O Mártir das Catacumbas

O Mártir das Catacumbas Desconhecido

Resenhas - O Mártir das Catacumbas

Cabral12 13/05/2023

Chorei
Esse livro mostra a devoção dos cristãos na época da perseguição em Roma, não tem muito o que dizer soa que foi comovente revigorante para a fé e Mostrar a Cerdeira esperança que um cristão devia ter momentos assim onde eles foram testados mortos e sofriam em todos os momentos meu seu amor por Deus nosso senhor era lindo, poderosos, o amor era tanto que não havia espaço para reclamações somente a fé gratidão e esperança a viva fazia parte dessas histórias foi um choque para mim eu amei demais e leria novamente

Franklin Moreno 04/04/2021

Sensacional
Eu não sei se esse livro é baseado em fatos reais ou coisas assim, mas com certeza ele resgata o espírito Cristão de devoção à mensagem do Senhor Jesus. É sensacional e emocionante lembrar do que os primeiros Cristãos tiveram que passar para manter a mensagem do evangelho viva, em meio ao morticínio que acontece até hoje. Foram devorados por leões em arenas, queimados vivos cheios de óleo e empalados, cortados ao meio pela espada dos romanos, eu tenho muito orgulho dessas pessoas e as vezes também muita vergonha por não ter a coragem que eles tinham. É sensacional e emocionante.

Caique.Nascimento 18/01/2019

Onde está a morte, e a sua vitória?
Meu segundo livro do ano, pouco conhecido, mas uma leitura importante para o público-alvo.
Uma leitura simples, capítulos curtos, história direta, descrição média é poucos intervalos entre as falas. Ideal para presentar alguém que não lê.
A história é sobre a perseguição romana aos cristão primitivos, que apesar da forte repressão, eles permaneceram crescendo como a "seita" no império.
Não há para onde fugir, todo território do mundo civilizado é pagão, então homens, crianças e mulheres se sujeitam a viver em catacumbas, e é lá, que Marcelus, o pretoriano, tem seu primeiro contato direto com a filosofia cristã.
As coisas mais interessantes da histórias são os relatos das batalhas em coliseu, o quanto o ser humano era margilizado nas arenas, enquanto seus expectadores nem pareciam se importar diante da carnificina.
Outro elemento interessante é o esclarecimento sobre o crescimento cristão ante a perseguição e a religião estatal.
O livro é lindo, mas um leitor mais experiente vai sentir falta da descrição do cenário ou do que acontece entre uma frase é outra, e a história corre bastante sem muita preocupação com esses detalhes. Acontece que a história foi escrita por autor desconhecido, e encontrado por navegantes no século 18. As práticas de escrita do século 3 eram bem diferentes das atuais, mas mesmo assim é possível se satisfazer. Eu li o livro com cunho histórico, então ignorei a escrita, até porque o dom do escritor era para relato histórico, mas sabiamente se diferenciou de todos os manuscritos enjaulados em museus para escrever um conto.

Kelly Oliveira Barbosa 03/02/2017

Ficção cristã
O mártir das Catacumbas é uma pequena ficção cristã – escrita em data anterior há 1876 - sobre a perseguição de Roma contra os cristãos pelo domínio do Imperador Décio.

Seu autor “anônimo” retrata a carnificina que se dava frequentemente no Coliseu em plena luz do dia a serviço do entretenimento de Roma. Ali milhares de pessoas perdiam cruelmente suas vidas, dentre elas inúmeros cristãos.

Confessar a Jesus Cristo publicamente era um crime hediondo; para aqueles que se atreviam não havia lugar seguro, eram caçados feito animais e se apanhados não havia nenhuma misericórdia. Restaram para eles descer as Catacumbas (antigos cemitérios subterrâneos). Não foram poucas as vidas que se perderam também ali nas condições sub-humanas - sem ar e luz - que famílias inteiras eram obrigadas a resignar-se.

"[...] o que é a vida sem luz, e a segurança do corpo naquelas úmidas trevas que deprimem a alma? A natureza física do homem estremece diante de tal destino, e seu delicadíssimo organismo não demora em perceber a falta daquele sutil princípio renovador que tão estreitamente vinculado está com a luz. As funções do corpo vão perdendo uma a uma suas faculdades e aquele tom normal de energia. Esse enfraquecimento do corpo afeta a mente, predispõe à tristeza, à apreensão, a dúvida e até ao desespero."

- Um episódio da Roma antiga
Dentro desse contexto o autor nos apresenta Marcelo um soldado pretoriano que recebe o encargo de capturar os cristãos moradores das catacumbas. Ele que tinha presenciado um martírio de um grupo de jovens decide antes de cumprir sua missão, descobrir o segredo desses homens e mulheres que enfrentavam a morte tão corajosamente. Em sua busca acaba conhecendo Honório um piedoso ancião cristão, e a partir daí se vê em um grande conflito passando de "perseguidor" para "perseguido".

- Impressões
A história é simples, mas me levou as lágrimas em mais de um momento. É difícil e confrontador imaginar o que os cristãos dos primeiros séculos sofreram por causa de sua fé. Como comentou Benjamin Scott em sua obra, o cristianismo ter sobrevivido ao massacre de Roma é um milagre.

As catacumbas abrigaram os cristãos como se o coração da terra se abrisse para os rejeitados. Não há outra coisa a se pensar, além de que foi um lugar providenciado por Deus para proteger e provar a fé dos seus.

Para leitores cristãos, uma ficção como essa poderá promover pelo menos duas ações, primeira a de orar pelos cristãos hoje perseguidos em todo mundo, são eles também mártires, anônimos, mas mártires. Segundo orar por nós mesmos, pela forma que vivemos o nosso cristianismo. O que temos feito com toda a nossa liberdade para servir o Filho de Deus? Não enfrentamos a espada, a fome, a morte... por causa de nossa fé e louvado seja o Senhor por isso, mas ainda assim, o nosso chamado é ao evangelho de cruz.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

site: cafeebonslivros.blogspot.com