Mestre Gil de Ham (eBook)

Mestre Gil de Ham (eBook) J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Rosie 05/02/2022

Um conto de fadas (com dragões)
Mais uma vez vovô Tolkien entregando tudo. Sou suspeita para falar, pq amo TUDO o que veio dessa cara!

O conto é rapidinho e bem dinâmico. Uma criança ficaria entretida facilmente com essa aventura. Uma pitada de Bilbo e Smaug foi depositado nessa trama; e muito bem colocada aliás. Uma leitura leve, com foco infantil, que aborda bravura e coragem. Perfeito para quem quer algo rápido, fácil e que dê um quentinho no coração.

Típica leitura antes de dormir para sonhar que se é um cavaleiro indo matar um dragão hahaha

Thiago 26/01/2022

Um livro muito simples e curioso do mestre tolkien. Li ele em apenas umas horinhas e vale muito a pena ler. Percebi muito que esse livro comenta sobre ganância e justiça.

Luan Medeiros 16/01/2022

Muito boa
História muito boa, de rápida e fácil leitura. Não podia esperar menos do Mestre Tolkien. Qualidade excepcional.

Miguel Freire 14/01/2022

Um divertido conto medieval
Ægidius de Hammo - Mestre Gil d'Aldeia na língua comum - é um fazendeiro bonachão, vida-boa, que vive com sua mulher e seu cão falante Ganido em Aldeia, um pequeno povoado do Reino Pequeno, na Grã-Bretanha. Certo dia, um gigante invade suas terras e causa grande devastação. Porém, com sua coragem (ou boa-sorte, se preferir) Mestre Giles consegue expulsá-lo. Com isso ele consegue uma reputação de herói em toda o Reino Pequeno. Porém, um terrível dragão, Chrysophylax, resolve atacar o Reino, e Mestre Gil é convocado apara detê-lo. Já que venceu um gigante, por que não venceria um dragão?
O que é mais divertido é que Tolkien escreve a história como se a tivesse traduzido de lendas populares inglesas bem antigas. Ele usa uma linguagem aparentemente séria - como uma lenda mesmo - mas usa essa mesma linguagem para contar piadas e ironias. Na minha opinião é o melhor livro infantil de Tolkien.
Temos aqui outro fator muito presente nas histórias de Tolkien: um protagonista confotável, egocêntrico, que vive uma vida muito boa e que tem que sair de si mesmo e de seu conforto para enfrentar os perigos que a vida oferece. O Bilbo d'o Hobbit, o Frodo d'o Senhor dos Anéis são ótimos exemplos e até mesmo os próprios Valar do Silmarillion tiveram que sair de junto de Eru para poderem preparar a Terra para os elfos e os homens.
Recomendo fortemente para crianças e adultos também.

Marlon.Abel 01/01/2022

Simples, mágico, engraçado e muito divertido.
Boa introdução as obras de Tolkien.
Uma história criada para entreter a própria família, e acabou por entreter muitas outras.

ramiromat 31/12/2021

Uma história bem rápida e gostosa de ler. Com lições de moral e tudo o que há de bom numa história que envolve dragões, reis e cavaleiros.

Miguel 28/12/2021

Surpreendente !
Assim como todo livro de Tolkien, sempre espero uma bela leitura, e com essa não foi diferente. Embora tenha sido uma leitura que não tenha aguardado tanto e criado tanta expectativa cono de costume, ele me surpreendeu, e muito !!!
Foi leve, divertido, engraçado, além se trazer uma divertida e explicita evolução do personagem principal, coisa que nem ele esperava.
Realmente, eu me diverti grandemente com essa leitura e recomendo-a a todos !

Roberth 26/12/2021

Envolvente e divertido!
Último livro do ano (com exceção de um devocional) e eu não poderia estar mais feliz! Que história divertida!

Encanta pela simplicidade! A combinação de dragões, gigantes, uma vila, uma espada e um cavaleiro relutante é algo que não poderia ter dado errado...

Mais uma vez, fascinado pela experiência de ler Tolkien neste livro pequenino e super bem produzido!

Vanessa Sousa 24/12/2021

Uma boa leitura
Comecei a leitura deste livro despretensiosamente, porque um amigo me emprestou. E a leitura acabou por me conquistar aos poucos. As personagens são interessantes e seu caráter desenhado de uma forma perspicaz.

Gostei do livro no geral. Uma história simples e facinha de ler. Recomendo para quem estiver afim de se distrair de forma leve e sem muita pretensão.

Queria que o Garm aparecesse mais na história.

William 19/12/2021

Uma bela edição da HaperCollins.
Temos uma nova tradução para o mestre Giles d’Aldeia pela HaperCollins. Na edição anterior, da editora Martins Fontes, o título é Mestre Gil de Ham. A história é curta, mas muito bem escrita e cativante. Em relação a nova edição, ficou muito caprichada, no formato pocket capa dura com várias ilustrações da Pauline Baynes, que ilustrou também a obra Crônicas de Narnia do autor Clive Staples Lewis. Para os fãs de fantasia é uma leitura recomendada tanto para crianças e adultos

Magalyne 15/12/2021

Não contavam com a astúcia do Mestre Giles
Leitura rápida e fluída, que lembra os contos de fadas. Uma aventura divertida sobre a sorte de aldeão. Ótima leitura de passagem, ou cura de ressaca literária. Um conto de fantasia épica com todos os elementos que fazem a história ser boa: dragões, animais falantes, uma jornada do herói e final feliz. Recomendo a leitura.

Donatti 12/11/2021

Uma outra história de Tolkien que encanta pela simplicidade com que é contada. Sua narrativa é leve e divertida, lembrando muito um conto de fadas, também! Gostei ainda mais que o livro anterior. Aqui, a história é contada de forma cronológica, sem muitos saltos temporais, o que é diferente do livro "Ferreiro do Bosque Maior". Excelente pedida para crianças!

Leticia 05/10/2021

Ótimo
Quem leu o Hobbit certamente gostará deste livro. Trata sobre a história de um homem e um Dragão, que diga-se de passagem, mais amigável que o Smaug. Uma aventura breve, porém bem divertida na terra média.

Dilson Vargas Peixoto 12/09/2021

Onde se emana os valores ingleses
O livro possui uma trama interessante, na qual, ao meu ver, o personagem mais interessante é o cachorro. Mesmo sendo uma fantasia, não deixei de notar a difusão de valores capitalistas (ou ingleses da época) como "tendo dinheiro se pode tudo" e "as atrocidades se tornam irrelevantes quando se paga uma indenização por elas". Por conta desses valores, que tanto tem flagelado muitas sociedades, não pretendo reler o livro.

Rafael 10/09/2021

Curto e excelente.
Diferente das longas e detalhadas histórias pelas quais Tolkien é conhecido, está noveleta é uma leitura curta, mas traz toda a genialidade do autor. Vale muito a pena a leitura. Divertida e intrigante.