Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Gizele.LCorreia 14/09/2020

Debate incríveis entre duas pessoas que acima de tudo são humanas!

Fat212 21/12/2020

E tem como uma conversa assim dar certo?
Sim! Com respeito e vontade de entender o outro. Com foco em ouvir sem catequizar, em aprender e não julgar.

Thais Sasaki 07/12/2020

Respeito sua opinião
Nesse livro os autores Leandro Karnal & pe Fábio de Melo nos dão uma aula de respeito à opinião de quem pensa diferente da gente. Mais diálogo, menos mimimi

Emi 16/12/2020

Adorei, recomendo demais
Me identifiquei muito e me peguei concordando com diversas falas de ambos em vários momentos, para mim foi uma leitura leve e esclarecedora.
Foi incrível ler um debate tão respeitoso e inteligente, ambos conhecem muito sobre o que estão debatendo e foi uma leitura muito boa para mim.

Letícia Caetano 17/11/2021

A escrita em formato de conversa deixa a leitura mais dinâmica.

Cada um dos autores aborda a temática com experiências pessoais, apontando os pontos bons e ruins.

Melo tem um jeito mais gentil de se expressar, é quase possível visualizar a conversa de ambos, fazendo o livro fluir bem mais. Já Karnal se mostra mais racional em seus dizeres, sempre direto ao ponto. Todavia, instiga o leitor a conhecê-lo melhor.

É um excelente livro para quem quer começar a se aprofundar na temática ou em outros livro dos autores.

A conversa trás uma grande realidade, no que diz respeito a religião nos dias de hoje: "Jesus é legal, o que ferra é o fã clube".

Lissa 28/07/2022

5/5
Nunca imaginei que diria isso, mas: QUE HOMENS! Quanta sabedoria e sapiência contida nessas páginas, que discussões e reflexões incríveis, com tanto respeito e deboches inteligentes, adentrando temas diversos que compõe as religiões e suas estruturas, na qual, muitas distorções e falácias são transmitidas há séculos, transmitindo um discurso de ódio e punição para aqueles indivíduos marginalizados, sendo que, o maior mandamento de Jesus é o amor ao próximo, SEM EXCEÇÃO!
Chegamos em um momento que a hipocrisia religiosa é tão presente, se tornando os maiores julgadores e excludentes das minorias psicológicas, reproduzindo preconceitos e até mortes em nome de um Deus, sendo que toda vida é preciosa e importa. Até os não religiosos estão tentando ensinar os religiosos sobre fé e espiritualidade. Qualquer pessoa, independentemente de religião ou não, pode ter falha de caráter, mesmo pessoas de luz tem trevas dentro de si também, mas os maiores covis de hipocrisia e pecados estão dentro das religiões tradicionais e dominantes. Por isso não sigo nenhuma perspectiva religiosa, mas continuo fazendo o bem sem ver a quem, é isso que importa! Se o Cristianismo fosse transpassado de acordo com o que o empático e sensato @pefabiodemelo passa, seríamos pessoas melhores. Grata por tantos ensinamentos nesse tema que me interessa tanto!!!

Isabella Falcão 21/04/2022

Uma conversa entre intelectuais
Leandro Karnal e Padre Fábio demonstram, nesse livro, que é possível ter opiniões divergentes e, ainda assim, manter uma conversa civilizada, baseada em argumentos e experiências de vida. Sempre soube da capacidade intelectual de ambos, mas me sopreenderam as referências literárias que fazem ao longo do livro a fim de justificar suas ideias. Karnal e Pe. Fábio são grandes intelectuais e aportam grande contribuição à cultura brasileira, cada um em sua área de atuação.

João Luiz 04/07/2018

Uma conversa amistosa de duas pessoas com pontos de vista totalmente opostos, um exemplo para o momento em que vivemos, pois nem sempre estamos respeitando a opinião contrária. O livro flui muito bem, sem rodeios e os argumentos são desenvolvidos de forma bem clara. Uma leitura muito agradável.

nancirocha81 09/01/2022

Conversa franca sobre crenças
Li o livro em três dias. O papo entre o Padre Fabio e Karnal mostra uma conversa saudável sobre crenças, dogmas, fé, busca pelo intangível e conhecimento vasto.
Ambos são bastante proprietários do que dizem e trazem na bagagem bastante informação. Um, ateu, explica porque o processo para ele foi natural. Um, padre, explica o porque pra ele também foi natural o sacerdócio.
O resultado? Todos tem direito de ser e acreditar no que o coração diz. "Se não houver Jesus, que tenha Aristóteles!"
Recomendo a leitura por ser leve e fácil, sem "empurrar" nada pela garganta.

