Eternamente Cecilia

Eternamente Cecilia Elysanna Louzada

Resenhas - Eternamente Cecilia

Liachristo 04/06/2018

Leve e primoroso!
Eternamente Cecília é um livro que fala de forma leve e primorosa, sobre uma época de transição que viveu o Brasil com a chegada dos imigrantes italianos para assumir a mão de obra que estava escassa após a abolição da escravatura. O livro se passa em 1890, e percebe-se que a autora teve todo um cuidado na maneira de abordar temas tão delicados e muitas vezes controversos e também sua pesquisa cuidadosa sobre os acontecimentos da época.

Cecília é uma personagem apaixonante, uma jovem italiana, engajada em sua luta pela sobrevivência da família, ao apego aos seus ensinamentos e ao mesmo tempo a tentativa de se adequar ao novo sem perder sua essência. Uma lutadora nata, mesmo quando se mostra frágil ou quando se sente meio perdida em meio a tantos sofrimentos.

Francisco Dias é um jovem brilhante e um bom advogado. Apesar de ser belo e ter muita facilidade de ter a mulher que quiser, devido a sua beleza e prestígio, está sempre focado em procurar ajudar os menos favorecidos e lutar por seus ideias, e por conta disto, não tem um bom relacionamento com Estela sua mãe, por quem sente verdadeira ojeriza.

Estela Dias é uma mulher forte, poderosa mas extremamente apegada ao dinheiro e ao que ele pode proporcionar. Não conhece limites e nem mesmo a bondade. Um coração duro que não consegue ser suavizado nem mesmo pelo filho. Trata os imigrantes de maneira rude e tem sempre planos mirabolantes na manga.

Outro personagem que faz parte da história e que me causou um certo asco foi Otávio, um jovem ambicioso, de personalidade dúbia e um falso amigo para Francisco, que demora um pouco a enxergar quem ele é verdadeiramente. Um personagem que causará muita angústia ao casal protagonista.

Cecília vem para o Brasil acompanhada de seu pai e dois irmãos para tentarem começar uma nova vida, já que na Itália as coisas estavam muito difíceis. Eles chegam com promessas de uma boa terra para plantio e uma vida mais digna e farta. Infelizmente ela acaba se decepcionando já que nada do prometido é mantido por sua empregadora, Estela Dias dona da Fazenda de Café Bela Vista. Vai trabalhar juntamente com sua família na plantação de café, uma vida muito dura e que pouco rende para eles. Até que surge a chance de trabalhar na casa da fazenda, ajudando na cozinha.

Francisco retorna à fazenda para a leitura do testamente de seu pai e descobre que as coisas não estão indo tão bem financeiramente quanto ele pensava e acaba se deparando com alguns problemas e questões que vão mexer muito com suas convicções e suas emoções. Sua mãe continua a mesma e botou na cabeça que pode fazê-lo se casar por dinheiro para resolver toda a situação, que é algo que certamente ele não quer.

Quando Francisco e Cecília se conhecem sentimentos vão surgindo e aos poucos o amor vai fazendo morada em seus corações. Mas nem sempre os bons sentimentos prevalecem e nem sempre o final feliz é fácil de se conseguir. Os dois terão que passar por muitas coisas, muitos problemas, traições e mentiras para finalmente ficarem juntos.

Para ler a resenha completa, vá ao Doces Letras.

site: http://www.docesletras.com.br

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Eternamente Cecília
Quem ai assistiu ou se lembra de Terra Nostra, novela da Globo que falava sobre a imigração italiana para o Brasil e o amor tórrido entre Giuliana e Matteo? Pois essa foi a minha primeira lembrança quando me deparei com a sinopse de Eternamente Cecília. Com um enredo que se passa em 1890, temos como cenário os anos seguintes ao fim da escravidão e a vinda de imigrantes para trabalhar nos cafezais.

Nossa protagonista é uma jovem corajosa e determinada, de temperamento forte, que após a morte da mãe tomou as rédeas da família, olhando principalmente sobre seu irmão mais novo, ainda uma criança e o pai, que está doente. Com a promessa de um futuro melhor eles chegam ao Espírito Santo não encontrando exatamente o que foi prometido.

