As memórias de um burro

As memórias de um burro Condessa de Ségur

Resenhas - As memórias de um burro

Caths 01/04/2022

A história dessa burro é muito tocante, você sente tudo que ele passou, os sentimentos, emoções e etc. Sério, que livro
Stella207 11/01/2024minha estante
Como faz para ler

Stella207 11/01/2024minha estante
Como faz para ler

Caths 14/01/2024minha estante
não dá para ler por esse app

Alessandra.Adams 10/05/2022

Que história lindinha!
No livro, o protagonista, que é um burro, vive diversas situações, que trazem a fim muitos ensinamentos sobre valores. Perfeito para todas as idades.

Cheilozah 07/12/2020

Memórias de um burro
Adorei ler esse livro. O Cadichon realmente é um burro muito sábio.

michele. 19/05/2021

Mais um livro que li na infância e me marcou muito, esses livros e gibis da turma da mônica me fizeram a leitora q sou hoje sabe? e eu me apeguei tanto a esse burrinho coitado, toda vez que ele mudava de dono e era maltrado meu coração apertava e toda vez que ele era bem tratado meu coração ficava quentinho

esse livro, memórias de um cabo de vassoura e gibis e contos de fada marcam muito pra mim lia demais com minha vó e eles me fizeram a leitora que sou hoje, enfim, se tiverem filhos crianças e etc leiam com eles

Marcos Aurélio 19/02/2023

Cadichon
Leitura leve, uma grata surpresa. Embora um livro para o público infantojuvenil.

Sophie Feodorovna Rostopchine, a Condessa de Ségur escreveu vários livros para este público. Memórias de um burro apresenta, Cadichon. Um burrico inteligente, amoroso, mas também vingativo, e às vezes presunçoso.

O livro é uma aula sobre valores, e princípios. De forma lúdica, as crianças se deparam situações em que Cadichon teve que optar por sem amoroso, ou maldoso. Como os seres humanos, ele sempre tinha motivos para escolher um caminho ou outro.

Embora a vingança possa ser prazerosa, é também perigosa. É o que Cadichon descobre quando se julga mais inteligente que os humanos. A questão é o quanto está disposto a mudar para manter sua boa porção de feno, aveia, água, e continuar recebendo o carinho de seus donos.

Heidi Gisele Borges 11/08/2021

Cadichon é um burro que um dia resolve escrever suas memórias. Ele sofreu muito todo tipo de maldades por parte de seus donos e isso o torna vingativo. Ele acaba se dando mal por conta de suas ações.

É uma história forte, pesada. O burro sofre muito até chegar à sua última família. É terrível, as descrições dão agonia.

Mas a fábula é para aprendizado e crescimento.

DeborahCot 12/11/2012

Reler ou não reler?
Dos livros que eu li quando criança, esse foi um dos que mais me marcou, tanto que, ao mesmo tempo que eu tenho uma vontade enorme de reler esse livro, eu tenho receio de apagar a lembrança boa que eu tenho dele, então, fico muito dividida, entre a vontade de reler e o receio de mudar toda aquela sensação gostosa que eu tenho dele até hoje.
Daniel 31/03/2013minha estante
Este foi o livro da Minha infância. Lembro-me de ler ele seguidas vezes por quase um ano.

Andreia.Candido 15/02/2020minha estante
Esse livro e a cara da minha infância, também lia várias vezes ao ano, até dia ele sumir ?. Quantas lembranças boa esse livro me trás.

Francisco QB 17/12/2023

Memórias de um Burro
Esse livro conta histórias da vida de um burro, que, não era burro, e sim um burro inteligente.
No começo, eu estava achando o livro meio chato... Mas, no meio do livro, estava melhorando. No fim, o livro acabou muito bom.

Gostei bastante e recomendo.

Manu 18/07/2018

Achei muitas maravilhoso. Depois desse livro passei a amar burros
Não podemos deixar de citar Pauline e Jacques os melhores donos?
Candichon é realmente um guerreiro, e como todos os outros burros e animais merecem o nosso respeito

Carol Vidal 15/09/2019

É sempre interessante quando uma história é narrada sob um ponto de vista inusitado (nesse caso, o burro). Isso faz com que enxerguemos nossos defeitos e nossas ações de uma outra perspectiva. Por isso, esse livro tem muitos méritos.

Em algumas partes, ele se torna cansativo e repetitivo, mas, ainda assim, é uma experiência interessante de leitura.
Madalena.Hibon 21/04/2023minha estante
Um livro muito giro que eu li com a minha mãe todas as noites, a história é emocionante e triste ao mesmo tempo mas as partes que eu mais gostei foram as partes que está tudo bem e não á nenhum problema.

