Crer ou Não Crer

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Glaucya.Miranda 14/04/2020

Um bom livro
Neste livro, Leandro Karnal e o Padre Fábio de Melo discutem de maneira inligente e respeitosa um assunto de suma importância para eles, a fé (ou a falta dela). Vale a pena cada minuto na leitura, independentemente de sua crença.

Leilane 11/04/2020

Iluminou minha ignorância
É muito legal ver tamanho respeito entre duas pessoas com crenças diametralmente opostas - tai um ponto do livro com que todos devíamos aprender. O livro é muito bom, e me iluminou sobre o tamanho da minha ignorância em assuntos como filosofia, teologia e religião. Muitas das citações, passagens e comparações restaram incompreendidas. Mas entendi a essência do diálogo e isso já me rendeu boas reflexões. Inclusive me levou a refletir melhor sobre minhas próprias crenças. Recomendo a leitura para expandir a mente, qualquer que seja sua crença.
Gabriel Gomes Passos 11/04/2020minha estante
??????

Lau 10/04/2020

Um diálogo super sensato, entre um ateu e um padre, sobre crenças, culturas e pontos de vistas filosóficos. Não é um debate, e sim um colóquio, sobre ponto de vista de ambos de forma extremamente respeitosa.

Caio Timbó 09/04/2020

Questionamentos interessantes.
Gosto da retórica dos autores. Um bom livro para expandir a forma como você pensa sua religião, seja ela cristã ou não. Ensina, mesmo que não seja sua proposta, a abrir a mente ao diálogo interno e externo, o respeito mútuo entre pensamentos distintos e que na filosofia pagã encontra suas igualdades.

Ronnayse 08/04/2020

Crer ou não crer
"Crer ou não crer", é um diálogo muito respeitoso entre duas mentes extraordinárias sobre crer ou não crer em Deus: Padre Fábio e Leandro Karnal. Posicionamentos bem diferentes, mas como eles mesmos apontam, suas ideias convergem em muitos pontos. Porém a crença ou não em Deus não os fazem desmerecer o ponto de vista um do outro, nem serem arrogantes.
Ao longo das sete partes em que a obra é dividida pudemos conhecer os motivos que levaram cada um a se tornar ateu ou cristão. E, independentemente disso, nos mostram que cada um a seu modo nos mostra que o respeito às questões humanas, o amor à verdade, à justiça são o ponto de partida para tornar esse mundo um mundo melhor. Essa é uma das convergências entre seus posicionamentos. “A diferença como um ponto de encontro, e não de divisão.”

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Esperava mais do livro, mas é uma boa leitura!

Carol 29/03/2020

Crer ou não crer
Me fez acreditar (um pouco), que é possível existir um debate pacífico e frutífero entre opostos. E perceber também que esse caminho só pode ser feito numa busca entre convergências. Os dois penderam pra um caminho tão singular que em determinado momento já não era possível diferenciá-los: a única coisa que os separava era a própria crença num Deus.
É uma experiência literária extremamente possível para os dois lados: para quem crê, pois traz um questionamento do que seria essa experiência da religiosidade, e para quem não crê, porque também mostra o quanto é compreensível não crer em Deus num mundo onde tantas portas nos são ofertadas. Confesso que alimentou o meu ceticismo e a minha fé na mesma proporção, de uma forma curiosa.

Douglas.Cantuaria 28/03/2020

Debate
Um ótimo livro para aprendermos como um debate de forma respeitosa e produtiva é fantástico. Dois autores com opiniões divergentes que ensinam como a opinião discordante pode ser extremamente frutuosa para ambos quando o debate é aberto sobre a mesa do respeito.

Victor Costa 26/03/2020

Devemos acreditar realmente em tudo que nós diz?
Eu já sabia que ao comprar esse livro seria algo incrível algo que realmente traria uma visão diferente para tudo, esse livro realmente e muito bom uma pena que eles abordam poucos temas , e que os quais abordam são com grande profundidade e que me trouxe um questionamento grande , SERÁ QUE DEUS REALMENTE ESTÁ LOTEANDO O LUGAR DE CADA UM NO CÉU? Ou fomos apenas criado acreditando em tal lugar?

Alineígena Alien 22/03/2020

O livro é a transcrição de um diálogo entre um padre católico e um historiador ateu. Conteúdo bastante filosófico, muito respeitoso e que demonstra grande inteligência, paciência e estudo de ambos. Os temas são muito interessantes, como liberdade e morte. Há muitas referências literárias riquíssimas no desenvolvimento ds conversa. Eu jamais me imaginei lendo um livro desse tipo, mas fiquei curiosa. Sou ateia e me identifiquei bastante com o Karnal e achei o padre extremamente lúcido.

Mi_lendo23 15/03/2020

Irei reler
Esse é um livro para ler, guardar e reler depois de um tempo. Fábio e Karnal consegue manter um diálogo muito interessante a respeito de suas convicções sem que um invada o espaço do outro; sem que um tente convencer o outro de suas ideias. Nunca li tanta verdade junta num livro só.

Nery 13/03/2020

A humanidade precisa de Seres deste perfil.
Crer ou não crer, foi a leitura mais tranquila que tive. A forma que os dois, um ateu e um cristão expões o seus pontos de vista é sensacional. Levo pra minha vida o respeito que ambos tiveram. A sociedade que vivemos precisa disso Respeito!

Mayla 10/03/2020

Não sabia muito o que esperar, mas achei a leitura interessante e o livro inteligente. Acabei gostando do livro muito mais do que esperava.

Mi 07/03/2020

Reflexão e conhecimento
Eu demorei um pouco para realmente engatar na leitura, mas quando isso aconteceu fluiu muito bem..
Refleti muito durante a leitura desse livro, dois homens inteligentíssimos, respeitosos e com muita coisa para agregar!
Acho que esse livro nos mostra o que falta atualmente, expor sua opinião (com embasamento) respeitando o outro sempre.

Bella 05/03/2020

Crer ou não
Um livro gostoso de ler.
"Eu acho que a crença das pessoas é, essencialmente, crença em si. (...) Usando uma ideia que é de Agostinho, quando afasto da Bíblia o que eu não quero e seleciono o que quero, eu creio em mim e não na Bíblia."