Acho que um dos pontos interessantes da trama, antes de entrarmos no aspecto do romance, é toda a questão social envolvida. Sem os negros e agora tendo que remunerar os trabalhadores, isso acaba por não mudar completamente a visão dos fazendeiros sobre quem está trabalhando pra eles, e eles ainda veem pessoas inferiores, sem importância, agora na figura dos italianos. O desprezo marcado pela pompa da riqueza, aqui muito bem representado por Estela Dias, nos mostra que um pedaço de papel como a Lei Áurea pode mudar um cenário, mas não é o bastante para mudar a mentalidade das pessoas.

“Sempre criticou a escravidão, mas viveu no Rio de Janeiro gastando o dinheiro produzido pelo trabalho escravo. Nunca se dignou a abrir mão de boa vida em favor dos seus ideais. Criticar é fácil, mas trocar de lugar conosco você nunca quis.”

Numa outra ponta da balança, porém, temos Francisco. Herdeiro da fazenda Bela Vista, se formou em direito no Rio de Janeiro e não quer ter muito a ver com a vida no campo, mas é obrigado a voltar para lidar com a situação financeira da família – que não é boa – e com a mãe – com quem não se dá bem. Ele é um mulherengo e por ser bonito não tem dificuldades em encontrar jovens dispostas e cair aos seus pés. Entretanto, é alguém de boa índole, bom coração e que luta pelos direitos humanos e por uma igualdade social melhor, ajudando pessoas através da sua profissão, tudo isso com a controvérsia de onde veio o dinheiro que possibilitou isso. Já a visão de Otávio, o amigo que o acompanha até a fazenda é um pouco diferente. Também um jovem rico e bem afeiçoado, acha que pode conseguir o que quiser à força, pois é seu “direito”, em sua visão distorcida.

É então, que quando ambos pousam seus olhos sobre Cecília, a vida da garota começa a se transformar. O bom é que a jovem não é nem um pouco boba e sabe muito bem as consequências que qualquer envolvimento pode significar pra ela aqui. Seu objetivo é manter sua família unida e à salvo, conseguir dinheiro suficiente para tratar o pai e tocar a vida sem incômodos. Mas às vezes o coração pode dificultar esse caminho.

Romance histórico é um tipo de leitura que eu quase não faço porque praticamente não leio romances em geral. Porém, quando me deparo com eles, gosto de encontrar sempre algo a mais, pois essas histórias proporcionam que o leitor encontre inúmeros debates e questões em seus backgrounds, então porque não usar? E é o que a autora faz aqui. Há sim uma história de amor, mas ela é em suma pautada pelo cenário e as questões sociais da época e isso sempre é muito interessante.

Ao estarmos distantes por mais de uma centena de anos, vislumbramos algo longe da nossa realidade atual, mas que ainda assim reflete no nosso presente. Pessoas negras ainda são tratadas com inferioridade, imigração ainda é um assunto em pauta, principalmente entre a política internacional e, claro, todo esse cenário do fim do século XIX teve um papel na economia nacional.

Com isso, acabei por gostar bastante da leitura e devorar o livro. A escrita da autora é bem gostosa e fluída. Os capítulos são curtos e intercalam as visões de Cecília e de Francisco sobre a história.

Então, se você é um fã do gênero e está procurando uma história bacana pra ler, deixo aqui a dica de Eternamente Cecília. Além de tudo, acho que tem um gostinho ainda mais especial acompanhar esses personagens em solo brasileiro e, quem sabe, aprender um pouco sobre o nosso passado também.

site: http://resenhandosonhos.com/eternamente-cecilia-elysanna-louzada/

Ana Júlia 25/12/2023

"seu eternamente"
Todas as reviravoltas do livro valeram a pena, um romance de época muito bem escrito, que abordou muito bem a cultura italiana que os colonos trouxeram para o BR, o que só me fez gostar mais do livro.
Fiquei completamente viciada na história da Cecília e Francisco, um desenvolvimento muito bom, me apaixonei junto com eles durante o livro, principalmente na parte dos votos, quando finalmente entendi o título do livro kkkkkk

