Marcados pelo Triângulo Rosa

Marcados pelo Triângulo Rosa Ken Setterington

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 20/08/2022

Longamente perseguidos, historicamente esquecidos.
Conta a história de mais um grupo de pessoas que foram perseguidas e sofreram atrocidades na época nazista: os homossexuais.
Já li muitos livros sobre a Segunda Guerra Mundial e não me recordo de ter visto em nenhum deles algo sobre os prisioneiros identificados com o triângulo rosa. Quase não há registros sobre eles, assim como não há quase registros sobre outros grupos como: mulheres, padres, ciganos e as testemunhas de Jeová.
É triste que a história os abandonou. Afinal, não foram só os judeus as vítimas.
Recomendo a leitura.

B.norte 10/01/2023

Perseguidos, mesmo após o fim da guerra
O dia 27 de janeiro, é a data que marca o "Dia em Memória às Vítimas do Holocausto". Escolhi esse livro, não só para dar início às leituras temáticas desse ano, mas principalmente para conhecer um pouco mais de um lado pouco contado desse período. São relatos que não ouvimos em sala de aula e que não estão nos livros didáticos da escola.

É triste dizer, mas na Alemanha nazista, muitos homens foram acusados por sua homossexualidade e, como consequência, enviados aos campos de concentração. Lá, eles usavam um triângulo rosa como identificação de que estavam sendo presos por conta do parágrafo 175, lei que proibia a relação entre homens.

O pior de tudo é que mesmo após o fim da guerra, os homossexuais continuaram a serem perseguidos e condenados pela mesma lei e só no ano de 1968 é que ela passou a não ser mais aplicada, tendo sua reformulação no ano seguinte. Para completar o absurdo, o governo alemão só pede desculpas formais pelas atrocidades cometidas pelo regime nazista em 2001... 2001! 56 ANOS depois... muitas das vítimas já estavam com idade avançada ou mortas...

É um livro muito bom e recomendo!

Quanto à faixa etária inicial de leitura, acredito que pode ser lido por adolescentes que já estão vendo o assunto da segunda Guerra Mundial na escola. Inclusive, é um livro que poderia até ser recomendado para estudo complementar.

Informações não relacionadas ao conteúdo em si:
- Livro de leitura rápida (levei cerca de 10 dias, mas pode ser lido em menos tempo);
- Possui imagens, mas elas não são coloridas. Logo, pode ser lido no celular, kindle, tablet, pois não possui grandes diferenças de aparelho para aparelho. Elas se adaptam ao tamanho do eletrônico, então se você tem um celular pequeno, as imagens ficam menores.
- Disponível no kindle unlimited para leitura.
CPF1964 10/01/2023minha estante
Será uma das minhas próximas leituras.

mpettrus 12/01/2023minha estante
Adorei essa resenha, Lorena!!! Nossa, vai ser minha leitura esse ano! Obrigado pela dica!!! ???

Thamiris.Treigher 19/02/2022

Realidade pouco conhecida
Uma realidade pouco contada e conhecida: homossexuais também foram perseguidos e massacrados durante o Holocausto (assim como ciganos, inimigos do estado, presos políticos, criminosos, "antissociais", testemunhas de Jeová).

Quando os nazistas subiram ao poder na Alemanha, a vida dos homossexuais mudou de um cenário de liberdade sexual (vivido principalmente em Berlim até início da década de 1930) para uma realidade de medo, prisões, campos de concentração, humilhação, tortura e perseguição.

Nesse livro, Ket Setterington une sua pesquisa com relatos de sobreviventes homossexuais que viveram os horrores dos campos de concentração para resgatar sua história. O triângulo rosa se tornou um símbolo de resistência, e muitos desconhecem a história por trás dele.

Ernest Röhm, grande amigo e um dos mais influentes deputados de Hitler, era gay e, depois de seu assassinato pelos nazistas, a perseguição ganhou uma proporção cruel. A caça foi orquestrada principalmente por Himmler, que com orgulho dizia que a homossexualidade era "um sintoma de degeneração racial destrutivo para nossa raça".

