Laços

Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

Flávia Menezes 22/01/2024

??????? LAÇOS DE FAMÍLIA.
?Laços? é um romance do escritor, roteirista e jornalista italiano Domenico Starnone, publicado em outubro de 2014, e que traz em sua trama um drama familiar bastante provocativo e arrebatador, com uma narrativa tão repleta de honestidade, que ao final, nos sentimos como cúmplices de todo o sofrimento que os seus personagens experimentaram ao longo dessas páginas.

Dividida em três partes, primeiramente temos acesso às cartas que Vanda escreveu para o marido Aldo, logo após ele a ter surpreendido com uma confissão tão perturbadora, que mudaria completamente o rumo desse casamento.

A narrativa de Vanda é dolorosa, e ela não nos poupa de nenhum detalhe de tudo o que a revelação do marido a fez sentir. Tenho que confessar que por este motivo, essa é uma das partes mais difíceis da história, porque ver tudo o que aconteceu através dos seus olhos, e sentir toda a sua raiva, sua indignação e o quanto ela se sente decepcionada e ferida é algo bem intenso, muito embora não concordemos com tudo o que ela faz ou diz.

Já na segunda parte, entre passado e presente, conheceremos o lado da história contada por Aldo, o marido.

A parte dele é a mais longa, mas também é aquela em que compreendemos que realmente toda história tem dois lados, e que muitas vezes não existem culpados e inocentes, porque tudo o que acontece em uma relação não é por acaso, mas vem de um processo no qual os dois fazem parte e tem parte no ocorrido.

O mais profundo da parte narrada por ele, é que Aldo nos conta o que ele sente em relação a cada um dos envolvidos nesta história. Sendo assim, em um momento vemos o Aldo-marido, em outro o Aldo-pai, mas também compreenderemos os sentimentos do Aldo-homem.

Neste ponto do livro, não é sobre do lado de quem estamos, porque o que queremos mesmo é primeiro entender tudo o que aconteceu, e o que cada um tem a dizer, não para tomarmos partido, mas para entender o tamanho da dimensão que o ocorrido trouxe para essa família.

Já na terceira parte temos a libertação de todas as mágoas que Anna e Sandro, os filhos desse casal, guardaram durante muitos anos sobre o que houve. Suas dores, suas mágoas, seus traumas são profundos como é profundo tudo o que os pais acabam por trazer para os filhos quando os incluem nos problemas do casal. E esse efeito o autor vai nos mostrar com muita maestria.

?Laços? é uma história forte, intensa, e muito honesta de um drama familiar que (infelizmente!) já foi vivenciado por muitas famílias no mundo todo, embora não da mesma forma, e nem com o mesmo desfecho.

Para mim esta foi uma leitura que me prendeu tanto, e me deixou tão reflexiva que não pude largar o livro até terminá-lo.

E muito embora eu não tenha a mesma visão de vida que seus personagens têm sobre o ocorrido (que vontade que eu fiquei de falar com alguém sobre este livro!), foi interessante poder acompanhar a forma como essa família conseguiu lidar ao seu modo com todas as suas dificuldades, e ver como nem sempre a escolha que parece a certa é aquela que menos trauma traz. De fato, ou você escolhe tudo e vive feliz com sua escolha, ou então seu sacrifício só irá gerar mais dor (nunca será sobre ficar, mas sobre ?estar?).

Preciso dizer que o desfecho foi muito libertador, e que depois de tudo, me trouxe até um sentimento de reparação... de restabelecer a ordem na família. E ao meu ver, eu acho que realmente restabeleceu!
Craotchky 22/01/2024minha estante
Simplesmente adoro drama familiar e conflitos humanos no geral, então achei o enredo muito interessante; do tipo que imagino gostar. Só conhecia o livro de ter visto a capa e o título. Dois elementos cheios de beleza, diga-se de passagem...

Flávia Menezes 22/01/2024minha estante
Filipe, se gosta de um bom drama familiar?.esse é o livro perfeito! ??? E tem toda razão! Que capa e título mais belos. Exatamente os elementos que me chamaram a atenção de cara!

