Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Patrícia 09/08/2020

Um conversar com muito conhecimento, um livro curto, achei que ia lê ele bem mas rápido mas.

Guilherme 06/08/2020

Fé ou não fé
Crer ou Não Crer é uma conversa muito inteligente com questões polêmicas, sobre ser crente ou não. As questões que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal fizeram desse livro algo bastante enriquecedor e que nos leva a refletir sobre os caminhos da humanidade

Rê Klein 02/08/2020

Bate papo com conteúdo
Antes de iniciar o livro, imaginei que apesar do tema, seria uma leitura leve. Demorei mais do que imaginei pois trata-se de uma conversa bem embasada, cheia de história e conhecimento. Um livro que acrescenta muito :)

Dani Scheibler 24/07/2020

Adorei a leitura
Adorei a leitura, uma conversa entre duas pessoas inteligentes, bem informadas e coerentes em seus discursos.

"Ateus são homens e mulheres que não viram sentido nas crenças religiosas. Mas nem por isso estão dispensados de viver a busca que pode torná-los pessoas melhores. Antes de sermos crentes ou ateus, somos humanos. Padecemos dos mesmos conflitos e nos alegramos pelas mesmas causas [...]. O nosso problema não é a falta de Deus. Enfrentamos é a falta de valores humanos, de educação, de conhecimento, de preparo, de solidariedade, de tolerância." - Padre Fábio

Tarso 22/07/2020

Embate saudável
Visões antagônicas, tem uma conversa de alto nível sem atacar um ao outro, conversam no sentido de entender o modo de pensar um do outro.

Gabi 18/07/2020

Uma verdadeira aula sobre a possibilidade de dialogo entre pessoas que parecem viver em mundos opostos, mas que, ao longo da conversa se percebem muito mais parecidas do que podemos imaginar.

Lu Poli 14/07/2020

Um dos melhores livros que já li
Quem não tem deus, que tenha pelo menos aristóteles - Pe. Fábio
Amém - Leandro Karnal

O livro é exatamente o que ele promete ser!
Uma conversa sem rodeios entre um Padre católico e um historiador ateu

Pra mim, foi um dos melhores livros que li no ano, até arrisco dizer que na vida .

A leitura não se resume somente ao debate ateísmo x cristianismo, Pe. Fábio e Karnal dão uma surra de cultura no leitor. O livro vai muito além desse embate, falam de autoconhecimento, cancelamento, entre outras questões muito importantes de serem debatidas atualmente. Diria que tem um ótimo repertório para redação .

Ambos homens inteligentíssimos, ao decorrer do livro hora nenhuma um tenta provocar o outro, ou forçar a ceder para o seu lado. Realmente um diálogo entre dois amigos, apenas, com divergências ideológicas .

Padre Fábio narra como ingressou no catolicismo, da onde veio a sua vontade de exercer o sacerdócio. Já Leandro, que já tinha sido religioso por muito tempo conta como virou ateu. Tudo isso respeitando os ideais um do outro

Minha parte preferida é a que Karnal diz que deveria existir uma religião chamada Fabinismo e ele seria um Fabiano se referindo aos ideais religiosos de Padre Fábio.
Mostrando mais uma vez como os ideais de ambos muitas vezes se conectam! Principalmente de uma forma humana.

Gosto de dizer que hora nenhuma as suas falas divergem, pelo contrário, as considero complementares. Assim como tratam no livro
A ciência e a religião não são rivais, elas se
complementam

Lívia 13/07/2020

Convergências necessárias
Convergências de ideias entre um ateu e um católico. Um diálogo muito interessante e marcado pelo respeito.

Paulo.Nardi 09/07/2020

Ótimo livro!
Um debate extremamente agradável e com embasamento dos dois lados.
Só recomendo não ler o prefácio, Cortella comenta o diálogo final do livro, que acaba perdendo um pouco da genialidade

Barbara.Borba 29/06/2020

O que achei bastante interessante nesse livro é que apesar de terem crenças ou não crenças divergentes, em nenhum momento um tenta convencer o outro que está certo, é uma conversa saudável que só agrega conhecimento!

Maíra Marques 22/06/2020

Crenças
Leitura leve, com ótimas reflexões sobre fé e espiritualidade. O glossário ajuda muito a leitura. Outro aspecto positivo é abordar outros autores, livros, passagens bíblicas e a história de alguns santos católico. Ao longo da leitura você fica com vontade de ler sobre tudo isso, e acaba lendo muita coisa e saindo com uma listinha de novas leituras. Essas "pausas" foram fundamentais para o aproveitamento desse livro. As reflexões sobre a morte, cultura e religião são bem interessante. Recomendo.

Alininha 19/06/2020

Eu achei esse livro incrível
Um diálogo leve e respeitoso sobre espiritualidade. Em muitos momentos a fala de Karnal (Ateu) poderia ser de um religioso como um Pe Fábio de Melo.
Incrível com as ideias foram trocadas de forma bem fundamenta e sem o intuito de atacar a crença do outro.
Senti falta apenas de mais informações sobre o pensamento ateu, mas ai será uma busca pessoal que certamente encontrarei em outras leituras.

Vânia Sousa | @vania.clsousa 12/06/2020

Crer ou não crer
Uma conversa entre dois sábios, um padre e um ateu, mas cujos assuntos giram em torno das religiões, da crença, da fé, dialogando experiências e filosofias, conhecimentos e muita cultura. Uma leitura enriquecedora e prazerosa sobre pontos de vista aparentemente divergentes, mas que acabam demonstrando muitas confluências e como, apesar das individualidades, pode fluir o diálogo.

Luís Otávio 12/06/2020

Um padre herege e um ateu cheirando a incenso
Sempre que converso com religiosos sobre questões relacionadas a Deus, em algum momento da conversa eles me indicam o filme "Deus Não Está Morto"; penso que se eles tivessem um pouco de perspicácia, indicariam esse livro.

Uma obra primorosa, com dois profundos conhecedores da teologia, da filosofia e das questões humanas. Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal nos proporcionam reflexões importantíssimas, com temas delicados, tratando sobre a hipocrisia, sobre o amor, sobre a humanidade, a respeito do sobrenatural, sobre a vida, sobre a morte, sem medo de quebrar tabus e estereótipos que tanto um religioso quanto um ateu tem que carregar.

O respeito demonstrado por ambos é uma coisa realmente tocante, principalmente tendo em vista o sectarismo que estamos vivendo na nossa sociedade. Eu, como ateu, saí muito mais fortalecido na minha descrença; mas eu, como pessoa criado dentro da igreja católica, saio com um respeito ainda mais profundo à religiosidade alheia, aos símbolos, à importância que a religião tem para o mundo, seja para o bem ou para o mal.

É um debate realmente muito rico, muito esclarecedor e, em diversos momentos, hilário! Difícil dizer quem é mais cômico. Parafraseando o professor Leandro " quem dera se nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la."

A mensagem que fica é que, religioso ou ateu, o importante é sempre ter conhecimento, empatia e amor, pois são coisas fundamentais para o convívio harmônico com os demais seres humanos. Coisas fundamentais para o convívio harmônico consigo mesmo. Encerro com um frase dita pelo padre Fábio de Melo em diversos momentos do livro: "A quem não tem Deus, que tenha, pelo menos, Aristóteles."

nicolejt 10/06/2020

Reflexivo
A forma como é abordado diversos assuntos durante o livro, de uma forma leve e educada, faz com que além de analisarmos as respostas, pensamentos e o que levou a cada um ser o que é, possamos também perceber que é possível manter um diálogo saudável e enriquecedor com alguém que contraria nossas crenças.
Ótimo livro!