Para onde vão os suicidas

Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

Jullia5 30/01/2023

Livro emocionante
Comecei a ler esse livro aproximadamente em agosto, desde então eu já tinha começado a me identificar muito com a protagonista em vários quesitos.
As histórias de todos os personagens me fizeram sentir um mix de emoções, cada vez mais eu sentia que estava ali com ele e fui sentindo compaixão por cada uma de suas histórias.

O livro mostrou pra mim algo que eu nunca tinha percebido antes sobre a vida e a morte e isso me deixou muito pensativa, com certeza é um livro cheio de lições.

Esse livro virou simplesmente um dos meus favoritos e assim que terminei não conseguia parar de chorar (ainda não consigo) não porque o final era necessariamente triste e sim por conta do encerramento do ciclo da personagem principal que entrou nesse jogo pra salvar não só pessoas que estavam pensando em sui***** mas também salvar sua própria alma e entender a si mesma, o tanto que eu chorei nesse livro não tá escrito e eu recomendo muito as pessoas a lerem, acha que a me salvou também durante a leitura desse livro e é algo que vai ficar marcado pelo resto da minha vida.

Pereira 29/01/2023

Eu amei. Que livro lindo e emocionante. Eu adorei a Angeline, me identifiquei muito com ela.
Me apeguei aos personagens. Adorei de mais

fernandinha 29/01/2023

reflexivo.
trata o suicídio como algo a ser combatido desde o começo. eu confesso não ter gostado muito do final, mas entendi a mensagem que o autor quis passar e isso foi bom. a leitura é bem fluida também

lavisnaotankou 26/01/2023

Decepcionada
Tenho depressão a mais tempo do que eu consigo me lembrar, e sinceramente, não me senti contemplada pela história desse livro.

Acho que falou-se muito de culpa e de pensamentos suicidas, mas não mostrou muito bem a raíz deles e como é complicadíssimo parar com o pensamento de tirar a sua vida, acho que foi tudo fácil e corrido demais, E A PARTE DO DANTE NEM FEZ SENTIDO, JURO .

bella 25/01/2023

melhor livro que já li
é sem dúvidas um livro com muitos gatilhos e que pode ser difícil de ler para alguns mais sensíveis, mas é um livro que consegue equilibrar um bom enredo, personagens incríveis, situações realmente cotidianas e lições muito importantes e que realmente tocam no coração!
é um dos poucos livros que eu recomendo 100% e dou 5 estrelas, pq esse realmente merece.
acho que todos deveriam ler esse livro pelo menos um vez na vida, é uma leitura rápida mas que com certeza vai te fazer parar e pensar na vida, trazendo muitas reflexões e ensinamentos, eu tenho certeza!!!
o tema do suicidio é abordado no livro de uma forma sincera e real, por isso traz tantas reflexões, e o autor nos faz entender isso por um lado diferente e de verdade muito importante.
apenas leiam

Ludsv 23/01/2023

Uma questão de alma
Entrei nesse livro com um leque de situações complicadas. Sou uma pessoa que sofre constantemente com crises depressivas e daí pra baixo, não é de hoje. Para melhorar (só que não), há 5 dias se instaurou oficialmente um luto que já vinha sugando as minhas energias há meses, por vários motivos que não vale citar aqui. Então mergulhar nessa leitura foi também uma tentativa de buscar conforto, acalento, ou no mínimo compreensão.

Não diria que não encontrei. As histórias são interessantes, as divindades inspiram curiosidade, e a protagonista é alguém de fácil compreensão e acolhimento. É só que.... faltou alguma coisa. Talvez um pouco mais de alma?

Parte disso é por conta do número de páginas. O livro deveria ter, no mínimo, o dobro da quantidade que possui se quisesse dar maior profundidade a esse universo, aproveitar melhor as situações e, principalmente, desenvolver mais os personagens. Mais do que ouvir as histórias de um narrador que tudo sabe e tudo vê, queria participar da jornada de descoberta da Angelina. Seria muito melhor descobrir sobre os personegens junto a ela. Ao invés de já ter uma ficha imediata sobre cada personagem assim que suas missões se iniciam, ir descobrindo aos poucos os motivos pelos quais se encontram em suas situações. As resoluções também me pareceram muito simples e rápidas, especialmente no último caso.

E por tudo ser meio corrido e pouco desenvolvido, acabei não conseguindo me conectar com os personagens, até os que tinham vivências muito parecidas às minhas.