Fabiely.Miranda 18/11/2018

Eternamente Cecilia
Com uma narrativa leve, detalhada, rica em detalhes, Elysanna nos apresenta a um romance puro e repleto de criticas sociais.
Trazendo no enredo muito mais que romance, conhecemos um pouco da crueldade enfrentada pelos escravos e imigrantes durante o passado de nosso país.
Somos apresentados a uma protagonista repleta de garra, fé, e determinação que mesmo em meio as adversidades, está disposta a lutar por tudo o que acredita, e trazer um pouco mais conforto a aqueles que tanto ama.
Não posso deixar de citar o protagonista, que mesmo vivendo em um mundo totalmente diferente, sendo de um círculo social considerável, traz consigo pensamentos futuristas, lutando contra os ideais de sua mãe, querendo agir com justiça e igualdade perante aqueles que lhe são subordinados.
O que mais me encantou na leitura foi o envolvimento dos personagens, como em meio a toda a mentira, desigualdade enfrentada,ambos sempre buscam o perdão e a felicidade,e a forma como a autora ambientou os fatos é realmente maravilhosa.
Com um enredo incrível que traz descrições detalhadas desde o cenário, até o figurino usados pelos personagens,comidas preparada por eles, elementos da cultura da época tanto brasileira como Italiana, a autora no transporta por uma vigem no tempo, nos permitindo e sentir raiva, felicidade, e muito amor a cada página lida.
Eternamente Cecília é um daqueles livros que você lê poucas paginas por medo que acabe logo, e quando acaba quer que tenha uma possível continuação.
Não posso deixar de citar como a edição está maravilhosa, com uma capa linda, fonte adequada para leitura, e trechos que trazem cantigas do folclore italiano que da um toque especial a narrativa.
Para quem ama romances históricos, ou quer se arriscar no gênero, sem dúvidas super indico, sem falar que apoiar a literatura nacional é sempre ótimo.

site: http://leitoresjardimliterario.blogspot.com/2018/05/resenha-eternamente-cecilia.html

mara sop 20/06/2018

Terra Nostra
Terra Nostra
Logo após a abolição da escravatura, Cecília, uma jovem italiana chega num navio com sua família no Porto de Espirito Santo já com contrato para trabalhar na fazenda de café Bela Vista. Mas a nova vida parece mais complicada do que era esperado. Dona Estela, a dona da fazenda, é uma mulher dura e não cumpre totalmente o acordado com os colonos italianos, criando uma animosidade com os imigrantes.

Com o pai doente, a jovem e bela Cecilia não vê muita saída a não ser ir trabalhar no casarão como uma das empregadas de Estela, porém, chegando lá, dá de cara com o filho de sua patroa, possuidor de uma fama de libertino e de ter um gosto por domésticas. Tudo isso, aliados à perda de uma joia de família, formam o enredo de Eternamente Cecília.

A história do livro gira em torno do nascimento de um sentimento mútuo entre Cecília e Francisco, e dos conflitos morais da jovem em se envolver com o patrão em meio às dificuldades que os colonos italianos enfrentam no Novo Mundo. A italiana ainda encontra na futura sogra uma terrível inimiga, que transforma sua vida num verdadeiro inferno, a fazendo correr até mesmo risco de vida.

Eternamente Cecília é um livro que retrata um tema pouco abordado pelos romances de época, que é a imigração italiana, trazendo o assunto de forma interessante e bastante emocionante pro leitor.

site: https://goo.gl/Xw2gAC

Ludy @emalgumlugarnoslivros 10/07/2018

Italiana
Eternamente Cecilia - Elysanna Lousada.
288 páginas
Livro cedido em parceria com a autora.

" ... a italiana era linda. Mesmo oculta pelas roupas surradas, sua beleza era algo tão forte e marcante que parecia o nascer do sol: impossível de não ser notada."

1890.
Cecilia Agrizzi é uma jovem italiana que acaba de desembarcar no Brasil com sua família, eles chegam com a esperança de uma vida melhor.
Ser imigrante ainda não é fácil, agora imagina ser imigrante no século XIX? Logo que chega, Cecilia vai trabalhar no cafezal, mas seu pai adoece e ela sai em busca de um emprego melhor; e é aí que surge a oportunidade de trabalhar no Casarão dos Dias.

Francisco Dias (pausa para que eu possa suspirar) é um jovem com uma má fama em se tratando de mulheres. Ele é galanteador; mas é idealista, justo e luta para que todos possam viver dignamente.
Mas seus ideais vão contra aos de sua mãe, Estela.
Ele vai para o casarão apenas para resolver alguns assuntos e logo se afastar da mãe, até que ele vê a italiana.

Cecilia e Francisco são jovens de mundos, culturas e classes distintas, mas se sentem atraídos à primeira vista.
E terão que enfrentar muitos obstáculos para viver esse amor.

