Lobos De Calla

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Lobos De Calla

Flavio.Muniz 23/04/2022

Por várias gerações, os lobos desceram de Thunderstorm e sequestraram os filhos de Calla. Quando as crianças voltam, elas estão robustas e todas as faíscas de inteligência e alma desaparecem: não passam de "um corpo enorme sob uma cabeça vazia". Neste país onde quase só nascem gémeos, os lobos raptam apenas uma criança por casal e ninguém sabe porquê, nem o que acontece com as crianças. Enquanto isso, Roland e seu ka-tet não sabem ao certo como deixaram o Palácio de Cristal Verde, ou o que aconteceu depois que conheceram John Farson, o inimigo do pistoleiro que também se chama Marten. Mas eles entenderam que existe uma rosa: por mais frágil que seja, e que ela tem um poder extraordinário.

Então, quando a Calla de repente fica no caminho dos pistoleiros, eles devem escolher entre proteger a rosa primeiro ou salvar os gêmeos deste país.
O ka-tet conhece o padre Callahan (lá do livro “Salem” – o que é bem legal) que lhes conta sobre seu passado terrível, lutando com o homem de preto, os vampiros e os homens de casacos amarelos. Este último, Stephen King já falou em Lost Hearts in Atlantis, o romance que me abriu as portas da Torre Negra. Neste quinto volume, também ouvimos falar dos Ray Breakers. E conhecemos Andy, o robô, e Mia, a filha de ninguém. Muitas histórias intercalam o enredo e retardam a busca. Ou melhor, salvar os filhos da Calla é uma missão dentro de uma missão e o leitor tem que ter paciência. Já vou avisando que nesse livro, King começa a testar a paciência do leitor. A sensação de que você está se afastando do caminho correto se acentua.

Embora já estejamos com eles há cinco volumes, os personagens continuam a nos surpreender, especialmente Susannah. E, claro, o vínculo entre o pequeno Jack e Roland é comovente.

É um “volume de transição”, praticamente um spin off. Assim como no volume anterior, aqui o King se permite muita liberdade narrativa e acumula histórias na história - o "vaadash" de Nova York, a história da vida do padre Callahan, etc... - complicando o enredo de seu romance, sem perder também seu leitor em suas circunvoluções, o que é um verdadeiro feito em si!

O King sempre disse que sua torre escura está no centro de todo o seu trabalho. Acho que aqui, sem revelar nada, começamos a entender o porquê! Apenas o nome Callahan deveria soar um sino, se não largar esse livro e ir ler SALEM! Sim, porque este livro corre o risco de estragar grande parte deste segundo romance de King. Em suma, qualquer fã de King ficará encantado em encontrar esse personagem e descobrir o que aconteceu com ele. Além desta história (e há muitas neste romance), temos o ka. Aquele que nos empurra para o destino deste povo querido de Calla, incluindo o robô Andy (de múltiplas funções). Às vezes pode ser um pouco pesado, pelo menos foi a parte que eu menos gostei, o tempo de inatividade da novela... Mas também tem a parte Vaadasch. A da Torre de Nova York (e essa parte é realmente cativante).

O volume termina mais uma vez com um cliffhanger que promete um volume 6 e se você chegou até aqui não vai mais querer parar.

Paulo 08/04/2022

" As sepulturas vem depois. - Roland olhou para o céu, mas as nuvens haviam avançado do oeste e roubado as estrelas. - Só se lembrem que são os vencedores que as cavam. "

Léo 19/03/2022

Pela face do meu pai, que livro!!!
O 5º volume da obra prima do mestre King é facilmente top 3 melhores livros dessa saga.
O livro possui um ritmo, como e tratando de King, um tanto lento e prolixo, em que o autor não se apressa em apresentar e desenvolver todo o cenário e os personagens em que a trama se passa, no caso a cidade de Calla. Esse ritmo no entanto é prazeroso e agradável de acompanhar, pois o autor constrói o cenário e a trama com precisão que colabora pra o leitor simpatizar com todos os personagens e seus dilemas.
Além disso, a química entre os personagens aqui é excelente. Eu finalmente senti que o ka-tet de protagonistas aqui, além de um grupo de heróis lutando juntos, tornou-se uma família, com respeito e afeto compartilhado entre cada um.
A obra expande bastante o universo da saga A Torre Negra, trabalhando melhor vários conceitos anteriormente apresentados como a viagem entre os diferentes mundos. Tudo isso carregado de referências, tanto a outras obras do autor (como Salém), a clássicos da literatura (como O Senhor das Moscas e Harry Potter).
Há momentos entretanto que chegam a ser meio maçantes, com flashbacks muito extensos que poderiam ser mais resumidos, além de que o livro prepara o terreno constantemente pra um desfecho que embora satisfatório, é meio breve.
Apesar disso, diria que foi o livro da saga que até o momento mais me agradou a experiência de leitura e mais me deixou imerso na trama. Super vale a pena.

