O Livro dos Médiuns

Resenhas - O Livro dos Médiuns

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Hugo Leonardo 23/11/2016

Mediunidade
A comunicação espírita nada mais é do que a comunicação entre os encarnados. Não comparo pela forma e sim pela essência. Livro fundamental que se deve ler muitas e muitas vezes.

Andre_Sch 21/07/2016

É um livro que leva os curiosos em respostas sobre manifestações e evocações, trazendo a teoria e meios de executar e identificar. Claro que aborda sobre a Mediunidade e como organizar um Centro Espírita, diria que é um material mais didático e teórico. Achei enriquecedor o capítulo das dissertações espíritas.

Francisco de Assis 26/05/2016

O livro dos Mediuns
Quando o tive em minhas mãos o devorei por completo. Encontrei explicações lógicas sobre assuntos que tanto refletia e buscava explicação. "Kardec irmão tuas grandes obras lendo; esta alma que antes era espinho e larva e hoje já tem o X desse àporo tremendo..."

Hugo.Sismil 21/01/2016

Acredito que devemos considerar um livro que aborda um assunto ( mediunidade, tipos de mediuns, diferentes manifestaçoes, entre outros) praticamente do zero e com isso nao podendo se aprofundar por completo como gostariamos, mesmo Kardec dando uma aula de logica e pesquisas realizadas. Mas sem duvida é um acervo essencial para se conhecer um dos pilares da doutrina, e dar continuidade com outros exemplares. Tirando tambem a leitura um tanto cansativa, tive momentos de prazeres e uma gama de conhecimentos adquiridos. Indicaria de olhos fechados a quem deseja se instruir estudando o Espiritismo.

Valério 01/09/2015

Tão importante quanto cansativa
Dos livros chave da Doutrina Espírita, este me foi o mais enfadonho.
O livros dos Espíritos, bem como o Evangelho Segundo Jesus Cristo me pareceram bem mais interesssantes.
Além disso, O livro dos Médiuns se mostrou muitas vezes muito repetitivo. E foca demasiado em questão físicas que tornam possível a mediunidade, a meu ver, um pouco excessivamente.
Muito útil e esclarecedor, por sua vez. Mas pelos motivos expostos, muito cansativo. Não é das melhores obras da Doutrina, quanto à técnica e organização.

Moitta 29/06/2015

“Em lógica elementar, para se discutir uma coisa é preciso conhecê-la, porquanto a opinião de um crítico só tem valor quando ele fala com perfeito conhecimento de causa.”

“Todo ensino metódico deve partir do conhecido para o desconhecido.”

“Todas as ideias sempre tiveram fanáticos exagerados e é preciso que se seja dotado de juízo muito obtuso, para confundir o exagero de uma coisa com a própria coisa.”

“Podem obter-se curas unicamente por meio da prece? Sim, algumas vezes, desde que Deus o permita. Pode acontecer, no entanto, que o bem do doente esteja em sofrer por mais tempo e então julgais que a vossa prece não foi ouvida.”

“Que cada um invoque o seu Espírito protetor com fervor e confiança, caso seja necessário, e muitas vezes se admirará das ideias que lhe surgem como que por encanto, quer se trate de uma resolução a tomar, quer de alguma coisa a fazer. Se não surge nenhuma ideia inicialmente, é que se deve esperar.”

“Por meio de que sinal se pode reconhecer a censura nesta interrupção? Basta o médium interrogar a sua consciência e perguntar a si mesmo qual o uso que tem feito de sua faculdade, qual o bem que dela tem resultado para os outros, que proveito tem tirado dos conselhos que eles lhe dão, e terá a resposta.”

“estudai e observai. Observação - Quando uma pessoa nos fala, distinguimos facilmente o que vem dela daquilo de que ela é apenas o eco. O mesmo se verifica com os médiuns.”

“Todas as faculdades sã favores pelos quais a criatura deve render graças a Deus, visto que há homens que estão privados delas. Poderíeis também perguntar por que Deus concede boa visão a malfeitores, destreza a trapaceiros, eloquência aos que só a utilizam para o mal. O mesmo se dá com a mediunidade. Se há pessoas indignas que a possuem, é que precisam dela mais do que as outras para se melhorarem. Pensais que Deus recusa meios de salvação aos culpados?”

“a luz sempre chega ao que deseja recebê-la. Todo aquele que queria esclarecer-se deve fugir das trevas, e as trevas se encontram na impureza do coração.”

“As qualidades que, de preferência, atraem os Espíritos bons são: a bondade, a benevolência, a simplicidade do coração, o amor ao próximo, o desprendimento das coisas materiais. Os defeitos que os afastam são: o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam o homem à matéria.”

“De tudo se colhe um ensinamento, mesmo das piores coisas. Cabe a vós saber colhê-lo.”

“Se o homem conhecesse o futuro, não cuidaria do presente.”

“Não vos esqueçais de que o fim essencial, exclusivo mesmo, do Espiritismo é a vossa melhora e que, para a alcançardes, é que os Espíritos têm a permissão de vos iniciarem na vida futura, oferecendo-vos exemplos de que podeis aproveitar. Quanto mais vos identificardes com o mundo que vos espera, tanto menos saudosos vos sentireis desse orbe onde agora estais. Eis, em suma, o fim atual da revelação.”

