Storytelling com Dados

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Delma 09/06/2021

Adeus visualizações ruins
Ótimo livro para quem trabalha com dados! Adorei como a autora aborda de forma simples como melhorar seus gráficos. Reformulando gráficos ruins e mostrando como um mesmo conjunto de dados pode contar histórias diferentes dependendo da forma como ele é mostrado ao público alvo.

A melhor parte é que você pode aplicar as dicas independente do tipo da ferramenta que você usa.

Luiza 28/03/2024

Muito bom para ensinar do básico e para ?estruturar? ideias mais avançadas.

Já tinha um certo conhecimento de análise de dados e em alguns momentos do livro foi para reforçar o óbvio. No entanto, ela trouxe muitas ideias que vão me ajudar a ser a base e me alavancar para o próximo nível. Além disso, ela traz exemplos MUITO práticos e vários casos de aplicação, fica muito simples de entender os conceitos.

pedro.cezar.142 14/11/2021

Essencial
Ótimo livro, realmente comecei sem muitas expectativas justamente por dominar certa parte das ferramentas de dados, mas o olhar crítico da autora junto com suas dicas construídas em anos de experiência profissional levaram o livro do básico ao intermediário como uma conversa de bar amigável.

Alfredo 04/12/2021

Ótima leitura
Livro bem legal, dando várias noções de como construir apresentações baseadas em dados. Acredito que o livro seja um guia para ser utilizado em todos os momentos necessários ao contar histórias com dados.

Morgana Gomes 28/12/2021

Contando história com dados
Comecei a ler "Storytelling com dados" como parte das atividades de um grupo de estudos da equipe de Ciência de Dados na empresa onde trabalho. A cada encontro, nós debatemos os capítulos, buscando aproximar a leitura daquilo que vivenciamos diariamente nas nossas funções.

Para quem está iniciando na área ou quer aprimorar a forma como analisa/apresenta os dados, esse livro é muito bom! A autora, Cole Nussbaumer Knaflic, mostra essa construção do storytelling de forma gradual e nos leva a fazer várias reflexões sobre a maneira como lidamos com as informações.

Confesso que alguns pontos mereciam um olhar mais cuidadoso por parte da Cole, da pessoa que traduziu e/ou das editoras. No capítulo que ela fala sobre acessibilidade, por exemplo, o assunto ficou vago e ela falou de uma forma mais generalista. Alguns pontos de tradução para o português também causaram certa estranheza durante a leitura. Penso que as escolhas tradutórias não foram eficazes (e aqui fica a dúvida se foi um "problema" do texto original ou de sua tradução).

No mais, o livro é um bom pontapé e merece ser lido/estudado juntamente com o livro de exercícios que também foi proposto pela Cole.

Natalia Fernandes 04/01/2022

Os gráficos não são mais os mesmos
Eu me interressei a ler esse livro depois que fiz um treinamento pelo empresa sobre Storytelling com Dados. Eu sai com uma bagagem grande de conhecimento e sei que os livros contribuem com maiores detalhes.
O livro é muito bom, trouxe vários exemplos de diferente gráficos desde a montagem, como focar no objetivo, além dos métodos de clareza na interpretação do público com o gráfico e como ser atrativo quando contar uma história.
Por ser um livro com várias lições, recomendo a leitura gradual, para não ser cansativo e você conseguir absorver as lições, importante também você ter alguns gráficos em mente para montar, porque te ajuda a pensar diferente.

Adria Eugenio 18/12/2020

Boa leitura
Eu gostei bastante do livro, achei que tem bastantes lições importantes para quem quer conhecer e aprimorar seu conhecimento em visualizações de dados.

Felipe Lapa 24/01/2022

Storytelling com dados
Um livro sensacional para quem é da área de dados! Atualmente pretendo trabalhar com Data Science e gostei muito de saber um pouco mais de como fazer gráficos eficientes.

Pedro Duarte 21/02/2021

Muito bom!
O livro mostra melhores práticas para uma visualização de dados eficientes usando vários exemplos de como melhorar os gráficos para melhorar entendimento do público.

Thais.Martins 05/04/2022

Essencial para quem trabalha com dados
Um livro essencial tanto para quem trabalha com o desafio da representação de dados, quanto para quem apenas os interpreta no dia a dia. Vai, com toda certeza, te proporcionar uma visão diferente sobre os dados analisados.

Rubens.Fernando 25/11/2023

Não apresente apenas dados
Com 6 dicas valiosas trascorrendo no livro, você aprende a não só apresentar dados, mas contar uma história.
Indico para todos os que trabalham ou pretendem trabalhar com análise de dados.

Harlan Rodrigo 28/07/2022

Livro básico e muito interessante pra qualquer pessoa que se interesse por visualização de dados. O foco é menor no soyrytwlling, mas o conhecimento adquirido na área da elaboração de gráficos é substancial, inclusive para profissionais mais experientes

Cleberson 28/08/2022

O melhor para sua apresentação.
Vivemos em mundo onde o ser humano está se acostumando com o básico e simples e isso não prende tanto atenção do público.
Quem nunca viu trabalhos escolares onde grupos de alunos vão a frente da classe e apenas lêem slides e pronto?
A pergunta que fica é o que realmente aprendemos dos conteúdos apresentados.

Este livro nos traz pontos para prender e incentivar o ouvinte a prestar atenção na apresentação, de forma agradável nos ensina métodos práticos e por que determinadas formas de apresenta nosso material é massante e desinteressante.

Um livro para quem é empreender e tem a chance em palestrar convencer clientes e mostrar serviços de maneira profissional e eficiente.

Leticia2069 04/09/2022

Nunca mais verei os gráficos da mesma forma?
Que livro espetacular! Ele é um caminho sem volta, pois nunca mais verei os gráficos da mesma forma! Deu vontade até de refazer todos os gráficos que já fiz na minha vida!

Recomendo este livro para todas pessoas que de alguma forma trabalhem com dados e/ou apresentações!

Com certeza será um livro de cabeceira, para sempre consultar quando necessário! E deixei as 6 lições anotadas num papel para sempre relembrar e visualizar!

Leo Vieira 01/01/2022

Para quem ama não perder tempo
Para quem trabalha com tempo, dinheiro e resultados, ninguém quer resposta em relatórios detalhados e sim em gráficos. Tudo na base da planilha e porcentagens, com base em chamados anteriores e metas estipuladas e definidas pela empresa. O livro ensina como ser direto ao ponto no que os chefes querem que você passe. Seja preciso e com o máximo de explicação em pouco tempo possível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6