Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

Resenhas - Uma Esperança Mais Forte Que o Mar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Elisabete Bastos @betebooks 26/03/2021

A busca da paz
Doa e sua família saíram da Síria devastada e fora para o Egito. No Egisto com mudanças políticas e por questões econômicas, o povo começou a ter uma uma reação negativa em relação aos refugiados sírios. Doa e Bassem querem uma mudança em suas vidas para casar e ter melhores meios de vida. Por isto, dão suas economias a atravessadores para navios sem condições de fazer o transporte de centenas de refugiados. A primeira tentativa não conseguiram. Na segunda tentativa, em 6/09/2014, embarcaram rumo à Itália. Varias trocas de navios. E eles foram atacados e arrebentaram o navio que estavam. Muitos morreram, crianças, pais, famílias etc. Doa conseguiu sobreviver e chegou a Grécia e depois para a Suécia. Enfim, a vida de refugiados, que tentam embarcar para melhores perspectivas de vida na Europa e enfrentam os perigos de atravessadores, que só querem o lucro, pouco se importando com a vida humana.

Ronan Furtado 15/03/2021

História necessária para humanidade.
Fantástico! Uma história comovente que expõe a crise humanitária dos refugiados das zonas de guerra no oriente médio. Livro expõe muito bem as emoções e a dinâmica familiar de Doaa Al zemel, até a tomada de decisão que irá impactar sua vida para sempre. Uma tragédia contada do ponto de vista de quem viveu tanta dor faz você entender a gravidade de uma guerra longa e o quanto ela impacta uma nação inteira que sempre está em busca da paz e da qualidade de vida para seus filhos.

Pudima 26/02/2021

Comovente e impactante.
Livros narrando histórias reais são dos que mais me chamam a atenção. A história de Doaa foi algo muito forte e comovente.
É assustador o quanto de sofrimento existe nesse mundo. As condições de vida que algumas pessoas são obrigadas a ter e as situações nas quais elas se submetem para tentar sobreviver ou melhorar de vida beiram ao absurdo quando eu penso no quão diferente da minha realidade isso é.
Fico triste com a história de Doaa e de muitas maneiras me sinto impotente. Espero que as coisas melhorem e sigo buscando um jeito de mudar o mundo. Mas como?
Paz, amor e bem.
Ramon M. Santos 02/03/2021minha estante
Se comparado a séculos passados, o mundo está melhorando. Mas quanto mais lemos, mais vemos que tem muito ainda a ser feito

Pudima 03/03/2021minha estante
Verdade, Ramon! Que tenhamos coragem para agir tentando melhorar ainda mais.

Jhully.Rodrigues 15/01/2021

Essencial
É assustador como existem tantas pessoas nessas condições. Porém, Doaa é de uma coragem, e uma determinação sem igual. Amei a leitura!

Thamiris.Treigher 06/01/2021

Forte!
Esse é um dos livros que posso dizer que mudaram minha vida. A jornada de Doaa Al Zamel, uma história real e atual, me tocou profundamente. Chorei diversas vezes... Mudou minha vida porque mais uma vez me mostrou que não tenho NADA a reclamar na minha vida. Me mostrou que meus possíveis problemas são tão pouco... que sou tão privilegiada. Doaa é uma síria espirituosa, de família muito simples, que tem sua vida ameaçada quando começa a Primavera Árabe, em 2011. Que reviravolta gigante acontece na vida dela, da família, e da população árabe. E em meio a isso tudo ela conhece o amor da sua vida, um amor DE VERDADE, daqueles que está ao lado do outro literalmente em TUDO. O livro mostra, através de Doaa, a vida dolorosa dos refugiados, que só querem um lugar tranquilo para viver minimamente bem.

A história de Doaa é uma história de milhões que vivem no limbo, esperando por asilo e assistindo aos noticiários dos combates em seu país natal. É também a história de potências internacionais envolvidas em rivalidades regionais e de como ou são incapazes de acabar com a guerra o não estão dispostos a isso.

Que mulher incrível! Que livro maravilhoso!

Carina Vasconcelos 21/12/2020

Às vezes é necessário sair da bolha para entenderrmos o quanto somos privilegiados. Uma esperança mais forte que o mar conta a história de Doaa al zamel, uma garota síria que tenta refúgio na Europa para fugir da guerra que assolava seu país. O livro conta a rotina da vida de Doaa, detalhes de sua cultura, e todo o terror que ela precisou enfrentar para sobreviver. Não pense em aventura. Superação, sim, mas, mais que isso, uma triste realidade que fez parte da vida de Doaa e foi responsável pela morte de tantos outros.

Isis 21/11/2020

De tirar o fôlego
Uma jovem que sempre viveu feliz e em paz em seu país, de repente vendo tudo isso ser tirado dela por uma guerra.

Impossível ler e não chorar e se comover com essa história. Uma baita lição de persistência, pode e amor

ClassicosLidos 16/11/2020

Uma esperança mais forte que o mar
Precisei para inúmeras vezes a leitura para enxugar as lágrimas e digerir o nível de maldade que pode existir.

null 01/11/2020

O livro é muito bom! Tem uma riqueza de detalhes incrível. A história de Doaa e sua família é muito triste, mas nos ajuda a entender pelo menos um pouco a trágica realidade do povo sírio.