Madalena.Hibon 21/04/2023minha estante

Keully.Faro 09/06/2023

Para nos fazer refletir
?Memórias de um burro? é um livro cujas reflexões podem ser úteis tanto para crianças como para adultos. A linguagem é simples e direta, todos podem se identificar com algum aspecto inerente à humanidade que precisa ser repensado. Esse é um exercício importante e necessário para qualquer um.
Na leitura somos instigados a enxergar nossas incoerências, que ficam mais gritantes quando observamos a forma que uma outra espécie nos enxerga. Há uma parte em que o protagonista deixa claro que a forma de comunicação entre os animais é muito mais avançada que a nossa, pois não necessita de palavras, o que faz com que questionemos, mais uma vez, nossa superioridade.

IthaIo 09/10/2020

As aventuras de Cadichon, um burrinho inteligente
Essa é a segunda vez que leio Memórias de um burro - a primeira vez que li foi quando criança, numa versão adaptada -, e relembrar as aventuras de Cadichon foi muito divertido. Aqui, acompanhamos o processo de amadurecimento do burrinho a cada nova aventura. O livro é carregado de ensinamentos, e o principal deles é o seguinte: "se desejam ser bem tratados, precisam tratar bem." É um livro curto, dá pra ler rapidinho, além de ser leve e muito divertido. Fica a dica pra quem se interessar.

Júlio 30/01/2022

Cadichon vai ficar um bom tempo na memória...
É certo que nunca mais verei um burro com os mesmos olhos!
Cadichon com certeza trouxe muitos ensinamentos nessa história, suas memórias contadas mostra que viver sendo um burro não é fácil, mas a vida pode surpreender quando menos se espera.
Uma leitura que eu comecei com uma brincadeira no grupo de leitura que faço parte, dizendo que era um livro sobre mim ??.
Comecei lendo não querendo nada, mas quando vi já esteva apegado ao burrico Cadichon e sua história.
A narrativa e escrita do livro é fluida e de fácil compreensão, envolvente o que ajudou a continuar lendo as memórias desse burro tão esperto.
Em vários momentos senti raiva das atitudes que o personagem tomou em outras tive muita dó, esse livro ensina muito sobre a bondade, companheirismo, sobre até onde a maldade pode nos levar.
No geral é um livro bom pra ser lido em poucos dias e que trouxe ensinamentos sobre as atitudes humanas com relação aos animais, mais especificamente sobre burros, e que nos faz pensar sobre sentimentos.

douglaseralldo 15/08/2019

HI! HO! 10 CONSIDERAÇÕES SOBRE MEMÓRIAS DE UM BURRO, DE CONDESSA DE SÉGUR
1 - Clássico da literatura juvenil russa, publicado pela primeira vez em 1860, Memórias de um burro [esta edição com as ilustrações de H. Castelli] é destas leituras imprescindíveis, independentemente da idade de seus leitores. Aliás, a despeito de ser literatura juvenil, não significa de modo algum dizer que há perdas na complexidade da narrativa, pois é obra de muitas e profundas camadas trazendo com isso a aura necessária às narrativas literariamente e socialmente relevantes;

2 - A bem da verdade, talvez nos valha aqui um parenteses importante. Nossa realidade presente às vezes pode levar-nos ao engano de pensarmos a literatura juvenil como um gênero amaciado em seus dramas e em suas temáticas, em parte porque muito das publicações contemporâneas podem mesmo cair no erro de pensar a juventude como infantilidade e incapacidade de leituras mais complexas, tensas, dramáticas. Talvez isso nos diga algo ou sobre os jovens ou sobre os adultos que editam e produzem livros juvenis. Pra sermos sinceros, basta acompanharmos pronunciamentos políticos para encontrarmos um bando de adultos tirando a juventude para incapaz de assuntos e leituras digamos, mais pesadas. É nessa problemática que livros como este Memórias de um burro ou, por exemplo, o húngaro Meninos da Rua Paulo, mostram que há certa subestimação da capacidade de jovens leitores, pois que são exemplos de narrativas juvenis que tratam de questões delicadas ao longo da formação na transição para o mundo adulto. São obras que não eufemizam os problemas ou a estética, e isto não é muito comum em parte das narrativas juvenis presentes. Por isso esses velhos clássicos nos são ainda tão importantes;

3 - Feito esse parenteses, com seus exageros e enganos, quiçá algum acerto, podemos então dedicarmo-nos a esta curiosa, divertida, mas também reflexiva narrativa, a começar pela peculiaridade de seu narrador, o esperto burro Cadichon que narra suas venturas e desventuras e com isso nos apresenta interessante crônica social de sua época, mas não apenas isso, pois que estaria datado. Também nos mostra comportamentos da universalidade humana, em seus defeitos e virtudes;

site: http://www.listasliterarias.com/2019/08/hi-ho-10-consideracoes-sobre-memorias.html

Patricia Milani 12/01/2024

Este foi mais um livro que fizemos a leitura em família, e que excelente escolha. Foi muito bom acompanharmos as memórias de Cadichon, que passou por diversas experiências em sua vida e nos conta com sinceridade como se portou diante delas. Nem sempre agindo da melhor maneira possível, mas sempre repensando suas ações e buscando ser um animal melhor a cada dia.