Um Encontro de Sombras

Um Encontro de Sombras V. E. Schwab

Resenhas - Um Encontro de Sombras

Lauraa Machado 14/09/2018

Uma ponte um tanto pesada para o terceiro
Ninguém está mais surpreso do que eu por uma nota tão baixa para a continuação de um livro que eu tinha achado incrível. Juro que eu não esperava grande coisa. Sempre leio resenhas dos livros antes, e isso muitas vezes me faz ajustar minha expectativa. Para esse, já comecei esperando que nada fosse acontecer até quase o final. Eu estava preparada, armada com meu amor pelos personagens principais, Kell e Lila, achando que seria diferente para mim. Imagine meu espanto quando continuar lendo o livro se tornou uma obrigação da qual eu queria fugir loucamente.

Antes de mais nada, quero deixar claro que a autora escreve muito bem. Não tem como negar a complexidade do seu universo, a habilidade de deixar muita coisa subentendida, de trabalhar cenas sem deixar nada óbvio, sem explicar nada, mas ainda assim conseguindo passar mais do que você vê nas linhas e do seu talento para dar milhares de camadas para cada personagem, não se enrolar em nenhuma e não forçar nada para agradar leitores. Victoria Schwab é extremamente talentosa, e eu pretendo ler todos seus livros ainda.

Dito isso, tenho que admitir que esse livro não é divertido. Ele é pesado. É parado. Te faz se perguntar por que está lendo. Sim, eu acho que personagens incríveis são o suficiente para ficar lendo sem parar, mas isso quando o universo não é complexo e pesado. Se essa fosse uma história mais simples, seria bem mais fácil de agradar. Mas cada cena desse livro tem conteúdo, tem propósito, ainda que não claro e bem direcionado. Não tem nenhuma por pura razão de descontração e diversão. De fato, não me lembro de nenhuma cena realmente divertida do começo ao fim. Foram quinhentas páginas de informações, bem trabalhadas, mas pesadas demais.

Minhas expectativas estavam certinhas. Não aconteceu nada por mais de trezentas páginas de um livro de quinhentas (li a versão britânica). Kell e Lila só se encontraram quando faltavam menos de cem para mim (é bom já ir ajustando sua expectativa aí também, ou você pode se frustrar - tá, talvez se frustre mesmo assim). Os jogos dos elementos (traduziram assim?) são interessantes mas essencialmente inúteis. E esse segundo livro não poderia ser descrito como nada além de uma ponte para levar ao terceiro. Quando a história parece que vai mesmo acontecer, ele acaba. E minha vontade de ler o último está se escondendo por enquanto (se alguém a vir, me avise).

Não sei se funcionaria, mas, se eu fosse a autora, teria feito o livro começar nos jogos e transformaria todo o resto em lembranças ou voltaria com a narração para ir alimentando o que precisava de desenvolvimento. E, aliás, vale lembrar que a única coisa que eu acho que precisava mesmo de desenvolvimento era o Alucard, que apareceu pela primeira vez e precisou nos conquistar antes de mostrar para que veio (e conquistou, admito, desde sua primeira cena). De resto, não havia mesmo a necessidade de contar cena por cena e só serviu para quebrar todo o ritmo da história.

Se você já leu Six of Crows, pense comigo, imagine que a Leigh Bardugo tivesse decidido começar sua historia quando todos eram crianças, em vez de usar suas histórias de vida como lembranças durante a parte que realmente importa. Sem rumo mesmo, sem propósito além da passagem dos dias. Quanto tempo você aguentaria ler sem se perguntar por que estava ali, por que aquilo tudo era relevante? Eu não passaria do primeiro quarto, e super me considero compreensiva.

Existem outros problemas pequenos no livro. O Rhy é um deles, na minha opinião. Se eu fosse o Kell, teria me matado só para ele morrer, de tanto que a infantilidade dele me irritou no começo. Mas o problema não é ele ter sido irritante, muitas pessoas são, não faria sentido esperar que todas sejam agradáveis; o problema foi ele ter mudado tão rápido do nada depois de alguns capítulos. Primeira vez em que eu vejo a autora dar um tropeço desses no desenvolvimento de um personagem, mas fiz questão de relevar.