Luiza 28/10/2020

O livro é muito bom! Tem uma riqueza de detalhes incrível.

A história de Doaa e sua família é muito triste, mas nos ajuda a entender pelo menos um pouco a trágica realidade do povo sírio. Também nos faz compreender o motivo pelo qual tantos se arriscam a fazer as perigosas viagem até a Europa.

A Síria está praticamente destruída, os países vizinhos não possuem mais condições de abarcar de forma digna os imigrantes, a única saída para ter uma vida minimamente digna é se arriscar indo para a Europa.

É muito importante que a humanidade entenda isso: os sírios e todos os imigrantes de forma geral não sairiam de suas terras se lá houvesse oportunidade de viver bem.

Que tenhamos mais empatia!

Recomendo a leitura!

toriaraposo 22/10/2020

Não sabia que ia me tocar tanto
Confesso que baixei na Amazon num momento que estava gratuito e sabia apenas que era uma biografia. O tanto que Doaa me ensinou não tá na conta, me senti como ela, como da família. Livro tocante e reflexivo, amei muito!

Aline 15/10/2020

Milagre?
O livro narra a vida de Doaa, uma menina síria. Foi uma boa leitura para compreender a Primavera Árabe e sua influência na guerra que fez com que houvesse mais cidadãos sírios refugiados do que em seu próprio país. A narrativa é fluida e a história emocionando, na mesma medida em que é muito triste. Não tem como ser contra o acolhimento de refugiados depois de entender o que os leva a sair de seus países. No fim do livro restou a curiosidade de entender cientificamente como foi possível a sobrevivência de Doaa após vários dias sem água, sem comida e submersa na água gelada. Algumas pessoas com quem conversei sugeriram uma explicação que ficou na minha cabeça: seria um milagre?

Laísa 14/10/2020

Um livro baseado em fatos reais. Este relata a história de Doaa uma refugiada Síria. Uma história comovente, revoltante e angustiante em muitos trechos. O livro mostra como a política interfere nas nossas vidas. Do dia para a noite, a vida tranquila de uma criança Síria se tornou um caos. A esperança por uma vida digna e justa é um dos sentimentos mais presentes no livro.
Finalizando o livro, eu só consigo ter raiva dos governos mundiais, incluindo o nosso, que preferem ver seu povo morrendo e/ou desalojado, a tentar encontrar uma solução digna a todos. O poder cega a humanidade e devasta os países.

Nana 09/09/2020

Incrível a força dessa mulher!
Ufaaa! Terminei essa leitura com um peso no coração e uma mistura enorme de sentimento: tristeza, angústia, raiva, decepção, admiração e esperança.
Tristeza pelo que Doaa e seus familiares passaram tendo que deixar tudo para trás na Síria e recomeçar a vida no Egito.
Angústia por ver que mesmo mudando de país, eles voltaram a ser ameaçados por serem suspeitos de ir contra um governo que se acha no direito de abusar da autoridade ameaçando os mais fracos.
Raiva por existir tanta crueldade no mundo, tanta indiferença ao sofrimento do outro.
Decepção com os seres humanos e com as religiões, pois nesses países onde se dizem tão religiosos é que acontecem os maiores absurdos movidos pelo fanatismo.
Admiração pela força e determinação de Doaa, tão jovem e tão guerreira. Enfrentou seu enorme medo do mar e além de ser uma das pouquíssimas sobreviventes, ainda salvou a vida de uma criança.
E por fim,  ficou a esperança de que cada um que leia essa história, abra um pouco os olhos para a situação dos refugiados e que em vez de julgá-los, ajude-os para que tenham o direito de recomeçar com dignidade e segurança.

Aline 23/08/2020

Melissa Fleming conta a historia de Doaa Al Zamel, uma refugiada Síria que deixa seu país, juntamente com sua família, em busca de uma vida melhor, no Egito, longe dos perigos da guerra, das destruições, dos tiroteios e da fome. Mas quando se pensa que o pesadelo chegou ao fim é quando ele começa. Um tempo depois de se instalarem no Egito, ela decide atravessar o Mediterrâneo, rumo à Europa, para escapar das humilhações e perseguições.

Não há palavras suficientes para descrever esse livro. Ele é triste, emocionante e intenso. É triste por ver como há pessoas horríveis nesse mundo e como os refugiados sofrem com tanta rejeição e maldade; emocionante com a história da Doaa Al Zamel, uma verdadeira heroina, determinada pela esperança; e intenso com um livro tão bem escrito q me fez mergulhar na história.

E mergulhei de cabeça, o que me fez ficar literalmente em prantos em muitas partes do livro, chorei de tristeza mesmo.
É realmente um dos melhores livros que já li!

site: http://versoaleatorio.blogspot.com/2020/05/tres-biografias-de-mulheres-incriveis.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5