Zorba the Greek

Zorba the Greek Nikos Kazantzakis

Resenhas - Zorba the Greek

Julio.Argibay 30/06/2021

Zorba
Vamos lá. Zorba é um senhor que chamou a atenção do narrador da estória, após um breve contato entre eles ainda no continente. Assim eles partem juntos para a ilha de Creta para trabalharem numa mina de carvão, recém adquirida pelo jovem. Ainda sobre Zorba, ele é uma figura muito pitoresca, forte, grisalho, experiente, rude e com uma visão da vida bem peculiar. Já em Creta, conhecem a senhora Hortência, uma senhora bem vivida e experiente, a qual Zorba tem um chamego. Então, eles acabam se hospedando na casa dela. Interrompendo a narrativa, vou lhes contar algo interessante. Antes de ler este romance, eu também li o livro: A doutrina de Buda e Otelo de Shekespeare e por uma sinergia espacial e temporal, estes dois livros são mencionados pelo autor. Coincidência? Provavelmente. Retomando a estória, eles chegam a ilha e se instalam. Trabalham duro na mina de carvão, pelo menos o velho. Zorba, com muito atitude, toma a frente e gerencia o empreendimento, o jovem fica meio de lado com sua leitura e sua filosofia. O narrador se preocupa com o aspecto social do trabalho, cria-se um leve conflito ideológico entre os homens. O narrador se sente mais vivo, com sua rotina na ilha e com o bom papo e a companhia do grego, cujo homem provoca uma profunda admiração ao jovem. Em dado momento Zorba vai comprar alguns mantimentos para um grande projeto na mina. Ele fica lá alguns dias a mais que o combinado. Na volta, ele chega conta as aventuras que viveu e volta a trabalhar com muito afinco, no projeto do teleférico. Eles sobem ao monastério para negociar a autorização do projeto. Passado um tempo, um incidente acontece na comunidade, em plena comemoração da Páscoa. Talvez este seja o final do segundo ato. Há uma ruptura uma perda bem sentida pelos dois amigos. O tempo passa, muitas conversas acontecem ao luar e sob a brisa da praia. O projeto não dá muito certo. Mas, há outro acontecimento importante. O narrador recebeu algumas notícias do estrangeiro e numa determinado momento partiu. Sendo assim, ficaram as saudades, as lembranças, a dor e os momentos de felicidade também. Neste momento, preparem o lenço. Vida que segue. Pra mim é um livro surpreendente, simples, tocante, emociona bastante, principalmente no terceiro ato. Gostei muito. Facilmente, coloco no Top 3. Viva Zorba, o grego. PS assisti também ao filme, há um tempo atrás, com Anthony Quinn no papel principal, então guardei a imagem dele ao ler o romance. Estou muito satisfeito.