Recomendo a todes que leiam e tirem as próprias conclusões. Pode não ter sido o que eu precisava em meu momento atual, mas certamente pode sê-lo para outra pesoa.

rebeca 19/01/2023

ok
esse livro mexeu comigo de uma forma BIZARRA
me identifiquei com a protagonista em diversos aspectos, e digo que ela me inspirou a pensar diferente, sabe?
eu achei esse livro por acaso, me interessei pelo título e esse se tornou um dos meus livros favoritos.

eu terminei essa leitura com outra perspectiva em relação ao suicidio, morte e etc. é algo que realmente mexe contigo, e espero que todos tenham a oportunidade de ler esse livro.

tem alguns gatilhos, mas você sai diferente, eu sei lá
eu tô tentando absorver ainda tudo o que eu li. tô pasma até agora com o desenvolvimento de cada personagem, com tudo. o jeito que o autor coloca o sentimento dele VIVO na história? eu me senti imersa, dentro da obra.

isso é uma obra prima, papo reto. quase chorei em diversas partes do livro. parabéns, sério mesmo

que a depressão e o suicidio não sejam tratados como mimimi, mas sim como coisas sérias. não mais como tabus, mas uma realidade que as pessoas passam diariamente.

?no teatro da vida, ganha quem atua melhor e convence o público desinteressado de que está realmente feliz?

folkclara 19/01/2023

Gostei ?
Esse livro me pagou de surpresa, muito bom e um ótimo desenvolvimento. Me dez refletir sobre algumas coisas da vida, e chorar um pouco. Achei incrível e sinopse e faz tempo que eu N leio um livro de fantasia, e me fez sentir um pouco de saudade. O livro aborda sobre tema bastante importante que temos que falar sempre, não só em setembro !!! O livro é nacional, e foi oque eu mais amei. Parabéns ao autor, amei o Desenvolvimento do livro é tudo nele. Irei favoritar.

Engress 18/01/2023

Uma viagem pela vida e morte
É interessante parar pra pensar no que acontece depois de morrer (ou nesse caso, se matar) e isso fez eu me interessar muito por esse livro, pra entender qual seria a possibilidade de um suicida conseguir ajudar outros quando não conseguiu nem se ajudar.. E foi uma experiência interessante, houve momentos em que senti que era parte da vida dos personagens, que eu era um pedaço de um quebra-cabeça de suicidas que tentam, todos os dias, encontrar motivos para estar vivo.

Confesso que o final não me agradou mas que já era algo esperado, acredito que fui enganada por minhas próprias expectativas.

No mais, não é uma leitura que possa ser recomendada sem antes saberem os gatilhos que contém no livro.

ofkarnstein 16/01/2023

Todos estamos em lutas
Esse é um livro que mostra pra gente aquela frase "não sabemos que tipo de luta o próximo está passando" com exemplos variados.

São lutas e dores que podem ser relacionaveis e que busca mostrar pra gente que existe um depois. Uma possibilidade, mesmo que não seja fácil de ver ou entender.

sarah.rodriguesz 14/01/2023

Eu esperava mais
Acho que o livro foi muito rápido, a história poderia ter sido mais profunda, tanto no passado dos personagens quanto na relação da Angélica com eles e a ?missão? dela
Me deu a impressão de que o autor queria terminar logo, mas a história em si me prendeu bastante e eu chorei muito
O que era pra ser uma maneira de evitar o suicídio, ou melhor mostrar a beleza da vida para os personagens pareceu muito mais uma oportunidade de dar a ela uma experiência para que a passagem fosse concluída, não senti que fosse realmente ajudar as pessoas a se manterem vivas

Isabelle.Oliverio 13/01/2023

Vida e morte, lado a lado
Confesso que eu demorei um pouco pra entrar no embalo do livro, mas não tenho muita certeza do porque.
Tirando esse início, curti muito a história, achei o conceito bastante interessante, acredito que foi muito bem trabalhado também.
Amei os personagens, a Angelina ganhou meu coração completamente.

Recomendo.

Geovana.Menossi 12/01/2023

Gostei do livro e da ideia dele, muito bem escrito e fofinho quando ela ajuda o velhinho, é daqueles que te dá uma crise existencial depois que acaba, não dou cinco estrelas pois acho que no final as "soluções" que ela chegava eram muito "fracas" talvez, para alguém que queria desistir de sua vida.