Dani 23/01/2024minha estante
Amiga, difícil te acompanhar nas suas leituras hein?! ?

Minha lista só cresce a cada resenha sua!

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Amiga, esse é forte, mas ele (o autor) escreve tão bem que não dá vontade de parar de ler até acabar!! E como é curtinho, dá pra ler mais rápido mesmo. Mas vale à pena, amiga! ??

Dani 23/01/2024minha estante
Já vou adicionar na minha lista! ?

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Adiciona sim, amiga! Esse livro rende boas reflexões viu? Fiquei desesperada pra comentar porque é só um ponto de vista de vários que podemos ter. ??

Dani 23/01/2024minha estante
Já vou começar assim que terminar esses em andamento? só você pra me aguçar desse jeito!

Flávia Menezes 23/01/2024minha estante
Dani, amiga?vai começar mesmo? Precisamos conversar depois que terminar! ????

Dani 24/01/2024minha estante
Vou começar sim, amiga! Você pode mandar pra mim??? ?

Cinara... 03/11/2020

"... Dos nossos pais - digo- só aprendi uma coisa: que é melhor não ter filhos. Depois, com calma fingida, estrangulado a voz na garganta, insisto: em todo caso, a gente sempre acaba fazendo mal aos filhos e, consequentemente, é preciso esperar que eles nos façam mais mal ainda. "

Que livro!!!!!!???? essa frase define bem tudo o que acontece na narrativa!
Amei!!!

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Laços, Domenico Starnone – Nota 8,5/10
Laços é uma obra sobre relações conturbadas, traição e a desmitificação da família perfeita. Vanda e Aldo, casados há mais de cinco décadas, ainda sofrem com um episódio de infidelidade que marcou sua relação. Esse assunto é rememorado quando o casal, ao voltar de uma viagem de férias, encontra o apartamento em que vivem completamente revirado. Na organização de cartas e fotos, as lembranças vêm a tona e, com isso, o leitor passa a conhecer a época de crise vivida pelo casal a partir da versão de cada um: Vanda, no papel de traída e que sofre com a sensação de abandono, e Aldo, que simplesmente foi embora... Apesar da banalidade do assunto abordado pelo autor, essa não é uma resenha fácil de ser feita. É difícil expor a alguém que não leu a obra o que um livro com um assunto de certa forma “clichê” pode trazer de tão bom. Para mim, o sucesso desse romance italiano está na humanização dos personagens e na realidade com que seus sentimentos são apresentados. A leitura é bem rápida e instigante, com diálogos viscerais e muito bem construídos. Gostei muito do significado por trás do título da obra, que vai muito além da simples ideia de laço emocional e é destrinchado pelo autor ao longo da narrativa. O final também é excelente!

Há boatos de que Starnone seria o marido da autora por trás do pseudônimo Elenta Ferrante, ou até mesmo que Starnone seria o verdadeiro autor de suas obra, e que Laços seria uma resposta a uma das obras de sucesso de Ferrante, “Dias de abandono”. Além disso, os leitores enxergam uma nítida semelhança entre as obras dos dois – ou um só! - autores. Não sei se é verdade e também nunca li nada de Elena Ferrante, mas se essa semelhança entre as obras de fato existir, fica fácil de compreender os motivos do sucesso que os romances da autora italiana vêm fazendo.

"Em toda casa há uma ordem aparente e uma desordem real."

site: https://www.instagram.com/book.ster

Carolina.Gomes 04/12/2022

Laços que viraram nós?
Definitivamente, os livros não são escolhidos pelo leitor. Eles nos escolhem. Foi assim com Laços: Fui intimada a me confrontar com o drama familiar de Aldo e Wanda.

A partir dessa narrativa me confrontei com meus próprios fantasmas, com histórias ouvidas, com as experiências de meus pais? vida real nua e crua, sem paliativos.

O tsunami que advém de nossas ações e omissões? o preço que pagamos por não viver nossos sonhos ou por ousar vivê-los.