Estou encantada com a escrita da Elysanna; ela conseguiu me envolver e me inserir na história.
Os capítulos curtos deixaram a história mais fluida e, as personagens foram bem construídas.
Foi lindo acompanhar o desenrolar desse romance, foi muito sutil, verdadeiro e foi acontecendo sem pressa.

Eternamente Cecilia é um livro que me proporcionou diversas emoções.
E é um livro que abordou a imigração e a cultura italiana, mas também aborda o abuso, a violência e como o ser humano é capaz de fazer o pior por conta de ego, poder e dinheiro.
Por isso, alguns capítulos foram fortes e me deixaram desesperada, mas Elysanna conduziu de maneira brilhante para a época e mostrou que o amor, a justiça e o bem são maiores e vencem todo o mal.
Não é fácil ser imigrante e mulher no século XIX,, mas Cecilia foi forte e fez o seu melhor em uma época em que mulheres não tinham voz.

Finalizo essa leitura super satisfeita e, com certeza quero ler os outros livros da autora.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Louise #milkshakedepalavrasdalu 18/07/2018

Livro: Eternamente Cecília
RESENHA Milk!

Livro: Eternamente Cecília
Autora: Elysanna Louzada

História de um amor proibido que desafia as convenções sociais do século XIX.

Eu estou encantada com a leitura desse romance e, principalmente, por se tratar de um livro nacional que conta uma hostória ambientada no estado do Espírito Santo.

A autora nos apresenta o cenário de um momento em que imigrantes italianos desembarcavam no Brasil do século passado, em busca da sua sobrevivência e da esperança de um recomeço. Alternando entre a dor de terem que deixar o seu país de origem para trás e a incerteza de dias melhores no estrangeiro.

E em meio a esse ambiente hostil e ainda desconhecido por eles, que a italiana Cecília Agrizzi e o brasileiro Francisco Dias, se encontram. Ele filho único e herdeiro de D. Estela, uma mulher de temperamento arrogante e chegando ás vias da crueldade, quando se trata de defender os seus ideais mais egoístas.

Eternamente Cecíla, se trata de um romance mergulhado em convenções sociais e políticas predominantes entre os dos donos de fazendas de cafés daquela região na época.

Essa história despertou em mim um misto de emoções, ao ver de um lado a luta dos colonos italianos pela conquista de uma vida digna com o seu trabalho árduo. E de outro, um sentimento maior que a propria razão nascer entre Cecília e Francisco, ao ponto, deles irem até o fim pela realização desse amor quase impossível.

Eu não posso dizer outra coisa se não recomendar essa leitura. Com cenas fortes de um amor intenso e belo ameaçado por momentos de conflitos e dramas.

Post de Louise M. de Oliveira
Blog Milk Shake de Palvras da Lu

caca.books 07/12/2020

Legal!
História fluida e boa, o mocinho não me agradou muito, pois eu não sentir que ele gostava mesmo da mocinha e sim apenas desejo sexual.

@sakuraobrien 13/10/2018

Uma preciosa obra para a literatura nacional.
Em Eternamente Cecilia, Elysanna nos coloca a par de nossa própria história, nos fazendo mergulhar de cabeça em uma trama envolvente e descomplicada.
Com reviravoltas e superações nossa doce Cecilia nos contará as dificuldades de seu tempo e nos fará perceber que o amor sempre vale a pena.

site: https://luuadepapel.blogspot.com

Anaté Merger 24/10/2018

Delicado
Leitura leve e rápida - terminei o livro em três dias - onde acompanhamos as desventuras de Cecilia e da sua família italiana recém-chegados no Brasil para trabalhar em uma fazenda de café quase falida e quem tem um herdeiro típico dos romances de época: lindo, bom e solteiro. As artimanhas da mãe do rapaz e de um amigo violento apimentam a trama. Tive a impressão de que algumas pontas soltas foram deixadas deliberadamente assim com a intenção de uma sequência. Vamos torcer!

Meu Vício em Livros 15/11/2019

Ótimo
Se não fossem 4 detalhes que me incomodaram nas páginas finais, teria dado 5 estrelas.

Michelle.Fagundes 27/02/2019

Simplesmente lindo!
Eternamente Cecília se mostrou muito mais do que um romance de época, graças à notável capacidade da autora de construir uma história com os pés em uma realidade histórica vivida no Espírito Santo, no século XIX.

