Star Wars: Thrawn

Star Wars: Thrawn Timothy Zahn

Resenhas - Star Wars: Thrawn

davidplmatias 06/05/2021

A arte da guerra
A mente estrategista de thrawn, um livro que desenvolve a origem desse magnífico vilão! Com personagens muito bem desenvolvidos, batalhas espaciais bem narradas, o livro é imprevisível. Muito bom. Estou com vontade de ler todos os livros do autor.

Marcelo Ricarte 05/05/2021

Bom, mas...
Cansativo no que se refere à política, burocracias e os detalhes táticos.
Compreendo que o personagem é um mestre estrategista mas infelizmente em alguns momentos isso me foi exaustante...

Mas não é ruim, está longe de ser, eu não conseguia parar de ler, hora pra acabar logo quando esses momentos chegavam, hora porque eram pontos interessantes.

Para mim o personagem é uma mistura de justo, pois tem um cuidado quanto a eliminação de civis, ousado e petulante quando acha que sua inteligência mostra o caminho, e isso é uma mistura muio interesse.

Governadora Arindha Pryce se tornou uma personagem incrível e rouba a cena em diversos momentos.

Logo vou ler o livro 2 que tem tudo para ser muito melhor.

Wenderson.Cerqueira 30/03/2021

Boas vindas ao novo grande vilão.
Boa leitura para quem deseja conhecer as origens de um personagem que cativou os fãs em Star Wars: Rebels.

Thrawn é diferente de tudo antes visto no universo, apresenta uma figura que vai de encontro a toda ideia de força bruta que se tem do império. A narrativa envolve o leitor em um empolgante jogo de xadrez entre o estrategista Thrawn e seus adversários. Além disso, oferece detalhes acerca da hierarquia imperial.

O problema central do livro é que o grande foco em Thrawn faz os demais personagens parecerem apagados, com exceção de Eli Vanto. A trama em si perde muito quando não se tem o ponto de vista do Chiss e em alguns pontos da história o livro torna-se maçante.

João 10/03/2021

Estratégia e política
Este definitivamente é um livro sobre estratégia e política com temática de Star Wars, não o contrário.
O livro apresenta a ascensão militar de Thrawn dentro do império e suas muitas reflexões, juntamente com a gorvenadora Pryce e sua brilhante perspicácia política.
É um livro recheado de diálogos, com leitura fluída.
O autor apresenta o personagem principal junto com seu auxiliar (Eli Vanto) e me trouxe a lembrança um pouco da dinâmica de Sherlock Holmes e John Watson, que particularmente me agradou.
Para todos os fãs tanto de Star Wars, quanto de política e estratégia de combate esse livro será muito bom.

Gabes 09/03/2021

Ok, vamos lá!

Eu já tinha lido a adaptação desse livro pra HQ e fico impressionado como ela foi uma excelente adaptação, porém, o livro traz uma riqueza bem mais profunda e detalhada pra história.

Eu gosto muito do Thrawn e do universo ao redor dele, eu acredito que devia ter mais história do lado do império onde mostram eles sendo vitoriosos, pois dessa forma é mostrado o porquê de fato eles serem um império (e não só um peso inútil que os mocinhos derrubam toda na aventura da semana).

O plot envolvendo o Thrawn é incrível. O da Pryce eu não gosto muito, faz sentido e é bom, mas não me agrada, não vou muito com a cara do personagem para falar a verdade. Agora, meu amigo, o meu personagem favorito da história é o Eli Vanto, que personagem! Que desenvolvimento! Eu espero ansiosamente pelo retorno dele ao universo Star Wars em qualquer lugar que seja e espero profundamente que ele seja tão interessante quando nesse livro.

May the force be with you.

Bishop 24/01/2021

Uma surpresa ABSURDA
Da mesma forma que The Mandalorian (1,2) foi uma supressa extremamente bem vinda e incrível do universo de Starwars, como um presente para quem gosta, esse livro faz a mesma coisa.

Simplesmente por ter terminado a série que reviveu a saga em muitos sentidos, me senti na vontade de consumir mais do universo novamente, e escolhi um titulo que era Canon (disney) para começar, mas não esperava o quanto ia me divertir absurdamente.