Eu amei a escrita, a forma contundente como Domenico coloca os fatos sob perspectivas distintas. O efeito dominó dos acontecimentos me fez perder o fôlego. Eu não conseguia parar de pensar nos personagens, no que viria a seguir?

Ainda impactada com a leitura, conversei longamente com uma amiga sobre as relações matrimoniais, sobre as coisas não ditas, sobre as mentiras que dizemos a nós mesmos e aos outros? tenho impressão que ainda falarei muito sobre esse livro.

Enfim, não tem como permanecer incólume a essa leitura.

Amei!

mat 17/10/2020

Um livro "teia de aranha"
Laços
Autor: Domenico Starnone ??

Nota: ???? (4/5)

Ler esse livro foi uma experiência muito diferente, foi o primeiro de um clube de leitura que participo, e onde foi possibilitada uma incrível discussão sobre a história e personagens. Um dos pontos, é o fato de eu não ter gostado de nenhum dos personagens, talvez por seus defeitos ganharem voz na narrativa,  enquanto as qualidades ficam em segundo plano, na discussão do clube foi permitida reflexão quantos aos papéis em que somos inseridos, os de gênero,  e em relação a  família e até quando é possível impedir o rompimento de algum laço, e quando, ele nos prende.
A narrativa é sobre um casal italiano e como a infidelidade do marido e o posterior abandono da família causou consequências, na vida de Aldo e Vanda, bem como na de seus filhos. É um livro curto, mas que permite muita riqueza de interpretação, e também possui várias simbologias em que é possível passar horas problematizando e refletindo.

cris.leal 16/02/2021

Emocionalmente poderoso...
Laços" aborda o cotidiano de um casamento abalado por traição e nos faz questionar se vale a pena, por mero comodismo ou para manter as aparências, preservar os laços familiares em um casamento arruinado. Por que seguir em uma relação desgastada, pontuada de ressentimento e mágoa? Por que ignorar o coração e abrir mão da verdadeira felicidade?

O casal vive mal, não há amor nem sinceridade entre eles, e isso, claro, repercute de forma implacável nos filhos, que se vêem machucados pelos cacos que se desprendem do casamento quebrado dos pais.

"Laços" traz uma trama intensa muito bem construída. A narrativa envolve e
surpreende principalmente no final. Por tudo que me fez sentir, o livro merece todas as estrelinhas do céu.
Débora 16/02/2021minha estante
Amei a resenha, Cris!? Estou lendo esse livro e gostando muito também!

cris.leal 11/03/2021minha estante
Estou com outro livro dele na fila, pretendo ler em breve. ?

Débora 11/03/2021minha estante
Gostei muito deste, Cris! Qual será seu próximo dele?

cris.leal 11/03/2021minha estante
Na verdade são dois livros dele que estão na minha mira: Segredos e Assombrações. Esse autor foca no tema família e eu gosto disso. A pena é q os livros dele são muito caros. Eu deixo na lista de desejos da Amazon e fico aguardando entrar em oferta. rsrs ?

Débora 11/03/2021minha estante
Quero ler esses dois também, Cris! Adorei esse escritor. Vc já o conhecia? Beijos, minha querida!?

cris.leal 11/03/2021minha estante
Esse foi o meu primeiro livro dele. Eu andei pesquisando sobre ele e existe um Tititi de q ele é marido da Elena Ferrante. E realmente Laços se encaixa mto bem com Dias de Abandono de autoria dela. Por sinal, mto bom!!! Se é verdade q eles são casados eu não sei, mas que existe uma enorme afinidade literária, existe sim. Rsrs Bjs ???

Débora 11/03/2021minha estante
Não li (ainda) Dias de Abandono, Cris, mas li a Série Napolitana e sabe que também percebi essa grande afinidade, talvez por isso eu tenha gostado tanto do livro Laços. E vamos às leituras...rsrsrs...beijos!!!???

13marcioricardo 07/05/2023

Laços que amarram..
Laços conta a história de uma família. Aborda temas vários e a complexidade das relações humanas.

