Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Marcos5813 07/02/2019

Como me torno quem eu sou!!!
A frase do poeta da Grécia antiga Píndaro vem a calhar neste livro onde um Padre Católico, Pr. Fábio de Melo, debate sobre fé, de sua crenças sobre o Deus que lhe dá sentido para vida, com o historiador e ateu Leandro Karnal, amante dos rituais e liturgias da Igreja Católica mas que perdeu sua fé por não crer mais no lado de lá. O livro basicamente são questões sobre a fé, por que crer ou não crer em algo que transcende a materialidade, o real. Ambos participam dessa conversa de forma leve mas ao mesmo tempo profunda. Evitam polémicas que se afastem muito do tema, a fé, que poderia dá assas a um repertório vastíssimo de conjecturas sobre a religião ao historiador e grande conhecedor da história da igreja Karnal. Sobre o poder das igrejas na vidas das pessoas e do tanto mal que já causou em nome da instituição. Não, o debate está mais em tom de uma boa conversa entre bons amigos que tem maior profundeza por uma vida de estudos sobre a existência humana, e diz a respeito do que carregamos em nós, seja como coragem ou fé. Crer ou não crer poderia ser uma alusão maior do embate entre fé de um lado e razão do outro, de duas pessoas que mergulharam dentre de si mesmas e se perguntaram na famosa frase de Píndaro, "Como me torno quem eu sou?" As ciências pecam por apenas querem enxergar o externo, fora do epicentro das ideias, de seu autor, numa necessária divagação metafísica para respostas sobre o mundo que nos cerca. Talvez a fé em si mesma, estupefado pela beleza da criação resida numa metamorfose, de deixar as ideias que nos prendem a realidade e construir um novo significado, um novo sentido de vida. Crer ou não crer num Criador, em Deus, é uma questão de mera semântica, já que o nada, o grande vácuo quântico ser a maior expressão do ordenamento do universo na sutileza da criação de uma obra-prima da arte ou da ciência, de um consciência transcendental.

Adrielle104 04/02/2019

Crendo!!
Polêmica? Só se tivermos a cabeça fechada!!
Crer ou Não Crer - Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal (@planetadelivrosbrasil ), se dispõem mostrar uma conversa sem rodeios entre um historiador ateu e um padre católico. .
Esse livro me interessou porquê sou questionadora. Não questiono Deus, acredito nele, tenho fé e gratidão, mas tenho dificuldade com a religião. No geral, esperava um embate mais duro entre o Pe. Fábio e o Karnal, em que eles fossem mais firmes em seus posicionamentos. O que temos aqui é um diálogo educado, entre duas pessoas inteligentes.
Será que estamos tão acostumados com conversas sobre religião/Deus serem motivo de brigas, que estranhamos quando é possível só conversar?
Trago alguns quotes que são muito pertinentes na MINHA forma de ver a vida.
"Pe. Fábio: Crer em Deus é razoável, pois me coloca sob uma proteção que não me dispensa de fazer a parte que me cabe."
"Karnal: Jesus é legal, o que ferra é o fã-clube."
"Pe. Fábio: Há pessoas que na tentativa de viver uma espiritualidade, se limitam a praticar uma religião. Nem sempre a religião consegue melhorar uma estrutura social. Seria ilusão pensar que as pessoas são mais éticas porque são religiosas."
"Pe. Fábio: Ser religioso, ter uma religião, não é garantia de retidão de caráter."
"Karnal: As religões oferecem um sistema completo de significação e trazem todas as respostas. Poucas coisas são tão confortantes quanto um catálogo de respostas prontas."
"Pe. Fábio: O nosso problema não é a falta de Deus. Enfrentamos é a falta de valores humanos, de educação, de conhecimento, de preparo, de solidariedade, tolerância. Quando o discurso religioso recai sobre um ser humano absolutamente carente de tudo isso, qualquer conversa passa a servir."

Tai 03/02/2019

Adorei o livro, um dos melhores que já li. Os autores se mostram entendidos daquilo que falam, fazendo com que nós mesmos busquemos aprender ainda mais. O livro abriu minha mente pra tantas coisas sobre religião. Além de me fazer querer ler de novo e novo, por achar que uma vez só não foi capaz de me trazer tudo aquilo que o livro tinha a me oferecer.

Cayo.Moraes 21/01/2019

Espectativa que não correspondeu a realidade.
O debate entre um religioso e um ateu sempre me chamou a atenção, e esse livro me parecia que eu veria o debate no mais alto nível.
Não foi o que encontrei no livro, o padre poderia ter sido mais incisivo em seus argumentos e utilizado mais da filosofia que inclusive é o campo de atuação do Karnal.

Leonardo.S 11/01/2019

...Eis a questão!
Em 2017 a Editora Planeta trouxe mais uma grande edição ao mercado editorial. O livro Crer ou não Crer, apresenta ao leitor uma conversa muito franca e rica entre o Padre Católico, Fábio de Melo e o historiador e Ateu, Leandro Karnal. Um bate bola entre um crente e um ateu, sobre o que é Deus pra cada um deles, o que representa Deus na sociedade contemporânea e como ocorreu ao longo dos séculos essa construção religiosa que serve de guia para vida de tantas pessoas.

