A Caminho da Luz

A Caminho da Luz Chico Xavier

Resenhas - A Caminho da Luz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivi.Montarde 29/08/2018

A trajetória histórica e espiritual da Terra

O livro nos mostra a evolução histórica da Terra, focando na evolução espiritual dos seus habitantes. Neste livro fica claro que estamos a caminho da luz, que o progresso é inevitável, mas que a evolução intelectual precisa vir acompanhada da evolução moral, e que Jesus está na direção do nosso planeta, nos guiando e nos orientado. O propósito do livro é nos esclarecer quanto à direção do planeta por Jesus, que vela sem cessar pelos destinos da Terra.

“É que a civilização e o progresso, como a própria vida, dependem das trocas incessantes. O Universo, na sua constituição maravilhosa, não criou nem sanciona leis de isolamento na comunidade eterna dos mundos e dos seres. A existência é uma longa escada, na qual todas as almas devem dar-se as mãos, na subida para o conhecimento e para Deus (pág. 74).”

O livro começa nos apresentando a formação da Terra, passando pelos seus primeiros habitantes, a chegada dos exilados de Capela, o papel e contribuição da sociedade grega, a missão do Império Romano, a vinda de Jesus e o exemplo que Ele nos legou, a evolução do cristianismo, as razões do feudalismo, o apogeu da renascença, a Revolução Francesa e suas contribuições e excessos, o papel do continente americano e por aí vai.

“(...) cada homem, como cada coletividade, pode cumprir seus deveres ou agravar suas responsabilidades próprias, na esfera de sua liberdade relativa (pág. 180-181).”

Enfim, como deu para perceber é um livro para quem gosta de história e busca entender as razões dos eventos que foram acontecendo, sob a ótica da Doutrina Espírita. A mensagem principal, no meu entendimento, é que Jesus não nos abandona, Ele está na direção no orbe velando por nós e nos enviando Seus missionários a fim de auxiliar na nossa caminhada. E Ele próprio marcou sua passagem pela Terra como a mais perfeita exemplificação da caridade e do amor. Seus exemplos e atos são um roteiro para nosso aperfeiçoamento na Terra. Jesus foi a personificação de toda sabedoria e amor.

OBS.: Quem gostou deste livro, recomendo a leitura de “Os exilados da Capela” e “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”, por apresentarem temática similar.

Cris 29/08/2018minha estante
nossa, não é meu tipo de livro, mas fiquei bemmmm curiosa sobre ele, acho que vou ler.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Eu gostei bastante. Essa versão é mais antiga pq peguei na biblioteca da casa espírita que frequento, mas tem outras edições dele que são mais novas.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Leia sim Cris. Eu aprendi muito com ele. Tomara que tb goste :)

Cris 29/08/2018minha estante
Vou ler sim. Obrigada pela dica.

RhD 29/03/2020

A Historia sob uma perspectiva espiritual
Um apanhado histórico sucinto, mas com uma visão global e espiritual do que motivou todos os períodos terrestres, desde seus primórdios geológicos até os fins do século XX, fazendo ainda considerações acerca do futuro vindouro. É certamente uma obra obrigatória a todo espírita que deseja conhecer a linha do tempo da História Ocidental a fim de compreender a posição e missão do Espiritismo frente à humanidade. Deliciei-me com essa leitura, que me foi sem dúvida alguma esclarecedora. Poderia tecer melhores e mais dignas considerações a respeito dessa obra inestimável, mas faltam-me palavras. Uma leitura fascinante.

Maria Clara 20/08/2019

Estudo da história
Leitura que te leva além, te faz pensar em tudo o que se estuda na escola. E nos faz perceber como tudo está conectado. É uma síntese dos acontecimentos que marcaram a vida no planeta desde a sua criação. Obrigada Emmanuel por trazer ao mundo através de Chico, essa extraordinária obra.

Karina.Reis 08/08/2019

A caminho da luz
A história da humanidade do ponto de vista espiritual

jumorgensten 26/07/2019

Por 25 capítulos o livro vai caminhando e comentando sobre as civilizações a luz do Espiritismo, ou seja, o ser humano e as religiões ao longo do tempo. Foi lançado um pouco depois de Brasil, a Pátria do Evangelho.

Começa ainda no mundo dos espíritos, fala de Deus e seus ensinamentos que foram serem modificados a bel prazer ao longo do tempo, os primeiros moradores da Terra, como a lua foi criada, o sistema de capela e como ocorreu a grande transição para o ser das cavernas para o humano que conhecemos hoje.

Também comenta as diversas culturas ao redor do mundo dando os exemplos do Egito e suas pirâmides e o seu culto a morte, da Índia e sua forte energia espiritual, de Israel e seu judaísmo, da China e o legado de Confúcio e Lao-Tsé, a Grécia, Atenas e a missão de Sócrates e o povo europeu e as origens do racionalismo.

Tudo isso antes do Cristianismo, depois fala sobre o nascimento de Jesus, os desvios do império romano e o começo e a evolução da edificação cristã, o surgimento da igreja, os abusos de poder do poder religioso e o início, começo e fim da idade média.

Depois o livro se volta para a revolução francesa, o nascimento de Allan Kardec, e assim, o surgimento do Espiritismo, suas grandes transições e modificações, os preconceitos da Igreja e o que será da América e do evangelho futuramente.