Elysanna Louzada nos surpreende, mais uma vez, com uma belíssima obra. Os detalhes de um importante momento histórico foram contados com precisão e cuidado, tornando o livro uma preciosidade. Apaixonei-me pela história de Cecília e Francisco e sofri com eles as consequências de um verdadeiro amor.

Talita 17/02/2019

Em 1890, a italiana Cecilia Agrizzi embarca com a família em um vapor para o Brasil em busca de trabalho e das terras prometidas pelo governo do Espírito Santo. Cecilia vai trabalhar em uma fazenda de café, mas quando seu pai adoece, ela se transfere para a cozinha da casa de Estela Dias, uma arrogante aristocrata que não perde a chance de humilhar seus empregados.

Não são muitos os romances de época que tive o prazer de ler que se passavam no Brasil, então sempre estou ansiosa para conhecer algum. Conheci esse livro pela sinopse e havia me sentido atraída por ele, e ter a oportunidade de comprá-lo diretamente com a autora em um evento foi uma maravilha. Adorei cecília e seu irmão mais novo desde o começo. Encantei-me com a escrita da autora e odiei (como esperado) certos personagens que quem leu sabe muito bem quem.
Eternamente Cecilia é um romance encantador, com todo um cenário muito bem elaborado e que me fez querer conhecer mais sobre a autora (se tivesse um novo romance de época então...

Aisha Andris @AishandoBooks 18/11/2018

Um verdadeiro passeio histórico pelo Brasil pós-abolição da escravatura
Um livro lindo e muito bem escrito, com uma ambientação histórica impecável, resultado de uma pesquisa rica e minuciosa. Os detalhes que a autora foi colocando na história tornaram a leitura extremamente prazerosa e foram uma verdadeira aula sobre a vida dos colonos que chegaram aqui no final do século XIX em busca de trabalho nas lavouras de café, um tema tão pouco trabalhado em romances de época.
O romance descrito no livro também é maravilhoso e os personagens, extremamente interessantes. O Francisco é um homem justo e muito honrado, que realmente se preocupa em melhorar as condições de trabalho e de vida dos colonos que chegaram à sua fazenda. Além disso, é muito sedutor e consegue envolver Cecília com seu charme e fazê-la se entregar ao amor que sente por ele, ainda que com alguma relutância. Ela precisa comer o pão que o diabo amassou para ficar com ele, mas no final é recompensada com uma vida de genuína felicidade e um homem maravilhoso ao seu lado.
Para não dizer que gostei de tudo, teve certo personagem que fez grandes maldades, mas permaneceu impune, e isso não me agradou tanto. No entanto, não é nada que tenha diminuído o prazer que tive de ler este livro. Recomendo muito pra quem gosta de romances de época ou mesmo pra quem curte apenas uma linda história de amor entre patrão e empregada, um tema que faz muito sucesso na literatura contemporânea. Tenho certeza que quem der uma chance ao livro não vai se arrepender.

site: https://aishando.home.blog/

efinco 28/01/2019

Para sempre e sempre
Com um fundo histórico bem escrito e a narrativa fluída, fui me encantando com a bela italiana que fazia o que precisava fazer para lidar com as coisas e fazer a chance, que sua família estava tendo, dar certo. Confiando nas promessas feitas ainda na Europa, Cecilia e sua família vão trabalhar em uma fazenda de café onde descobrem logo de cara que as coisas podiam ser bem diferentes das que foram prometidas. Quando o pai de Cecilia adoece, ela consegue ir trabalhar na cozinha da casa grande da Fazenda de Estela Dias. Essa, uma arrogante aristocrata que não perde a chance de humilhar seus empregados, logo de cara deixa aquele ranço no leitor.O problema é que nada é tão ruim que não possa piorar, principalmente depois que o herdeiro, Francisco, um conquistador nato, interessa-se por ela.
E ele é um personagem que cresce durante a história e, conforme as coisas acontecem, ele escolhe fazer o que é certo, mesmo que não seja a coisa mais fácil a ser feita. Cheguei assim ao final do livro encantada com os detalhes históricos, desde os políticos aos da nova cultura trazida pelos europeus, pelo cuidado da autora com cada personagem e cada história, com cenas de amor de uma beleza e sensualidade muito bem escritas, sem cair na vulgaridade ou nos excessos.
A história do livro como um todo, cheia de riqueza e com um final, ah!! Que final!! Fez valer cada momento de leitura dessa história;

site: https://www.clubedofarol.com/2018/04/resenha-eternamente-cecilia.html