Posso afirmar com tranquilidade que esse livro é nota 5/5 somente pelas tramas, personagens e escritas, você não precisa ser fan ou gostar MUITO de star wars, porque esse livro é tão bem escrito que ele trabalha por sí so.

Wendel 21/01/2021

Excepcional para fãs!
Já sabemos que Thrawn é um gênio, mas esse livro mostra bem como ele pensa e age. Segue a trajetória de um dos personagens mais marcantes do universo Star Wars. Além de acrescentar uma surpresa como personagem principal. Fabuloso!

Boris.Battestin 19/01/2021

excelente livro
Da mesma forma que Ahsoka foi "criada" para a série de animação "Clone Wars", Thrawn foi criado ainda na fase "Legends" por Timothy Zahn para abrilhantar ainda mais o universo Star Wars. Personagem complexo, brilhante e muito bem desenvolvido, nesse livro é mostrado como foi descoberto pelo Império recém-criado por Palpatine, descrevendo toda sua trajetória na Marinha Imperial até o posto de Grão-Almirante, dando ênfase ao seu brilhantismo tático e estratégico militar, embora também explore sua ignorância e falta de tato político. Em paralelo, mostra a história da Governadora Pryce, entrelaçando as narrativas e dando mais contexto para a relação deles brevemente explorada no desenho Rebels. Leitura cativante que narra essas trajetórias, um dos melhores livros desse novo cânon.

Thamys 14/01/2021

Um dos meus personagens favoritos de Star Wars.
Eu sei que parecerá a coisa mais clichê possível, mas eu definitivamente amo o universo de Star Wars, principalmente quando elementos que fizeram parte do "Legends" tornam-se canônicos. Como é o caso de Thrawn. Eu conheci o personagem por meio da trilogia homônima (composta por “Herdeiro do Império”, “Ascensão da Força Sombria” e “O Último Comando”) e fiquei encantada por ele desde então. Criado por Timothy Zahn, a criatura de aparência humanoide com seus olhos vermelhos, pele azul e cabelos negros é a essência de expertise, ótima estratégia e sempre pensar à frente.

Devo adiantar que esta foi uma segunda tentativa em ler o livro, e que bom que insisti. Não tenho palavras suficientes para dizer o quanto aprecio este personagem enigmático, que tem como característica mais marcante a sua vasta inteligência. Em “Thrawn” conhecemos a origem do ser da raça Chiss e sua trajetória impecável ao cargo de grão-almirante.

Uma das coisas que mais gostei é que a cada início de capítulo, o protagonista divide um pouco da sua estratégia com o leitor. Destacado em itálico, ele nos convida a pensar como ele. Além disso, o autor evidencia quando estamos na pele de Thrawn: ele sempre analisa a postura corporal e verbal com quem interage. Isso mostra como ele está à frente de qualquer decisão. Vale destacar que o maior talento de Thrawn – mais evidenciado na trilogia citada acima – é de saber como um determinado povo vive e se comporta, por meio das suas obras de arte.

Além de Thrawn, outros dois personagens se destacam na trama: a ambiciosa Arihnda Pryce que em um primeiro momento tem a proposta de ser a antagonista, mas para mim ela é uma anti-heroína com uma visão política incrível. E claro, o maior coadjuvante quase um protagonista, o cadete Vanto. O caminho dele e do Chiss se cruzam na hora certa, no momento certo... ao menos para o Azulão. Ele vira o braço-direito que Thrawn necessita, mesmo que na maior parte do tempo, o caminho do jovem seja pedregoso e não da forma como ele espera.

Por fim, eu gostei muito do livro. Com a segunda tentativa de leitura, ele virou um livro mais dinâmico. É impossível não torcer para que Thrawn se dê bem, mesmo sendo do lado do Império. Recomendo demais tanto este livro quanto a Trilogia Thrawn para entender a sua complexidade e inteligência. Definitivamente ele se consagra como um dos meus personagens favoritos.

