Crer ou Não Crer

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Marina Luna 30/10/2021

Debate incrível!
Eu amei esse debate muito inteligente e interessante. Tanto Padre Fabio quanto Karnal sao conhecedores da religião e conduziram maravilhosamente esse debate que acrescentou muito na minha visão da religião e de Deus.

Mariane Bach 27/10/2021

Um ótimo livro! Carregado de referências, conhecimento e reflexões. Uma conversa respeitosa, profunda e sincera entre duas pessoas que admiro muito, as quais têm concepções divergentes sobre a existência de deus, mas convergentes para aquilo que somos: humanos. Eu, enquanto ateia de criação católica, carecia de uma leitura assim, pois sempre me interessei em conversar sobre religião e em filosofar sobre a vida, mas não havia visto ainda um livro com esta proposta, isto é, que não se tratasse de uma disputa entre discurso religioso ou científico, entre alguém tentando provar algo para alguém. Como diz o padre Fábio de Melo em um trecho: "Quem dera nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la".

Roscely.Scheffer 17/10/2021

Crer ou não crer
Sensacional acompanhar um diálogo tão riquíssimo, tão profundo, tão respeitoso e intelectual. Um diálogo que acalenta. Muito bom.

Cami Figueiredo 15/10/2021

???
Li esse livro em doses e gostei muito de cada uma. Aprendi coisas bastantes sobre mim mesma, mesmo já tendo um posicionamento inicial. Em alguns momentos, encontrei respostas que nem estava procurando. Algumas citações:

"O fato de algumas borboletas durarem 48 horas e algumas tartarugas, 150 anos, não faz com que uma vida seja melhor do que a outra. Na verdade, eu acho, inclusive, que a beleza da flor natural é ela morrer. E o horror da flor de plástico: nunca morre e, por isso, nunca vive".

"É muito fácil eu abrir mão de ser quem sou para me tornar o que os outros desejam que eu seja".

???

Sara 30/09/2021

Magnífico, só me fez ficar mais fã ainda do Fábio, e me fez querer ser mais ainda como Leandro, grandes personalidades, incrivelmente inteligentes e ao mesmo tempo tão simples.

Marcelo1145 28/09/2021

Até onde somo cristãos, religiosos ou ateu?
Uma discussão saudável sobre crer ou não. Diferentemente de discussões hipócritas, introduz cultura, respeito, reflexões e amor. Alguns ateus são melhores que mil Cristãos!!!

thery 26/09/2021

Ótimo livro
Que maravilha seria se todos nós pudéssemos ter acesso a diálogos saudáveis e enriquecedores desse tipo...
Foi ótimo ler as experiências de Karnal e Padre Fábio de Melo, cada qual com sua subjetividade, acerca da experiência da fé e da religiosidade. Podemos ampliar nossa visão a partir dessa conversa respeitosa, culta e realmente, enriquecedora. Além disso, ela nos permite aprender a importância de ouvir nosso próximo (para entender, não para somente retrucar) na construção de uma sociedade melhor.

luanabarcelosr 11/09/2021

Genial!
Padre Fábio e Leandro Karnal são figuras maravilhosas, um livro com os dois não poderia ser diferente.
A palavra que define o diálogo presente no livro é GENIAL, duas pessoas diferentes falando sobre uma questão que considero até difícil, conseguiram trazer isso de forma leve.
Ver os dois pontos de vista me proporcionou muitas reflexões, não conseguia parar de ler. Esse livro é tudo de bom!!!

Pri Ruppenthal 07/09/2021

Se não, o melhor...
Estou pra dizer que este seja um dos melhores, se não o melhor livro que eu li em 2021. A leitura dele veio 3 meses após morte do meu pai, que tem me feito questionar muito a existência de um Deus. Me fez refletir muito, muitas partes. Com certeza um dos únicos livros que eu talvez lenha duas ou mais vezes. O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe?  O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Dois homens dotados de uma inteligência invejável, de um respeito num debate que falta a conversas simples em mesa de almoço. Uma verdadeira aula.

Thi 04/09/2021

Um livro necessário!
O diálogo entre Karnal e padre Fábio está repleto de respeito, empatia, valores e convicções... que mesmo em alguns momentos sendo opostos, não houve desrespeito em nenhuma das partes. Isso mostra que conhecimento, empatia e respeito é a verdadeira trindade para uma convivência harmoniosa. Buscar pontos de convergência é muito mais libertador do que buscar os de divergências.

Tatá 31/08/2021

Sensacional
Comecei a leitura um pouco temerosa e terminei surpresa com tantas passagens belas e reflexivas. Fiquei fã e ansiosa por ler mais textos do Padre Fábio.
Recomendo muito.

Kayõ 18/08/2021

O livro é uma conversa entre dois pensadores brilhantes, nos mostra que é possível ter uma discussão saudável e harmônica apesar das ideologias opostas. É uma conversa bastante enriquecedora e atrai a curiosidade do leitor a diversos assuntos citados. Recomendo bastante!

Rafa Doresi 15/08/2021

"Preconceituosamente" opostos?
Conversa incrível entre dois, preconceituando, opostos.
Que ao decorrer de cada parágrafo, se mostram não tão opostos assim.
Conversa sem redeios, ofensas ou ressentimento.
Tanto Karnal, ateu, quanto Pe. Fábio, católico, olham para a religião como benéfica, quando ampara o ser humano.
Talvez, seja mais importante olhar para o que nos assemelha, e não para o que nos difere!

Mario.Marianno 12/08/2021

Inteligência transbordando
Num país cada vez mais polarizado, uma conversa inteligente, respeitosa e agregadora sobre pontos de vista que se mostram não tão diferentes assim.

Patricia1146 11/08/2021

Diálogo
Quando pensar em um diálogo, uma construção de ideias com respeito e conhecimento, lembrarei deste livro. Padre Fábio e Leandro tem minha admiração pelo conhecimento transmitido, por seus posicionamentos tão francos e honestos. O livro nos leva a refletir o tempo todo. Acredito que se a humanidade viesse a ter um pouco do respeito e o interesse pelo conhecimento que estes dois demonstram, seríamos uma sociedade melhor.
Um diálogo que perpassa pela história de uma forma compreensível e direta. Todos deveriam ler, independente de suas crenças.