Por que Ler os Clássicos

Por que Ler os Clássicos Italo Calvino

Resenhas - Por que ler os clássicos

Moacir 21/03/2021

Suas releituras
"Por que ler os clássicos" é um livro, sobretudo, de resenhas, de ensaios literários de obras escolhidas pelo autor como seus clássicos. Para tanto, no início, ele lança suas definições do que seja um clássico, entre elas a de que seja um livro que se está relendo, e nunca lendo.

Agradou-me vários dos ensaios, não todos; visto que, uns achei por demais enfadonhos.

Dos que gostei, uns foram de livros que li e vi nos ensaios novas percepções, outra perspectiva, observações interessantes; outros, porque me instigou a lê-los e porque, ainda, há alusões a outros livros que não possuem ensaios aqui.

Consistirá este, a partir de então, em um livro de consultas.

Paulo Silas 19/03/2021

Como um livro clássico pode ser assim definido e quais os motivos que justificam a sua leitura? Há uma razão que ampare a necessidade de visitar os clássicos, conhecê-los, lê-los? É em torno dessas questões que essa obra de Italo Calvino gira, buscando estabelecer os porquês que levam à leitura dos grandes clássicos da literatura, enfrentando desde logo as diretrizes ou critérios que podem classificar determinada obra enquanto tal. Quem define o que é clássico e a partir de quais elementos o faz? É o que o autor busca, de certo modo, demonstrar.

A questão do título é especificamente dialogada no primeiro capítulo da obra, no qual o autor tece algumas propostas de definições sobre o que seriam os clássicos. "Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: "Estou relendo..." e nunca "Estou lendo..."" - essa é a primeira proposta feita que definiriam os clássicos. A partir dessa, Calvino propõem ainda outras treze definições, sempre questionando e explanando a própria máxima que alude - por exemplo, na sua terceira definição, em que estabelece que "os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual", tece como comentário que "deveria existir um tempo na vida adulta dedicado a revisitar as leituras mais importantes da juventude", mantendo como padrão sempre esses comentários sobre cada máxima enunciada. Após isso, o livro segue com diversos capítulos de análises do autor sobre várias obras literárias e autores considerados como clássicos (Stendhal, Dickens, Flaubert, Tolstói...) - como que para corroborar com o sentido que os leva a serem considerado clássicos.

O livro funciona bem dentro da proposta de Calvino, mas acaba sendo meio... arrastado. Isso não usar o termo "chato" em referência a uma obra do autor. Talvez funcione melhor para quem tenha lido a maioria dos livros e autores que Calvino faz menção e aborda, pois suas análises são bastante pormenorizadas e trabalhadas, deixando a leitura um pouco cansativa. De todo modo, o primeiro capítulo vale pela obra toda, pois é justamente onde se indaga sobre a questão dos clássicos, valendo mencionar a única verdadeira razão que Italo Calvino defende sobre a necessidade da leitura dos clássicos: "ler os clássicos é melhor do que não ler os clássicos".

Cláudia - @diariodeduasleitoras 01/01/2021

Por que ler os clássicos
Calvino apresenta diversas respostas a essa pergunta, eu destaquei apenas um trecho para lhes apresentar: um cla?ssico e? um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer. Sa?o aqueles livros que chegam ate? no?s trazendo consigo as marcas das leituras que precedem a nossa e atra?s de si os trac?os que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram.

.. a raza?o definitiva a essa pergunta e? ta?o simples como as grandes verdades: a u?nica justificativa que se pode apresentar e? que ler os cla?ssicos e? melhor do que na?o os ler.

Sobre essa edic?a?o em especi?fico, na?o ira? tratar do tema genericamente como eu havia imaginado. Calvino apresenta nuances de seus cla?ssicos favoritos. A grande maioria eu na?o li, ou nem mesmo tinha ouvido falar. Assim, na?o sendo uma leitura ta?o proveitosa como queria que fosse. Se voce? ficou interessado na obra, sugiro olhar o i?ndice das obras aqui tratadas antes de adquirir o exemplar.