Liparini 10/08/2020

Excelente
A Trilogia Thrawn do selo Legends já era primorosa, agora com Thrawn sendo introduzido no cannon de Star Wars, ficou ainda melhor. Uma pena nenhuma editora ter publicado as continuações por aqui

Fernanda 27/06/2020

Excelente
Um dos melhores livros de Star Wars. Pra quem assistiu Rebels, vai conhecer um pouco mais não só do Grão Almirante Thrawn, um excelente personagem que surgiu no UE antigo e se tornou cânone, como também a Governadora Pryce. A história deles se cruzam: ele um exímio estrategista de guerra e ela, de política e mostra que um acaba precisando das habilidades do outro. Ao conhecer melhor os dois, acho que a gente até esquece um pouco que na verdade eles são vilões e sente um pouco de compaixão em alguns momentos.
Vale a leitura!

site: Instagram: @resenhasenerdices

@solitude_e_books 11/01/2020

Nunca Spoiler
Vivendo em exílio em um planeta distante, o desconhecido guerreiro que atende pelo nome de Thrawn está prestes a ingressar nas fileiras imperiais. Com suas estratégias peculiares e sua inteligência militar inigualável, ele vai se tornar um dos mais sagazes e impiedosos membros do Império Galáctico.
Mesmo Thrawn fazendo parte do Império é quase impossível não gostar deste alienígena de pele azul, costumo dizer que ele é uma mistura de drácula com Sun Tzu (autor do livro A Arte da Guerra), ou seja a frieza do drácula com a inteligência militar de Sun Tzu.

O mais legal deste personagem e que ele nunca encara seus inimigos como inimigos, mas sim como adversários podendo assim estudar suas estratégias friamente e ficando sempre um passo a frente.

Mesmo compreendo que aqui o personagem central é maior que a história achei o livro excelente, até por que o Grão- Almirante Thrawn ao lado do Chopper da série Rabels são meus personagens preferidos do mundo de Star Wars, então difícilmente daria errado esse livro pra mim.

Um excelente livro, super recomendo pra queles que curtem estratégia militar e muita politicagem.

Emmy 23/12/2018

"A guerra é basicamente um jogo de habilidade. É uma competição de mente contra mente, tática contra tática"
Thrawn foi um dos livros mais esperados do universo Star Wars. O livro se passa antes do ep IV e nele acompanhamos os anos iniciais do almirante.
A narrativa é dividida em três pontos de vista, Thrawn, Eli Vanto e Arihnda Pryce, cada um com seus conflitos e singularidades.
Thrawn, é encontrado pela marinha imperial em um planeta distante vivendo em exilio, e devido a sua incrível capacidade em táticas militares vai de forma recorde subindo de patentes e arrastando consigo seu tradutor Eli.
Eli Vanto, (meu favorito) era um simples cadete com o único objetivo de se tornar oficial de aprovisionamento e se manter no seu planeta natal, sem grandes ambições. Até que Thrawn, chega na sua vida e ele é obrigado a acompanha-lo.
O livro explora bem os sentimentos conflitantes de Eli, de admirar Thrawn e ao mesmo tempo detesta-lo por ter mudado seu futuro devidamente planejado.
Thrawn é um personagem bem desenvolvido e mesmo estando do lado do império é impossível não gostar dele, as batalhas onde sua mente geniosa planeja cada detalhe são bem escritas e mesmo quem não conhece termos navais consegue visualizar e ficar de boca aberta.
Embora seja eficiente em elaborar planos militares Thrawn é considerado por muitos como sendo muito ingênuo em relação a politica imperial, é neste ponto que entra Arihnda Pryce.
Arihnda, assim como Eli também era de um dos planetas do chamado “interior”, porém em contrate com Eli seu objetivo é subir na vida.
E neste arco o livro falha, a personagem que deveria ser a antagonista é fraca e desinteressante, levando até metade do livro com uma narrativa separada para então se conectar aos outros dois personagens e seus eventos.
Extremamente ambiciosa não ve limites para fazer o que vai beneficia-la, ignorando o que pode acarretar em outras vidas. Simplesmente detestável.
No geral o livro possui algumas falhas, é um pouco lento até a narrativa de fato fluir, mas alguns personagens compensam, uma leitura divertida pra quem procura algo de star wars

site: https://www.instagram.com/p/Bhw69GbHRPL/

Delirium Nerd 21/08/2018

Thrawn: As entranhas sombrias do Império
Em Thrawn conhecemos a trajetória de um dos mais admirados personagens do universo Star Wars e, se dúvida, um dos mais brilhantes estrategistas militares de toda a galáxia. A obra é um mergulho nas entranhas sombrias do Império e do mal causado por ele. Não há mocinhos em Thrawn, não há embate entre Jedis e Siths nem nada assim.