“Tem que progredir em tudo, pelo esforço no trabalho. Se lhe dessem as coisas inteiramente prontas, para que lhe serviria a inteligência? Seria como um estudante, cujas tarefas fossem feitas por outro.”

“não pedir ao Espiritismo senão o que ele possa dar. Seu fim é o melhoramento moral da Humanidade; enquanto não vos afastardes desse objetivo, jamais sereis enganados, pois não há duas maneiras de se compreender a verdadeira moral, aquela que todo homem de bom senso pode admitir.”

“Se os homens não tivessem senão que se dirigirem aos Espíritos para saberem de tudo, estariam privados do livre-arbítrio e fora do caminho traçado por Deus à Humanidade. O homem deve agir por si mesmo. Deus não envia os Espíritos para lhe aplainarem a estrada material da vida, mas para lhe prepararem a do futuro.”

“Uma reunião só é verdadeiramente séria quando se ocupa de coisas úteis, com exclusão de todas as demais.”

“Um reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros, formando uma espécie de feixe. Ora, quanto mais homogêneo for esse feixe, tanto mais força terá.”

“A unanimidade desse concurso exerce sobre ele uma espécie de ação magnética que decuplica seus recursos, ao passo que a indiferença e a hostilidade o perturbam e paralisam. É por isso que os aplausos arrebatam os atores. Ora, os Espíritos, muito mais impressionáveis do que os humanos, devem sofrer mais fortemente ainda a influência do meio.”

“do orgulho que se irrita à menor contradição”

“Os homens de bem sempre se acham comprometidos na medida certa; já os mal-intencionados se comprometem excessivamente.”

“Os trabalhos de cada sessão podem regular-se da maneira como se segue:
1o - Leitura das comunicações espíritas recebidas na sessão anterior, depois de passadas a limpo;
2o - Assuntos Diversos - Correspondência - Leitura das comunicações obtidas fora das sessões - Narrativas de fatos que interessem ao Espiritismo;
3o - Matéria de Estudo - Ditados Espontâneos - Questões diversas e problemas morais propostos aos Espíritos - Evocações;
4o - Conferência - Exame crítico e analítico das diversas comunicações. - Discussão sobre diferentes pontos da ciência espírita.”

“Que importa crer na existência dos Espíritos, se essa crença não torna melhor o homem, mais benevolente e mais indulgente para com os seus semelhantes, mais humilde e mais paciente na adversidade?”

“Nunca me cansarei de recomendar que vos confieis ao vosso anjo da guarda, para que vos ajude a estar sempre vigilantes contra o vosso mais cruel inimigo, que é o orgulho.”

“Que as vossas ações estejam sempre em harmonia com a vossa consciência e tereis nisso um meio certo de centuplicardes a vossa felicidade nessa vida passageira e de preparardes para vós mesmos uma existência mil vezes ainda mais suave.”

“o Espiritismo é simplesmente uma moral e que não deve sair dos limites da filosofia, nem mais, nem menos, se não quiser cair no domínio da curiosidade. Deixai de lado as questões de ciência. A missão dos Espíritos não é resolvê-la, poupando-vos ao trabalho das pesquisas. Tratai antes de vos melhorardes, pois é assim que realmente progredireis.”

“O silêncio e o recolhimento são condições essenciais para todas as comunicações sérias.”

Gui 05/11/2013

Informativo e essencial
Para todos aqueles (espíritas ou não) que querem entender um pouco mais as questões que giram em torno da mediunidade, esse livro se faz especial.
Com uma didática impressionante e cativante, Kardec, com auxílio essencial dos espíritos superiores, passa a sua mensagem de forma direta.
As condições para a mediunidade, os tipos de mediunidade, o que ÑÃO é espiritismo...
Leitura cativante e boa demais!

Rapha 10/09/2012

Curso de Orientação e Educação Mediúnica - COEM
Iniciando o curso em fevereiro de 2012, necessário foi, portanto, iniciar também a releitura desta tão indicada obra de Allan Kardec, um dos marcos de sua coleção.

Nikholli 26/07/2012

Livro com inúmeras especificações das faculdades mediúnicas. Ótimo para se reconhecer e desenvolver um médium.

Gabriel 10/05/2012

O livro dos médiuns
Muito bom!
Clássico do espiritismo.
O livro possui uma leitura fácil, porém o conteúdo não é tão simples. Acredito que não deva ser o primeiro livro sobre a doutrina que as pessoas devam ler.
O ideal é ler "O livro dos espíritos" primeiro, depois "Os exilados de capela", para depois mergulhar no Livro dos Médiuns. Pois possui diversos conceitos, e se não possuir uma base sobre a doutrina, as pessoas podem achar que ser médiun depende apenas de estudo e prática, e não é tão simples desta maneira.

Leonardo Rosa 02/02/2012

Excelente
Allan Kardec escreve de forma muito objetiva e didática. Muitos aspectos da doutrina estão muito bem explicados e o método lógico, usado nos primeiros capítulos, para se chegar à conclusão de que existem espíritos é perfeita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6