Na e?poca do cole?gio (como a maioria de voce?s) fui induzida/obrigada a ler grandes cla?ssicos nacionais, na?o tinha maturidade para tanto, nem mesmo o ha?bito regular de leitura, e aquilo me traumatizou. Os professores (rede pu?blica) na?o conduziam a atividade com sabedoria, por vezes, nem mesmo haviam lido a obra. Mas, tinham que cumprir as exige?ncias do Mec.

Sempre que ouvia algue?m indicar livros cla?ssicos, torcia o nariz.. vencer essa barreira so? veio ha? alguns anos, po?s graduac?a?o, e por livre esponta?nea vontade. E posso afirmar com toda propriedade, meus amigos: Ler um grande grande cla?ssico na idade madura e compreende?-lo, e? um prazer extraordina?rio. Diferente se comparado a uma leitura da juventude.

Ha? excec?o?es? O?bvio, como tudo na vida. Meu filho por exemplo, desde os 11 anos le? grandes cla?ssicos. A compreensa?o e interpretac?a?o que ele possui com qualquer texto, e? algo nato. Admira?vel. Mas tambe?m tem o privile?gio de estar cercado de grandes professores e uma fami?lia de leitoras.

Inglethe 31/12/2020

Por que ler os clássicos
?Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha pra dizer?.

Criei muita expectativa nesse livro e ele não funcionou cmg até gostei em alguns momentos, mas a leitura é difícil, muito aprofundada, inclusive fala de clássicos q eu nunca li.

?O mundo é o livro em que a inteligência eterna escreve os próprios conceitos?.

Leonardo.Moura 21/09/2020

Obra de Apoio
Excelente obra de apoio para o estudo literário dos grandes clássicos!!

Camilla 09/08/2020

O livro trás vários ensaios dos clássicos preferidos de Italo Calvino. Essa lista conta com nomes como: Dickens, Stendhal, Homero, Borges, etc. Além disso o texto de abertura "Por que ler os clássicos" é fantástico! Recomendo.

Gabybadgirl 06/07/2020

Livro para estudo

E um livro que deve se fazer sempre uma releitura, super indico pra quem estuda letras e aqueles que apreciam a literatura clássica,pra mim foi uma leitura difícil,pois o autor se refere a vários livros e autores dos quais eu não conheço, possívelmente farei uma releitura,afim de compreender melhor o conteúdo!

Caio.Lobo 26/06/2020

Italo Calvino mostra seu amplo conhecimento sobre clássicos da literatura com análises que somente um escritor pode realmente fazer. Muitos dos clássicos eu nem mesmo conhecia (como é grande a minha ignorância ainda!) e o livro se torna um incentivo para esse tipo de leitura que vai além de simplesmente mexer com emoções, pois um clássico mexe com a razão, atravessa a história, influencia povos, vai numa época mítica e atemporal, além de ser a chave para o próprio conhecimento do ser humano.

Não espere encontrar na obra textos que falem de Shakespeare, Dante ou Goethe, e não há textos sobre eles porque são clássicos tão necessários que imagino que Italo Calvino nem precisava falar, pois é o básico para qualquer um ler (ou ao menos deveria ser. Entretanto as jóias que apresenta são outras como Voltaire, Jorge Luis Borges, Mark Twain, Balzac, Stendhal, Diderot, Galileu Galilei, entre outros conhecidos (ou ao menos deveriam ser). Há nomes novos para mim, como Pavese, Raymond Queneau, Nezami, etc; e fiquei muito interessado em ler "História Natural" do Plínio, "De Propria Vita" de Gerolam Cardano, "História Cômica dos Estados e Impérios da Lua" de Cyrano de Bergerac, "Doutor Jivago" de Pasternak e as poesias de Francis Ponde.

Uma coisa que observei é que há muitos autores italianos e mesmo nas obras de autores de outras nacionalidades geralmente há menções de cenas na Itália. Isso é óbvio, pois Italo Calvino é italiano, e isso eum incentivo, pois ele como italiano teve como foco e fonte primária a literatura de seu próprio povo; nós brasileiros temos que ter esse mesmo foco, pois a literatura é o espírito de uma cultura nacional.

