Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Thamiris.Treigher 21/07/2023

"Durante toda a vida se deve aprender a morrer"
Escrito há quase dois mil anos pelo filosófo Sêneca, "Sobre a brevidade da vida" é composto por cartas que foram destinadas a Paulino (cuja identidade é controversa).

Sêneca desenvolve, de forma simples, direta e brilhante, temas como a aprendizagem, a amizade, os livros, a vida ocupada e, claro, a morte.

Com o desenvolvimento desses temas, ele fala sobre os meios de atingir a tranquilidade da alma; a forma de libertar o espírito da matéria; o desapego aos valores terrenos e materiais e a adoção da vida contemplativa do espírito.

O pensamento de Sêneca, influenciado pela escola estoica, enfatizava medidas práticas por meio das quais enfrentar os problemas da vida, e também a necessidade de encarar a própria mortalidade e a morte.

A linguagem é simples e fluida, já que Sêneca, por estar se dirigindo a Paulino, que não tinha formação filosófica, tinha o objetivo de convencê-lo a se iniciar nos estudos filosóficos.

Sêneca critica veemente o homem ocupado, que, em seu ritmo frenético, faz tudo menos viver para si. Em meio a tantas ocupações, não conhece a si mesmo, não se aprofunda nas reflexões sobre a alma e não consegue ficar sozinho em sua própria companhia. Fico imaginando se Sêneca tivesse escrito isso nos tempos atuais... hahaha.

Ele adverte contra aquela correria desvairada a que se entrega a maioria dos homens, que agem como animais, reiniciando sem cessar o mesmo movimento vão. Essa inútil agitação não conduz senão ao esgotamento das forças físicas e à frustração mental. Ele não prega a preguiça, conforme afirma: "(...) não te convido à preguiça nem à inércia", apenas recomenda evitar a falsa operosidade e a fútil agitação.

Suas ideias continuam atuais e inspiradoras. Maravilhoso! ??

Galardo 16/08/2022

Boa reflexão
É um livro otimo para quem procura refletir sobre a questão, não acredito que seja um livro de respostas pois não concordo com diversos pontos, mas é inegável a capacidade de seneca em fazer raciocinar
Mauro 16/08/2022minha estante
Tudo de Sêneca é bom.

Carolini21 12/04/2021

Sêneca em suas cartas ? escritas há cerca de 2 mil anos, mas que ainda se amolda perfeitamente na atualidade ? nos alerta para o que realmente importa: aquilo que fazemos como o nosso tempo.

?Ninguém valoriza o tempo, faz-se uso dele muito largamente como se fosse gratuito...?

Arnaldo 19/08/2021

Vida simples
O livro trata sobre a simplicidade , valorizar as coisas simples e que realmente tem valor, deixando de lado a futilidade. A escrita não é simples, porém a ideia central fica muito clara.

rlc.blurryface 21/11/2022

"A vida é breve, a arte, longa" -Hipócrates(citação, Sêneca)
Esse é o tipo de livro que precisamos revisitar diversas vezes. Resolvi salvar algumas citações pra registrar aqui e poder reler outras vezes, enquanto não puder reler inteiro novamente. Começo por: "Não temos uma vida breve, mas fazemos com que seja assim. Não somos privados, mas pródigos de vida. Como grandes riquezas, quando chegam às mãos de um mau administrador, em um curto espaço de tempo, se dissipam, mas, se modestas e confiadas a um bom guardião, aumentam com o tempo, assim a existência se prolonga por um largo período para o que sabe dela usufruir". - Sêneca, Sobre a Brevidade da Vida

"a vida é breve, a arte, longa" Hipócrates - Sobre a Brevidade da Vida Pag. 25
rlc.blurryface 21/11/2022minha estante
"Pequena é a parte da vida que vivemos. Pois todo o restante não é vida, mas somente tempo. - Virgílio (origem incerta), citado por Sêneca em seu livro

rlc.blurryface 21/11/2022minha estante
"Deve-se aprender a viver por toda a vida e, por mais que te admires, durante toda a vida se deve aprender a morrer". - Sêneca

rlc.blurryface 21/11/2022minha estante
"Uma vez que a natureza nos permite comungar com toda a eternidade, por que não nos afastar da estreita e pequena passagem do tempo e nos entregarmos com todo o nosso espírito ao que é ilimitado, eterno e dividido com os melhores?" - Sêneca

rlc.blurryface 21/11/2022minha estante
"Nunca faltarão motivos, felizes ou infelizes, para a preocupação. A vida ocorrerá através das ocupações; nunca o ócio será obtido, sempre desejado." - Sêneca

rlc.blurryface 21/11/2022minha estante
"De fato, algumas doenças devem ser curadas com a ignorância dos pacientes; muitos morreram por conhecer a causa do seu mal." - Sêneca

Pedróviz 29/09/2023

Sobre a brevidade da vida
A vida é breve. Devemos aproveitar o pouco tempo que temos. E qual é a mensagem de Sêneca, qual é seu ensinamento com respeito ao aproveitamento do tempo?