O Kell foi deixado para trás nesse livro, o foco realmente é da Lila. O desenvolvimento dele é bem pequeno, se comparar seu final com o começo. Fiquei até um pouco incomodada com o da Lila - já está passando da hora de ela se desapegar de algumas coisas e mudar em algumas questões, - mas o do Kell foi quase inexistente. Pareceu só um jeito de preparar o terreno para o próximo livro. Aliás, a relação dele com os "pais" me deu raiva demais! Não sei como ele não se descontrolou quando eles deram, na minha opinião, mais do que razão necessária para ele se tornar um vilão. Eu já teria colocado fogo no castelo, admito. Mas Kell é aparentemente uma pessoa melhor que eu.

E, sim, a Lila tem alguns problemas também, como ela sentir que não é como as outras garotas, mas eu entendo isso como seu jeito de não se identificar exatamente como uma garota (ou o que propõem para as garotas na sua época e nesse universo). Não, ela em nenhum momento fala isso, também nem precisa especificar o que acha que é, nem precisa dar nomes. Não vi ela tentando diminuir outras garotas, ainda mais que não existem outras garotas relevantes no livro (e essa é uma crítica de verdade. Tem muitos homens interessantes aqui e uma única garota, como se só a protagonista precisasse existir). Ela só é ela mesma, complicada, contraditória, um poço de insegurança e arrogância e coragem e covardia, que é uma coisa linda. É uma das minhas personagens favoritas, mas não conseguiu aguentar o peso de um livro parado como esse, nem com a ajuda do Alucard e do Kell.

O fato é que eu não me diverti lendo, fiquei rezando para acabar logo e desisti de ler o terceiro em seguida. Claro que ainda vou ler, em algum momento, mas não agora. Se fosse ler agora, já começaria odiando tudo e me recuso a aceitar que vou terminar essa trilogia com raiva e desgosto. Vou me deixar esquecer de como foi difícil terminar esse. Quando eu só lembrar do quanto amo a Lila, com todos seus defeitos e problemas (ver pessoas a criticando só me mostra como as pessoas realmente odeiam garotas que não são perfeitas), o Kell, com seu jeito nobre e seus mistérios e o Alucard, que é dono do meu coração agora, parte de um dos meus ships favoritos. São eles que vão me fazer querer continuar a trilogia outra vez.
Henrique 14/09/2018minha estante
É muito ruim quando vamos ler um livro que já sabemos que será incrível e nos decepcionamos ao ler, pois temos gostos diferente. Agora saber que um livro vai ser ruim, por ter lido algumas resenhas e dai nem nos surpreendemos com nada, pior ainda é quando segue uma trilogia. Nesse seu tem uns Ships pra te dar Ânimo! Kkkkk

Nati 14/09/2018minha estante
Primeira vez que discordamos de um livro! Eu amei Um Encontro de Sombras mais do que Um Tom Mais Escuro, principalmente por essa ambientação mais rica e expansão da construção de mundo. De forma alguma achei chato maçante ou desnecessário: ao contrário, a cada cena, cada informação, só me fazia querer ler mais. Adorei a inserção da Londres Negra e acompanhar as mudanças na Branca, e o que isso vai acarretar para o volume final. Rhys, Alucard e Kell sem dúvidas meus favoritos, e achei que Kell teve o melhor plot aqui, explorando as consequências do livro anterior e a sensação de não pertencimento e rebeldia dele. Já Lila caiu MUITO pra mim nesse livro, criei um rancinho dela - parece que ela faz questão de ser impulsiva e faz certas coisas só pra aparecer/mostrar que pode/criar confusão. Ela sabe que vai dar merda e vai lá e faz. Ela fere os outros de propósito e parece que rejeita a idéia da própria felicidade. Eu gosto dessa atitude dela de não precisar se encaixar em padrões e ser desafiadora e meio anti-heroina sem muita moral, mas aqui ela teve atitudes tão 'chocar por chocar' que não me convenceram. O final me deixou tensa e me coçando pra ler o último, mas sou daquelas que quer a coleção bonitinha na estante, e como comecei pela veraão BR, me resigno a esperar sair o último pelas editoras aqui.

