O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Aureo2 08/04/2024

A cura não existe
Denso, intenso, violento e ao mesmo tempo sensível.
Essa leitura é um turbilhão de emoções e sentimentos. Me trouxe muitas reflexões, muitas delas dolorosas, sobre a vida, as relações interpessoais e o quanto a nossa vida pode ficar marcada diante das violências.
Muitos trechos são verdadeiros socos no estômago, mas foi uma leitura muito marcante.

Dani Resende 07/04/2024

O peso do pássaro morto
O livro tem uma escrita diferente, com frases curtas e inacabadas que deixam a história meio que um pouco por nossa conta, do leitor. Conta a história de uma menina que perde a melhor amiga muito cedo e não consegue lidar muito bem com a morte. Os capítulos são nomeados com a idade da protagonista para irmos entendendo o seu crescimento e as mudanças de personalidade. Achei particularmente uma história muito triste, ela sofre demais do começo ao fim do livro. Mas diria alguém: ?e a vida não é assim?? Então leia e entenda melhor o Lado feio da vida!

anaju76 07/04/2024

Aline bei pague minha terapiaaaaaaaa! sério bom demais me peguei segurando o choro muitas vezes a escrita dela eh maravilhosa tu lê numa sentada só se quiser. gostei ainda mais doq pequena coreografia do adeus (apesar dos dois serem mt tristes e pesados esse ganha um pouco).

Lizzy Costa 07/04/2024

Cuidado com os gatilhos
O livro é bem denso e tem diversos gatilhos, como estupro, solidão e se sentir perdido em meio a sociedade, mesmo assim vale muito a pena ler, fiquei horas refletindo sobre o enredo depois de terminar. Recomendo a leitura!

Dri1974 07/04/2024minha estante
O livro é a poética das feridas irreparáveis. De sentir toda a dor e não deixar a poesia morrer. Porque a "morte" também é berço de poesia.

Anna226 06/04/2024

O mais delicado e doloroso que já li
?O tempo sempre leva as nossas coisas preferidas no mundo e nos esquece aqui olhando pra vida sem elas.?

Eu vou demorar alguns dias pra processar a potência da história de vida dessa personagem. Ela é toda descrita através de poemas, e tão, mas tão lindo!! Dá vontade de emoldurar, de ler mil vezes, eu com certeza vou chorar em todas elas.

As vezes os homens não tem noção de como podem DESTRUIR a vida inteira de uma mulher. Meu Deus é muito triste.

Aviso importante: tem gatilhos muito fortes de abuso sexual e luto.

Valeria 06/04/2024

Aline Bei não tem o direito de acabar com o nosso coração dessa forma, e ela o faz de uma forma tão poética e tão bonita, que é impossível terminar esse livro da mesma forma como começou.
Li pela primeira vez há alguns anos e resolvi reler após saber que Emicida se inspirou nele para um dos trechos de sua música. Eu te entendo Emicida, esse livro é realmente um acontecimento.

rxvenants 05/04/2024

Cru e cheio de sentimentos, mas não me atingiu tanto
Eu sempre fico me sentindo meio mal por não conseguir me conectar com livros que todo mundo ama e fala que sentiu muita coisa lendo.

Não acho O Peso do Pássaro Morto um livro ruim, eu inclusive consigo ver como ele pode ter mexido tanto com tanta gente, mas eu só não consegui me conectar muito com ele.

É um livro bem cruel sobre morte (apesar de falar de forma bem sensível sobre o tema) e a interrupção de laços que por vezes nem reparamos. Fala também bastante sobre maternidade indesejada e como as escolhas feitas por outras pessoas interferem nas suas próprias escolhas.
Ele transborda sentimento e dá pra ver que foi feito com muito pensamento nele.

Eu tenho sim minhas questões com luto, mas só não consegui me ligar muito com o livro. Não tem muito um motivo, só não consegui.
Eu também entendo quem acha que o livro é só tristeza pra chocar o leitor e acho que minha opinião fica no meio de ser muito, mas ter um motivo pra ser tanto.

Silêncio e falta de conversa familiar é também uma questão complicada pra mim e acho que foi a parte do livro que eu mais senti alguma coisa.
Me partiu o coração ver a situação da protagonista e do filho, ainda mais na cena do restaurante e no final.
(Ele ter deixado ela sozinha sem falar com ela me pega muiiiiiiito, apesar de eu entender ambos os lados da situação)

Não sei, acho a escrita de Aline boa e eu entendo o motivo do livro existir, só não foi pra mim.
Ainda vou ler o outro livro da autora pois tenho muita curiosidade, mas acho que esse aqui não foi uma leitura que mudou muito a minha vida.
Marvin.Cross 06/04/2024minha estante
Tive impressões semelhantes às suas, e até a nota que dei foi a mesma.