Há jogos de interesse, traições e maquinações políticas – e tudo isso acontece dentro das esferas imperiais. Thrawn, já conhecido por quem viu a série animada Rebels e/ou leu a trilogia de Timothy Zahn, continua surpreendente e um dos personagens mais interessantes da franquia. É o epítome do que podemos chamar de frio e calculista. Como um jogador de xadrez, ele calcula cada movimento que faz, e pensa nas próximas jogadas possíveis muito antes do momento chegar.

Por conta do contexto, é um tanto difícil ter empatia por algum dos personagens, e mesmo os que têm essa capacidade de proporcionar algum nível de empatia com as leitoras se mostram, de um modo ou de outro, decepcionantes. Afinal, sejamos sinceras, não dá para morrer de amores por autoridades imperiais ou por pessoas que traem e manipulam o próprio povo em nome de sua carreia, né?

A representação feminina em Thrawn

Um aspecto muito significativo do livro é a personagem feminina, Arihnda Pryce (que também aparece na série Rebels). Pryce é uma mulher com um cargo insignificante em seu mundo, conhecido por ser uma das principais fontes de exploração mineral do Império. No entanto, é uma mulher muito ambiciosa e que não pede esforços para galgar posições. Ela nos mostra que é perfeitamente possível ter ótima representação feminina mesmo em uma obra cujo foco é um homem e cujo ambiente militar e político é estritamente masculino. Timothy Zahn dá uma verdadeira aula de escrita, nesse sentido.

Thrawn ainda nos brinda com participações dos principais nomes do lado sombrio da força, mas não daremos spoilers aqui! Em geral, é uma ótima leitura, principalmente para fãs da franquia. Afinal, não é sempre que mergulhamos profundamente nas entranhas do império e conhecemos seus mecanismos, suas políticas e seus problemas internos. O ponto possivelmente negativo da leitura vai para os trechos em que acompanhamos a mente de Thrawn em suas elaborações estratégicas. Se, por um lado, isso fundamenta o principal aspecto do personagem principal do livro – o de brilhante estrategista, por outro, pode tornar a leitura maçante e cansativa para algumas leitoras. No entanto, não acreditamos que essas partes desagradem a todas ou que façam o livro perder sua força.

Leia na íntegra:

site: http://deliriumnerd.com/2018/05/15/star-wars-thrawn-resenha/
Fabio 02/09/2018minha estante
Pq este texto está se referindo aos leitores no feminino? Não entendi.

William 26/10/2018minha estante
null

Ígor Ferneda 24/03/2018

Mais um livro indispensável do novo cânone de SW!
Timothy Zahn conseguiu de novo. Depois da aclamada Trilogia Thrawn, o escritor voltou a trabalhar com sua maior criação no universo de Star Wars: o alienígena de pele azul, gênio tático e estrategista militar insuperável, Grão-Almirante Thrawn - um dos melhores personagens da saga!

O livro retrata algo que uma boa parte dos fãs sempre quis acompanhar: a trajetória de Thrawn dentro do Império, revelando quem ele é, de onde veio, e o principal: como um alienígena conseguiu triunfar em um Império predominantemente humano e alcançar um dos postos mais altos da hierarquia imperial. Entramos na cabeça do personagem e acompanhamos seus pensamentos, raciocínios, formas de analisar cada situação e agir, tentamos prever seus planos e movimentos - e falhamos miseravelmente nisso, pois Thrawn está sempre um passo a frente de todos, até dos leitores.

Acompanhamos também a interessante ascensão da determinada e ambiciosa Arihnda Pryce na política, até se tornar Governadora de Lothal (posto que ocupa na série Rebels). Gostei demais do livro em todos os aspectos. Personagens bem trabalhados, ótimos diálogos, história que prende do início ao fim.
William 26/10/2018minha estante
undefined