Crer ou Não Crer

Resenhas - Crer ou Não Crer

thabooks 10/08/2019

Crer ou não crer?
Crer ou não crer,
Por Padre Fabio de Melo e Prof. Leandro Karnal.

Bem, fato é que, este livro foi um grande achado na minha vida. É um diálogo intenso e sem reservas entre duas das pessoas mais inteligentes que já tive o prazer de ler sobre. Sem enfatizar ou escolher um lado, a gente pode ver de perto como funciona o entendimento de crer ou não num Ser Supremo que rege o mundo e está a par da vida de todos e sabe tudo o tempo todo.
O Padre Fábio de Melo nos apresenta a um Deus tão diferente, devo dizer que me senti mais perto da cristandade vendo que o Deus que ele crê se assemelha muito ao Deus em que eu particularmente acredito. E é bom ver que existe pessoas com o mesmo discernimento que você em relação a alguns detalhes da vida social. Ele nos mostra um Deus amigo, não vingativo, um Deus que se mostra nos pequenos acontecimentos e detalhes da vida simples, que a gente tem que estar atento e buscando para perceber. Eu acredito Nesse Deus.
O professor Leandro diz como foi simples e natural descobrir que os símbolos e valores de sua então religião não tinham o significado que deveria ter para um cristão. E como foi esclarecedor e gradativo entender que não acreditava. Um conhecedor de religião, dos ritos, da história conta de modo explicativo como entende o mundo sem a existência de uma divindade.
Ambos mostram seu lado e questionam o outro com sinceridade, abertos ao conhecimento de uma vivência diferente e sem ofensas, sem desrespeito. O que torna o diálogo lindo, cativante e surpreendente.
Nesse livro a gente percebe um significado para religiosidade e cristandade, pelo menos eu tive essa sensação. A gente tira a lição que tem tudo é extremo, que ouvir o outro lado pode gerar conhecimento e te desprende de tabus. Certo, que para cada leitor, um livro age de modo diferente. Para mim, esse mudou muito alguns conceitos e preconceitos que eu tinha sobre a vida.
Recomendo.

Fa 30/07/2019

Uma conversa necessária
Este livro veio num momento certo!

Meus maiores ensinamento foram:
- Extremismo e dogmatismo são prejudiciais em qualquer circunstância;
- Religião e ciência não são opostos em todos os pontos;
- Ouvir é um ato de extrema importância;
- Ter ponto de vista é totalmente diferente de ter razão, e muitas "razões" são subjetivas.

Ernani.Maciel 23/07/2019

Crente versus ateu?
Diálogo respeitoso com pitadas provocantes em alguns momentos.

Engordei exponencialmente minha lista de livros pretendidos, ambos os autores citaram inúmeras personalidades históricas, de campos e períodos distintos, além de passagens de outros livros. Um mergulho cultural.

Inspirador, visto que apesar do título aludir a uma discussão a respeito da existência ou não de Deus, o livro fala muito sobre o humano; sobre a importância de conhecer-nos íntima e profundamente por meio da busca pessoal através da leitura e outras artes.
Provocante, por nos mostrar que sempre teremos um caminho, que pode ou não ser árduo (na maioria das vezes, senão todas; é árduo), a percorrer em busca da autoanálise e autoconhecimento.

Observação: o Padre Fábio é prolixo; o Karnal sucinto e direto. Prefiro quem vai direto ao ponto. Gostaria de ter lido mais argumentos do Karnal, por isso dei 4 estrelas.

Apesar de não ser fã de não ficção, adorei o livro.

Edição: muito boa, material de qualidade e leve.

Julio 27/06/2019

Muito bom!
Esse livro me surpreendeu pelo fato de duas pessoas totalmente diferentes de crenças mas muito humanas com o próximo mostrando os dois pontos de vista sem ofender o outro.
Uma conversa leve e de fácil leitura, gostosa de ler.

Laurinete 19/06/2019

Surpreendente
Incrível perceber como o ser humano pode ser digno e coerente com o seu próximo, mesmo sendo esse de filosofia e crença tão diferentes daquele.

MariFontes 13/06/2019

Perfeito
Extremamente estimulante! Faz você pensar, refletir e ponderar o tempo inteiro. É engrandecedor poder ler o debate inteligente e respeitoso entre o historiador ateu ainda que afeito às questões cristãs e o padre estudioso extremamente racional na sua fé.

