O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Mica.0 26/04/2024

Como repensar a vida inteira em tão poucas páginas
Esse livro tão pequeno me fez passar, literalmente, por uma crise existencial, onde fiquei dias repensando todas as relações familiares que eu tenho. Recomendo muito a leitura pra quem esteja procurando um livro com uma mensagem profunda baseada em uma história simples.

Srta_Clarke_ 26/04/2024

O peso do pássaro morto
?porque no tempo da minha
memória
somos pra sempre. não existe morrer dentro, é como
uma canção.
as canções não morrem nunca porque elas moram
dentro das pessoas que gostam delas.?

Sem dúvida nenhuma, esse é um dos livros mais tristes que eu já li na minha vida.

Cru. Real. Triste. Doloroso.

A Aline tem uma escrita simplesmente magnífica. Poética na medida certeza, em forma de poesia, de uma fácil compreensão. Eu devorei esse livro.

A história me arrancou muitas emoções ao mesmo tempo que me deixou sem reação. Apesar de acontecimentos reais, eu realmente senti o impacto de tudo.
Foi muito dolorido e triste,
eu chorei no ônibus.

Sendo assim: cinco estrelas e favoritado.

verotopia 26/04/2024

Poético e violento
A narrativa desse livro é uma das mais lindas e fluídas que eu já li. É como se a protagonista estivesse escrevendo um diário enquanto tenta organizar os pensamentos. Ela fala sobre a morte o tempo todo: seja do vazio em seu peito ou do adeus a entes queridos. E no meio de tanto luto, tem muita solidão, a distância (em todos os contextos) do filho e toda a dor que trazê-lo ao mundo lhe custou. A solidão dessa mulher chega a ser palpável e isso me fez mergulhar num vazio. Tudo nesse livro dói. O final então... se eu soubesse teria deixado para terminar em casa onde eu poderia chorar alto na minha paz.

Julia.Simões 26/04/2024

Lapada seca
Comecei a ler esse livro despretensiosamente, só uma leitura antes de dormir (não sabia sobre o que se tratava a história), e quando eu finalmente entendi foi um tapa na cara. É estranho ver uma personagem tão crua, tão humana, geralmente as protagonistas são heroínas e isso que faz desse livro ser tão especial.

Vale uma menção a formatação do livro que no primeiro momento pensei que tinha baixado errado, mas aí entendi que era assim mesmo não gostei muito tá proposta.

Andreia Santana 26/04/2024

'Pequena coreografia da solidão'
Livro de estreia de Aline Bei, O peso do pássaro morto é um relato em prosa poética intimista da vida de uma mulher desde a infância até a maturidade, com todas as perdas acumuladas no decorrer de uma existência emaranhada em pequenas e grandes tragédias. O tema central é a solidão da protagonista, que se aprofunda no decorrer da trama.

O livro, lançado em 2017 pela Editora Nós, fez uma bem sucedida carreira literária, acumulando reconhecimentos como os prêmios São Paulo de Literatura e Toca de Literatura, esse último criado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire a partir de oficinas de escrita criativa.

Aline Bei aborda temas sensíveis como a violência sexual, a maternidade desamparada e o luto. Embora bastante delicada, a história tem uma atmosfera melancólica. A protagonista é uma pessoa cujos sonhos foram interrompidos e a trajetória mudou radicalmente após uma agressão sofrida na adolescência. A partir daí, poucos são os momentos de felicidade, breves respiros, vividos por ela.

Essa é uma leitura que deixa um buraco no peito e que alterna momentos ternos com outros muito violentos, tanto fisicamente quanto simbolicamente, que machucam a sensibilidade e fazem o leitor sentir as dores da personagem principal, alguém bastante comum ? poderia ser uma amiga, irmã ou nós mesmas, no caso das leitoras ? que foi bastante ferida pela vida.

Lapidar belezas, mesmo que tênues, a partir da tragédia sem descambar para o sensacionalismo é um talento raro. E O peso do pássaro morto é um pequeno vislumbre desse talento?

Ficha Técnica:
Autora: Aline Bei
Editora: Nós, 2017
168 páginas
R$ 61,00 (físico, site da editora), R$ 44,00 (e-book Amazon) ou e-book para ler gratuitamente mediante empréstimo na Biblion.app. Também está disponível no Leer+ do Skeelo.books, que custa R$ 19,90 por mês e dá acesso a um amplo catálogo digital de e-books.

**********

*Lido para o desafio #50livrosate50anos, brincadeira que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até 30/04 e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. O peso do pássaro morto é o livro 43 do desafio. Faltam 7 para finalizar a leitura e postar.
aline 26/04/2024minha estante
Gostei muito desse livro

Andreia Santana 26/04/2024minha estante
Eu também ?