Lauraa Machado 14/09/2018minha estante
A Lila é bem chocar por chocar, mas eu acho isso tão coerente para ela, que não me incomoda. Sem contar que ela não faz isso para os outros, faz para si mesma, por causa da sua própria insegurança, porque precisa provar para si mesma que não se importa com as consequências, que consegue. Se ela não fosse tão insegura, isso seria bem intragável para mim, mas faz total sentido aqui. E o Rhy é bem do tipo inconsequente e que não se importa com o que causa aos outros e todo mundo gosta dele! Haha mas isso só no começo. Sobre o Kell, acho que foi só uma preparação para o próximo, porque ele não precisava ter levado o livro inteiro para avançar tão pouco, ainda mais um livro tão grande. O primeiro é mais curto e o crescimento dele lá é bem maior. Eu acho incrível mesmo o jeito da autora de enriquecer o mundo nesse livro, mas acho também que ela devia ter encontrado um jeito mais divertido de fazer isso, porque cheguei a pensar em largar a leitura. Foi muita informação e construção para ligar só ao próximo livro, mas a parte que mais me incomodou foi não ter um objetivo que me fazia querer continuar lendo, foi não ter ficado curiosa ou interessada por nada. E, nossa, a gente tá discordando bem, porque eu achei a parte da Londres preta e branca INSUPORTÁVEL. Toda vez que via que a Ojka ou certa outra pessoa ia aparecer, já sofria por antecipação e queria pular os capítulos! Mas também acho que a grande razão da minha nota foi eu não ter combinado com a história. É mais por minha causa do que pelo livro em si.

Nati 14/09/2018minha estante
Entendi! Eu achei a Okja chatinha, mas a personagem dela tinha um propósito por conta do outro personagem que faz parte do núcleo dela. Eu estava super curiosa pra saber se seríamos levados à Londres Preta pela autora que adorei o fato dela ter aparecido e termos visto como é esse mundo tragado pela magia. A parte da Londres Branca é legal pela transição e jogos de poder, que já é característico dessa Londres desde o livro um, e claro que com o que aconteceu ali algo de drástico iria ter de acontecer e foi algo que precisava enquanto leitora acompanhar. O que me incomoda na Lila nesse livro é que ela fica nisso de querer provar pra si e pros outros que ela não se importa com nada nem ninguém, só com ela mesma, mas fica claro que não é bem assim ou ela não teria guardado o relógio, ou os trajes da lojista, e ai fica parecendo meio infantil essa atitude dela - tipo, eu sou tão badass que nada me incomoda e eu faço coisas loucas e impulsivas para provar isso. Só que a Lila já é badass por vários outros motivos, não acho que ela precise ficar fazendo um monte de besteira que ela sabe que vai dar errado ou machucar alguém pra provar isso, pelo menos não mais. Era explicável quando conhecemos a personagem no primeiro volume, e até um pouco no início deste, mas era algo que precisava ser desenvolvido nela e que pelo menos até o fim desse livro eu não vi acontecer. Claro que cada um quando lê tem uma expectativa e um sentimento durante a leitura e é sempre chato quando a gente vai esperando amar e se decepciona, e a leitura empaca por que você não consegue encontrar motivos pra continuar com ela. Tô meio que passando por isso com um livro agora, que não é nem de longe ruim, mas as coisas demoram anos pra acontecer e a leitura é bem lenta. Tomara que quando você voltar a sentir vontade de entrar nessa história o terceiro livro tenha saído por aqui, quem sabe possamos fazer um buddy read!