Mesmo a obra sendo antiga, o texto é de fácil entendimento e flui de boas, tanto que é possível ler em um dia mesmo tendo bastante informação. A narrativa vai em uma crescente, é truncado inicialmente e depois anda melhor.

O que mais me chamou a atenção é a atualidade de A Caminho da Luz. A sensação é que Chico e Emmanuel escreveram esse livro ontem.

Sem entrar no mérito de questão política, um dos últimos capítulos fala sobre armamento / desarmamento e o livro foi feito em 1939 e tipo: É absurdamente atual. É chocante e fantástico ao mesmo tempo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/26/a-caminho-da-luz-francisco-candido-xavier/
Fabricio268 26/07/2019minha estante
Esse livro é maravilhoso. Preciso relê-lo.

jumorgensten 27/07/2019minha estante
? muito demais. Aprendizado puro.

Wagner 01/10/2018

DO FEUDALISMO...

(...) Toda a unidade política desaparece nesses tempos de luzidas lembranças para a Humanidade. A propriedade individual jamais alcançou tamanha importância e nunca a servidão moral ganhou tão forte impulso (...)

in: XAVIER, Francisco Candido. A caminho da Luz. São Paulo: FEB, 2007.

Volnei 03/09/2018

A Caminho da Luz
Esta é uma obra onde Emmanuel nos faz um relato minucioso da criação do planeta Terra e suas fazes até chegar ao que o autor cham,a de maioridade espiritual . Ele nos conta ainda sobre a vinda de seres de outro orbe que vem até a Terra para também evoluir e assim nasce o mito do paraíso perdido

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Alessandra.Rodrigues 04/07/2018

Esclarecedor
Gostei mais deste livro do que do "Exilados de Capela". Também trata da evolução do povo terrestre a luz da doutrina espírita, com um linguagem clara e objetiva.

eduanton 14/07/2022

Maravilhoso
Neste livro, Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, faz uma síntese da história do nosso planeta, desde sua formação, início da vida orgânica, evolução vegetal e animal, civilizações humanas, povos da antiguidade, advento de Jesus, primeiros tempos do Cristianismo, seu desenvolvimento e dos povos europeus? Enfim, um ?sobrevoo? histórico, mostrando como Jesus, governador espiritual do nosso orbe, conduz a evolução geológica, espiritual e moral do nosso planeta. Um livro maravilhoso!

Pry Tyler 14/12/2014

Muito esclarecedor!
Um livro que tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre o surgimento do mundo, gostei! Como espírita eu recomendo.
Uma leitura simples e bem gostosa,

Barbara 17/02/2013

Leitura leve
O livro conta a história da Terra sobre o ponto de vista da espiritualidade maior, mostra os esforços realizados pelos responsáveis do nosso lar e de como isso refletiu nos homens e como eles responderam as tentativas de apaziguar os habitantes de tão confuso planeta.

É uma leitura bem leve, e devemos levar em conta que ele foi escrito em 1938, um pouco antes da segunda guerra mundial, então vai faltar um pouco de história ai, rsrsrs.

Enfim livro é fácil de ler, dá pra ler em uma semana!

08/07/2012

Perfeito!
Esse maravilho livro nos narra a história da humanidade sob a ótica espírita, com o intuito de nos esclarecer que sempre, desde a criação do planeta, estivemos amparados por Jesus na nossa caminhada rumo à evolução.

Sem dúvida é um livro fascinante, esclarecedor e, além de tudo, consolador.

Moitta 03/04/2012

Uma breve história do mundo
No livro, Emmanuel conta que somos os exilados de Capela, que viemos à Terra com uma missão expiatória, para aprender a humildade, a fraternidade, a fé e o amor a Deus.
Na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma comunidade de Espíritos puros e eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida e de todas as coletividades planetárias.

Jesus é quem recebeu a tarefa de nos guiar, e conta o livro que desde a formação geológica do planeta, onde trabalharam diversos operários da espiritualidade sob sua direção até os dias atuais está ele no comando.

Os seres degradados de Capela no decurso do tempo reuniram-se em 4 grupos: o dos árias, a civilização do Egito, o povo de Israel e as castas da India. Dos árias descenda a maioria dos povos brancos (incluindo latinos, celtas, gregos, germanos e eslavos)

O livro analiza a historia de cada uma das raças. Conta que a todo o tempo enviados de Jesus vinham a encarnar, como sábios, profetas, missionários. No inicio, lembravam alguns dos conhecimentos antigos, sabedoria contidas nos Vedas por exemplo.

Conta que muitos dos enviados se perderam parcialmente nas ilusões mundanas, como Maomé, que deveria reacender a luz do cristianismo no mundo árabe, mas sofreu influencias de seres malígnos, que desvirtuaram sua missão em parte.

O livro é rico em conteúdo, porém é curto, ele mesmo o admite no final. Absolutamente interessante.

Gandhi 04/06/2010

O MELHOR LIVRO QUE JA LI
Esse livro é simplismente maravilhoso,quando li esse livro não tive mais dúvida da veracidade da mediunidade do nosso grande médium Francisco Candido Xavier,esse livro fala sobre a história universal, mostrndo atrvés da história que Deus jamais nos abaandona,e que tudo está certíssimo dentro das leis universal.

O livro fala sobre química,física,biologia e história.

É O MÁXIMO!!! É MEU LIVRO DE CABECEIRA.

PRETENDO RELER BRVEMENTE E RECOMENDO A TODOS.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6