O Livro dos Médiuns

Resenhas - O Livro dos Médiuns

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 22/05/2022

Alguns destaques
1. "As almas tiram de si mesmas a sua felicidade ou a sua desgraça; que a sorte delas está subordinada ao estado moral de cada uma; que a reunião das almas boas e afins constitui para elas uma fonte de felicidade;" (destaque ou posição 153-154)

2. "O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bem. Há corações aflitos a aliviar, consolações a dispensar, desesperos a acalmar, reformas morais a operar. Essa é a sua missão e aí ele encontrará a verdadeira satisfação." (destaque ou posição 526-528)

3. "O essencial é que o homem aplique o Espiritismo em aperfeiçoar-se moralmente;" (destaque ou posição 921-921)

4. "Deus adverte o homem de que deve desconfiar de suas próprias luzes, pois chegará o dia em que a ciência do mais sábio será confundida." (destaque ou posição 1344-1346)

5. "O fenômeno de transporte apresenta uma particularidade notável: alguns médiuns só o obtêm em estado sonambúlico, o que facilmente se explica. Há no sonâmbulo um desprendimento natural, uma espécie de isolamento do Espírito e do perispírito, que deve facilitar a combinação dos fluidos necessários. É o caso dos transportes de que temos sido testemunha." (destaque ou posição 1762-1765)

6. "Médium é toda pessoa que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos." (destaque ou posição 3119-3119)

7. "[...] raras são as pessoas que não possuam alguns rudimentos dessa faculdade. Pode-se, pois, dizer que todos são mais ou menos médiuns." (destaque ou posição 3120-3121)

8. "Os Espíritos realmente superiores são sempre calmos, dignos e benévolos; se não são ouvidos de maneira conveniente, retiram-se e outros lhes tomam o lugar." (destaque ou posição 3409-3410)

9. "[...] a evocação pode ser formulada assim: Em nome de Deus todo-poderoso, peço que tal Espírito se comunique comigo. Ou então: Peço a Deus todo-poderoso que permita a tal Espírito comunicar-se comigo; ou qualquer outra fórmula que corresponda ao mesmo pensamento." (destaque ou posição 3860-3862)

10. "No médium aprendiz, a fé não é condição rigorosa; sem dúvida lhe secunda os esforços, mas não é indispensável; a pureza de intenção, o desejo e a boa vontade bastam." (destaque ou posição 3916-3917)

11. "Aquele que vê claro e tropeça é mais censurável do que o cego que cai na valeta.” (destaque ou posição 4453-4453)

12. "As qualidades que, de preferência, atraem os Espíritos bons são: a bondade, a benevolência, a simplicidade do coração, o amor ao próximo, o desprendimento das coisas materiais. Os defeitos que os afastam são: o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam o homem à matéria." (destaque ou posição 4516-4519)

13. "Não foram os médiuns nem os espíritas que criaram os Espíritos, mas, ao contrário, foram os Espíritos que fizeram que houvesse espíritas e médiuns." (destaque ou posição 4859-4860)

14. "Ninguém pode curar o doente que se obstina em conservar o seu mal e nele se compraz." (destaque ou posição 4966-4967)

15. "Seria loucura querer suprimir uma coisa que oferece grandes vantagens, só porque alguns imprudentes podem abusar dela." (destaque ou posição 5059-5060)

16. "Por que Deus permite que os Espíritos maus se comuniquem com os homens e digam coisas ruins? “De tudo se colhe um ensinamento, mesmo das piores coisas. Cabe a vós saber colhê-lo. É preciso que haja comunicações de toda espécie para que aprendais a distinguir os Espíritos bons dos maus e para que vos sirvam de espelho a vós mesmos.” (destaque ou posição 5381-5384)

17. "O médium, em suma, deve evitar tudo o que possa transformá-lo em agente de consulta, o que, aos olhos de muita gente, é sinônimo de ledor de sorte." (destaque ou posição 5514-5515)

