Belchior

Belchior Jotabê Medeiros

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Claudio 05/07/2021

Nossos ídolos ainda são os mesmos
Já tinha lido a biografia do Roberto Carlos, escrita pelo mesmo Jotabê Medeiros e adorei. A do Belchior não fica atrás. Um dos maiores ícones da música brasileira destilado em uma história muito bem escrita, mas guardando todo o mistério do biografado. Vai-se lendo e cantando.

Luhar 20/11/2023

O Revolucionário de Nossa Cultura
Como uma sina brasileira "comum" , Belchior sofre para alcançar a fama que lhe foi pouca : uma vida dura no sertão , passou fome em São Paulo , hospedou-se em uma casa em demolição , o preconceito com sua voz e estilo , etc.
Mas isso não limita o artista , pelo contrário , ele se destaca avidamente. Com toda sua obra , provida de grande poder literário e estético ; como foi assemelhada ao Dylan , mas a revolução de Bel é ilimitada , transbordando liberdade.

Patresio.Camilo 01/11/2020

Muita água com açúcar
Esperava mais deste livro.
O livro foi muito água com açúcar.
Falar de Belchior, penso que não é tarefa fácil.
Devido à sua grandeza, costuma falar que ele foi mais que um cantor e um poeta, mas um verdadeiro profeta. Suas músicas estão mais atuais que nunca.
E infelizmente o livro não captou a grandeza deAntonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, como ele mesmo dizia: o maior nome da música brasileira.
Por vezes, o livro se perdeu em assuntos paralelos e se esqueceu do biografado.
Creio que existe muito material que poderia ter sido melhor aproveitado, como a icônica entrevista com Miele por exemplo.
Enfim, eu esperava mais.
Mas ainda assim, continuo sendo apenas um rapaz latino-americano.

Giovana 25/07/2021

Achei que faltou Belchior e sobrou muito contexto. Entendo que para uma biografia existir as vezes é necessário contextualizar situações, épocas, pessoas, e nesse sentido o livro não peca e até pesa demais a mão.

Fez parecer que tudo era importante, quando o importante mesmo era o Belchior.

Taci 10/08/2023

Eu já gostava muito de Belchior, mas não sabia quase nada de sua vida, o livro foi super importante para mim.
Ele tem algumas partes estranhas, alhumas ligações sem sentido, como se fossem partes unidas aleatoriamente. Acredito que tenha sido difícil encontrar registro de muitas coisas.
Mesmo assim foi um bom começo.

Edja 21/05/2020

Um livro pra quem gosta da música popular brasileira. Narra uma boa parte da história desse cara icônico que foi Belchior e seus feitos pra mpb

Frank 23/05/2020

Mais que apenas um rapaz
Belchior foi excepcional. Cultura e conhecimento. Parcimônia, paz, tranquilidade. Quase monge, quase médico, largou tudo isso pra gravar seu no na história. Segundo o livro, Belchior, junto a outros da mesma época, pôs em exposição a cultura cearense para o resto do país. Além de cantor, era pintor. Pena que o fim de sua vida desconstruiu sua história impecável de sábio. O livro atribui essa derrocada à sua última companhiera. Não sei até que ponto isso é verdade, mas isso me fez ter antipatia por essa persona.
Com relação ao livros,a escrita do autor não é perfeita, há tentativas e jogos de palavras q poderiam ter sido evitadas. Os capítulos parecem colagens feitas por diversas pessoas diferentes, onde não há linearidade e há repetição e até contradição de informações. Faltou uma revisão apurada ou até mesmo uma melhor interconexão entre os capítulos.

Denise Ximenes 13/01/2021

Autenticidade nordestina
Termino essa leitura com a sensação de perder um familiar.

Belchior é uma fusão encantadora de música, poesia e militância... Jamais o imaginei um artista tão completo: conhecedor dos dogmas católicos, defensor da liberdade de expressão, leitor ávido de João Cabral de Melo Neto e tão fã de Drummond que chegou a musicar alguns de seus poemas. Além disso, metido a ilustrador de obras icônicas, como a Divina Comédia. Uma explosão de cultura e "nordestinidade".

