Belchior

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Suerllen 02/11/2017

Não sei o que pensar a respeito
O livro tem os seus altos e baixos. Em alguns momentos ele fica muito frio e raso, histórias mais a fundo são pouco exploradas e ficamos com aquele gostinho de quero mais. Positivamente eu destaco os capítulos dedicados ao Belchior no mosteiro, a briga entre ele e o Fagner e a parte final do livro, que conta a saga de um Belchior sendo (manipulado?) por sua companheira em busca de uma paz interior e um pouco de tranquilidade, longe dos holofotes e dos problemas do dia a dia. Como um bom fã de Bel, eu esperava um pouco mais do livro, porém, aplaudo a iniciativa de Jotabê Medeiros em retratar alguns momentos, até então desconhecidos, da vida de Antônio Carlos Belchior. PS: fiquei muito emocionado com o último capítulo do livro, e com as fotos finais. Que essa biografia seja a primeira de muitas outras que o mito merece. Viva Belchior!
@lendocomacamis 06/01/2018minha estante
Eu acredito num Belchior manipulado, a história é batida. O Jotabe não é o primeiro que fala sobre isso.

@lendocomacamis 06/01/2018minha estante
Suerllen, existe um livro de Ricardo Kelmer: Para Belchior, com amor. Vale a pena a leitura!

Suerllen 06/01/2018minha estante
Eu tenho esse livro, Camila! Depois vou dar uma lida.

Suerllen 06/01/2018minha estante
O problema é que o Jotabe correu pra terminar o livro só para lança-lo pós morte de Bel.

Angelica75 03/10/2023

Nota 4
Livro com muitas boas histórias sobre Belchior e sua personalidade, com capítulos curtos e fuentes, está tudo lá: a infância na família numerosa de Sobral, o monastério onde quase virou capuchinho, o abandono da faculdade de medicina pra ser artista, as simpatias e antipatias do meio musical (Elis e Fagner, nessa ordem), o sucesso, o sumiço.
É otimo ver também que o autor trouxe contexto aos álbuns lançados, contando detalhes preciosos de algumas músicas de Belchior. Maravilhoso pros fãs desse cara genial.
Marcos5813 04/10/2023minha estante
Legal! Bom saber

Angelica75 05/10/2023minha estante
fluentes*

Vann.Deodato 21/06/2022

Quero lhe contar como eu vivi e tudo que aconteceu comigo
"Não sou feliz, mas não sou mudo. Hoje eu canto muito mais."

Eu sou fã de Belchior, e como fã, decidi ler a biografia de um dos maiores cantores do país. Suas composições são maravilhosas. Amo a grande maioria.

O livro conta a história de um Belchior Frei lá em Sobral, no Ceará, até o auge da fama, passando por vários momentos no mundo da música, shows, e a vida pessoal.

"Eu sou apenas um rapaz, latino Americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior. Mas trago uma canção do rádio em que um antigo compositor baiano me dizia: tudo é divino, tudo é maravilhoso."

Eu gostei muito da história do Bel e tal, mas não gostei tanto da escrita. Primeiro que existem informações irrelevantes, segundo que o que era para ser relevante, ele (o autor do livro) passou por cima sem dar a devida atenção.

Quero, no futuro, ler alguma biografia do Belchior escrita por outra pessoa. Mas mesmo assim foi maravilhoso saber mais de um dos meus ídolos brasileiro.
Fernanda1156 21/06/2022minha estante
Aaaaa amo biografias, amo Belchior, quero muito ler esta!!!

Vann.Deodato 24/06/2022minha estante
Eu tbmmmm. Leia sim ??

Denise Ximenes 13/01/2021

Autenticidade nordestina
Termino essa leitura com a sensação de perder um familiar.

Belchior é uma fusão encantadora de música, poesia e militância... Jamais o imaginei um artista tão completo: conhecedor dos dogmas católicos, defensor da liberdade de expressão, leitor ávido de João Cabral de Melo Neto e tão fã de Drummond que chegou a musicar alguns de seus poemas. Além disso, metido a ilustrador de obras icônicas, como a Divina Comédia. Uma explosão de cultura e "nordestinidade".