18. "São Luís explicou a razão desse fato na resposta seguinte: “O nome de Deus só tem influência sobre os Espíritos imperfeitos quando proferido por alguém que possa servir-se dele com autoridade, em razão das virtudes que possua. Pronunciado por quem não tenha superioridade, é uma palavra como qualquer outra. O mesmo se dá com as coisas santas com que se procure dominá-los. A arma mais terrível se torna inofensiva em mãos inábeis ou incapazes de manejá-la”. (destaque ou posição 5562-5566)

19. "Certos objetos, como medalhas e talismãs, têm a propriedade de atrair ou repelir os Espíritos, conforme pretendem algumas pessoas? “Esta pergunta é inútil, pois sabeis perfeitamente que a matéria não exerce nenhuma ação sobre os Espíritos. Ficai bem certo de que um Espírito bom jamais aconselhará semelhantes absurdos. A virtude dos talismãs, seja qual for a natureza deles, nunca existiu, a não ser na imaginação das pessoas demasiado crédulas.” (destaque ou posição 5692-5696)

20. "A encarnação só se torna definitiva no momento em que a criança respira. Porém, desde a concepção do corpo, o Espírito designado para animá-lo é tomado por uma espécie de perturbação que aumenta à medida que o nascimento se aproxima, tirando-lhe a consciência de si mesmo e, por conseguinte, a faculdade de responder. (Veja-se O Livro dos Espíritos, “Retorno à vida corporal – União da alma ao corpo”, questão 344.)" (destaque ou posição 5923-2926)

21. "Como já tivemos ocasião de dizer, uma das grandes dificuldades da mediunidade é a obsessão e a fascinação. Eles, pois, podem iludir-se de muita boa-fé sobre o mérito do que alcançam e facilmente se concebe que os Espíritos enganadores têm inteira liberdade de ação quando lidam com um cego. É por essa razão que afastam o seu médium de toda fiscalização; que chegam mesmo, se for preciso, a fazê-lo tomar aversão a quem quer que possa esclarecê-lo." (destaque ou posição 6740-6743)

22. "Quando as reuniões se realizam em dias e horas certos, eles se preparam antecipadamente e é raro faltarem. Alguns chegam a levar a pontualidade ao excesso. Ofendem-se com o atraso de um quarto de hora e, se eles mesmos marcarem o horário da reunião, será inútil chamá-los antes desse momento." (destaque ou posição 6804-6806)

23. "Quando a zombaria ataca o bem, deixa de provocar o riso e se torna desprezível." (destaque ou posição 6919-6920)

24. "Todos os homens são médiuns, todos têm um Espírito que os dirige para o bem, quando sabem escutá-lo. Agora, que uns se comuniquem diretamente com ele, valendo-se de uma mediunidade especial, que outros não o escutem senão com o coração e com a inteligência, pouco importa: não deixa de ser um Espírito familiar quem os aconselha." (destaque ou posição 7303-7306)

Danilo Barbosa 13/05/2022

Excelente
Leitura obrigatória e esclarecedora
Um livro que deve ser lido sem pressa, com tempo para reflexões. Principalmente se vens de outra ideia religiosa prévia.
Vale a pena cada minuto

Laís 24/03/2022

Leitura obrigatória e esclarecedora
Vale a pena cada minuto.

Bia Morais 22/03/2022

O livro dos médiuns - opinião
Livro que faz parte das obras básicas do espiritismo, é muito informativo e esclarecedor.
O li em forma de estudo no meu curso de médiuns e achei fantástico ir lendo, comentando e tirando dúvidas com os demais, deixou a leitura mais fácil.
Recomendo a leitura, assim como das outras obras básicas

Ana Salafica 17/02/2022

É complicado fazer esse tipo de crítica a um livro religioso, mas os capítulos iniciais me irritaram bastante. Me parece que o autor se demorou demais tentando convencer o leitor que o Espiritismo é científico (coisa que não é verdade) e me pareceu muito "ofendidinho" com os críticos da doutrina e seus não adeptos.
Ao meu ver, O Livro dos Espíritos com suas perguntas e respostas diretas foi de leitura muito mais agradável e dinâmica que este. Em diversos momentos Kardec parece se demorar demais na discussão de algumas ideias, que por vezes voltam a se repetir outras vezes no decorrer do livro. Poderia facilmente ter 2/3 das páginas que tem sem perder nada em conteúdo; talvez até menos.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/01/2022

O Livro dos Médiuns
Publicado pela primeira vez em 1861, O Livro dos Médiuns é uma das obras básicas do espiritismo e reúne o ensino dos espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo espiritual e o desenvolvimento da mediunidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9782346000821

Jackie 26/01/2022

Todos somos médiuns, mas é preciso filtrar e está atendo para que não se desvie da moral e dos ensinamentos de Cristo.