Em muitos campos, homossexuais eram alojados separadamente, porque os nazistas acreditavam que era uma doença que podia ser contagiosa para outros prisioneiros. Eles eram obrigados a dormir com as mãos por cima dos cobertores para provar que não estavam se masturbando.

Ao final da guerra, o pesadelo não acabou. As forças aliadas tinham pouca simpatia pelos prisioneiros homossexuais, que eram vistos como homens com passado criminoso. A homossexualidade permaneceu um delito punível em toda a Alemanha após a guerra. Assim, mesmo após o fim dos campos, eles não podiam trabalhar no serviço público, perderam seus graus acadêmicos e profissionais e não podiam votar.

Mesmo os programas de assistência às vítimas do regime nazista não incluíram os homossexuais. A realidade vivida por eles nos campos também foi totalmente ocultada. Apenas em 2001 o governo alemão reconheceu os gays como vítimas no regime nazista, quando a maioria dos sobreviventes estavam mortos.

Leitura difícil, mas essencial.

Patrick 22/07/2020

Homossexualidade e Nazismo
Os judeus não foram os únicos perseguidos durante o regime nazista. O ódio as homossexuais também escreveu tristemente uma história durante o período que permeou a Segunda Guerra Mundial. Algumas destas histórias são contadas de maneira sensível e triste nesta obra!
Janaina Edwiges 13/03/2022minha estante
Este livro é excelente!

Janaina Edwiges 25/05/2021

Leitura indispensável!
A lei que criminalizava a homossexualidade já existia no Código Penal alemão desde 1871, sendo conhecida como Parágrafo 175. No entanto, nos anos anteriores à ascensão nazista, poucas apreensões resultavam efetivamente em sentença de prisão, havendo certa tolerância em algumas cidades e um crescimento da cultura homossexual. Com o fortalecimento dos ideais nazistas, o medo passou a dominar a vida dos homossexuais, especialmente dos homens gays. A lei se tornou ainda mais severa, intensificaram-se as perseguições, prisões e transporte para os campos de concentração, locais em que esses homens eram obrigados a executar trabalhos extenuantes e perigosos, além de serem submetidos a inúmeras humilhações e torturas. Um aspecto muito interessante abordado no livro refere-se ao tratamento dos sobreviventes no pós-guerra, uma vez que a homossexualidade permaneceu como um delito punível tanto na Alemanha Ocidental quanto na Oriental.

Marcados pelo Triangulo Rosa é uma leitura muito rica e repleta de informações históricas. Um texto de fácil compreensão, que também traz vários casos de sobreviventes, além de charges, imagens de pessoas, lugares, monumentos e documentos. Recomendo muito a leitura deste livro. É imprescindível conhecer mais sobre o tratamento dado a homossexualidade ao longo da história, para que se tenha um melhor entendimento do sofrimento que tantas pessoas enfrentaram e continuam enfrentando em nossa sociedade. Leituras como esta incentivam o respeito à diversidade, a luta por um mundo com mais representatividade e com garantia de todos os direitos para a comunidade LGBTQIA+.
Patrick 26/05/2021minha estante
Este livro integra um box muito especial. Com obras que contam histórias verídicas de pessoas que viveram o horrores da Segunda Grande Guerra. Esta obra, em específico, está entre as melhores do box. Boas leituras Janaína. ?

Janaina Edwiges 26/05/2021minha estante
Oi, Patrick! Não conheço este box que você mencionou. Tem alguma outra obra que você destacaria? Gosto bastante de ler sobre histórias verídicas que se passaram no contexto da Segunda Guerra, são sempre muito interessantes e inspiram várias reflexões. Obrigada :)

Patrick 26/05/2021minha estante
É um box chamado: "Coleção Relatos de Guerra". Além da obra que você leu, o box apresenta outros cinco livros. Entre eles gostei muito de "A mala de Hana" e "Jornada da Esperança".

Janaina Edwiges 29/05/2021minha estante
Muito obrigada pela dica do box, Patrick! Também já li A mala de Hana! Vou procurar mais informações sobre Jornada da Esperança.