Um casal que cai em desgraça pela traição do marido. Uma esposa que não desiste. O marido que regressa e, frouxo, se torna submisso à mulher. Os filhos que sofrem com tudo isso. Até o gato.

Obra boa, mas não tenho paciência pra narradores idosos, dão-me sono. Já tinha achado um porre o Memórias de minhas putas tristes, do Gabriel Garcia Marquez, e aqui quando foi a vez do patriarca, não foi diferente.

Irina.Alfonso 23/07/2021

Laços - Resenha
Você percebe que um livro é bom quando ele te pega bem no íntimo. Estou toda engatilhada, mas passo bem kk. Um livro dolorido sobre famílias disfuncionais, traições e como esse acontecimento pode interferir na vida e crescimento de todos. Experiência péssima, amei kkkk

Leticia 17/04/2023

Lindo. O autor apresenta a narrativa sobre a otica de três protagonistas ( a da mulher , a do marido e a dos filhos) de como a história impactou a vida de cada um. Livro muito intenso.

jota 06/03/2020

Anos de abandono...
Como li recentemente (no início de fevereiro, um mês atrás) Dias de Abandono, de Elena Ferrante, à medida que eu lia Laços, de Domenico Starnone, encontrava muitas semelhanças entre os dois livros a ponto de pensar, como alguns leitores aqui mesmo do Skoob ou de outros sites, e até alguns jornalistas, que Elena Ferrante de fato não existe e que seus livros são mesmo escritos por Starnone. Dele temos fotos e entrevistas; Elena Ferrante parece que ninguém nunca viu ou ouviu, não sei... Embora essa não seja a questão mais importante aqui; o que importa de fato é se a obra nos diz alguma coisa, se conta uma história que nos faça viajar no tempo e no espaço etc. Acho que Laços faz isso melhor do que Dias de Abandono.

Não sei qual desses livros foi publicado antes, mas durante muitas páginas, em Laços tudo é muito parecido com Dias de Abandono: Aldo, professor universitário, troca a esposa Vanda por aluna, muito mais jovem, Lidia. Vanda tem de cuidar dos filhos Sandro e Anna e também fica com um animal de estimação, o gato Labes. Agora troque Aldo por Mario, Vanda por Olga, Sandro por Gianni, Anna por Illaria, a amante Lidia por Carla. Troque o gato Labes pelo cão Otto e o vizinho Carrano pelo vizinho Nadar. O que temos? Dias de Abandono. Ah, sim, nos dois livros o apartamento dos personagens é invadido... Bem, as coisas são muito parecidas durante algum tempo, até certo ponto, porque a história contada por Starnone me pareceu mais interessante do que a narrada por Ferrante, não apenas no conteúdo também na forma como se desenvolve a trama dos laços, das ligações entre os personagens.

A vida do casal Aldo e Vanda e dos filhos, também da amante dele, Lidia, nos é contada durante vários anos, não sequencialmente nem na totalidade, claro, mas através de episódios. Primeiro pela mulher abandonada (Primeiro livro), depois pelo marido (Segundo livro), não ex-marido porque a história começa nos anos 1960 e não houve separação de fato: nem mesmo havia divórcio na Itália então. Finalmente (Terceiro livro), os filhos encerram a narrativa: Sandro e Anna matam nossa curiosidade sobre o relacionamento dos pais entre si e com eles, seus filhos, antes, durante e depois dos anos de abandono, digamos assim. O incidente no apartamento e o sumiço do gato de estimação do casal também são esclarecidos pelos irmãos.