Alexandre.Cozzolino 22/12/2021

Mais um básico de Kardec
Trata-se de outra obra básica da doutrina espírita que todos aqueles que se interessam pelo estudo sério do espiritismo devem ler. Recomendo primeiramente a leitura do Livro dos Espíritos, assim melhor compreenderá tudo o que é dito nesta obra.
Muito é falado sobre as formas de comunicação dos espíritos para com os vivos, assim como das capacidades que cada médium possui.
Além disso, muito se frisa sobre a forma da escrita e das ideias dos espíritos mais elevados, e como distinguir as comunicações feitas por estes daquelas feitas pelos espíritos menos elevados.
Edu 22/12/2021minha estante
li um livro sobre espiritismo há muito tempo, do autor James Van Praag, gostei do assunto. queria me aprofundar mais no tema, esse q vc acabou de ler seria bom para alguém que não tem muita familiaridade com essa temática?

Alexandre.Cozzolino 23/12/2021minha estante
Oi Edu! Sugiro começar com o Livro dos Espíritos, também do Kardec. Por ser um livro escrito no século 19, ele é escrito em uma linguagem bem culta, mas logo você se acostuma. Alem disso, os livros de Kardec são de domínio público, então você consegue encontrar facilmente online para download.
Espero ter ajudado!

Daniel Neves 26/11/2021

Guia dos médiuns
?A dúvida, no que concerne à existência dos espíritos, tem como causa primária a ignorância acerca da verdadeira natureza deles.?

Henrique_ 08/10/2021

Terceira obra de Kardec, publicada em 1861, "O livro dos Médiuns" é um livro teórico-instrumental. A primeira metade do livro é bem teórica e traz, sob uma perspectiva investigativa, com métodos e sistemas, definições e ideias basilares da doutrina espírita, manifestações espirituais diversas, com termos específicos, cujo glossário pode ser consultado ao fim da obra. Essa parte é realmente densa, um tanto abstrata, o que me fez desgostar um pouco da leitura e, por isso, dei 3 estrelas. A segunda metade do livro, por outro lado, foi mais interessante e pude conhecer a respeito dos fenômenos mediúnicos e, sobretudo, da preocupação da doutrina em tornar os seres humanos melhores uns para com os outros e o mundo. No item 350, destaco: "que importa crer na existência de Espíritos, se essa crença não torna melhor o homem, mais benevolente e mais indulgente para com seus semelhantes, mais humilde e mais paciente na adversidade?"

MWeirich 27/08/2021

Este livro é essencial para se compreender plenamente a doutrina espírita. Um estudo profundo e esclarecedor sobre o mundo espiritual e um guia para todos os médiuns e sociedades espíritas.

Leticia2513 19/07/2021

Só não foi 100% perfeito p mim porque ele é mais voltado ao espiritismo, mas mesmo assim é um livro essencial para quem é medium e quer entender melhor sobre esse assunto.
Vale muito a pena essa leitura p umbandistas.

Marcelo 09/05/2021

Uma obra essencial para quem quer adentrar este universo
Excelente obra de Allan Kardec e indispensável para todos que buscam mais sobre essa doutrina.

Este livro faz parte das cinco obras básicas:
1857 - O Livro dos Espíritos
1861 - O Livro dos Médiuns
1864 - O Evangelho segundo o Espiritismo
1865 - O Céu e o Inferno
1868 - A Gênese

Esta obra reúne "o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo".

O livro é muito bom e valioso para todo aquele que quer adentrar o tema. Em alguns momentos um pouco repetitivo, mas que não impacta no valor da obra

sabren 02/05/2021

esse livro reúne questões importantes sobre o espiritismo e o processo de manifestações e comunicações. bem esclarecedor e explicativo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6