Jorge 05/11/2020

Leitura indispensável para jovens e adultos.
Quando o Partido Nazista prometeu ao grande público em geral que seria possível sentir orgulho de ser alemão novamente, que resgataria a Alemanha da derrota sofrida na Primeira Guerra Mundial, e que daria um glorioso futuro aos alemães arianos, classes de indivíduos, considerados “menos valiosos”, não estavam incluídas nesse plano politico de retomada. Tão logo esse indivíduos se tornaram alvos de extermínio. Todos sabemos que entre eles estavam os judeus, pois aprendemos isso desde muito cedo nos livros didáticos, nos filmes, nos museus, nos noticiários. No entanto, não se fala tanto da intensa perseguição que ocorreu aos homossexuais, estes identificados nos campos de concentração com um triângulo de tecido rosa costurado em suas roupas. Vale ressaltar que os triângulos coloridos serviram para simbolizar outros grupos de vítimas também, cada grupo com sua respectiva cor. Recomendo a todos a lerem a respeito, é bastante interessante.

Marcados Pelo Triangulo Rosa é um livro-documentário de 2013, escrito por um renomado bibliotecário de Toronto, Ken Setterington. O autor apresenta aqui um apanhado de informações sobre a perseguição dos nazistas contra os homossexuais da época. Por meio deste livro, é possível entender, por exemplo, o que motivou as tropas paramilitares nazistas a promover essa terrível perseguição contra pessoas que tinham sentimentos por pessoas do mesmo sexo. É chocante! Sério! Muito chocante! E vai ficando ainda mais chocante a cada página, conforme você vai lendo e encontrando semelhanças do argumento anti-gay defendido pelos nazistas com o pensamento fundamentalista que hoje cresce e se espalha por todo o mundo, na forma do ódio e da intolerância.

É uma leitura altamente recomendável a todos, não apenas para aqueles que corajosamente decidiram viver sem medo de demonstrar preferência afetiva por pessoas do mesmo sexo, mas a todos os tipos de leitores, sem exceção, pois embora o livro trate de um assunto tão delicado e espinhoso, é escrito com uma linguagem acessível, de um jeito sensível, de um modo que te prende da primeira a última página, faz refletir sobre o preconceito das gerações passadas e nos dá a oportunidade de pensar nos nossos próprios privilégios.
AnaPaula 06/11/2020minha estante
No livro "Última Parada: Auschwitz" o autor cita as diferentes marcas das roupas dos prisioneiros e fala sober o triângulo rosa. Eu fiquei interessada em pesquisar mais sobre as diferentes estrelas. Não sabia desse livro específico sobre o triângulo rosa e a sua resenha atiçou mais ainda meu desejo pela leitura dele. Buscarei adquirir!

Jorge 07/11/2020minha estante
Que bom, Ana, fiquei feliz com seu comentário. Assim que o ler compartilhe comigo suas impressões de leitura.

Yumi 07/11/2020minha estante
Acabei de pegar ele no Kindle unlimited . Já li tantos sobre este tema. São todos dolorosos. Alguns livros mencionaram sobre o grupo do triângulo rosa. Eu não sabia da existência desse livro. Obrigada:)

Jorge 07/11/2020minha estante
Oi, Yumi depois compartilhe com a gente suas impressões de leitura sobre esse livro.

JESSICA53 05/11/2023

Muito além ?
Li vários livros nessa temática de segunda guerra mundial, mais sempre tendo como foco, os judeus. Não foram apenas os judeus que foram perseguidos pelo terceiro reich foram todas as minorias. Esse livro conta um pouco da perseguição aos homossexuais.

?Todos merecem ser respeitados por quem são. Eu prometo espalhar esta mensagem aos meus amigos, familiares e vizinhos. Levantarei minha voz contra o ódio e a intolerância sempre que os presenciar, na escola e no trabalho.?
Fabio da Silva 05/11/2023minha estante
Já li. Gostei!