Logo de inicio o livro conta com um prefacio de ninguém menos que Mario Sergio Cortella, que sempre agracia seus leitores utilizando da etimologia das palavras para explicar o sentido da vida e suas tantas dúvidas.

“Já pensou que importante é você ser atacado pelo príncipe das trevas na periferia de São Paulo? É o mesmo demônio que tentou Adão no Éden e atacou Jesus no deserto. E, se eu fosse o demônio, eu teria que ter o pensamento mais eficaz. Afinal, é muito melhor atacar o presidente dos Estados Unidos do que uma moça da periferia!”

Muitos podem pensar ser esse um livro de embate entre o cristianismo e o ateísmo, ou até mesmo uma disputa de egos entre dois estudiosos procurando provar ser dono da plena verdade. Mas não! Por incrível que pareça, muitas das vezes, o dialogo é tomado de uma humildade sobre-humana e ambos buscam compreender o lado e os valores do outro. Por mais cômico que pareça, as vezes o dialogo até inverte e um tenta defender o “lado” do outro.

Os capítulos foram divididos por temas, e ao decorrer da leitura o leitor se depara com questões como: Fé x Ciência, Qual é a importância da fé? A Religião ajuda ou atrapalha? Se Deus não existe, tudo é permitido? Entre outros tantos assuntos abordados dentro desses temas.

Um atrativo que o livro apresenta é o fato de que ambos tem a formação religiosa e filosófica como base de sua sabedoria, com isso o dialogo fica rico em referências, exemplos, metáforas e comparações. Ambos abordam o poder da crença, o poder do crer, do sobrenatural, aquilo que não entendemos mas justificamos. O que muitos chamam de fé, outros chamam de ciência e acerca disso aparentemente todos seguem caminhos bem semelhantes. O que muda talvez é a percepção do que lhe acontece e quais suas possibilidades. O crente em Deus utiliza das passagens bíblicas e suas parábolas para balizar sua vida da melhor forma possível, enquanto o ateu se rodeia de materiais de escritores, estudiosos e filósofos que também buscaram ou ainda buscam entender melhor as experiências da vida.

“Crer em Deus é razoável, pois me coloca sob uma proteção que não me dispensa de fazer a parte que me cabe.”

Um outro fator importante que é um dos maiores atrativos da religião, ou melhor, de todas as religiões do mundo é o pós vida, a morte, a travessia, o que será depois daqui? Qual sua recompensa por ter tido uma vida regrada e dentro dos preceitos religiosos? Quais suas chances reais depois de toda uma vida? E aos Ateus, o que será que acontece, qual a recompensa, qual o paraíso?

Claro que são perguntas retóricas, não há quem lhe pudesse ter feito a travessia e voltado a contar aos pobres mortais, essa dúvida que assombra a existência dos homens na terra. A unica coisa que sobra durante essa sala de espera que chamamos de vida, é Crer!

Em suma, um livro maravilhoso, levanta questões polemicas de ambos lados. Em determinado trecho o livro discute um pouco sobre a quantidade de pessoas que seguem a risca tudo que a igreja impõe e esquecem os reais valores que Jesus ensinou. Ou, o fato de muitos pensarem que o ser ateu significa ser contra Deus ou preceitos cristãos. Nem tanto ao sul, nem tanto ao norte… O livro equilibra bem os pontos de vista, não separando as diferenças, mas se complementando para um melhor entendimento. E finalizam da seguinte forma:

Pe. Fábio de Melo: - A quem não tem Deus, que tenha, pelo menos Aristóteles.

Leandro Karnal: – Amém!

site: https://mundohype.com.br/reviews/review-crer-ou-nao-crer-de-padre-fabio-de-melo-leandro-karnal/

Daniel San 07/01/2019

Abordagem interessante do Pe. Fábio
Por não ser um romance, o livro talvez aparente ser uma leitura chata.
Porém traz muitas informações históricas sobre a crença e convida a uma reflexão pelas abordagens que o Pe. Fábio de Melo traz. Seus pensamentos bem "modernos" despertam nossa imaginação, principalmente sobre rituais que praticamos sem questionar o porquê.
Quem dera um ateu e religioso pudessem conversar e se respeitar dessa forma no mundo atual.

Beatriz3345 28/12/2018

É terrivelmente difícil escrever sobre autores contemporâneos, ainda mais sobre um assunto tão delicado como o que é tratado nesse livro.
Eu quase pude visualizar os dois locutores frente a frente debatendo e expondo suas opiniões que, deixam um nó na cabeça de quem (como eu) ainda não tem opinião formada sobre religião e ateísmo.
Ás vezes tive a impressão que o arnal buscava mais um embate do que um debate e o Padre Fábio de Melo arrasou em tudo o que disse rs.
O prefácio do Cortella foi muito importante também pois aguça a curiosidade de saber o que vai acontecer nesse "encontro de Titãs".
Ótimo livro, li porque fiquei pasma com os autores quando fui cadastrar o livro aqui na loja e não me arrependi nem por um segundo, aprendi muito também.
Tami 28/12/2018minha estante
Já quero ler!!