Sua obra foi considerada patrimônio histórico imaterial do CE. Justo, muito justo. Justíssimo. Mas falta... falta um reconhecimento no âmbito nacional para que se faça justiça, de fato, a esse que era apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso...
Katia Rodrigues 13/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Parabéns. Fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre a história desse grande artista.

Denise Ximenes 13/01/2021minha estante
Que bom que gostou, Katia! A leitura é muito válida! ?

Mari 14/05/2020

O homem que via o óbvio antes de todos
Começo essa resenha honesta. Conhecia pouco, pouquíssimo de Belchior até sua morte. Meu marido ficou tão consternado na época, falando que perdíamos um gênio. Fiquei curiosa. ?ôxi!como é que não sei nada desse homem??
Pois bem.
Passeando na livraria ano passado, me deparei com este livro. Não tive dúvidas ao comprá-lo.
Fiquei um pouco perdida na leitura em termos de cronologia. jotabê não se preocupou muito com isso. Mas fez questão de demonstrar em cada linha a força da personalidade desse cara imenso que era Bechior. O motivo de seu sumiço é algo que pode dividir opiniões. Eu fico com a minha, construída depois de ler o livro e tomar uma garrafa de vinho nessa quarentena: Belchior era absolutamente inteligente e, como toda pessoa dotada desse tipo de qualidade, conseguia ver e, (pq não?) prever determinados acontecimentos em nossa sociedade. A nossa própria política marcada por momentos cíclicos de avanço e regresso. Algo cíclico que nos consome. Golpe em cima de golpe. Belchior não resistiu e desistiu de assistir de camarote esse espetáculo trágico que é ser brasileiro. Fique em paz, Bel.
Taissa 20/05/2020minha estante
Adoro suas resenhas! Eu tb mal conhecia Belchior antes do seu falecimento, mas Neto ficou arrasado com a morte. Tenho muito o que aprender ainda sobre a cultura nordestina.

Mari 25/05/2020minha estante
Somos duas, amiga! O nordeste é muito rico ??

Karina.Agra 27/09/2017

Decepcionante
O mistério na vida de Belchior talvez tenha atrapalhado o trabalho do escritor de desvendar sua vida, pois ele se perdeu em vários momentos numa narrativa que deixou bastante a desejar.
Li alguns artigos sobre o cantor na internet que se mostraram muito mais completos.
Jim 27/09/2017minha estante
Mude a sua classificação das estrelas,porque não marcar ,conta como zero! abç.

Gustota 26/11/2017

É um livro bem competente, com um formato que lembra os livros da Rolling Stone magazine e um autor com profundidade no universo da música pop. Ele faz um esforço para retratar um artista que é mais lenda que tácito.O Belchior real é bem mais prosaico e desinteressante que o lendário Belchior Revival de jukebox universitária. Entre a adolescência monástica, com o abandono e o boom da carreira artística no circuito universitário ao exílio enigmático (que nem foi tão enigmático assim), Belchior viveu como simples mortal sem as agruras malucas e hedonistas de outros astros nacionais já biografados, como Lobão, por exemplo.
Duas críticas que eu faço a esse livro:

1 - Destaca a predileção de Belchior, já afastado da música, à carreira nas artes plásticas, mas em nenhum ponto do livro mostra ilustrações dessa produção.

2 - Achei o livro bem caro para o formato convencional e uma narrativa que tem, na prática, 192 páginas.

