A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros Markus Zusak

Resenhas - A Menina que Roubava Livros

Rafaela 06/01/2024

Uma incrível reflexão sobre o conhecimento
Recebi essa história, mais como uma reflexão sobre a importância do conhecimento, do que uma história triste sobre o nazismo.

ana ju 06/01/2024

Que final triste!
Sério que final triste!
achei o prólogo com a morte como narradora genial já que eu não tinha lido a sinopse.
no início a história é um pouco parada, mas ela é marcada por detalhes. o relacionamento da liesel com o rudy e o pai dela são as minhas partes favoritas do livro. fiquei muito triste porque eu achei que o max tivesse morrido quando ele saiu da casa deles. mas definitivamente o que mais me deixou triste é o fato que eu pensei que o terceiro e último encontro da morte com a liesel fosse ser quando ela morresse e não que todo mundo em sua volta fosse morrer. o tanto que eu chorei não tá escrito. mas acho que no final ela teve uma vida feliz

Hech.Narl. 05/01/2024

Livro muito interessante, recomendo para quem gosta de saber o que estava acontecendo no mundo no período das guerras.

LaAs200 05/01/2024

Trecho de A menina que roubava livros
"Arrancou uma página do livro e a rasgou no meio.
Depois, um capítulo.
Em pouco tempo não restava nada senão tiras de palavras, derramadas feito lixo entre suas pernas e em toda sua volta. As palavras. Por que tinham que existir? Sem elas não haveria nada disso.Sem palavras o Führer não era nada. Não haveria prisioneiros claudicantes, nem necessidade de consolo ou de truques mundanos para fazer com que nos sentíssemos melhor.
De que andiantavam as palavras?
Dessa vez ela o disse em voz alta, para a sala iluminada de laranja.
-De que servem as palavras?"

Renato.Antunes 04/01/2024

A história é triste, mas é muito bonita. O livro trata - entre outros pontos, claro - sobre a amizade de uma garota alemã e um judeu. Quem conta a história é a morte - e isso você descobre nas primeiras páginas. Recomendo!

Tatanby 04/01/2024

Me arrancou muitas lágrimas
Até hoje é um dos livros que mais me fez chorar. A primeira vez que li tinha uns 13 pra 14 anos e foi um dos primeiros livros que abortam o holocausto que tive contato. É um bom livro mas não um retrato fiel da realidade (até porque é contado pela própria Morte), é bom ter isso em mente.

licia0_0 03/01/2024

Um dos meus livros favoritos, acho super interessante a morte contar a história dos personagens, um livro leve e pesado ao mesmo tempo, adoro ele e adoro a maneira que a história é abordada

Ste ð 03/01/2024

Voltei aqui só pra avaliar
Apesar de contar uma história triste de uma época que muitos preferem não lembrar. Esse livro te dá um choque de realidade e te leva aos encantos da vida de Liesel em instantes. Você se apega aos personagens e de quebra ainda ganha um romance inocente e cruel, afinal estamos na Alemanha nazista.Não é apenas uma história, não são apenas letras juntas, é comovente, intenso e verdadeiro. Só de saber que pessoas passaram pelo que a família de Liesel passou e pelo que Max passou, tiramos a conclusão de que o ser humano é capaz de tudo. Um mesclado de emoção, garanto que vai te tirar boas risadas em alguns momentos. A morte realmente sabe contar uma boa história.

Michelli.Mezzon 03/01/2024

Forte, mas necessário
Acredito que esse seja um dos livros mais leves sobre a Segunda Guerra Mundial. Assim, acho ele muito bom para quem quer começar a ler sobre o assunto.

phiezyz 03/01/2024

MARAVILHOSO
GENTE!!! Vamos hablar sobre esse clássico? Mano, ele é maravilhoso, o fato da morte estar contando a história é incrível!!! Traz uma vibe meio mistério, eu amo!! Prestem muita atenção nos detalhes, e os desenhos também são muito importantes pra você conseguir entender o livro, eu li a muito tempo e preciso reler.. ele é incrível amores! Leiam.

koobriu0 03/01/2024

Sobre a menina que roubava livros
Confesso que eu não esperava que esse livro fosse me prender tanto. O livro é muito bem escrito, no começo você pode estranhar um pouco a organização dos capítulos mas, depois que entende, você vai amar.

