Crer ou Não Crer

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Bella 05/03/2020

Crer ou não
Um livro gostoso de ler.
"Eu acho que a crença das pessoas é, essencialmente, crença em si. (...) Usando uma ideia que é de Agostinho, quando afasto da Bíblia o que eu não quero e seleciono o que quero, eu creio em mim e não na Bíblia."

Letis 13/02/2020

conversa respeitosa
é um gde desafio levarmos uma conversa respeitosa com pessoas que pensam diferente de nós. normalmente nos exaltamos, e não ouvimos e/ou deixamos o outro falar. este livro mostra que é possível, qdo existe no mínimo bom senso. e no final podemos nos surpreender... assim como foi no livro.

Luana Moraes 13/02/2020

Simples, leve e divertido.

A conversa entre um padre e um ateu traz questionamentos e explicações sobre a fé e a não fé de cada um. Com apontamentos relevantes e precisos, mostrando que temos muito mais em comum do que imaginamos.

Me peguei concordando com Karnal em diversos momentos, não me sinto menos cristã por isso, ao contrário, sinto que minha fé é racional e está firmada também naquilo que não vejo.

A linguagem é simples, divertida e o leitor é conduzida para o papo a cada página, aprendendo e entendendo a perspectiva dos autores. É simples, a leitura é fácil e quem gosta do tema vai ficar querendo mais.

Raysa.Souza 13/02/2020

Crer ou não Crer
Uma conversa entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal (ateu). Uma conversa respeitável a respeito de suas crenças e as motivações que os levaram a elas.

Gustavo 07/02/2020

Formato de entrevista
Mesmo dividido em capítulos, o formato do livro é de uma entrevista gigante - com os dois autores se revezando no papel de entrevistador

Rose 04/02/2020

Faz refletir
Gostei do livro, tem passagens inspiradoras, a forma de conversa é cativante, nenhum dos autores quer impor seu ponto de vista, há muito respeito. A religião que o Padre Fábio fala não necessariamente é o que vemos na realidade católica, inclusive o Karnal fala que poderia seguir o "fabianismo" e eu com certeza também seguiria, pois ele acredita no amor e respeito e não em um Deus julgador.
Me incomodou em certos momentos as referências que eles usam para justificar seus pontos de vista, pois eu não tinha conhecimento, nada que você não possa ir buscar os significados, eu não fui porque não gosto de interromper o fluxo da leitura, mas com certeza ela teria sido mais proveitosa se tivesse pausado e ido atrás da informação para melhor compreensão.
Resumo: Vale a pena a leitura.

Diego 31/01/2020

Bate papo interessantíssimo entre dois homens especiais
Você lerá este livro muito rápido porque se trata de um grande bate papo entre dois caras muito inteligentes. É uma conversa envolvente. E por isso mesmo o texto é de uma fluidez enorme.

Karnal e Pe. Fábio se respeitam o tempo inteiro. Não é um daqueles arranca-rabos idiotas de rede social (entre religiosos e ateus), nem poderia ser -- em se tratando de dois homens especiais. Muito pelo contrário: o humanismo de ambos aparece o tempo todo nas linhas do livro. O que eles têm em comum é o que se destaca na obra, não o que os separa.

Recomendo levar este livro para aquele momento onde você precisa se distrair e esquecer do resto do mundo. Você será inevitavelmente absorvido pela conversa dos dois e não vai querer parar. Por isso, tenha o tempo que quiser com o texto.

Ricarda Caiafa 27/01/2020

Inspirador
O que pode sair de um diálogo entre um padre e um historiador ateu sobre fé, vida, morte, dogmas, simbolismos religiosos? Um debate digno, respeitoso e acima de tudo bastante reflexivo.

Um é padre e o outro é ateu, mas acima de tudo os dois têm valores humanistas maravilhosos, e buscam ser pessoas justas e ajudar o seu próximo.

Vitor 27/12/2019

Crer ou não crer - Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal
O livro nos trás uma conversa entre duas figuras bem distintas, mas como os mesmos insinuaram no livro, ambos têm os mesmos objetivos para com a humanidade. Incrível poder entender um pouco de mentes tão diferentes e brilhantes ao mesmo tempo.

