Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Satiro 02/08/2022

Um bate papo carregado de reflexões
Karnal e Padre Fábio na obra buscam discorrer sobre um assunto espinhoso e polêmico, porém usando de uma linguagem mais acessível e no formato de um bate papo para convidar os leitores a refletirem sobre. Entretanto, essa linguagem não chega a ser tão acessível já que os dois abordam muitos elementos e conceitos teológicos e filosóficos, restringindo um pouco a imersão do leitor ao longo do livro.
Ainda assim a obra cumpre muito bem o que se propõe: não dar exatamente uma resposta a essa questão essencial do indivíduo e da sociedade, e sim propor que a cada frase, parágrafo e capítulo o leitor consiga refletir e racionalizar (acredite se quiser) sobre o tema e assim fundamentar sua posição, independente de qual ela seja.
Obra válida para quem busca um primeiro contato nessa discussão tão contemporânea!
DANILÃO1505 02/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lau 10/04/2020

Um diálogo super sensato, entre um ateu e um padre, sobre crenças, culturas e pontos de vistas filosóficos. Não é um debate, e sim um colóquio, sobre ponto de vista de ambos de forma extremamente respeitosa.

thay 17/04/2020

Aquele livro que te dá um "sacode"!!!! Rsrs
Bom mesmo é relembrar o quão Padre Fábio é próximo e fala direto ao coração!! E que grata surpresa foi conhecer Leandro Karnal, historiador de uma fala simples. O fato é que a conversa dos dois faz parecer que vc está sentado junto a eles participando da conversa! Para a católica aqui, me fez enxergar a religião de um jeito que eu já imaginava que fosse na minha vida!! Deus nos encontra no caminhar e nas escolhas que fazemos diariamente...

Devin.jones 21/04/2020

Perfeito

Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
Eu amo livros que falam sobre religião, espiritualidade... Quando soube do lançamento desse, me interessei de imediato por causa dos autores, Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal. “Crer ou não crer” é um livro cheio de conteúdo e nos ensina sobre debater sem ofender. Eles conversam sobre os dilemas das religiões, da espiritualidade e da vida. É um livro cheio de referências mas que, ao mesmo tempo, que te faz sorrir.
ㅤㅤㅤ
Já havia lido outro livro de Pe. Fábio de Melo e ele tem o dom da palavra. Agora quero ler outros livros de Leandro Karnal

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Morgana 30/04/2020

Tipo de livro em que a releitura se torna obrigatória pela densidade reflexões do conteúdo debatido.
Não gosto de comprar comprar livros religiosos, mas confesso que fiquei bastante intrigada quando conheci esse exemplar através do programa Saia Justa e vi que reunia dois assuntos bem opostos: Karnal versus Fábio de Melo; religião versus ateísmo.
A obra é desenvolvida através de entrevista e no desenvolvimento dela, conhecemos a história de cada um deles, da infância pobre do Fábio de Melo a vida de seminarista de Leandro Karnal, bem como os universos distintos que o aproximam e/ou distanciam de Deus!
O título ?Crer ou não Crer? é um trocadilho da peça de Hamlet, de Shakespeare, que aborda tema sobre a importância da crença na vida das pessoas!
Num profundo e respeitoso debate sobre a vida e morte, filosofia e religião, fé e providência divina, é até possível que o leitor confunda as crenças de cada um deles. Padre Fábio propõe uma fé humanizada, a que Jesus pregava, desacreditando nos símbolos e até propõe de forma singela uma reestruturação do ser católico para ser cristão. Enquanto Karnal demonstra um profundo conhecimento na vida religiosa e na capacidade da religião transformar as pessoas.
As questões que guiaram esta obra a fizeram enriquecedora, seu ponto alto é o fato que nenhum deles, desacredita ou interfere na crença do outro, mas ambos creem que o caminho da humanidade é resgatar a confiança no humano e que somente caráter honestidade e sinceridade de nossas escolhas diárias é que pode melhorar o mundo!
Encerro essa resenha da mesma forma que Fábio de Melo: ?Padre Fabio: Nunca é muito repetir meu carinho: a quem não tem Deus, que tenha, pelo menos, Aristóteles.  Karnal:
Amém!? (página 168).? #muito?morenvolvido