Essa história é comovente, de verdade. Assumo que chorei e ri em algumas partes. Achei incrível o quanto os livros e as palavras significam para a Liesel e como ela e o Max (principalmente ele ?) usaram dessas ferramentas para se expressar.

No fim, todos os personagens ganharam um espaço no meu coração. Se eu for falar de cada um vou acabar fazendo um textinho pra cada. Mas, destaco a relação do Hans e da Liesel que foi uma das coisas mais bonitas que eu já li. Em todos os momentos deles dava pra sentir o amor e o carinho que eles sentiam um pelo outro.

Eu recomendo muito a leitura desse livro. Afinal, quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.

Rafaela.Panema 03/01/2024

Espera mais
O livro não me prendeu como eu gostaria. Na minha opinião, é demasiadamente longo arrastando situações desnecessárias. Apesar de ter explorado mais as relações do que os roubos de livros, achei esse o ponto alto do livro. As relações em meio a um dos momentos mais delicados da História recente trouxeram um alívio durante a leitura.

Julia 01/01/2024

A menina que roubava livros
Não sei exatamente quando comecei esse livro, mas provavelmente foi em novembro de 2022 (ou outubro)

Levou pouco mais de 1 ano pra finalizar a leitura, não por ela ser chata, pelo contrário, o livro é ótimo e super realista, só demorei tanto por procastinação

Davi.Paiva 01/01/2024

Surpreendente!
Link Amazon: https://amzn.to/3vhwsGu

Mais um livro que li graças a uma troca na Feira da Biblioteca Mario de Andrade!

Resumir este livro como "uma menina que rouba livros na Alemanha durante a Segunda Guerra e tem a sua história narrada pela Morte" não só é ser muito simples como também é, a meu ver, desconsiderar toda a complexidade e beleza que a obra possui.

Para começar, ter a Morte narrando é algo que você só pode perceber de duas formas: ou você lê a frase "quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler" ou você é um leitor muito atento, pois a Morte não se apresenta no prólogo e nem vai dizer quem é na maior parte do livro. A entidade apenas deixa subentendido quem é logo no começo e você vai entendendo sua personalidade complexa no decorrer da obra, bem como a sua relação com Liesel Meminger, a tal Menina que Roubava Livros.

E o que dizer de Liesel?

Creio que o mais importante seja explicar que ela não é uma mera ladra. Da mesma forma que gosto de escrever resenhas explicando como consegui o livro, o que me motivou a ler e outros detalhes que vão além da leitura, a relação da protagonista com os livros vai muito além do ato de ter livros ou de apenas ler. É uma relação de amor e ódio com as palavras, com as ideias transmitidas através de palavras e de tudo que a leitura representa em sua vida.

E como se tudo já não estivesse tão incrível, Liesel vem acompanhada de personagens muito singulares, com personalidades próprias, vozes singulares e cenas para o leitor ir vendo como cada um vive ao ponto de se apegar a eles e lamentar quando cada um sai da vida de Liesel (não vou dizer como para não estragar surpresas, apesar do autor já deixar antecipado em um dado capítulo o momento de saída de alguns e os capítulos seguintes são apenas recapitulando como eles viveram até o momento mais dramático do livro, a meu ver).

E tudo isso ocorre em meio a uma das guerras mais importantes da história. Mesmo sendo um romance, "A Menina que Roubava Livros" expõe muito bem os horrores da guerra e forma desumana como judeus foram tratados.

Para finalizar, reconheço que a Intrínseca fez um bom trabalho editorial na impressão do livro. Não é ótimo porque a fonte Electra é um pouco pequena, mas a capa está muito bonita e o uso de papel pólen compensa.

Concluindo, "A Menina que Roubava Livros" é uma obra que surpreende pela forma da narração, a construção das motivações da personagem, a ambientação e a jornada de todos em meio a um dos momentos mais tristes da humanidade.

Recomendo!

Nota: meu exemplar foi doado a uma funcionária da empresa na qual trabalho. Ela me devolveu e eu doei para outra funcionária. Assim eu fomento o hábito da leitura e compartilho uma obra que me cativou profundamente.

Duda Nascimento 31/12/2023

Preciso fazer a resenha!
Preciso fazer a resenha!!