Lauraa Machado 14/09/2018minha estante
Então, eu sei que tudo que a autora mostrou tinha um propósito e é válido, é só o jeito que ela mostrou que me incomodou, além do tempo que ela passou nessa parte. E super concordo com o que você falou da Lila. Essa atitude é infantil sim, claro haha e se ela acabar a trilogia assim ainda, tudo que eu gostei nela vai perder o sentido. E também acho que ela precisava já ter superado uma boa parte do jeito dela nesse livro ainda! Ela tem muito o que mudar no terceiro! E eu adoraria fazer um buddy read com você! Haha

Nat 24/01/2020minha estante
Li as primeiras 100 páginas, fiquei com preguiça e vim ver se as pessoas concordam comigo kk mal comecei a ler e concordo com sua resenha. Decepcionada com o Rhy, com a paciência exagerada do Kell para a vida dele no palácio, mas, principalmente, com a autora que eu amo. Vou continuar lendo bem arrastado, torcendo para que eu mude de opinião em breve ai ai

Andriq.Goncalves 11/06/2023

V.E deveria ouvir mais pagode e deixar acontecer naturalmete
Antes de mais nada só quero deixar aqui antes que algum fanboy ou fangirl venha falar ? ESTA É MINHA OPINIÃO se a sua é diferente problema seu isso n munda oq eu penso.
Bem vamos lá...

Eu já n esperava grandes coisas desse livro principalmente da trilogia o livro 1 é um ok legalzinho de se ler num domingo à tarde, mas eu esperava muito que nesse 2° famoso chamado de livro ponte em trilogias, que tivesse um bom desenvolvimento dos mundos e das questões com a magia. Pena que isso foi mais ilusão da minha parte.
Aqui vemos um problema recorrente na Shwab ela tem boas ideias mas tem sindrome do impostor demais tentando agradar os fãs dela, a história começa já com um time skip do 2° e vemos a Lila (personagem mais forçado que existe) agr sendo uma pirata e lutando contra 15 homens e vencendo eles (o que é muito estranho pq lá na frente pra se construir um plot ela perde uma luta contra 3) e nisso aparece mais personagens e tudo mais. Mas como n quero resumir o livro aqui só falar todas as coisas ruins que me incomodaram vou direto ao ponto pra n ficar extenso.
Bem, vamos começar a falar sobre o desenvolvimento da Lila que pra mim é uma das coisas que mais incomodam nesse livro, pq aqui temos uma personagem que vem de um mundo sem magia que se embrenha em uma aventura pelos outros que contém a magia e acaba se envolvendo nos problemas desses mundos, até ai tudo bem, o problema começa quando a Shwab quer enfiar ela como uma personagem phoda a típica GIRL POWER mas no meio disso ela cria uma personagem nada condizente com a época que a a história se passa e que é totalmente irresponsavel e egocêntrica e que passa por todas as leis da magia criada pela Shwab sem sofrer NENHUMA consequência ("ah mas no livro 3 possa existir vc tem q ler pra ver" mas as coisas n funcionam assim a essa altura do campeonato já deveriamos estar por dentro de como tudo funciona aqui e n existe nenhum mistério sobre a Lila pq no 1° livro fica explicito que ela é uma Antari coisa que nem no 2° revelou ainda pq a autora acha que os leitores são muito bobos pra emtender) bem n quero mais falar da lila pq se n vão dizer que é perseguição então vamos falar do plot desse 2° e sobre o Torneio.
A pergunta q fica é qual era o plot???? Previsava mesmo de 550 páginas pra vermos oq aconteceu no final??????? A maior parte do livro só vemos a Lila sendo prepotente e forçando até o limite das coisas e o Kel andando pra lá e pra cá falamdo como a familía real está o tratando como um prisioneiro mas e dai???? Qual era o próposito desse livro??? Pq n tivemos desenvolvimento da familia real aqui?? Pq n tivemos um desenvolvimento que preste do Holland e Ostaro??? Precisava mesmo as coisas só serem jogadas assim e pronto??? Talvez eu esteja cobrando demais de um YA??? N sei mas já vi YA mais organizados e bem divididos em questão de apresentar as coisas que dão dadas como problemas.
E o Torneio hein?????? Todo mundo me falou que era a melhor parte do livro só que tipo SÉRIO QUE VCS FICAM EMPOLGADOS EM LUTAS MIXURUCAS DE 3 PARAGRAFOS??????? Falando nisso e os outros Imperios hein??? São tidos como ameaças em potenciais mas CADÊ O DESENVOLVIMENTO DELES??????
No geral n é um livro bom e assim Shwab decaiu muito pra mim dps desse e olha que estava ansioso viu, mas é tão ruim que mdss já quero até distância do livro novo da Cassandra Clare que é uma cópia descarada dessa trilógia aqui que nem o nome do Kel ela trocou mas fazer oq né de ruim por ruim n se reclama se fica pior.
leiturandressa 11/06/2023minha estante
arrasou, hein! o propósito desse livro foi só ser ponte pra o terceiro mesmo, porque ele simplesmente não tem importância ALGUMA. tbm compartilho da sua raiva pela Lila, eu evitava falar pq ela é muito amada, então né? tenho mais medo de bookstan do que do diabo.

Andriq.Goncalves 11/06/2023minha estante
Simmm eu super entendo que a maior parte das pessoas q amam a Lila são mulheres por falta de mais empoderamento feminino em fantasias só que o da Lila é muito forçado e tudo tem q se curvar a ela na história e a autora ignora pontos importantes só pra continuar fazendo dela uma Girl Power Badass que n me desce por n ser natural, e simplesmente esse livro realmente n tem muito proposito é só uma coisa ali que é jogada e os personagens n evoluem só regridem e eu fico mdss sério isso???

xNatalliax 03/08/2023minha estante
Arrasou! Falou tudo q eu queria botar pra fora. Que livro chato! Amei o mundo, gosto do Kell do Rhy e o Alucard ganhou meu coração... agora a Lila, meu Deus!!!! Garota insuportável!!! Que protagonismo forçado o desse livro viu... se ela não fosse a PROTAGONISTA "fodona" já tinha quebrado a cara a muito tempo. Queria ter visto ela levando uma surra no torneio, mas nem isso veio pq a criatura tira poder e controle do além. E sim, a autora acha q a a gente é burro e não percebeu ainda q elea é uma Antari

Andriq.Goncalves 03/08/2023minha estante
@Natalia psé menina eu até entendo q é um YA mas é tem coisas tão ilógicas nesse livro, e a forma como a autora tenta passar a imagem de personagem foda na Lila mas acaba gerando todos os esteriotipos possiveis sem falar na forma como ela realmente DO NADA faz coisas que ninguém do universo ali da magia fez durante anos de treinamento e em 4 meses ela simplesmente se torna a única a conseguir fazer o impossivel oq é bem ridiculo... essa trilogia foi uma decepção enorme pra mim v

letty biachi 20/09/2023

Gritando kell no ritmo de pyong leeeeee
Racionalmente entre pros e contras e qualidade, dou nota 4 assim como dei pro primeiro, mas no emocional, em questão de apego, esse daqui eu amei mais, esses personagens viraram meus protegidos.

agora, vamos por partes. eu tinha reclamado que o kell era meio apagado, sem uma personalidade memorável, mas aqui ele calou a minha boca, mostrou quem ele era e eu amei ele por isso, ainda mais quando gradativamente ele ia coringando um pouco mais, um querido, meu protegido.

o rhy me irritou no começo, pensei, ah pronto, mais um livro que o kell é protagonista mas ta aí pra narrar o acontecimento mais de terceiros do que dele próprio, porque me pareceu que ele tava vivendo pelo irmão, mas ainda bem que isso melhorou (e o senso do rhy também)
em contrapartida, enquanto acompanhamos a lila... bem, ela sabe como conduzir um livro, mas não tiro o crédito do alucard nisso porque ele claramente foi a cereja do bolo, ainda mais no começo, quando eu não estava fisgada ainda e somente focada no "a qualquer momento" de quando lila e kell iriam se reencontrar; spoiler: faltando 100 paginas pro livro acabar, então não fique na expectativa que nem eu, esperando e esperando os protagonistas voltarem um para o outro, mas olha, quando acontece vale muito a pena a espera, surtei demais com direito a gritinhos de uma garotinha, shippo demais eles agora, mesmo passando o livro todo distantes um do outro eles são um do outro.

enfim, ter introduzido o alucard nessa história foi uma escolha sábia, me diverti muito com ele, e ele tem essa vibe de gostosão que até shippei ele com a lila também, mas eu não sou um bom parâmetro de shipps, porque se for parar pra ver, em algum momento já shippei todo mundo com todo mundo nessa história então, ninguém manda todos serem carismáticos.

o livro demorou para me prender (uns 40%, ou seja, mais de 200 paginas), mas depois ele só foi melhorando cada vez mais, e o saldo final que ficou no meu coração foi de ter sido um livro foda, montando a bomba sutilmente e deixando ela pra explodir na última página e eu ficar que nem palhaça em surto.

achei o torneio de magia muito legal, mas confesso que meu cérebro ficou com um pouco de preguiça de trabalhar na imaginação fantasiosa dessa parte, porque senti que em muitos momentos do torneio eu não estava imaginando corretamente, justamente por ser muita informação e minha mente ter falado "não quero", o que é uma pena, porque acho que me perdeu um pouco na imersão.

de qualquer forma é um ótimo livro, em termos racionais ele ficaria no meu top 4 de livros da schwab que já li (10 ao todo), mas em termos de lugar no meu coração ele fica facilmente em segundo, perdendo somente para vilão, que é o maiorial pra mim, então ter essa posição é altíssima !!
Amanda 21/09/2023minha estante
amei

Maria17758 25/09/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK esse título!!!! Ai, leticia, não te aguento!

Maria17758 25/09/2023minha estante
Ameeei a resenha!!!

gab 06/07/2022minha estante
acho bom não ter abandonado mesmo?

gab 06/07/2022minha estante
concordo com tudo dito

love-olives 06/07/2022minha estante
No próximo eu n prometo nada!

jessleti 03/01/2021

passei mal
Foi cada virada da história que eu fiquei chocada e tive que parar por alguns minutos pra raciocinar.
simplesmente tudo de bom !!
Bobs 03/01/2021minha estante
Cada vez mais aumenta minha vontade de ler esse livro

jessleti 03/01/2021minha estante
vale muito a pena ler

Bobs 04/01/2021minha estante
Q bom ^^

DearSara 29/12/2021minha estante
Sim!! Esse livro é tudo pra mim, não vejo a hora de ler o terceiro ???
Pena que já fico com saudades desse universo..

julisianthus 29/12/2021minha estante
Eu já comecei o terceiro e to com aquele sentimento horrível de não querer que realmente acabe! Hahaha

Sarah.Meneses 14/01/2022

Terminar o livro dessa forma em puro caos e de deixar o leitor aos berros, surtando. E a forma como houve a mistura de emoções que senti mas não me fizeram largar, e sim ficar com uma pontada e vontade de saber o que viria a seguir. O arco foi centrado num mesmo espaço. Os personagens até fizeram ou tiveram conclusões previsíveis, mas não muda as atitudes que me deixaram sem norte de saber o próximo passo deles, isso é bom.
Fico aliviada de ter conhecido a trilogia depois do lançamento do terceiro livro, então tenho um calhamaço para ler a seguir. ;-)
Lore 14/01/2022minha estante
O terceiro livro é puro caos, da pra ler bem rápido. Espero que ame tanto quanto eu amei

Sarah.Meneses 17/01/2022minha estante
Ah sim, espero que surta e ao mesmo tempo "concordar" com o destino deles. Estou sem expectativas nenhuma com essa fagulha de caos deixada no segundo livro. Mas quando for ler o último que ler com calma e absorver cada emoção dele.

bela 18/04/2021

um encontro de sombras
"depois da tempestade vem a calmaria" esse livro é exatamente o contrario disso. eu sabia que estava tudo calmo demais para ser verdade.

eu amei esse livro. fazia tanto tempo que eu não lia um livro tão bom quanto esse, eu aproveitei cada palavra de cada página. pq essa trilogia não é mais famosa?

os personagens são muito bem trabalhados, o kell e a lila até se tornaram meus novos comfort characters. sem falar dos personagens novos e o desenvolvimento dos secundários antigos.

a autora consegue transmitir todos os sentimentos dela e dos personagens em cada palavra, ela se tornou uma das minhas autoras favoritas com toda certeza. a escrita dela nos faz transportar automaticamente para o livro, a sensação que ela passa é perfeita.

como previsto, o primeiro livro era mais uma introdução ao universo e esse vai aos poucos apresentando o problema principal da trilogia.

sinceramente, estou com medo do terceiro livro. vai ter MUITO conflito agora mas eu também estou muito ansiosa?.

enfim, ACREDITEM EM MIM, ESSES LIVROS SAO MARAVILHOSOS, LEIAM!
Gab 18/04/2021minha estante
o terceiro livro é ainda melhor ? é surto atrás de surto

bela 18/04/2021minha estante
aa to muito ansiosaa!

maluhmc02 18/03/2022

O que dizer dessa sequência além de ?perfeita??
O que me deixou intrigada sobre esse livro foi que os capítulos passados na Londres Branca eram curtos, minimalistas, como se a autora, junto com Holland, estivessem mantendo seus planos em segredo, guardando tudo para o final da triologia.

Sendo assim, o resto do livro serviu inteiramente para o desenvolver de cada personagem.

O vínculo entre Rhy e Kell era demais para que ambos suportassem e o desenrolar dessa tentativa de ?acalmar os nervos? se mostra? complicada e perigosa.

Lila teve seus poderes aprimorados com a ajuda de Alucard e descobriu ser capaz de ir muito mais além, mesmo a magia cobrando seu preço.

Além disso, as relações entre os personagens começaram a ficar mais fortes, com romances surgindo e sendo retomados.

E o que dizer do final? Confesso que, quando virei a página e vi os agradecimentos, fiquei frustrada por não ter uma continuação logo ali em minhas mãos. O jeito será descobrir o que aconteceu em ?Uma conjuração de luz?.
Luisa 20/03/2022minha estante
Tem mais romance do que no primeiro livro? Ou segue na mesma linha?

maluhmc02 20/03/2022minha estante
Segue a mesma linha, amg. Há um certo desenvolvimento, mas nada que induza a um comprometimento. E isso só acontece lá pelo final do livro.

Bianca.Avanci 09/10/2020

Que livro minha gente! Eu sou suspeita para falar sobre livros de fantasia, mas esse livro está realmente muito bom, o primeiro não me chamou muita atenção porém vejo que ele era apenas um prólogo para essa incrível continuação, acho que li as últimas 150 páginas tão rápido que nem parei para piscar, ansiosa para o final desse história no último livro.
Isabelle.Dias 05/03/2023minha estante
Quero leeeeer

Bianca.Avanci 05/03/2023minha estante
LEIAAA, é muito bom hahahah

tatiletenski0 25/07/2020

Pulasse logo para o 3 volume...
Escrever essa resenha é doloroso, pois eu terminei o primeiro livro completamente apaixonada pela história. Mas comecei e terminei o segundo livro com uma pergunta na minha cabeça: por que você decidiu escrever uma trilogia só para me enrolar?
"Um encontro de Sombras" me deu essa horrível sensação de estar sendo enganada a perdurar em uma história que poderia ter avançado e atingido a sua glória em um volume de várias páginas ou uma duologia caprichada. Ok, tudo bem, eu até aceitava ter três livros se a Victoria não tivesse me enrolado por 75% do livro de blábláblá.
Não vou ser injusta e dizer que foi um livro horrível, pois não foi, talvez este seria um roteiro incrível para trabalhar os livros em uma série que tivesse tempo para explorar em várias direções, mas esse livro foi arrastado ao ponto de torná-lo chato. Sou uma pessoa que lê rápido e esse livro me demorou três semanas para ser finalizado por que eu simplesmente não estava mais interessada em ler capítulos que me contavam as mesmas coisas que poderiam ser resolvidas rapidamente e ir direto ao ponto. E o mais triste é que os "finalmentes" da proposta do livro (que é os Jogos Elementares) foi uma decepção ainda maior. Por que diabos isso existiu? Para falar dos poderes da Lila? Essa competição não serviu de absolutamente de nada para a história e sequer foi algo legal de ler. Por que depois de ser enrolada por quase 80% do livro, montando uma expectativa do que poderia acontecer nos Jogos, ser uma competição inútil para o desenvolvimento foi TRISTE.
O livro só foi não foi horrível por que eu amei o Alucard Emery e sua construção de personagem e todos os capítulos da Londres Branca. E claro o penúltimo capítulo do livro que foi o único acontecimento realmente importante desse livro.
Termino esse livro com um medo da finalização dessa série no terceiro livro, por que estou realmente preocupada com a maneira que ela vai lidar com as problemáticas tendo feito um segundo livro tão desinteressante e maçante.
Alison 06/01/2021minha estante
Até que enfim achei um comentário que realmente expressa minha insatisfação com o segundo volume. Acho tão estranho o tanto de pessoas que deu 4/5 para esse livro medíocre.

Gabi 28/04/2021minha estante
mds alguém me entende! livro chato do caramba, só vou terminar pq é o jeito

Marcela Firmo 09/10/2021

Um encontro de sombras
Mano, como o Kell segue uma pessoa que nem conhece pra outra Londres???? Como ele pode ser denominado um dos magos mais fortes existentes e ser tão burro????? aí que ódio, sinceramente... Estava esperando uma tremenda estratégia do Holland pra capturar ele, e foi isso que aconteceu, misericórdia, que ódio
Yve 12/11/2021minha estante
SIM??? ACABEI DE ACABAR E TÔ MORRENDO DE RAIVA MEU DEUS KELL

Marcela Firmo 12/11/2021minha estante
MENINA NEM ME LEMBRA

Lavi 14/01/2022

Muito bommm
Em termos de ação eu achei que esse livro foi mais parado em relação ao primeiro, a emoção de verdade começa mais pro final.
O que eu gostei bastante nesse livro foi que a Lila ( que já é minha personagem favorita ) teve bem mais desenvolvimento.
A narrativa ótima como sempre, e dessa vez trazendo PIRATAS e finalmente o ALUCARD, e eu que achei que não tinha como essa trilogia melhorar.
Luisa 20/03/2022minha estante
Esse tem mais romance ou segue na mesma linha do primeiro?

Lavi 20/03/2022minha estante
Olha eu acho que esse tem mais romance que o primeiro, mas continua sendo bem pouco, no terceiro é que tem bem mais desenvolvimentoe relação ao romance

Blue 04/12/2021

O melhor da trilogia, pelo menos até agora
Se tem um mundo que eu amo com certeza é este. A forma como a magia é tratada,as Londres,tudo me faz sentir em casa.
Diferente do primeiro livro, o clima desse é mais tenso:Kell e Rhy vinculados, cada um com suas próprias cicatrizes para curar;Delilah em busca de liberdade e de respostas (Não acho que ela admitiria isso) e Alucard e seja lá o que ele esconde; Holland e sua nova fonte de poder; tudo isso contribuiu para me deixar apreensiva e ao mesmo tempo viciada na história.
roberta 04/12/2021minha estante
esse universo é maravilhoso demais

Blue 04/12/2021minha estante
Sim,é simplesmente fantástico