O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

cami56 23/04/2023

A cura não existe
Quando comecei a ler nem imaginava que iria mudar minha forma de ver a vida, é um livro forte e que te desestabiliza, que te deixa em prantos. a cada fase um soco no estômago, uma poesia que dói e ao mesmo tempo é linda. Obrigada Aline pela experiência, dolorosa mas tão necessária
Yasmim 23/04/2023minha estante
Sou doida pra ler esse livro o que me segura é o fato dele ser muito pesado kkkkkk

cami56 23/04/2023minha estante
eh ótimo! ja viu os gatilhos amg? talvez n seja nd dms p tuuu

Gabi 18/05/2020

Emocionante
Foi o livro que mais me fez chorar, mas nem por isso foi uma experiência ruim.

Robson 24/03/2023

É bom, mas não recomendo
O livro é bem escrito, mas muito, muito pesado, é uma tristeza do início ao fim, fiquei mal com a leitura várias vezes, esse é uns do livro que provavelmente eu nunca vou ter coragem de reler novamente
Maisy 24/03/2023minha estante
Comecei a ler ano passado e até hoje não tive coragem de terminar

Lauana 16/08/2021

íntimo, cruel e real
o livro é bem curtinho, achei que ia conseguir ler em um dia, dois no máximo.
impossível.
a narrativa simples, num formato que parece poesia ao mesmo tempo que não é, tem uma carga emocional gigante. não, é preciso ler aos poucos para compreender e sentir tudo o que está ali.
marquei duas páginas com etiquetas e sublinhei alguns, vários, quotes. algumas passagens foram pessoais demais.
como li em uma resenha aqui: é a história de alguém que perdeu tanto até se perder.
uma solidão tão forte, tão presente em cada palavra da personagem sem nome, que dá medo, a angústia vai apertando a cada página, e a tristeza também.
só não dei 5 estrelas porque eu me incomodei um pouco com o ?estilo poesia?, fez total sentido com esse livro mas não faz meu tipo, é coisa minha mesmo.
não sei se dá para recomendar um livro desses, não é para qualquer um. é preciso estar totalmente despreparado para apreciar.

alvesni 11/06/2020

Confesso que está difícil de expressar com palavras o que eu senti ao ler este livro. É um verdadeiro soco no estômago. Eu só sei que chorei, chorei e chorei...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro conta a vida de uma mulher dos 8 anos aos 52 anos, cada capítulo corresponde a uma idade. Como é narrado pela personagem você tem a impressão de ler seus pensamentos, a linguagem e a escrita do livro muda com o amadurecimento dela e uma coisa interessante é que em nenhum momento é revelado o nome da personagem. Enfatizando mais essa sensação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É um livro triste, fala sobre o fim das coisas, de como somos afetados pelas perdas que acontecem em nossas vidas. Nele percebemos que, pior que a morte da vida e a morte para a vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pura poesia, mexe com suas feridas, mas também é liberador. É diferente de tudo que eu já li, não é a toa que ele ganhou o prêmio de São Paulo de Literatura 2018.
Super Recomendo!! 📚 ❤

@riggifabio 16/07/2021

Uma narrativa tão breve que bem poderia ser tratada como um conto. Dá para ler rapidinho. Escrita em uma espécie de poesia prosaica, que conta a história da relação de uma mulher com a morte. Um livro bastante sensível e melancólico.

Guilherme.Avila 18/05/2020

Poético, pesado, e muito realista
Eu li este livro em um dia. Em menos de duas horas. Nesse livro temos uma escrita diferente, não sei explicar o que a torna diferente, mas ela não é como as outras escritas. Não é rica em detalhes, não detalha cada cenário, mas detalha cada sentimento. Bom, como posso descrever o livro? Ele acompanha a vida de uma pessoa, gente como a gente, brasileira, desde seus 8 até seus 52 anos. A história começa com uma garotinha que pouco entende sobre o mundo. Pouco a pouco a história vai tendo um aspecto cada vez mais sombrio, as coisas que acontecem na vida desta mulher são, no mínimo, chocantes. Devo antecipar que a autora deste livro é completamente insensível, ela não se importa com quem está lendo, a vida desta mulher é o mais real impossível, longe de ser um conto de fadas. Esse livro me fez valorizar a vida, valorizar os bons momentos, é impossível não valorizar ainda mais a vida quando se lê esse livro, um lembrete de que no mundo existem pessoas com problemas bem maiores que os seus, pessoas que sofrem com dores que são quase insuperáveis. Ler esse livro foi como ler uma poesia, a escrita da autora é tão poética, ela conseguiu tornar a vida de uma mulher "comum" em quase uma poesia. Tiveram cenas que me deixaram muito triste. E se eu tivesse que descrever o livro em três palavras seriam essas: realista, pesado e poético.