Larissa Bispo 25/04/2024

Qual o objetivo aqui?
Demorei pra fazer a resenha desse livro justamente porque eu precisava digerir um pouco a história.
Queria começar elogiando a escrita da autora, essa forma de escrever em prosa deixa a leitura da história ainda mais comovente e triste.
Já quanto a história em si, é aqui que preciso fazer algumas ressalvas. Acredito que todo leitor merece sair um pouco da sua zona de conforto e experienciar a leitura de histórias incômodas, até porque a vida não é um completo arco-íris e sabemos que cada um enfrenta uma dificuldade diferente, porém precisamos saber diferenciar histórias que tem o objetivo de chegar a um determinado ponto, narrando assim as mazelas da vida daquele personagem e história que não levam a ponto algum, querem apenas retratar uma situação triste, e é bem o que se encontra nesse livro.
Não é que seja um livro ruim, mas é um livro sem objetivo, que a função principal é causar um desconforto no leitor, que vai terminar a leitura inegavelmente triste e comovido.
Mesmo assim, acredito que vale a pena a leitura, pois não é um livro ruim e ele suscita temas de extrema importância pra nossa sociedade e que merecem a discussão que ele provoca e talvez seja essa o principal objetivo da autora.

lorenlorensz 25/04/2024

Meu livro favorito
Esse é o meu livro favorito, minha autora favorita tbm! Simplesmente recomendo pra todo mundo, queria que todo mundo pudesse lê-lo, P E R F E I T O

Mahgrama 25/04/2024

Muito duro, bonito e realístico. Um tapa na cara da realidade.
Me deixou muito pensativa, do tipo de livro q vc acaba de ler e fica 1 semana digerindo tudo.
Rapidinho de ler e mt perfeito, acho q todo mundo deveria ler um dia.

souzax_l 25/04/2024

Feito pra sentir.
Isso aqui foi simplesmente uma das coisas mais lindas e dolorosas que já li na minha vida. Li em um dia, um dia que já estava sentindo muito e senti mais ainda lendo ele. Fico sem palavras pra falar dele, já que ele fala por si.

lumiá :) 25/04/2024

Comecei chorando (MUITO!) e terminei chorando mais ainda.

Achei que não fosse gostar ou mesmo conseguir me deliciar pela forma como a história é escrita, mas que grata surpresa. O livro encontra a gente na hora certa e ao ser encontrada, arrebata qualquer um logo de cara.

O peso da história, o peso de ser mulher, o peso de ser sozinha. Envelhecer. Ver a vida passar. coisas que não tem como se colocar em palavras. As infinitas dores de uma vida.

Quero ler de novo futuramente... aos 37, ou 49 ou 52 quem sabe...

paixão 25/04/2024

O peso.
Esse livro me arranca as palavras antes que chegue na boca, nos dedos e no pensamento.
só sei sentir, e como senti. um nó gigante na garganta, um peito latejando e fervendo e só soube chorar. só chorei. só entendi. só senti.
doeu demais, tudo. doeu quando imaginei.

linzinhaon 25/04/2024

Só digo que isso é fantástico
Esse livro tem altas críticas aclamadas pelo leitor, e desde já tenho a dizer que minha resenha sobre ele também é grande. A autora buscou deixar a leitura forte com suas críticas, e diminuiu esse peso na maioria das vezes.
A minha opinião sobre o livro é que ele deveria ter uma adaptação pra filme urgentemente, mesmo que a autora não seja grandemente reconhecida por ser nacional, daria um belo filme brasileiro sobre como é a vida de muitas mulheres que passaram pelos mesmos transtornos que a protagonista.
Aline Bei é uma ótima autora e merece muito mais reconhecimento por suas obras. Esse é o segundo livro dela que leio, e como da última vez me surpreendeu pelo talento que a leitura consiste em trazer.
Adorei!
lumiá :) 25/04/2024minha estante
vai ter filme sim!! isabel teixeira no elenco.

Tamy789 25/04/2024

Simplesmente emocionante! Nós faz refletir sobre a vida, o que vivemos e o que vamos viver. A dar valor a cada momento

oerickaguiar 24/04/2024

Resenha
Escrito de forma não convencional, uma prosa escrita em versos, que são extremamente pesados mas que conseguem ser belos ao mesmo tempo.

yaya 23/04/2024

A cura não existe
Aline Bei você me tem!!

que livro é esse? dês que comecei a ler e ter um hábito de leitura, sempre tivesse curiosidade para ler esse livro e meu deus pq não fiz isso antes?

apesar de ser um livro curto ele desenvolve de forma excelente a protagonista e suas dores, narrando de forma poética e arrebatadora, não irei citar exatamente a cena para não dá spoiler, mas logo no começo/meio do livro acontece algo que eu definitivamente não esperava e foi de uma forma tão crua e me doeu, eu fechei o livro e não me aguentei e chorei, senti a dor dela e sabia que depois daquilo ela viveria numa culpa, eu queria poder entrar nesse livro e conforta a protagonista.

o começo me deixou de cara encantada, a inocência de uma criança e a forma como ela ver o mundo é algo lindo e ao longo que ela vai crescendo podemos ver a óbvia desesperanças do sonho, já devo está divagando, mas leiam esse livro, não importa o que você esteja fazendo ou se você tem alguma leitura no momento, parem e leiam essa obra prima.

vou sempre lembrar dele e da sensação das lágrimas nos olhos devido a carta para a Carla e esse final.