Keslley de Castro 26/06/2020

Livro extremamente necessário
Sofri muito lendo esses relatos, porém não consegui parar por muito tempo, apensar de ter de fazer pausas quase toda hora para respirar. Livro muito bem escrito, de leitura nada leve mas muito necessária. Espero que as pessoas leiam este livro com o maior grau de empatia possível, para ver que o preconceito, seja ele qual for, por raça, religião, deficiência, orientação sexual, não levam a nenhum lugar, a não ser a desgraça, a morte, etc...
UM LIVRO ALTAMENTE FORTE QUE ME FEZ CRESCER MAIS AINDA COMO PESSOA.

isarallon 23/04/2021

Livro extremamente importante
Esse livro foi um que me impactou demais, ele é pequeno então li em um dia só, mas me impactou demais. Algumas partes foram difíceis de ler e eu chorei bastante mas eu acho que é muito importante nós sabermos do que aconteceu e não deixar essas histórias caírem no esquecimento já que por tanto tempo os homossexuais continuaram sendo criminalizados e não reconhecidos pelas coisas feitas com eles, acho que mais pessoas deveriam se informar e achei que esse livro conta a história de uma forma muito tranquila e fácil de entender, recomendo totalmente.

Rodrigo 11/11/2017

Marcados Pelo Triângulo Rosa
Tristeza. Vergonha da humanidade. É a isso que se resume esse livro. Esse é um lado da história negligenciado, que praticamente não se fala, mas aconteceu e talvez tenha sido ainda pior, já que permaneceu mesmo depois da guerra terminar. Porquê pessoas tiveram que sofrer tanto e sofrem até hoje devido a sua forma de amar ou crenças? Porquê tanta intolerância e falta de respeito? Um livro de tristezas e choro fácil, onde encontramos uma história mais dramática que a outra e sinceramente, não consigo ver nenhum final feliz, pois quem passou por isso, pra sempre levou uma marca melancólica pela vida e profunda de medo na alma. Mesmo não sendo tão bem escrito, pois é bastante redundante, a questão talvez seja essa mesmo...repetir até que tenhamos noção do tamanho da destruição dessa brutal carnificina. Eu senti em cada palavra que li. Chorei a cada capítulo. E morri junto com cada história. Nenhum pedido de desculpa irá mudar ou conseguir acalentar quem sofreu. Só temos a agradecer por nossos tempos serem outros e lutar pra que isso nunca se repita.

Adria47 29/10/2022

Que leitura difícil, meu Deus, minha cabeça está explodindo com tanta informação, quanto mais eu leio sobre, mais eu saio enjoada, parece que quanto mais se fala; mais se piora sobre.

Por que rosa?

O rosa vem de um período sombrio e aterrorizante da história gay, mas hoje é com da recordação e da celebração.

Existe um post que eu vi a muito tempo atrás, que algm pergunta, ?pq existe dia do orgulho LGBTQIA+, mas não existe o dia do orgulho hétero?, e a pessoa simplesmente respondeu, para se agradecer por não ter um dia para se ?comemorar?, apenas por ser quem é, porque realmente só estudando para saber o que eles passaram/passam, nem estudando ngm nunca vai entender na verdade, apenas quem passa.

Gab 10/01/2022

LEITURA NECESSÁRIA!
Sem palavras, extremamente necessário pra todos que se interessam em entender as dinâmicas do genocídio proposto pelo Nazismo. O autor traz um esclarecedor contexto dos homossexuais na Europa desde antes da II Guerra iniciar. Nao tem como nao chorar com os relatos trazidos. Que a história de nenhum deles seja esquecida ?.

Taty está lendo 13/04/2021

MUITO BOM!
Esse livro nos mostra como eram tratados os homossexuais e lésbicas durante o governo de Hitler, durante o Holocausto. Como de praxe, Segunda Guerra Mundial, são fortes e tristes, mas mtos desses acontecimentos vimos até hoje, no século XXI.

maria 26/04/2020

"Raramente uma palavra é escrita sobre o fato de que, junto com os milhões que Hitler massacrou por causa da ?raça?, centenas de milhares de pessoas foram sadicamente torturadas até a morte simplesmente por terem sentimentos homossexuais."

Ana Lee 02/02/2021

Desolador
Toda história do holocausto é revoltante, incompreensível...
Nesse livro encontramos vários fatos e várias histórias de homossexuais que foram presos, torturados, mortos de várias maneiras, apenas por amar. É simplesmente absurdo e revoltante.

1 | 2 | 3 | 4