No mais, devorei em um final de semana chuvoso e entediante o livro.
Letícia 17/08/2018minha estante
Ótima resenha, também tive um pouco dessas impressões.

anita 04/08/2020

Sempre adorei as musicas do Belchior, e acho que o livro deu uma boa noção por trás de tudo isso. A parte do sumiço dele ficou meio confusa, mas acho que é porque é muito difícil de entender mesmo. No geral achei um livro bem bacana.
Matheus.Lopes 04/08/2020minha estante
Gênio

Suerllen 02/11/2017

Não sei o que pensar a respeito
O livro tem os seus altos e baixos. Em alguns momentos ele fica muito frio e raso, histórias mais a fundo são pouco exploradas e ficamos com aquele gostinho de quero mais. Positivamente eu destaco os capítulos dedicados ao Belchior no mosteiro, a briga entre ele e o Fagner e a parte final do livro, que conta a saga de um Belchior sendo (manipulado?) por sua companheira em busca de uma paz interior e um pouco de tranquilidade e paz, longe dos holofotes e dos problemas do dia a dia. Como um bom fã de Bel, eu esperava um pouco mais do livro, porém, aplaudo a iniciativa de Jotabê Medeiros em retratar alguns momentos, até então desconhecidos, da vida de Antônio Carlos Belchior. PS: fiquei muito emocionado com o último capítulo do livro, e com as fotos finais. Que essa biografia seja a primeira de muitas outras que o mito merece. Viva Belchior!

Suerllen 06/01/2018minha estante
Eu tenho esse livro, Camila! Depois vou dar uma lida.

@lendocomacamis 06/01/2018

Espetacular
Alguém que se dispõe a falar de alguém como Belchior, o cearense que abandonou seu público e virou um mito, que virou apenas uma voz de protesto diante da política é alguém que realmente sabe a boa escolha que fez.

Amei o livro!

Admiro a obra de Belchior e fiquei muito feliz por ser encontrada por esse livro. O livro que se destacava em meio a tantos outros. Só vi esse exemplar e não quis sair da livraria sem ele. Escolha certa.

O autor conta bem a trajetória do homem que teve muitas facetas: quase religioso, quase médico- total artista.

Obrigada, Jotabe Medeiros, por esse livro incrível!

Phablo Galvão 08/05/2018

Sumindo do mapa
Cara, que legal esse livro ter me encontrado. Que bacana poder conhecer um pouco mais da Música Popular Brasileira através da história desse grande cantor. Mês passado completou um ano que o desaparecido mais famoso do Brasil se foi e essa biografia tenta desvendar quem foi o Belchior. E o mais interessante é que responde sem a pretensão de transforma-lo em herói. A primeira biografia que leio não poderia ter sido outra. Gostei muito. Além da história de Belchior em si, também me agradou o passeio que é feito pela MPB. Os festivais, os outros cantores. As musicas de Belchior. Recomendo...

moacircaetano 11/01/2024

Muito bem escrito, leitura fácil, ótimo ritmo.
Claro que a história de Belchior ajuda, um ser inquieto, irrequieto, brilhante.

Priscila.Vaisman 29/01/2019

O livro é bastante irregular. Como pontos positivos, destacam-se a identificação das influências do Belchior e das principais referências encontradas em suas canções. Como pontos baixos, acredito que não ficam evidentes quais as referências e/ou fontes que o autor usou para reconstruir cada pedaço da história. Tampouco, essas referências estão expressas no final do livro, sejam elas outras obras bibliográficas, jornais, revistas, entrevistas com parentes, amigos, músicos... Nada disso fica claro. Também senti falta de alguma imagem do trabalho do Belchior como artista plástico, pois essa faceta tem grande destaque no livro.

gbarreiros 02/01/2020

Belchior: apenas um rapaz latino-americano - Jotabê Medeiros
A leitura é eletrizante e não é possível desgrudar os olhos das páginas. Li esse livro em apenas dois dias, dado a sua fluidez. A história de Belchior é épica; e conhecê-la um pouco mais a fundo me fez perceber o grande ser humano que nasceu, cresceu e morreu por essas bandas tupiniquins. No entanto, a narrativa torna-se intensamente hiperbólica em alguns momentos, o que chateia um pouco. Acho que é um legado inerente à carreira de jornalista do autor, que exige um pouco de exageros. Contudo, não é nada que prejudique a leitura. Recomendo para aqueles que desejam desvendar a trajetória dessa grande ícone da música brasileira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6