Por fim, o livro o maior acerto do livro é incentivar a leitura de clássicos que estão além da nossa zona de conforto e ir em busca desses clássicos. Nos textos de Calvino já há autores para leitura para alguns anos. Em um momento triste da literatura mundial onde parece que não irá surgir clássicos nessa época, pois só o que está nos top 10 da semana e o que agrada o público geral (que é amorfo e cheio de hedonismos), então fica difícil achar autores pequenos que talvez sejam grandes. É triste entrar numa rede social para leitores, como o Skoob, pensando que irá encontrar pessoas com gostos refinados, mas na realidade as pessoas apenas lêem leituras supérfluas, como Harry Potter, Paulo Coelho, 50 tons de Cinzas, Augusto Cury, etc; mas um livro como o "Por que Ler os Clássicos?" mostra que ainda falta muito para ler e que os Clássicos que conheço como os de Camões, Cervantes, John Milton e Dante são apenas um início de uma jornada enorme, do tamanho da humanidade.

Steph Mostav 15/06/2020

Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha pra dizer
Se Calvino nos parece apaixonado pela literatura em suas histórias fictícias, não poderia ser diferente em um livro de não-ficção voltado para incentivar a leitura dos clássicos. O artigo que abre o livro, de mesmo título, pode bastar para quem quer essa resposta, já que nele Calvino define o que torna um livro clássico, responde a pergunta do título da maneira mais simples possível, nos incentiva a formar uma biblioteca com nosso cânone pessoal e a alternar a leitura de clássicos com contemporâneos para valorizar mais os méritos de cada um através do contraste. É realmente um dos melhores textos do livro e um dos mais fáceis, porque nos responde de maneira mais geral. No restante dos capítulos, somos apresentados à parte do cânone pessoal do próprio Calvino, no qual a resposta para "por que ler os clássicos?" é mais específica e, talvez por isso, mais rica e interessante. Através da análise de diversos aspectos dos livros que o formaram como leitor e como escritor, ele nos apresenta motivos para ler ou reler toda a longa lista de autores, o que já é um pontapé para quem quer começar a ler clássicos e um guia excepcional para quem já os conhece, pois mesmo ao citar escritores conhecidos como Balzac, Tolstói e Dickens, sempre trata de livros mais desconhecidos de suas bibliografias.

Leonela_ 24/03/2020

Esperava mais
Uma leitura difícil, porém incentiva na busca por autores clássicos. Mas esperava um passeio entre os clássicos de forma a não ficar em uma única obra de cada autor destacado por Italo Calvino, e sim um apanhado dos livros desses clássicos autores.

LER ETERNO PRAZER 17/03/2020

Adorei a leitura!
Ler clássicos!! Muitos leitores correm dos clássicos, já vi muitos comentários, tipo:"Ah, ler clássicos e muito chato" ou " Não gosto porque se arrasta demais" ou então, "A escrita é muito complicada". No meu caso adoro os clássicos, na minha lista de leituras e minhas leituras sempre tem e terá um clássico. Acho de extrema importância para nós leitores, ao meu ver eles são obras diferenciadas que dão uma carga de conhecimentos e sempre temos temas e enredos que nos aguçam o intelecto nos dando sempre questões realistas e filosóficas, mesmo que suas narrativas sejam de tempos passados, mas que, de tão realistas que são, se transportam para o nosso tempo presente(na minha opinião, claro). E aqui nesta obra, Calvino nos dá no primeiro capítulo explicações, motivos e o porquê da importância da leitura dos grandes clássicos universais. No restante do livro ele vai citando e comentando sobre muitos escritores e obras suas que são de grande importância.Vai dissertando sobre sua importância e de como cada escritor teve importância na forma e criação de suas obras. O livro é excelente e nos dá muitas dicas e conhecimento sobre a obra e sobre muitos escritores, tais como: Stendhal, Gustave Flaubert, Lev Tolstoi, Hanry James, Robert Louis Steveson, Boris Pastermak, Dostoiévski, Hermingway, Jorge Luiz Borges entre outros. Alguns dos citados até já li. "Por que ler os clássicos" , podemos dizer, é uma obra científica que busca nos dá conhecimento e que pode nos aguçar a curiosidade para darmos início à nossa aventura e prazer de ler os grandes clássicos. Vamos, "Por que ler os clássicos" está esperando por você.

