Star Wars: Thrawn

Star Wars: Thrawn Timothy Zahn

Resenhas - Star Wars: Thrawn

Gilson.Cavalcanti 15/03/2018

Uma narrativa desinteressante sobre um personagem extremamente interessante
Esse livro trás o peso do autor com ele (Timothy Zahn), que é um dos principais autores do universo expandido pré-Disney (agora selo LEGENDS). Zahn escreveu uma trilogia que trazia o Thrawn como personagem principal e passou a ser aclamada pelos fãs como uma das melhores do universo expandido (coisa que, cá pra nós, não era lá grande feito dada a quantidade de porcaria que existe no universo expandido).
O livro introduziu o Thrawn no cânone oficial do Star Wars e provocou um êxtase nos fãs que, até então, achavam que a Disney não tinha dado o devido destaque ao Timothy Zahn dentro do novo cânone.
Esse preâmbulo é crucial para se entender o motivo por trás das opiniões em geral superfaturadas sobre esse livro.
O livro na verdade é uma narrativa bem desinteressante sobre um personagem extremamente interessante. O personagem é muito maior do que o livro e isso vai ficando mais evidente a medida que a leitura avança.
O autor introduziu uma linha paralela sobre uma personagem chamada Arihnda que termina sendo um vetor bacana para levar o leitor a conhecer a complexidade social e política do império em Coruscant. Porém a conexão dessa linha paralela com a linha principal do Thrawn é muito fraca. Fraca ao ponto do leitor se questionar porque essa personagem está ali.
O autor introduziu um antagonista que deveria rivalizar com a genialidade tática do Thrawn (genialidade que o autor não cansa de ressaltar ao longo do livro inteiro) mas que ficou meio sem estofo. Termina sendo um antagonista que veio e se foi e finda deixando o leitor sem se importar muito com ele.
Conclusão: termina sendo um livro muito linear, sem altos nem baixos. Como estória e livro em si, não fosse aqui o que vos escreve um tarado sobre Star Wars capaz de ler um atlas geográfico da galáxia do universo, seria uma estorinha nota 2 de 5. MAS, sendo eu quem sou, vou de 3,5 de 5 pelo peso do personagem e pela chance de enriquecer mais ainda esse universo de fantasia.
Sergio Muniz 15/07/2021minha estante
Esse livro é sensacional! Um "Arte da guerra do espaço!"