extensos, eu esperava muito mais. Achei que teria uma construção de ambiente de terror incrível ao longo de tantas páginas que o autor utilizou. Eram ambientes bons, mas esperava algo surpreendente.
E então, assim, encerro com minha nota de 3,5 estrelas. Um livro com contos altamente memoráveis, mas também com contos altamente esquecíveis!

Daironne 03/12/2020

Impressões sobre a leitura de H. P. Lovecraft - Contos - Volume I
Uma coletânea de contos menos conhecidos do famigerado autor epônimo, focados em terror.

A leitura é rápida e a diagramação ótima. Destaco o trabalho gráfico: a escolha das cores, inclusive da fonte, dão um visual excelente e bem condizente com a natureza do que se lê. Uma forte crítica negativa: a natureza xenofóbica, racista, do autor foi conscientemente "suavizada" pela tradução. Não sou tradutor ou crítico literário, mas, como leitor, acredito veementemente que este tipo de intervenção é prejudicial a obra. Que o texto seja o que ele é, cabendo a quem lê o senso crítico.

A ressalva exposta acima mancha, mas felizmente não estraga a obra. Um livro cuja aparência reflete o que se lê, bonito, e com ótimos contos que recomendo para quem gosta de terror. Se você é fervoroso fã de Lovecraft, talvez deva considerar outras traduções destes contos, dispensando essa edição.

Gedielson.Gomes 09/12/2020

Não recomendo como introdução ao autor.
Uma boa sequencia de leitura dos contos deste livro seria A rua, O Perverso Clérigo, Ele, Os Ratos nas Paredes e Modelo Pickman. O conto Herbert West: Re-animator eu considero ele incompleto e cortado, lê-se melhor na versão da Darkside. Os contos neste livro trazem detalhes e aventuras por mundos antigos, ocultos e enterrados sob as velhas cidades com passados impensáveis exceto por Lovecraft; nos leva a viagens e pensamentos únicos em mundos de horrores e perturbações indescritíveis.

Não recomendo para introduzir ao universo de Lovecraft, a maioria são contos secundários que não dão boa dimensão da capacidade de escrita e desenvoltura do autor.

Lucas 18/12/2020

Incrível.
Recheado de contos maravilhosos, com uma beleza fora do comum. Esse é um livro que não pode faltar na estante dos adoradores de Lovecraft. Você tem curiosidade em saber qual o motivo que leva esse homem a ter essa reputação? Então, esteja preparado para adentrar em um mundo onde o surreal é apenas mais uma coisa banal.

Igor.Banin 31/01/2021

Boa coletânea de contos com textos não tão conhecidos do autor.

Henriique 22/02/2021

-Há edições melhores,vá por mim-
"Os contos são bons já a edição nem tanto". Os contos me cativaram como amante de todo o trabalho feito pelo autor,(H.P Lovecraft) ao mesmo tempo que me deixou em dúvida se deveria terminar de ler eles por essa edição. Dúvida está que se deve ao simples fato da "mutilação textual" feita pela editora.

Carol 19/11/2021

Cof
Gosto da escrita e do estilo de terror do autor mas o racismo tá aí né galera, pra algumas pessoas pode incomodar/atrapalhar na leitura. Acho q incomodar incomoda todo mundo na verdade, mas vai de cada um continuar lendo ou não.

Patcha 28/11/2021

Até onde vai separar a obra do autor?
Sempre me interessei pelas edições brasileiras de contos do Lovecraft, devido a qualidade que a maioria carrega. Esta, porém, me deixou dividido.
Por um lado, pode ser uma ótima forma de ingressar no universo aterrorizante do autor, pois os contos são organizados de forma que o horror e o bizarro surgem de forma progressiva ao longo do livro. Enquanto os primeiros contos são leves e não exigem muito do leitor, os últimos constroem momentos de imensa loucura.
Ao mesmo tempo, logo no prólogo já se encontra a nota dos tradutores de que "o texto fora alterado para suprimir o racismo do autor." Por mais que algumas opiniões do Lovecraft a respeito de minorias sejam desprezíveis, várias das alterações tiraram o peso do texto e tornaram vários dos contos esquecíveis, sensação que não foi passada em traduções anteriores.
Será que o caminho correto para lidar com esse tipo de autor é alterar a obra? Uma nota no início alertando do conteúdo não bastaria? Não ajudaria a entender justamente o tipo de pensamento que NÃO deveríamos ter?
E se é um conteúdo tão desprezível, por que então não deixaram de publicar?
É importante sabermos que existiram pessoas que pensavam como ele justamente para evitar que pessoas de hoje em dia continuem pensando assim. Fingir que o racismo nunca existiu é pedir para que ele continue existindo.
É certo que irei procurar outros materiais do autor, pois seu universo é fascinante. Mas também é certo de que não será nessa coleção.