O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Ingrid664 21/01/2024

O peso do pássaro morto
O livro é poesia da mais particular da autora Aline Bei, acompanhando uma personagem sem nome, pois poderia ser a dor qualquer um. Apresenta está mulher que sofreu diversas perdas ao longo da vida que acompanhamos até sua morte, observamos como ela teve que lidar com cada uma das suas perdas, a forma que atingia suas relações principalmente com seu filho, além de reflexões sobre a fragilidade da vida.

Milena 03/04/2021

Cruel e real.
A poesia desse livro é totalmente real, crua e também cruel. quanta dor essa mulher suportou durante a vida. e saber que essa talvez tenha sido a realidade de 1, 2, 3, muitas mulheres. como doeu acompanhar ela dos 8 aos 58 anos. mas uma dor necessária, uma dor de realidade. acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

Rodrigo | @muitacoisaescrita 25/02/2020

Belo e trágico
Qual o sentido de uma vida? Qual o sentido de nossas vidas? Infância, adolescência, fase adulta... como lidamos com essas coisas e por que lidamos de determinadas maneiras? Por que certas coisas nos impactam tão fortemente? Tantos por ques, mas essas perguntas não são respondidas neste livro. Pior: ele nos faz questionar acerca dessas temáticas - e, às vezes, não chegamos em nenhuma resposta sozinhos.
Lê-lo é extremamente necessário, porém doloroso em algumas partes. É lindo e profundo. Doce e amargo. Nostálgico e preocupante.
Morte, estupro, maternidade, morte, morte, morte... Poderia resumir o livro desta maneira, mas ele é muito mais do que isso. Ele nos faz refletir sobre como, por exemplo, interpretamos a morte em diferentes fases da nossa vida.
As pessoas que amamos vão pro céu, quando somos crianças. Depois, adultos, a morte se torna preocupante: como lidar com ela quando ela acontece com quem você ama?
Uma vida de perdas. Não só de pessoas, mas de pedaços de si mesma - um estupro. Perda do sonho de ser aeromoça, perda, de certa forma, de alguém que saiu de dentro de você mas que você não sente aquela conexão, perda do seu animal de estimação, perda de si...

Monica Quintal 08/08/2023

"A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita."

Um bom livro, escrita crua, direta, cheia de significados. Tem cenas difíceis e gatilhos, é bom se atentar antes de ler.
Foi uma boa leitura, dessas que tocam a gente e deixam um gosto amargo na boca.

"mas se ele benze tudo por que não benzer o olho morto pra voltar normal? será que ele prefere não ver? imaginar o mundo deve ser mais bonito mesmo."

"perguntei pra minha mãe: - o que é morrer? ela estava fritando bife pro almoço. - o bife é morrer, porque morrer é não poder mais escolher o que farão com a sua carne. quando estamos vivos, muitas vezes também não escolhemos. mas tentamos."

"precisa ser leve pra ir tão longe ou aquele lugar
era longe pra mim e casa pra ele."

"- não me importo - eu disse pra ele - que seja breve o nosso encontro. porque no tempo da minha memória somos pra sempre. não existe morrer dentro, é como uma canção. as canções não morrem nunca porque elas moram dentro das pessoas que gostam delas."

Aninha 14/01/2024

Abalada
Terminei essa leitura tem alguns minutos e ainda estou abalada. Foi impossível não chorar.
É um livro muito curto mas com uma carga emocional muito grande. A escrita é um pouco confusa, confesso, as vezes parece que a autora só foi dando enter, mas aos poucos dá pra acostumar.
É difícil explicar, mas se eu pudesse escolher algumas palavras que pudessem descrever o que essa história é pra mim, seriam: sensível, cru, comum, dolorida, emocionante, verdadeira.
Não quero dar spoilers, mas a relação dela com o Vento foi o ponto alto pra mim e ao mesmo tempo me despedaçou, assim como ela.

Super recomendo a leitura.
Camylla Barros 14/01/2024minha estante
nesse aí eu não do chorei como gritei... Muito dolorido ?

Aninha 14/01/2024minha estante
Não duvido, chorei e não foi pouco

Amanda.Figueiredo 16/07/2023

A esperança também não existe
Ja conhecia essa autora, e o primeiro livro que li dela me deixou triste, mas esse foi capaz de mexer em uma dor que eu nem sabia que tinha em mim.
Desde as primeiras paginas eu ja soube que esse livro iria me destruir, o jeito que tudo que aconteceu nele é tangível, todo sentimento nele era real, fiquei muito imersa.