Kath 07/12/2019

Debate rápido sobre humanidade e fé
Debate rico e muito respeitoso entre duas personalidades influenciadoras nos tempos atuais (cada um em sua área, claro). Acredito ser importante ressaltar aos leitores interessados nessa leitura que o livro apresenta embates sobre a humanidade do início ao fim. É um livro que te faz pensar sobre suas convicções religiosas ou ausências delas.
Alguns assuntos podem parecer desconfortáveis, mas particularmente, aprecio a leitura que me faz sair um pouco da minha realidade.
Como pessoa cristã e totalmente consciente que a fé não pode ser cega, finalizo a leitura querendo mais e extremamente "confortada" em saber que todos temos praticamente as mesmas dificuldades e dúvidas nessa caminhada que chamamos de vida.

Bianca 18/11/2019

Muito humano
Neste livro, apesar do título que sugere embate e dos autores viverem em posições tão opostas, encontramos opiniões que muito se complementam e pouco se contrapõem.

Apesar de Karnal e Padre Fábio terem horizontes de sentido muito distintos - incompatíveis até - eles convergem na percepção do drama humano perante o sentido da existência, e o livro orbita mais em torno deste drama do que das possíveis discussões teóricas acerca da existência ou inexistência de Deus.

A maior parte do livro traz tanto Padre Fábio quanto Leandro Karnal contando suas experiências pessoais de crença e descrença, bem com compartilhando seus vastos conhecimentos de cultura e religião. Eles, sem dúvida, entendem muito de gente. Ambos falam muito das dificuldades que perpassam o caminho humano, tanto dos que abraçam a fé cristã quanto dos que seguem o caminho do ateísmo. Caso o leitor esteja esperando tentativas diretas de convencimento ou até mesmo provocações mais agressivas, tão comuns em nossa era de redes sociais, pode sair frustrado. No entanto, mesmo com a paz e o respeito mútuo bem estabelecidos, a leitura pode ser incômoda, principalmente para o leitor que está em posição contrária à exposta por um dos autores.

Padre Fábio, em especial, esforça-se em mostrar a fé como algo razoável e também parte indissociável da experiência humana. Ele, ainda, aproveita para apontar os comportamentos que considera falhos ou infantis naqueles que compartilham de sua fé. Imperfeitos que somos, temos muita facilidade de cair nos mais diversos erros e comportamentos equivocados com relação à fé, como a hipocrisia, o amargor, a falta de reflexão e de união entre os ritos e a mentalidade do fiel.

Muitas das frases são marcantes e trazem um conhecimento teológico profundo, muito distante da maioria dos leigos como eu. Com certa frequência, recordo de algo que aprendi neste livro em meu cotidiano.

Algo que fica claro é a importância da formação intelectual. A compreensão racional e cultural não é de forma alguma contrária à vida espiritual, mas pelo contrário, a fortifica e contribui para a evolução e o amadurecimento da fé.

Fica evidente, também, que a crença ou a descrença não são resultados do alcance de conhecimentos acerca do mundo nem de argumentos que possam convencer num debate. As pessoas crêem ou descrêem antes, e então interpretam a vida à luz da fé, ou da ausência dela. O que para o crente é o sobrenatural no dia a dia, para o descrente é parte da experiência humana, que mesmo que ele não saiba explicar, ele pensa não poder ser sobrenatural.

Este é um livro com potencial para ser livro de cabeceira, pra revisitar de tempos em tempos, confirmando ou desafiando a própria crença ou descrença, relendo os próprios bons e maus hábitos. Ver meus medos e desconfortos como algo comum à humanidade torna-os menores e mais fáceis de enfrentar. A jornada se torna não só mais leve, mas também mais bela.

Sérgio 01/11/2019

Uma discussão inteligente nunca se torna infrutífera e não necessita ter um vencedor. Este livro é a prova de que quando ambos os lados são conhecedores do assunto, é possível aprender muito com as opiniões, mesmo sendo elas divergentes. Um padre e um ateu ensinando sobre religião e humanismo. Uma aula profunda e fantástica.

Ana 15/09/2019

Uma obra reflexiva que vai te fazer questionar quem você é e o que você segue.
Esse vai te confortar e te causar desconforto ao mesmo tempo. Realmente, explodiu a minha mente(metaforicamente).

Jadder1 03/09/2019

3/5
É um livro que ?debate? em forma de diálogo, os pontos de vista de cada autor. Esperava mais em relação ao conteúdo, com argumentos clássicos a favor e contra a existência de deidades. Agrega sim valor, mas, para um indivíduo que possui uma carga de conhecimento maior no assunto, pode deixar a desejar.