Crer ou Não Crer

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Patricia.Valeria 13/06/2018

Crer ou não crer
Muito bom, ao ler esse livro pude ter convicção da minha crença e me assegurar da minha fé.

Brnoliver 25/05/2018

Karnal e Fábio de Melo
Ao saber do livro fiquei ansioso por ler ao mesmo tempo preocupado com o que poderia encontrar nele. A proposta parecia com a do Livro "Deus existe?" em que o filósofo ateu Paolo Flores d'Arcais debate religião com o Papa Bento XVI (que ainda não era papa), porém o livro crer ou não crer não exige do leitor uma compreensão muito profunda em filosofia ou teologia, o que não deixa os diálogos menos inteligentes, só é para um público mais geral e ambos os lados (Karnal e Fábio de Melo) parecem ser amigáveis um com o outro, por isso a discussão parece mais entre dois amigos em um barzinho (do ponto de vista positivo) do que uma guerra catedrática. Inclusive não há ofensas em nenhum instante, o Padre parece amigável aos ateus aristotélicos (mesmo que a crença condene ateus ao inferno) e Karnal se limite a dar algumas alfinetadas sarcásticas, inclusive apontando que o padre beira a heresia por ser mais complacente que a Igreja espera...
Como debate eu acho que acrescenta pouco ao conhecimento do leitor, não acho que sirva para alguém mudar sua posição religiosa ou se decidir entre crer ou não crer, porém traz diversas lições de tolerância, alguns raciocínios interessantes, algumas curiosidades do ponto de vista de um ateu e de um religioso, além de ambos contarem parte de seus histórias, às vezes contam algo inesperadamente pessoal.
No geral, Leandro Karnal cativa mais o leitor pelo bom humor e sagacidade, Fabio de Melo é mais sério e suas falas sofrem a limitação de ter que tomar cuidado para não desagradar a instituição católica, ao mesmo tempo torna seus exemplos mais palpáveis e talvez seja muito mais compreensível a todos os públicos. Algo interessante é o fato do Padre beirar a heresia, coml diz o próprio Karnal, e apontar um Deus mais humanista e menos mítico e institucional, enquanto o Leandro Karnal mostra que tem um conhecimento vasto na crença católica por ter vivido intensamente o catolicismo na juventude, alguns pontos do livro parecem que eles trocaram de lado.
Então acho uma boa leitura para quem gosta de ouvir algum dos dois (ou os dois). Vários temas transcendem a discussão principal e isso torna o livro melhor.

Citação: "Osíris existiu por mais tempo que Jesus na crença dos egípcios. Deuses também morrem quando seus adoradores morrem." Leandro Karnal

"De vem em quando alguém me pergunta: 'como é o céu, padre?'. Honestamente, eu respondo: 'Não sei, querido, porque ainda não morri. Estou na mesma situação que você, sem saber como é'." Pe. Fábio de Melo

Pedro Henrique 09/05/2018

Creio ou não Creio
Meus sinceros parabéns pela sensibilidade e respeito sobre essa obra. Leitura bem enriquecedora. Realmente me encantou.

Flávia 23/03/2018

Para Refletir!
?A quem não tem Deus, que tenha, pelo menos Aristoteles!? (Padre Fábio de Melo).
Um debate inteligente e sem agressões entre o Padre Fabio de Melo e um ateu Leandro Karnal... O livro me fez ponderar muito sobre o assunto... em acreditar num Deus e na doutrina católica (fui criada nesta religião) e não acreditar em nada.
Percebi ser católico, mas não uma cristã... acho que por gostar de ler e estudar, sempre contestei tudo... e apesar de adorar o evangélico... de acreditar em Deus com todas as minhas forças, sempre me faltou algo, que na verdade eu nunca achei por completo em nenhuma outra religião também... adoro o Budismo quando inclui na minha vida uma pouco da meditação (preciso melhorar nisso) e o desprendimento do material... não é uma coisa fácil mas acho incrível e tento melhorar nela a cada dia. Adoro o Espiritismo e na sua visão de pós morte... na reencarnação para evoluir... ser melhor a cada dia!!!!! Em todas as minhas dúvidas eu ainda não me encontrei... e quanto mais eu leio, percebo que eu criei a minha religião... onde faço minhas orações, medito, e acredito que estou aqui para evoluir!!! Misturo as três numa só! E me sinto bem assim... estou aqui para evoluir e ser melhor a cada dia!!!! Hoje não me preocupo para onde vou após minha morte... e sim me preocupo em viver bem... fazendo o bem e aproveitando cada minuto que Deus me dá!
Ser ateu é algo para mim incompreensível, não consigo ver lógica em vivermos para um fim somente! Respeito o ateísmo, mais ainda agora depois de ouvir um cara que admiro tanto falar!
Acho extremamente válida a leitura!!!! Para mim foi um livro pesado... pelo tanto de pesquisa que precisei fazer durante a leitura, não rendia!!!! Mas valeu cada lição! Sempre bom repensar coisas que já estão intrínsecas no nosso dia a dia!!!! ??? #creounãocrer #leandrokarnal #padrefabiodemelo #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler

Carla 03/03/2018

O livro é interessante e rápido de ler pois está no formato de conversa de forma bem fluída que apresenta os dois pontos de vista diferentes dos autores. Como gosto muito do Karnal, parece que ouvia o mesmo falando durante a leitura, acho válido para reflexão de diversos pontos sobre as crenças e o ponto de vista do ateu.

Math 02/03/2018

Incrível
Um debate incrível realmente sem rodeios, sem desrespeito e com muitos argumentos

Amanda Paiola 28/02/2018

Crer ou não crer
Uma leitura muito gostosa e que me trouxe várias reflexões.

Acompanho o Padre Fabio há bastante tempo e o que mais me identifico com ele é a ligação entre a espiritualidade e o me tornar mais humano.
E neste livro eles tratam bastante deste assunto, do acreditar na humanidade, do ser mais humano, do estar em busca de ser melhor do que ontem, cada um com uma forma diferente de chegar no mesmo objetivo.

Outro ponto admiravel é a capacidade de duas pessoas de diferentes opniões dialogarem respeitosamente, se compreendendo.

Recomendo.

Mayra.Lima 15/02/2018minha estante
Exatamente o que eu diria!

Priscilla Akao 04/09/2018minha estante
Huahuahuah !!! Adorei seu comentário : "Uma conversa recheada de tapinhas nas costas, elogios gratuitos e musculação de egos. Não há a colocação de ideias diferentes, algo que até mesmo os autores reconhecem em certo momento do livro ("Então o que eu questiono de forma mais dura ? porque a conversa está muito simpática, mas deveria ser o embate entre dois universos").
Não houve embate algum. Não há argumentos para o título do livro. Crer é bom, não crer também é bom . Tudo muito politicamente correto.

Ciscão 08/02/2018

Encantador!
Aprendi muito, porém, eu gostaria de ter visto um ateu "menos católico". Karnal fascina pela precisão do conhecimento e o padre Fábio pelo seu "fabianismo". Rs

Konyk 06/02/2018

Novo olhar
O Leandro mais o Padre juntos superam qualquer expectativa, o livro foi além do imaginado, trouxe uma vontade de pesquisar mais sobre um tema muito falado mas pouco aprofundado!

Simone.Neves 03/02/2018

Fantástico!
Fiquei maravilhada com a forma respeitosa com que os autores conversaram sobre um assunto tão delicado. Conteúdo esse, que se mal abordado pode gerar muitos atritos. A linguagem é muito culta e intelectual, e ao mesmo tempo, empolgante. Baseada em várias citações e referências históricas. O padre Fábio de Melo surpreendeu-me com o vasto  conhecimento cultural e histórico, pois não conhecia esse lado dele. Apesar de saber que é um grande poeta e sábio com as palavras. O Leandro Carnal também foi surpreendente, mesmo sendo ateu, seus conhecimentos teológicos, históricos e filosóficos são profundos para um rico debate. Leitura muito agradável!

Lorena 29/01/2018

"Padre Fábio: Nunca é muito repetir meu carinho: A quem não tem Deus,que tenha, pelo menos, Aristóteles.
Karnal: Amém!"

Um livro com uma sensibilidade singular. Ao contrário do que se passa imaginar, Crer ou não crer não é um duelo entre um padre e um ateu. Crer ou não crer é, entre tantas coisas, um diálogo respeitoso e recepetivo, honesto e afetivo entre o padre e o ateu que possuem mais convergências do que divergências.

IsoMaximous 26/01/2018

Debate de ótimo nível!!!
Um grande debate de duas mentes abertas, que discutem as diferenças com objetivo de se conhecerem, e não de se oporem. Tive o cuidado de ler com o dicionário ao lado, o que enriqueceu bastante meu vocabulário "filosófico técnico". Li em paralelo algumas das referências que eles usaram e procurei os quadros que eles citaram, o que enriqueceu MUITO minha experiência. Valeu cada página, cada minuto lido, cada instante de reflexão.

Roberto 23/01/2018

Uma discussão filosófica/teológica -- elegantemente -- inteligente e saudável entre um sacerdote e um ateu não poderia ser mais bem resumida do que com as próprias palavras do Pe Fábio: "A quem não tem Deus que tenha, pelo menos, Aristóteles".