Julia 28/02/2022

morta
todos os dias eu agradeço por ser o animal de estimação do Stephen King ? achei o livro parado em vários momentos, mas o final vale a pena totalmente, eu tô caída no chão morta neste momento, estou escrevendo do céu.

Larysse0 27/02/2022

Lobos de Calla - 5º livro de uma das melhores sagas que já li
Me tornei fã da saga da Torre Negra desde "O Pistoleiro", principalmente porque adorei essa ideia de misturar Faroeste com Tecnologia, de mundo moderno com mundo antigo. Assim como nos 4 primeiros livros, Lobos de Calla veio cheio de emoções e referências, algumas meio inesperadas que me fizeram exclamar um "Que?? Que viagem, SK!!!", mas que tornaram o livro ainda mais interessante. É incrível ver como os personagens amadureceram nesse livro, tanto que por muitos momentos eu esqueci que Jake era apenas um menino de 11 anos. Um ponto negativo que notei é a lentidão com que a história se desenvolve, o autor divaga muito nos fatos e no tempo, tornando a leitura cansativa nos primeiros 65%. Essa lentidão me fez pausar a leitura por 4 anos, mas quando voltei, o final emocionante e cheio de mistério me fez querer ler os próximos.

mayara.marinheiromartinelli 16/02/2022

A torre negra é uma série do King que eu sempre gosto de ler, mas de que alguma maneira eu nunca entendo muito bem o q está acontecendo! Mas mesmo assim sempre é uma leitura gratificante!

Hugo 11/02/2022

Nas fronteiras do Mundo Médio nossos amigos pistoleiros se encontram na cidade de Calla, onde os habitantes serão atacados por cavaleiros mascarados.

Raysa 17/01/2022

Lobos de Calla
Nesse volume o ka tet de Roland seguem pelo feixe de luz até se depararem com uma cidadezinha onde onde seus habitantes pedem ajuda para enfrentar os lobos, cavaleiros mascarados que roubam crianças a cada geração. Em uma tarefa quase impossível, Roland e seu grupo precisam combater aos lobos ao mesmo tempo que precisam salvar a rosa em Nova York, que é a manifestação da Torre Negra no mundo atual.

Wander.Santos 27/12/2021

As partes ruins: arrastado, demorou pra acontecer, mas aí vem a parte boa, aconteceu! Fora as histórias do padre que são ótimas, e o conto de vingança no meio do livro, o final é muito bom, e o final após o final me fez soltar um: que [*****] é essa???
Essa série é realmente única.

Vinijgc12 17/12/2021

apesar de ter sido o que mais demorei pra ler (até agora rsrsrs) por ter achado o começo lento, foi o que mais gostei até agora, principalmente os últimos 60%.
desde o começo o livro já mostra que tem um potencial gigante cheio de referências (a principal dela a Salem?s lot) mas também ao mundo ?real?. meu favorito da saga até agora

NoronhaDT 09/11/2021

Lobos de Calla
O desenvolvimento da saga chega a um momento bastante importante nesse volume. Começa bem lento e arrastado, o que me fez dar longas pausas na leitura desse quinto livro, mas quando insisti nele, cada vez mais fui me envolvendo com a trama menor da vila de Calla Bryn Sturgis e como os pistoleiros lidam com a ameaça principal apresentada aqui, que são os Lobos, até chegar no ápice deste livro que é o surpreendente e impactante final que me deixou ávido pra ler o próximo volume pra saber o que vai acontecer e como esse desfecho vai impactar nos rumos da saga.

call 08/10/2021

Lobos de calla
É incrível como o personagem do jack cresce nesse livro, o menino tem 11 anos mas com atitudes de adulto.

Tiago Nery 21/08/2021

Esqueça os lobos
Depois de duas tentativas frustradas, em 5 anos, finalmente consegui ter a mentalidade certa pra ler esse tomo. Em ambas as vezes eu esperava pelos lobos que nunca vinham. Mas, eles vem. Com mais de 90% do livro mas aparecem, e não merecem o título desse livro.
O importante aqui é a cidade de Calla Bring Sturgis e tudo o que acontece nela. Mais do que os habitantes individualmente, a interação da comunidade que faz a narrativa desse livro, além de várias descobertas que o Ka-tet 99 fazem em busca da Torre Negra. Adorei o final e as referências a cultura pop atuais! Fez valer a leitura que apesar de boa, não precisava ser tão longa.
E finalmente consigo tirar esse gorila das costas e continuar com Roland e sua trupe em busca da Torre Negra. E dessa vez não vou me iludir pelo título.