Queli.Bastos 01/03/2020

Vamos ler clássicos?
Calvino explanou muitos clássicos nesse livro, de Homero à Pavese, desperta o desejo no leitor pra conhecer essas obras.

buzi 10/08/2019

calvino sobre os clássicos
Não é nem de longe uma resenha completa, por isso cabe aqui dizer que esse meu único porém do livro é ele não cumprir à risca o que seu título parece indicar. Apesar de ter um ensaio muito bom com o mesmo título e abordando a temática, ele é um dos textos mais breves e menos estupendos do livro. A seleção, feita aparentemente após a morte do autor, aborda livros importantes em sua jornada e é uma grande lição de teoria e crítica literária. Apesar de serem resenhas/ensaios sobre livros e autores que podem ser considerados clássicos, há muitas obras ali que não parecem ter envelhecido bem com o tempo e que parecem não sobreviver a não ser a partir da leitura de grandes eruditos como Calvinos. Neste sentido, a coleção não parece contribuir tanto com a noção universal de clássico. A edição de bolso da Companhia não é ideal pra quem quiser se debruçar sobre a seriedade e a paixão que é exalada em cada linha do que Calvino pensa.

Coruja 15/05/2019

Calvino começa seu Por que ler os clássicos? com um ensaio que possui a mais acertada descrição que já vi do que seja um clássico. Melhor ainda, pode-se fazer a lista das definições que ele propõe - do rol, uma das minhas definições favoritas é de que "um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer."

Calvino deixa muito claro que os títulos elencados no livro são ‘clássicos pessoais’, sublinhando ser o impacto que eles têm no leitor o que os torna indeléveis. Bloom defende a técnica, mas Calvino nos lembra que histórias são importantes por aquilo que elas representam na vida de seus leitores. São livros frente aos quais somos incapazes de nos manter indiferentes. Em resumo, são as histórias que lemos não por obrigação, mas por amor.

Lembro de pegar esse título num estande de livraria, folhear e depois me aboletar no chão mesmo para começar a ler. E ficar tão apaixonada que, quando deu a hora de voltar para casa, corri para o caixa porque precisava levá-lo comigo e terminá-lo.

Calvino também se tornou um volume de referência para pesquisas preliminares quando termino de ler um livro e vou escrever a resenha ou mesmo preparar um debate do clube de leitura de que participo. As análises que ele faz dos títulos que estão em sua lista de clássicos pessoais - apresentados de forma cronológica - são breves, mas muito pertinentes, concentrando-se normalmente num aspecto estrutural da obra/autor. Por essa razão, Por que ler os clássicos? tem um porém: se o leitor não está familiarizado com os títulos ou o estilo do autor comentado em cada ensaio, vai se sentir bastante perdido no caminho. Ainda assim, gostaria de poder compartilhar ad infinitum o primeiro capítulo dele, que é justamente o ensaio que dá nome ao livro.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/05/dez-anos-em-dez-ensaios-biblioteca.html
howbruno 15/05/2019minha estante
Em que sentido o leitor pode se sentir perdido? Quero muito ler esse livro, então queria saber o que me espera rs

Coruja 15/05/2019minha estante
Oi, Bruno! Te respondendo, quem não for familiar com as obras que Calvino analisa pode ficar um pouco perdido com as explicações, porque não conhece a história de que ele está falando. Muitos dos autores que ele analisa são suficientemente familiares para que tenhamos uma ideia da história mesmo que não tenhamos lido o livro em si - eu, pelo menos, não tive problemas. Mas conheço algumas pessoas que deixaram o livro de lado por essa razão, decidindo voltar a ele depois de ler as obras citadas. Não é um problema de linguagem, o Calvino é delicioso de ler, é mais uma questão de familiaridade com as obras referenciadas mesmo.

howbruno 15/05/2019minha estante
Ah, sim. Melhor ainda, porque é um incentivo a mais pra ler esses livros. Obrigado por compartilhar isso