Sua obra foi considerada patrimônio histórico imaterial do CE. Justo, muito justo. Justíssimo. Mas falta... falta um reconhecimento no âmbito nacional para que se faça justiça, de fato, a esse que era apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso...
Katia Rodrigues 13/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Parabéns. Fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre a história desse grande artista.

Denise Ximenes 13/01/2021minha estante
Que bom que gostou, Katia! A leitura é muito válida! ?

Bruna 26/08/2020

Esse livro é um abraço carinhoso no coração dos fãs de Belchior. Foi maravilhoso descobrir um pouco mais sobre a história desse rapaz latino-americano.
Em tempos tão difíceis como esse, em que apesar de tudo que fizemos, ainda somos como os nossos pais, Belchior e sua poesia cantada é a lembrança presente do sempre desobedecer e nunca reverenciar. Belchior vive!

moacircaetano 11/01/2024

Muito bem escrito, leitura fácil, ótimo ritmo.
Claro que a história de Belchior ajuda, um ser inquieto, irrequieto, brilhante.

Naina Barros 23/07/2021

?Vivo sem viver em mim?
Uma biografia muito bem escrita que retrata a vida de belchior sem idolatria e sim a sua trajetória de vida e ressaltando a relevância das suas músicas para o contexto histórico que foram escritas, assim como, continuam impactando gerações. É um grande mergulho na história da música brasileira, e possibilita vários gatilhos de curiosidades que acaba saindo da obra e pesquisando e se relacionando com outros artistas, festivais, movimentos... você começa viver o belchior!

Davi 20/07/2020

Resenha com toques biográficos
O livro aborda a trajetória do grande Belchior. Da infância simples ao anonimato auto-imposto. A obra, porém, apresenta um ar de ensaio, mais do que biografia: muitas páginas são utilizadas para explicar as letras e colar grandes trechos de entrevistas. Não há problemas em utilizar-se de tais recursos em uma biografia. Entretanto, em tempos de Internet, esse conteúdo é facilmente encontrado.

O que poderia ser feito com mais primor aqui, exigiria uma tarefa bastante complexa, mas que seria necessária: vivência e entrevistas in loco com mais pessoas, acesso a material inédito, textos, cartas, áudios e documentos diversos. Isso exigiria ir aos locais, passar dias morando nas cidades, entrevistando cada irmão, parente, amigo íntimo e conhecido; leitura e obtenção de vasto material filmado e gravado e não-editado, não disponível na Internet. Isso precisaria de uma ação em busca documental. A exemplo, a biografia "Heavier than Heaven" dispôs de vasto material inédito e escrito: K-&, diários, pinturas, escritos.

Em muitos momentos a escrita passa um ara de uma reportagem sendo feita através de uma escrita alongada, com grandes ensaios acerca das letras recortando o material. Faltou uma aproximação realmente biográfica da vida do autor. Sem o acesso ao material secreto, pessoal, sem as entrevistas mais profundas com mais pessoas, com cada familiar a obra fica com ar de que falta algo. De que de Belchior sequer se aproximou. Ficou o gosto acre de que aqui nesse livro há mera superfície, aquém da magnitude do artista e de sua obra.

Pedro Oliveira 20/07/2021

Sou super suspeito pra avaliar qualquer coisa ligada a Antonio Carlos Belchior, tendo em vista que sou réu confesso das alegorias musicais e da mitologia em torno da história desse rapaz latino-americano. Mas deixando a profundidade de lado, o livro foi um passeio divertidíssimo pela vida e obra do artista e pessoa Belchior, e vejo na exposição de testemunhos de amigos e familiares das impressões e situações com o artista os pontos mais altos na obra. Senti falta de mais fotos para ilustrar os momentos da vida do artista (queria ver mais vezes aquele bigode maravilhoso hahah) . Acabo o livro com o imenso desejo de querer tudo outra vez e devo dizer que sou um sujeito de sorte por ter um pai que me apresentou as belezas desse homem de coração selvagem. Leitura super recomendada para tudo e todos. Viva Belchior!!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6