Vejamos. Sêneca foi um estoico e suas ideias confirmam isso. O estoicismo possui muitos aspectos positivos, especialmente no que diz respeito à temperança, à disciplina, à virtude. Disso resulta que seus ensinamentos para aproveitar uma vida naturalmente curta são: aproveitar a vida ao máximo; evitar o desperdício de tempo; viver como se não houvesse amanhã; viver com sabeforia e virtude (os prazeres da vida devem ser aproveitados com temperança, evitando-se hábitos viciosos e autodestrutivos).

Algo que me impressionou na leitura foi a clara definição dos extremos: o excesso de ócio, e o excesso de trabalho. A tônica para o bom proveito da vida é a moderação.

P. H. de Aragão 01/07/2021

Vida louca, vida breve
— Paulino, todo mundo é babaca! Os caras desperdiçam tempo fazendo trabalhos inúteis pros outros, correndo atrás de coisas que não levam ninguém a lugar nenhum, e depois, quando é tarde demais, ficam chorando as pitangas!
— Mas, Sêneca... Não podemos escrever isso.
— Então escreva aí: A maior parte dos mortais, Paulino, queixa-se da malevolência da Natureza, porque estamos destinados a um momento de eternidade... [segue por mais trinta e uma páginas, em latim].

Nota 6/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Mila 09/07/2020

Sobre a brevidade da vida #004
Quantas vezes já nos pegamos desejando o fim do dia, da semana, do mês? Por que será que não saímos dando nosso dinheiro e temos zelo com nossas coisas, mas nosso tempo (nossa vida) gastamos com coisas e pessoas que não valem a pena? É exatamente sobre isso que Sêneca, com maestria, fala neste livro incrível. Ele me fez refletir muito sobre minha vida e o tempo que eu gasto com inutilidades. Eu indico MUITO esse livro, de verdade! Acho que todos deveriam ler. Os aprendizados são muitos!

vicqs 17/12/2020

Que livro meus senhores
Apesar de simples e pequeno, a essência deste livro para a vida é absurdamente incrível! Sem duvidas se tornou um dos meus favoritos

Dávila 16/01/2022

Aproveite a vida com inteligência.
Pense nas coisas que mais gastaram seu tempo ao invés de realmente te acrescentarem?
Sêneca tem àquele estilo de escrita que parece que está falando direto com vc tal a sensação de intimidade provocada quando versa sobre como a existência escorre por nossas mãos.

Belle 26/05/2022

Incrível!
?Deve-se aprender a viver por toda a vida e, por mais que te admires, durante toda a vida se deve aprender a morrer?

Uma obra pequena, mas repleta de ensinamentos. Incrível como a leitura nos faz aprender com os maiores gênios que já habitaram nessa terra.

Yudi 02/05/2021

Um soco no estômago
Alguns podem achar superficial, mas muitos, como eu, podem achar muito profundo. Esse é o tipo de livro que eu gosto ler: aqueles que me fazem ler, reler e refletir.
Ele me fez refletir muito sobre as prioridades da minha vida e o quanto posso estar afundado em rotinas e uma série constante de responsabilidades, deixando de focar em momentos que realmente importam.
Um livro curto, rápido e que, com certeza, vou reler de tempos em tempos.

Juliana JRS 10/09/2020

Livro curto e repleto de excelentes reflexões. Pretendo reler em breve.

Levy 15/07/2020

Leitura curta e essencial
O livro repassa grandes ensinamentos sobre como lidar com o tempo, com as adversidades, principalmente a injúria e o desprezo.

Thaina 19/04/2021

?Estar ocupado não é fazer algo útil?
Nessa epístola dirigida à Paulino, Sêneca faz uma advertência aos ocupados, os quais enganam-se desperdiçando o tempo com frivolidades e, chegando assim ao fim da vida colecionando títulos, luxos, futilidades e inutilidades que apenas empobrecem o espírito humano. O questionamento no final da leitura é: ?a vida é breve ou fazemos dela ser breve??
Leitura atemporal, e necessária demais nos dias de hoje.
almeidalewis 20/04/2021minha estante
Exatamente !!!