Eu queria poder dizer que um abraço nessa mulher, que nem nome teve, ajudaria a aliviar sua tristeza, mas a verdade é que depois do que aconteceu ela não seria feliz nem se quisesse. Tantas coisas marcaram sua pele e suas memórias.. as perdas que ela numca esqueceu, uma pessoa que marcou sua vida da pior forma possível

Por um lado eu queria que o filho dela soubesse, talvez ele se esforçasse mais para conviver bem com ela, mas por outro lado, aquilo era a dor dela, íntima demais, vergonhosa demais para que os outros soubessem, e essa culpa, essa vergonha me deixou ainda mais triste, porque um desgraçado, que sequer namorava com ela oficialmente, acabou com a vida dela e ela que carregou a culpa e vergonha até a morte. Essa mulher conheceu a dor cedo demais, e eu sinto muito por ela, por tudo que ela teve que sofrer, inclusive pela morte do seu único amigo depois de tudo, o Vento. Sinto muito pelo Lucas também, era uma situação toda errada e ele nem devia estar incluso nela, mas ele estava e também nao tinha culpa.

Eu pensei que ela "superaria" a desgraça que lhe foi causada, mas a cada página que passava eu sentia que nada ia mudar e realmente nada mudou, pq a vida, difícil e cruel. Eu esperei que milagrosamente aquela mulher voltasse a ser feliz, que se tornasse aeromoça, que passase a amar o filho, que denunciasse o abusador e ele pagasse pelo o que fez, esperei que ela e o cachorro nunca morressem. Mas não é como queremos

E eu quero o mais rápido possível superar esse livro, pq estou sentindo uma dor imensa

Naiara146 10/10/2021

Levei um nocaute emocional com esse livro
Fiquei no chão quando terminei de ler, pensando muitos dias em tudo.
Essa história...tão forte e cheia de perdas significativas pelo caminho.
Uma escrita muito diferente, uma narrativa que nos aproxima da protagonista e nos faz sentir também do lado de cá, a dor dela que está contida em cada capítulo.

Confesso que eu queria uma nova trajetória para ela...mas o livro nos mostrou de forma nua e crua que essa foi a sua história, o que de fato se apresentou pra ela; um caminho cheio de percalços e desconstrução de tudo que ela viveu (aliás, de tudo que de fato ela NÃO viveu).

Leiam!
@renatavarelaescreve 10/10/2021minha estante
Foi um soco atrás do outro :(

Naiara146 11/10/2021minha estante
Verdade... em cada capítulo tinha que parar um pouco pra processar tudo. Intenso né?

Flávia 24/04/2021

Lindo
"O tempo sempre leva as nossas coisas preferidas no mundo e nos esquece aqui olhando pra vida sem elas."

Aline 11/07/2021

Esse livro acabou comigo
Acho que nunca chorei tanto com um livro como eu chorei com esse, li de uma única vez e acabei entrando em um estado depressivo de madrugada.
Nunca li um livro tão pesado igual esse, toda a história me fez ficar extremamente angustiada e pensando o quanto essa mulher foi forte durante toda a sua vida.
Uma leitura extremamente necessária.

glen glen 30/06/2021

Quando a dedicatória já vale pelo livro todo
"Ao canário que, assustado em caber na palma, morreu na minha mão?

Essa dedicatória se tornou a minha favorita de todas. Me trouxe um turbilhão de sentimentos, e sem dúvidas, me instigou ainda mais a ler o livro.
??Já aviso que não é uma obra para todo mundo!! É preciso ter goela para digerir cada gatilho desse livro.??
A história vai seguir toda a vida de uma personagem na qual não sabemos o nome ( e isso acaba sendo um fato que não faz diferença ), e suas várias situações de destruir cabeças.
Nunca me imaginei chorando tanto por um livro, quase nadei de tanto chorar. Se parasse pra sublinhar cada trecho impactante, sublinhara o livro todo. Me trouxe MUITAS reflexões e me deixou muito triste, ma lí com esse objetivo ( um pouco doentio, talvez ) e saí muito satisfeito ( precisando de uma terapia mas ok ).
Sem sombras de dúvidas, é um livro que impactou minha vida.

Nice Freiry 26/08/2020

Lindo e impactante
Fiz essa leitura num clube de leitura que participo, e que bom foi ter pessoas para discutir sobre esse livro. É impossível ler ele e não sentir nada. Já aviso que tem gatilhos... E muitos!
Confira a resenha completa no IG @book.is.nice

Istudart 21/02/2020

Gente, que livro maravilhoso! Comecei a leitura sem saber naada sobre a história e me surpreendi demais. Inicialmente pensei que fosse um livro que tratasse sobre a morte voltado para o público infanto juvenil, mas com certeza não é um livro pra crianças...
Amei a estrutura, amei os versos e amei as palavras que foram utilizadas, amei também como a narrativa segue a idade cronológica da protagonista. A história é contada de maneira rápida, mas densa, e o sentimento de impacto ficou grudado em mim mesmo um tempo depois de eu terminar a leitura.
Recomendo muito pra quem encara leituras mais pesadas!
Guto 21/02/2020minha estante
Esse livro é demais! Chorei mto.