Mariana 05/04/2024

Eu comecei a ler sem ter visto antes o que se tratava, a cada linha era uma dor, uma alegria, um remorso, a cada linha dava para sentir o que a escritora queria passar. Muito pesado, muito marcante.

Mar 05/04/2024

A cura pra este livro não existe...
Esse é o primeiro livro da Aline Bei que leio e detalhe que este é o seu livro de estreia também, e ela já chega te destruindo. Sempre ouvi muitos elogios referente a esse livro, e agora entendo o porquê. O que difere a Aline Bei é seu jeito de contar histórias, de forma tão espontânea e poética, é como se nós ouvimos os sussuros do mais íntimo de alguém, como aqueles nossos pensamentos que temos com coisas que sabemos fazem parte de nós. A escrita da Aline Bei é assim. Íntima. Sem leis gramaticais e com a organização que parece até aleatória e fora de ordem, mas pra quem sabe ouvir, vai encontrar. (Um detalhe muito interessante: eu senti no meio da leitura a necessidade de OUVIR esse livro, de ele ser uma história a ser contada, falada. E, vale a pena.) O peso do pássaro morto é a história de grande parte das mulheres brasileiras da geração passada, mulheres que me vem a mente, e que provavelmente você também já conheceu. Lhe dá raiva, indignação, tristeza, nojo, aceitação, e esperança por elas, pela história delas. Um livro que apesar de pequeno, é muito denso e reflexivo. Livro maravilhoso.

Ana Paula FZ1 04/04/2024

Esse é o puro suco de sofrimento, meu pai amado !!!! rrss
Que livro porrada, dolorido, intenso, mas tão bommmmm.

Apesar de todo drama e dor contido aqui, eu não derramei uma só lagrima, mas como mulher, mãe senti tanta dor por essa personagem que sofreu tudo o que a gente pode imaginar e mais um pouco . O mais triste é que a gente não consegue imaginar que tudo de tão duro, ruim, sofrido vai mesmo acontecer com ela, mas vai. E o pior de tudo, é que essa historia é mais real do que a gente imagina, pode acontecer com a gente, ou com alguém tão próximo que chega a ser assustador

Mesmo com todo sofrimento contido nessa historia, gostei mais desse do que do outro livro da Aline que li, A Pequena Coreografia do Adeus, e só não digo que virou meu livro favorito porque não curto a maneira como ela escreve, me perco um pouco no raciocínio as vezes, mas é brilhante a intensidade que a Aline escreve e põe em palavras todos esses sentimentos.

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
Cris 05/04/2024minha estante
Que história real embora triste, né? E um dos pontos mais altos para mim foi a Aline não dar nome a personagem... ela de fato pode ser qualquer mulher. ?

Ana Paula FZ1 05/04/2024minha estante
Exatamente Cris, por isso fiquei mais abalada e com um bolo no estomago de imaginar que poderia ser qualquer uma de nos, proximas ou não... :(

Cris 05/04/2024minha estante
Pois é... ???

Maria.Olivier 04/04/2024

Dores e reflexões
Chorei, chorei de novo e depois eu chorei mais um pouco.
o livro abre todo o seu corpo e faz você sentir tudo diretamente no seu coração, o que te faz viver tudo mil vezes mais.
não é um livro fácil de ler, mas vale a pena cada segundo que você dedica pra ele.

Sara 04/04/2024

Não ver alguém
nunca mais por questões sentimentais
doí menos do que
não ver alguém nunca mais porque a pessoa deixou de existir.
Não consigo ler isso quero chorar
Mds que triste, e realmente uma vida triste e sozinha, a morte pega dessa forma. Esse livro è simplesmente incrível e eu devorei tão rápido, essa autora gosta de um final aberto e sinto pena do Lucas por nunca descobrir a verdade e ao mesmo tempo aliviada por ele não ter que viver com isso. Coitada passou os 52 anos da sua vida sofrendo, esse livro é para todos aqueles que amam em silêncio

Carolina Miranda 04/04/2024

Corrosivo
É um livro que dói. Dói uma dor constante e dolorosa, mas honesta.

É aquele livro pra você pegar um café e ler numa tacada só.

É um livro sobre dor, perda, solidão, violência e um amor tão honesto, mas tão honesto que mata.

Não é um livro pra você se sentir bem no final, ele vai pegar uma parte do seu coração e se alojar ali, te lembrando que as vezes existe beleza na dor e no feio, que uma vida inteira não é feita de feiúra, mas que as vezes o excluído e incompreendido trás a paz e o amor pra um coração partido.

Recomendo ?

Carla1487 03/04/2024

Sem palavras.
Eu não consigo parar de chorar.

"Entendo que o tempo
sempre leva
as nossas coisas favoritas no mundo
e nos esquece aqui
olhando pra vida