Julio 27/06/2019

Muito bom!
Esse livro me surpreendeu pelo fato de duas pessoas totalmente diferentes de crenças mas muito humanas com o próximo mostrando os dois pontos de vista sem ofender o outro.
Uma conversa leve e de fácil leitura, gostosa de ler.

Ernani.Maciel 23/07/2019

Crente versus ateu?
Diálogo respeitoso com pitadas provocantes em alguns momentos.

Engordei exponencialmente minha lista de livros pretendidos, ambos os autores citaram inúmeras personalidades históricas, de campos e períodos distintos, além de passagens de outros livros. Um mergulho cultural.

Inspirador, visto que apesar do título aludir a uma discussão a respeito da existência ou não de Deus, o livro fala muito sobre o humano; sobre a importância de conhecer-nos íntima e profundamente por meio da busca pessoal através da leitura e outras artes.
Provocante, por nos mostrar que sempre teremos um caminho, que pode ou não ser árduo (na maioria das vezes, senão todas; é árduo), a percorrer em busca da autoanálise e autoconhecimento.

Observação: o Padre Fábio é prolixo; o Karnal sucinto e direto. Prefiro quem vai direto ao ponto. Gostaria de ter lido mais argumentos do Karnal, por isso dei 4 estrelas.

Apesar de não ser fã de não ficção, adorei o livro.

Edição: muito boa, material de qualidade e leve.

Viccthor | @mathvictor 03/08/2022

Uma boa leitura, mas uma conversa não tão sem rodeios assim
Uma leitura rápida e traz boas reflexões. Achei o livro um pouco mais erudito do que pensava e, por diversas vezes me pareceu algo quase como um estudo sobre religião. Quer dizer, se eu entendesse mais sobre religiões, especialmente o cristianismos, poderia ter absorvido melhor alguns conteúdos que eram relacionados aos ritos, passagens bíblicas, etc.

Embora seja sim uma boa leitura, por vezes senti que os autores preferiram não tocar alguns tópicos que pudesse gerar um polêmica maior ou ainda evitavam se aprofundar em temas que pudessem causar um maior atrito.

Mas, para não dizer que não falei das flores, é interessante como ambos os autores conseguem estabelecer um diálogo saudável e rico de questionamentos, apesar das diferenças de perspectivas no que se refere às crenças. Sinceramente, não sei se é qualquer um que consegue fazer esse tipo de coisa, especialmente em tempos onde discursos de ódio são cada vez mais comum.

Luís Otávio 12/06/2020

Um padre herege e um ateu cheirando a incenso
Sempre que converso com religiosos sobre questões relacionadas a Deus, em algum momento da conversa eles me indicam o filme "Deus Não Está Morto"; penso que se eles tivessem um pouco de perspicácia, indicariam esse livro.

Uma obra primorosa, com dois profundos conhecedores da teologia, da filosofia e das questões humanas. Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal nos proporcionam reflexões importantíssimas, com temas delicados, tratando sobre a hipocrisia, sobre o amor, sobre a humanidade, a respeito do sobrenatural, sobre a vida, sobre a morte, sem medo de quebrar tabus e estereótipos que tanto um religioso quanto um ateu tem que carregar.

O respeito demonstrado por ambos é uma coisa realmente tocante, principalmente tendo em vista o sectarismo que estamos vivendo na nossa sociedade. Eu, como ateu, saí muito mais fortalecido na minha descrença; mas eu, como pessoa criado dentro da igreja católica, saio com um respeito ainda mais profundo à religiosidade alheia, aos símbolos, à importância que a religião tem para o mundo, seja para o bem ou para o mal.

É um debate realmente muito rico, muito esclarecedor e, em diversos momentos, hilário! Difícil dizer quem é mais cômico. Parafraseando o professor Leandro " quem dera se nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la."

A mensagem que fica é que, religioso ou ateu, o importante é sempre ter conhecimento, empatia e amor, pois são coisas fundamentais para o convívio harmônico com os demais seres humanos. Coisas fundamentais para o convívio harmônico consigo mesmo. Encerro com um frase dita pelo padre Fábio de Melo em diversos momentos do livro: "A quem não tem Deus, que tenha, pelo menos, Aristóteles."

Rafaela.Garcia 06/03/2022

É um livro interessante que mostra a visão de um ateu, conhecedor da palavra cristã, e um padre onde a um diálogo respeitoso e profundo sobre suas visões a cerca de Deus e da religião.

Lia 12/09/2020

Incrível .
Gostei muito dos temas e principalmente como foram abordados,com respeito. Achei muito interessante também o glossário no final do livro assim como os nomes citados,auxilia o leitor a compreender melhor o debate e pode ser um ponto de partida para aprender novos conceitos,religiões ,autores...

"Quem dera nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la. A diferença como um ponto de encontro, e não de divisão." Padre Fábio.