Aline 11/07/2021

Esse livro acabou comigo
Acho que nunca chorei tanto com um livro como eu chorei com esse, li de uma única vez e acabei entrando em um estado depressivo de madrugada.
Nunca li um livro tão pesado igual esse, toda a história me fez ficar extremamente angustiada e pensando o quanto essa mulher foi forte durante toda a sua vida.
Uma leitura extremamente necessária.

Monroe 18/03/2021

Intenso e triste
O livro que me pegou pelo braço e me arrastou por muitos anos de dor, através dos olhos de uma mulher que sentiu na pele o que é a ?perda? em todos os sentidos.

Agora perdido estou eu, sem saber o que faço essa bagagem dela que ficou.

Nice Freiry 26/08/2020

Lindo e impactante
Fiz essa leitura num clube de leitura que participo, e que bom foi ter pessoas para discutir sobre esse livro. É impossível ler ele e não sentir nada. Já aviso que tem gatilhos... E muitos!
Confira a resenha completa no IG @book.is.nice

isabel 27/08/2021

"escrever é mais forte, (...)"
e realmente foi.
meus pensamentos aderiram a escrita dela, li em um dia e minha sanidade foi pro céu. só consigo sentir esse abismo que persistiu nela e não para, ou seja, livro muito bom.
Bru 27/08/2021minha estante
Pesadíssimo

glen glen 30/06/2021

Quando a dedicatória já vale pelo livro todo
"Ao canário que, assustado em caber na palma, morreu na minha mão?

Essa dedicatória se tornou a minha favorita de todas. Me trouxe um turbilhão de sentimentos, e sem dúvidas, me instigou ainda mais a ler o livro.
??Já aviso que não é uma obra para todo mundo!! É preciso ter goela para digerir cada gatilho desse livro.??
A história vai seguir toda a vida de uma personagem na qual não sabemos o nome ( e isso acaba sendo um fato que não faz diferença ), e suas várias situações de destruir cabeças.
Nunca me imaginei chorando tanto por um livro, quase nadei de tanto chorar. Se parasse pra sublinhar cada trecho impactante, sublinhara o livro todo. Me trouxe MUITAS reflexões e me deixou muito triste, ma lí com esse objetivo ( um pouco doentio, talvez ) e saí muito satisfeito ( precisando de uma terapia mas ok ).
Sem sombras de dúvidas, é um livro que impactou minha vida.

Istudart 21/02/2020

Gente, que livro maravilhoso! Comecei a leitura sem saber naada sobre a história e me surpreendi demais. Inicialmente pensei que fosse um livro que tratasse sobre a morte voltado para o público infanto juvenil, mas com certeza não é um livro pra crianças...
Amei a estrutura, amei os versos e amei as palavras que foram utilizadas, amei também como a narrativa segue a idade cronológica da protagonista. A história é contada de maneira rápida, mas densa, e o sentimento de impacto ficou grudado em mim mesmo um tempo depois de eu terminar a leitura.
Recomendo muito pra quem encara leituras mais pesadas!
Guto 21/02/2020minha estante
Esse livro é demais! Chorei mto.

Larissa 31/05/2021

em poucas linhas me revirou
me fez pensar em ser mulher. o que significado ser mulher nesse mundo, no Brasil...
as implicações disso.
recomendo a todos, mas alerto que há gatilhos de violência e que mexe internamente em diversas questões.
li para minha aula, mas levo pra vida.

ncrln 18/10/2023

Visceral, profundo, intenso...
Tenho pensado muito em palavras pra descrever esse livro, mas só lendo você é capaz de entender a profundidade que Aline Bei trás em suas obras. A vida da personagem vem carregada de complexidade de fatos e como alguns eventos e decisões tomam peso em nossas vidas. O final (que pra mim, nos livros da autora, são completamente chocantes e marcantes) me fez parar e olhar para o nada por algum tempo, e depois respirar e entender "o peso do pássaro morto."
Aline Bei, obrigada por escrever e trabalhar tão bem com as palavras, e achar poesia em pequenas coisas cotidianas que, a maioria dos seres, acham tão banais e sem importância. Obrigada. ?