Patricia1146 11/08/2021

Diálogo
Quando pensar em um diálogo, uma construção de ideias com respeito e conhecimento, lembrarei deste livro. Padre Fábio e Leandro tem minha admiração pelo conhecimento transmitido, por seus posicionamentos tão francos e honestos. O livro nos leva a refletir o tempo todo. Acredito que se a humanidade viesse a ter um pouco do respeito e o interesse pelo conhecimento que estes dois demonstram, seríamos uma sociedade melhor.
Um diálogo que perpassa pela história de uma forma compreensível e direta. Todos deveriam ler, independente de suas crenças.

hdcavalcante 19/07/2021

Crer ou não crer
Coragem, humildade, respeito e conhecimento profundo dos temas da fé e da ciência caracterizam esse debate profundo entre Pe. Fabio de Melo e Leandro Karnal.

Keila 18/06/2021

Diálogo leve, esclarecedor, com ótimas referências, mas não poderia ser diferente, afinal Leandro Karnal e Fábio de Melo sempre nos surpreendem. Independe de crer ou não crer, é uma ótima leitura.

Mariane Bach 27/10/2021

Um ótimo livro! Carregado de referências, conhecimento e reflexões. Uma conversa respeitosa, profunda e sincera entre duas pessoas que admiro muito, as quais têm concepções divergentes sobre a existência de deus, mas convergentes para aquilo que somos: humanos. Eu, enquanto ateia de criação católica, carecia de uma leitura assim, pois sempre me interessei em conversar sobre religião e em filosofar sobre a vida, mas não havia visto ainda um livro com esta proposta, isto é, que não se tratasse de uma disputa entre discurso religioso ou científico, entre alguém tentando provar algo para alguém. Como diz o padre Fábio de Melo em um trecho: "Quem dera nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la".

Paulo.Nardi 09/07/2020

Ótimo livro!
Um debate extremamente agradável e com embasamento dos dois lados.
Só recomendo não ler o prefácio, Cortella comenta o diálogo final do livro, que acaba perdendo um pouco da genialidade

Gabi 18/07/2020

Uma verdadeira aula sobre a possibilidade de dialogo entre pessoas que parecem viver em mundos opostos, mas que, ao longo da conversa se percebem muito mais parecidas do que podemos imaginar.

Tarso 22/07/2020

Embate saudável
Visões antagônicas, tem uma conversa de alto nível sem atacar um ao outro, conversam no sentido de entender o modo de pensar um do outro.

Flavio 09/06/2021

Bom, porém com o tempo ficou massante
É um bom livro, mas para quem gosta do assunto, quem não entende muito do assunto fica boiando bastante.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 03/09/2020

?A minha morte não me incomoda, mas a dos que me cercam, sim. O que mexe comigo é a dor em relação aos entes queridos, a morte de quem eu  amo;  e  também  a  minha  incapacidade,  a  minha  dependência,  a  minha degeneração física e intelectual.?

?Quando estou menos inclinado a sutilezas e alguém me irrita desafiando: prove  que  Deus  não  existe;  eu  afirmo:  prove  primeiro  que  unicórnios  não existem.?

Livro muito bom. Fiz várias marcações durante a leitura, principalmente nas falas do Karnal, que são incríveis.
O livro é leve e rápido de ler, faz muitos questionamentos ao leitor, de uma forma simples e gostosa.
Livro que dá pra ser lido em poucas horas.

?É  aquela famosa imagem de Michelangelo, de Deus criando o homem no teto da Capela Sistina. Os dedos não se tocam, Adão estica a mão e... para o religioso que vê da direita para a esquerda, é Deus criando o homem. (...) E o historiador vê da esquerda para a direita, o homem criando Deus.?