Paulo 28/12/2018minha estante
Estava pensando em ler esse livro, apesar de ter me decepcionado um pouco com o último livro do Carnal que li, então muito obrigado pela recomendação. Quem sabe um livro um um pouco menos filosófico possa te servir de plano de contra ponto, nesse caso recomendaria o Sapiens do Yuval Harari

Beatriz3345 30/12/2018minha estante
-Paulo - o sapiens é um dos meus livros favoritos, é uma ótima base tbm, concordo. Mas ainda não achei o livro que me inspire realmente em ?tomar um partido? rs

Beatriz3345 30/12/2018minha estante
-Tami - se você ler me fala o que achou se puder :)

Rozane 28/03/2019minha estante
Excelente livro, me pareceu em muitos momentos revelador. com muita intelectualidade os autores, revelam os motivos da sua crença ou descrença. Um debate rico, cortês e bem humorado. Amei. Recomendo muito!!!!!!

Robson Furtado 03/12/2018

Impressões
Tu olha um livro sobre uma conversa entre um padre católico e um historiador ateu a respeito da crença e descrença no sobrenatural e pode pensar que se trata de uma tentativa de ambas as partes de converter o outro ou então da exposição de argumentos sobre o porquê é certo ou errado cada uma das posturas. Bom, não é disso que se trata esse livro. O que existe é uma conversa muito respeitosa e bem humorada na qual são debatidos diversos pontos onde cada um fala a partir de sua ótica, sempre de forma muito elegante e desenvolta. Apesar de serem personalidades com vasta bagagem intelectual e de não se privarem de apontarem diversas referências, o diálogo não cai num debate técnico ou teológico conceitual. A leitura é fácil, divertida e ao mesmo tempo rica. Ao terminar de ler este livro é provável que você não passe de ateu para crente ou o contrário, mas certamente vai sair com mais conhecimento sobre a crença ou descrença do seu diferente e, espero, também com mais empatia para com ele. Enfim, continuo mais ateu do que nunca, mas com uma maior esperança de que o mundo comporte crentes com uma fé mais consciente e ateus com discursos menos bobos e mais compreensivos com a fé alheia.
Recomendo muito a leitura!
Renan 26/01/2019minha estante
Ótima reflexão

Fernanda.Nandainsync 13/10/2018

O livro é uma transcrição de uma conversa entre Leandro Karnal -historiador ateu- e o Padre Fábio de Melo, onde vários assuntos são tratados como fé versus ciência, a importância da igreja e da fé. Neste diálogo Karnal assumiu, na maioria das vezes, o papel de provocador fundamentando seu discurso não só em seus conhecimentos científicos sobre o assunto, mas também em suas experiências cristãs anteriores (Karnal cresceu em uma família cristã e foi católico por toda a adolescência). Já Fábio de Melo, em boa parte do tempo, respondia as provocações do historiador baseado em seus estudos eclesiásticos e nas suas experiências como padre. Assim, a conversa oscila entre momentos enriquecedores, e que tocam fundo na alma do leitor e partes onde ficava difícil segurar aquele soninho que batia. "Crer ou não crer" não é um livro que vai mudar sua vida, mas também não deixa de ser uma boa leitura.

Darkpookie 13/09/2018

Crer ou não crer
Esse livro é uma transcrição de um diálogo entre um religioso, padre Fábio de Melo e um ateu, Leandro Karnal. Essa conversa demonstra que é possível, sim, que as pessoas falem sobre as religiões e a falta de uma com respeito e cordialidade. Os dois falam sobre os rituais católicos, sobre como chegaram a suas próprias conclusões sobre Deus, entre outros assuntos que tornam a leitura agradável e leve.

Buh 07/09/2018

O inicio do livro é bom, apesar que vc espera um debate, mas é mais uma conversa mesmo, mais ainda sim é bom, mas o fim se torna monótono, muita concordância entre os autores, temas sem criatividade e etc.

Ribeiro 31/07/2018

Humanização
Ótimo livro, uma leitura que flui rapidamente. Num momento em que estamos passando na sociedade, onde o desrespeito é constante, tudo é motivo de grandes repercussão na mídia e esses dois Grande filósofos com escolhas diferentes debatem temas tão polêmicos hoje em dia de uma maneira tão respeitosa e Clara que nos faz pensarmos em nos mesmo, como estamos lidando com esse hoje é acima de tudo vê o outro ser humano como ser humano, independe te da sua crença, religião ,ateísmo. Enfim, deram um show como seres humanos independente de crer ou não crer.