Dois Em Um

Dois Em Um Alice Ruiz

Resenhas - Dois em Um

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Dois em um
Alice é uma poeta completa, e esta obra reúne sua produção dos anos 80. Poemas visuais, haicais, metapoemas, simplicidade e concisão. Gostei.

Manú 30/09/2022

Uma leitura que subestimei demais e me surpreendi muito. Alice Ruiz ganhou pontos por expressar as palavras de modo simples e com musicalidade.

Rayssacy 29/09/2022

bem rapidinho de se ler, é uma daquelas leituras de ônibus sabe? que se consegue ler em uma sentada, mas achei meio difícil de entender o que a autora estava tentando passar.

Lucikelly.Oliveira 20/09/2022

Simples sem ser simplório.
Poesia não é meu gênero favorito mas ando lendo uns livros até bem empolgantes e bons.

lembra o tempo
que você sentia
e sentir
era a forma mais sábia
de saber
e você nem sabia

Alice Ruiz

Gaby 09/08/2022

Confesso que não gosto de poesia, estou lendo esse livro por conta do vestibular, mas eu amei ler ele!
Tem alguns versos que não entendo mas outros que são o cúmulo da fofura e da tristeza ao mesmo tempo! Recomendo que leiam, é rápido e fácil, salvo apenas se você estiver de coração partido e/ou com saudades de alguém, nesse caso, passe bem longe, ao contrário serão lágrimas na certa!

AnezenA 03/06/2022

Em geral, tem poemas interessantes no início, mas depois ficam de difícil entendimento, ou até um pouco estranhos.

Ana Layra 12/03/2022

Perfeito
Eu adoro livros de poesias e acabei gostando muito desse, tem algumas poesias bem marcantes.
É um ótimo livro.

Gabrielle.Poniewas 30/01/2022

Gostei muito
Livros de poemas e poesias nacional. Eu não sou uma pessoa fã desse tipo de literatura, porém todos os poemas foram gostosos de ler.

Brenda// 18/10/2021

Senti-me fadada à decepção.
Um amigo me falou "esses livros de poesias são uma ilusão, os primeiros são bons, para pensarmos que o livro é bom", e foj exatamente o que me ocorreu, cheguei na biblioteca e o título me chamou a A tenção, comecei a ler e estava gostando muito, depois Alice começou a expor o estilo de escrita do Paulo (Alice Ruiz, foi esposa de Paulo Leminski), e a escrita dele é muito estranha, não gostei do livro, não gostei da poesia da Alice... Uma verdadeira decepção.

Marília Medeiros 17/06/2021

Minha querida Alice!
Várias poesias de Alice Ruiz reunidas em um só lugar.

Fico a imaginar seus anos ao lado de Leminski, que incrível, penso eu!

Uma das mais brilhantes poetisas da Língua Portuguesa.

E como compositora então...

Paulo Silas 14/04/2021

A poesia produzida por Alice Ruiz nos anos 80 reunida em uma obra: isso é "Dois em Um". Dois que constituem um, presença do plural no singular, mais no único. Com toda a potencialidade poética presente nas linhas escritas e ditas pela escritora, a obra carrega em si todo um peso de questões tantas que só podem ser expostas pela poesia. O dito no não dito, o não dito no dito... É o que se extrai nos versos que compõem cada poema, cada mensagem artística reunida na obra. É a face poeta de Alice Ruiz que pode ser conhecida nas tantas páginas que compõem o livro.

"Dois em Um" reúne os trabalhos originalmente publicados em "Vice Versos" (1988), "Pelos Pelos" (1984), "Paixão Xama Paixão" (1983) e "Navalhanaliga" (1980). "Navalhanaliga" foi o primeiro da autora, contando com uma publicação que o reunia junto a "Paixão Xama Paixão" na Publicação de "Pelos Pelos". Os poemas que disso seguiram foram reunidos na obra "Vive Versos" - que ganhou o prêmio Jabuti em 1989. É da união de "Vice Versos" e "Pelos Pelos" que se justifica o título desse "Dois em Um".

Alice Ruiz diz na apresentação da obra que não pode dizer o que é poesia, mas que também sabe quando algo não é. No caso de "Dois em Um", bem como ao se levar e conta a própria notoriedade da autora, o que se tem é poesia contagiante, que toca, que se descobre, que de revela, que se sente, que se consome (para alma, não para o corpo) que é... poesia! Uma importante necessária obra da poesia brasileira.

Cibele 13/03/2021

Fico imaginando Alice Ruiz e Leminski em um casamento... deve ter sido uma coisa doida e linda.

Carlos K.S 11/02/2021

...
Chato. Livro chato. Pouca poesia. Nem dá para curtir. Peguei esse livro na quarentena. Se soubesse que não iria gostar, teria pego outro.

Nali 22/11/2020

A escrita de Alice Ruiz é singular e precisa.

Em dois em um há afeto, mágoa, sentimento, emoção, saudade e paixão pelo que faz e pelo o que é. Em cada verso existe uma parte de sua essência e do seu sentir, a poesia de Alice é direta, perspicaz e intensa.

E esse livro em particular, é precioso.

Nat 15/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Dois em Um é um livro que reúne as poesias de Alice Ruiz da década de 80. Descobri o livro por acaso e confesso que me encantei! As poesias tem temas diversos, mas são todas curtas, muito sonoras, e lindas!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat