Batman: O Cavaleiro das Trevas

Batman: O Cavaleiro das Trevas Frank Miller

Resenhas - Batman - O Cavaleiro das Trevas

rubens.nt 24/04/2021

Frank Miller né pai?!!
Ah mano, essa com certeza está no hall de melhores HQ's não só do Batman, como também da história dos quadrinhos. Uma narrativa extremamente madura, e uma peculiaridade sem igual na arte do autor. Vale a pena com toda certeza. E obrigado ao mestre Miller, depois disso aí só HQ porreta do MORCEGÃO.
Nikki 24/04/2021minha estante
Ah, já quero ler! ??

Guga 26/03/2021

Uma das melhores histórias da 9ª arte.
Cavaleiro das Trevas 1 é de fato uma das melhores HQs de todos os tempos. A mensagem que o Frank Miller passa aqui é algo realmente incrível, atacando de forma direta toda a sensura que os quadrinhos vinham passando, falando sobre temas sérios, como governos fracos e mentirosos, ultra violência nas ruas de uma cidade em caos e tomada por gangues. Também fala sobre uma sociedade em crise, com pessoas perdidas que buscam participar de algo, buscando grandes líderes e formando grupos que logo mais os levam a um extremismo.
Também é muito interessante a discussão sobre a hipocrisia do governo, que julga o Batman e o caça pois ele estaria violando diversos tipos de leis, enquanto esse mesmo gover usa táticas injustas para exterminar tropas de outro país em uma guerra no exterior, enquanto o Batman continua mantendo seu método de não matar... (quando há essa opção).
Enfim, são tantas coisa que eu percebi e que me impressionaram mesmo sendo minha terceira leitura, mas para nao dar spoilers, termino afirmando que essa émas para ev fato uma das melhores HQs de todos os tempos.

Anotação: 1ª leitura em 2015; 2ª em 2018; 3ª em 2021.

Wandson.Oliveira 23/03/2021

Cavaleiro das trevas
Como já é sabido, o cavaleiro das trevas 1 é um verdadeiro clássico com uma história que vai muito além do herói, enquanto o cavaleiro das trevas 2 e uma junção de vários heróis e vilões com uma história muitas vezes sem pé nem cabeça e uma arte sofrível.

Victor.Novais 01/03/2021

Obrigatória para qualquer fã do Batman
Se pudesse resumir essa HQ, seria assim:Obra-prima. Miller nos brinda com o Batman que gostamos: frio, sombrio, inteligentíssimo e com um coração enorme e protetor por aqueles que verdadeiramente gosta. NA HQ ainda temos a ilustre presença de diversas personalidades caricatas da DC. Vale cada página lida, inclusive O Cavaleiro das Trevas 2 ( que, para alguns, é meio sem " pé nem cabeça").

Amanda Zanella 26/02/2021

Gostei muito! Leitura rápida, que te prende. Mas confesso que, por falta de conhecimento nesse universo das HQs, alguns acontecimentos e personagens que aparecem aqui me deixaram um pouco perdida.

Zuca 23/01/2021

Artistas que enveredam pelo caminho da produção de sequências desnecessárias tendem a se expor a expectativas irremediavelmente inatingíveis, e Frank Miller está mais para confirmador da regra do que para excessão: a continuação (2001) d'O cavaleiro das trevas publicada nesta edição serve apenas como souvenir de uma estética MTVesca pós-psicodélica exacerbadamente juvenil que hoje se constata risivelmente datada.

Já o projeto original (1986) ainda é extraordinário – se não mais revolucionário na sua mídia, definitivamente atemporal (ou ainda mais atual hoje) no conteúdo e na narrativa.

Para muito além da curiosidade da premissa (um Batman velho voltando à ativa), O cavaleiro das trevas se abre continuamente numa espiral crescente que a cada volta arrasta mais um novo aspecto da sua ambientação para dentro de um entrópico horizonte de eventos: psicologia, sociedade, política e, principalmente, o papel da mídia na cobertura de todos esses acontecimentos. A narrativa seria absurda se, descontados os fatos de que nela estão presentes arquétipos de heróis e vilões, não fosse absolutamente plausível em qualquer sociedade urbana moderna.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

TheKnup 31/12/2020

Um pacote irregular
A edição é linda. A capa tem um prateado lindo, muito diferente e os extras são a sobremesa ideal. O Cavaleiro das Trevas original é um clássico, e com mérito.

M A S no Volume II parece que fizeram uma aposta de quantos personagens aleatórios podem ser enfiados de uma só vez em uma história. Como tá tudo compilado em um pacote só, não posso dar a nota merecida pro Volume I e ignorar o segundo.

Rafael.GLima 24/12/2020

O Batman é fod#%!
O que falar dessa obra? Esse personagem é um dos meus preferidos da DC, é pela segunda vez que leio e realmente é algo diferente. Muitas coisas que você lê ali é tão atual, pode-se colocar aos dias de hoje. É definitivamente uma HQ para adultos, forte, polêmica em alguns pontos, forte e bem forte. Eu indico demais, você que não leu por favor, leia.

Anderson.Amin 20/12/2020

Um clássico onde se distinguem muito claramente as 2 partes que dividem a obra.
Gostei demais da primeira parte, onde se revelam as motivações de Bruce ao retornar as atividades do Homem morcego, e sua jornada de ressurgimento, queda e ascenção.
A segunda parte já é bem mais caótica. E em meio ao caos e confusão em que a historia mergulha, destaco o fato de, como de costume, a situação estar sempre sob controle para o Cavaleiro das Trevas.

ORaskol789 17/11/2020

Quadrinho que quebra barreiras
Cavaleiro das trevas é o melhor filme de super-herói,A HQ é ainda melhor,TOP 5 melhores quadrinhos,é um quadrinho político, reflexivo ético, e de resistência . Ideal para quem que saber ainda mais do Coringa,do Batman, do Duas caras ,etc . É impressionante como o Quadrinho é motivador e inspirador , Leia ! . Em agradecimento a Frank Miller

04/11/2020

Gostei
Eu li sem saber direito do universo já que não sou muito chegada à super-heróis mas me surpreendi de maneira positiva e quer ler mais sobre o Batman.

Pandora 26/10/2020

Frank Miller sabe contar suas histórias, não dá para negar isso. O problema são as histórias que Frank Miller conta e a idéia central defendida na histórias dele: violência dobrada como única forma de lidar com violência.

O vol. 1 de "Batman: Cavaleiro das Trevas" pode ser colocado tranquilamente como clássico. Acho que poucos livros conservam em si tão desavergonhadamente as ideias que sustentam a política praticada no Brasil e nos Estados Unidos. Do circo da mídia passando por gordofobia, machismo, racismo até cai na naturalização da violência.

O vol. 2 é dolorosamente iconoclasta, mais brutal, mas desavergonhado, mas escrachado em colocar em palta as estruturas de violência, objetificação das mulheres, circo da mídia, terror, caos e o juízo final com pastores que pedem ofertas até com a perspectiva do mundo acabar e você pode pagar no crédito ou débito no Visa ou Mastercard.

Em todos os poros a história sustenta as maiores mentiras de nosso tempo: corrupção e violência são da natureza humana; as coisas são como são porque são; só o medo pode conter o lado podre do ser humano; psicólogia é uma piada pronta. Essas mentiras são mais perigosas e letais que qualquer Coringa. A vida é uma construção social e a violência só gera mais violência não existe paz dentro do medo. O Batman, como todos os governantes autoritários bate pelo prazer de bater, ele é puro narcismo, assassino mesmo quando não dá o golpe final.

Minha Edição Definitiva contém vários extras: trechos do roteiro original, teste de formas e desenhos comentados do Miller. Se alguém ainda não entendeu a urgência de mais mulheres na produção de HQs basta ler o comentário desse autor sobre a Carrie (a Robin de Cavaleiro das Trevas): "Adoro como a Carrie faz Batman parecer gigante.".

Essa é aquela HQ que não devia ser cultuada. Ela precisa ser problematizada, as idéias por ela defendida historicizadas e descontruídas. Coisinhas cruéis como essa, feitas por homens brancos a título de divertir meninos brancos, tem um potencial para construir assassinos assustador.

Caique 29/09/2020

Clássico absoluto, continuação desinteressante
Desde que entrei para o mundo das histórias em quadrinhos, vejo muitos citarem a obra de Frank Miller como um clássico absoluto da nona arte, juntamente com Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons. Ao ler a obra posso afirmar que estão realmente certos pois é excelente em muitos aspectos, arte e roteiro espetaculares, mostrando o conflito de um velho Bruce Wayne com seu alter ego diante de um cenário político e social caótico (tão característico da década de 80) e com uma mídia televisiva fortemente presente e distorcendo fatos em benefício próprio. A obra de 1986 deve ser desfrutada muitas vezes com releituras, onde é possível notar detalhes antes não vistos. 34 anos se passaram e continua atual.

Infelizmente não posso dizer o mesmo de sua continuação lançada no ano de 2001, onde temos uma arte desagradável vinda do mesmo Frank Miller que deu vida ao clássico do Homem Morcego e tantas outras obras primas como Demolidor, Elektra e Sin City, além de um roteiro desinteressante e muitas vezes confuso, onde não se compreende o que Cavaleiro das Trevas II quer transmitir. Me arrisco a dizer que a editora Panini não deveria colocar uma história tão medíocre em um encadernado de luxo tão bonito.

Sou fã do Batman desde criança e ter essa obra em minha estante é um deleite. Favorito!