Desse modo, a mesma história contada por personagens diferentes, é que The New Yorker escreveu que “Laços é um romance engenhosamente construído.” E é mesmo, tem até certo suspense, como destacou Sérgio Augusto, em O Estado de São Paulo: “Bem escrito, fluente como um romance policial {...}, Laços é, simultaneamente, um compassivo drama familiar e uma ansiosa comédia de erros amarrados por laços concretos e metafóricos.” A escritora Jhumpa Lahiri (de Intérprete de Males, obra que ainda não li), que traduziu Laços para o inglês, diz que Domenico Starnone é “Um escritor brilhante”. Que é o título de um texto de quase dez páginas em que ela elogia o autor e a obra, presente nesta edição da Todavia, 4ª. reimpressão, 2018. Não li outras obras de Starnone, não sei se ele é tudo o que Lahiri afirma. Sei que Laços se lê rapidamente, não apenas porque é um romance curto, mas porque prende bastante a atenção do leitor o tempo todo.

Lido entre 02 e 05/03/2020.

Vinicius 09/04/2021

Laços é um típico romance dos nossos tempos
Iniciando com um clima daqueles programas tipo Barracos de Família, aos poucos vamos desenhando o perfil de cada personagem, ora rindo, ora oferecendo nossa empatia. A mudança dos narradores vai traçando uma perspectiva completa das situações, atitudes e pontos de vista. Aldo e Vanda são reais.

De um distanciamento julgador vamos nos aproximando para uma incômoda identificação. Viver uma vida represando os desejos ou nos entregar ao hedonismo? Não existe uma só resposta, cada um vive sua dolorosa busca por equilíbrio nessa corda bamba.

O laço frouxo pode não nos manter unidos.
No entanto, o laço apertado nos sufoca.

majuja 23/12/2023

Uma realidade desesperada
?Os únicos laços que contam para nossos pais são os que eles usaram a vida inteira para torturar um ao outro.?
Esse livro é puramente desconfortável, sobre uma família nada estruturada que possuí várias, se não todas, atitudes questionáveis. Dói ver os sofrimentos evitáveis, enraivece ver a forma como as mulheres são enxergadas pelos personagens masculinos e frustra não haver grandes consequências para o Aldo, que fez um mal absurdo em tudo isso.
A escrita é muito boa e a história cumpre o papel de servir como lição pra vida, fiquei com vontade de ler outras obras do autor.

Laércio 08/09/2017

Um romance psicológico impecável
Domênico Starnone faz uma radiografia, uma exposição intensa, profunda, impecável da geração que viveu a segunda metade do século XX! Faz uma análise brilhante de quanto a desconstrução dos valores e das instituições nos deixaram à deriva e fizeram muitas vítimas inocentes da falsa liberdade! Expõe que em nome da liberdade sacrificamos o amor e a responsabilidade, ferindo pessoas que deveríamos proteger, tornando existências tortuosas e devastadas! Brilhante!
Daniel 30/09/2017minha estante
Também achei extraordinário. Mas é o tipo de livro que comentar alguma coisa pode estragar as surpresas de quem vai ler. Sua resenha foi na medida.

Alécio_Faria 24/10/2017minha estante
Não sei bem se" em nome da liberdade" .A alegação do Aldo, baseada em preceitos da revolução comportamental dos anos 70, fala em negar o " desejo". [ cabe discussão, rs ] .

patriciapiresva 14/07/2020minha estante
Aldo quer liberdade mas quer a família tb . Bem anos 70 onde acreditávamos que podíamos ter tudo
Liberdade sem responsabilidades, tudo que ele quer é não arcar com suas escolhas
O desejo sem usar a razão,mas a esposa não perdoa nunca e faz da sua vida um inferno . Pena !!

Ligia.Carvalho 24/06/2021

Laços, que não atam e nem desatam
É difícil não se reconhecer no casal Aldo e Vanda, ao menos em alguma frase, em algum momento, em algum desespero ou felicidade, como já é descrito no prefácio do livro.

O livro retrata a vida de uma familia por 5 décadas e mostra as suas ligações tênues e ínfimas. De núcleo firme da sociedade ao abandono, enxergamos o que não queremos em nossos entes querido, em nós mesmos, nas famílias alheias.
Mostra como um ato familiar reverbera em toda a sua estrutura. Sobre não apenas a dor da traição, mas como ela sempre vem a tona.

"O amor é só um recipiente no qual guardamos tudo".