Bel Sanz 30/05/2019

Uma lição de respeito pelo outro
No momento em que vivemos, onde a visão do "outro" está perdida, a visão de comunidade, de respeito ao próximo e de comunhão; da gosto ter tido e aproveitado a oportunidade de ler esse livro. Duas pessoas inteligentes e sensíveis batendo papo sobre suas crenças e modo de vida.
Um ateu e um Padre católico.
Eles versam sobre os assuntos principais da natureza humana, vida e morte. Falam sobre o Sobrenatural e humano. Religião e Filosofia. Passam por momentos leves e controversos, sem ofensas. Nenhum dos dois quis impor sua crença, ou descrença, eles colocam seus pontos de vista sem ofensas, sem discussões de certo ou errado. Cada um certo consigo mesmo e nos mostrando que o ser humano é capaz de aceitar, e conviver com o outro, apesar de pensar e agir diferente.
A leitura é leve, apesar do teor difícil, porque ambos são divertidos, possuindo uma ironia inteligente tão gostosa de se ler.
O respeito que eu tinha por ambos se multiplicou após a leitura dessa conversa entre eles e a minha crença, ou descrença, se aprofundou agora firmada com fatos históricos que eu desconhecia.
Creio que ninguém termine a leitura desse livro sendo o mesmo que a iniciou.
O único ponto negativo no livro é o fato de que infelizmente eles itivessem que encerrar o bate-papo.

Vall 07/04/2019

O diálogo engrandece!
Dá prazer ler um livro como este onde, mesmo os autores possuindo concepções distintas sobre um assunto, o diálogo acontece, flui e permite ao outro o conhecimento do lado opositor. Essa abertura para ouvir o outro é a chave para uma relação saudável e um convívio melhor entre as pessoas. O livro expressa isso muito bem e proporciona uma leitura prazerosa, reflexiva e aberta a inconclusão do ser e do saber.

Sergio330 08/03/2019

Bate papo
Gostei do livro . Surpreso pela formação católica do Karnal porém não surpreso com sua ironia . O padre Fábio também é bem irônico e sarcástico e isso faz o livro ser suave e engraçado de ler apesar do tema sério . Na minha opinião não é um debate mas sim um papo expondo o que cada um pensa . " Ah, mas em nenhum momento rolou um confronto " , tudo bem , pode ser que os caras não quiseram se confrontar né !? Porra , brasileiro quer ver / ler barraco , porradeiro ! Que saco . Os caras conversam com deboche ironia e elegância e flui legal .
É pra ler realmente de espirito desarmado , com leveza ...

Quel 06/03/2019

Crer ou não Crer
Quem espera um debate entre um ateu e o cristão pode se decepcionar. O diálogo é culto e bastante interessante, mas mesmo estando em lados opostos os dois concordam em quase tudo. Me surpreendi pelo passado do Karnal que eu não conhecia. Gostei da leitura.

Natalia.Melo 25/02/2019

INCRÍVEL
O melhor livro sobre crença e vivência de crença que eu já li! Com uma conexão sem igual entre um ateu e um cristão! Uma leitura para se deleitar e se encontrar

Nathalia Almeida 23/02/2019

Olhares
"[...] Descobri o valor da quietude. Entendi que fazer silêncio é um pouco mais do que calar a voz. Consiste em criar condições para o florescimento da vida interior [...]"

Maria M 17/02/2019

Excelente!
Indico para pessoas que procuram uma leitura prazerosa e de muito conhecimento. Pretendo, com certeza, aprofundar cada vez mais o estudo através de autores, filósofos e criadores expostos por Karnal e P. Fábio de Melo. A essência humana é uma busca constante e insensante de conhecimento e fé.

Igor.Gomes 10/02/2019

Chame o oposto à ti para um café.
O livro "Crer ou não crer" expõe uma conversa descontraída entre duas grandes personalidades: Leandro Karnal, ateu, e Padre Fábio de Melo, padre devoto à Igreja Católica. O respeito mútuo no concordar e discordar do discurso do outro é presente no livro de forma majestosa. Além disso, a conversa se torna ainda mais profunda e filosófica, ao trazerem para seus discursos, pensamentos de outros filósofos: de Aristóteles à Kant.
Coitado aquele que não optar por ler o livro por achar que se trata restritamente do crer ou não crer em relação a religião. O livro fala, sobretudo, sobre a humanidade, importância da educação, do respeito mútuo, o livro, de forma resumida, fala sobre a vida e os mistérios que nela existem.
Quando Padre Fábio de Melo critica sua religião sem deixar de ser devoto, e Leandro Karnal critica o ateísmo sem deixar de ser ateu, temos o momento auge do livro, sem sombra de dúvidas, o momento mais humano. Pois, é naquele exato momento, que vemos que a conversa e o que o livro tenta repassar é mais que dois pensamentos extremos. Se trata de dois amigos com ideais opostos tomando um café como dois compadres. Precisamos de mais conversas assim.

Bruna Domênico 07/02/2019

Ok
Surpreendente ver como algumas pessoas ainda conseguem conversar sem adotar uma ?verdade universal?. Apesar de não ter gostado tanto do livro (me lembrou aquelas leituras obrigatórias do tempo da faculdade) a grande surpresa é ver como um ateu e um padre conseguem conversar e expor seus argumentos respeitando sempre a opinião alheia. Em tempos onde tantos adotam sua opinião como a certa, é gostoso encontrar argumentos e não discussões.