A Morte na Visão do Espiritismo

A Morte na Visão do Espiritismo Alexandre Caldini Neto

Resenhas -

Jessica 09/07/2014

Esse se tornou um dos meus livros favoritos.
Gosto muito do tema, apesar de não estudar tão afundo. O auto explica de uma forma clara e objetiva, o que é a morte para o espirita. Após esta leitura, tenho uma opinião mais esclarecida sobre o tema.

Henrique Boechat 04/01/2019

Para que temer a morte?
A morte é, provavelmente, o maior tabu entre as pessoas. Não se fala sobre ela e tenta-se a todo custo afastá-la de pensamentos. Alguns acreditam até que a morte pode ser uma espécie de mau agouro ao ter seu nome pronunciado. Porém, tudo isto é em vão. Mais cedo ou mais tarde, ela chega. Quem nunca ouviu a célebre frase, que diz que a morte “é a única certeza da vida”?

Mas refletir sobre a finitude da vida (terrena, nesta encarnação, para deixar claro) pode ser bastante benéfico. Em “A morte na visão do Espiritismo”, Alexandre Caldini Neto explica, baseado na doutrina espírita codificada por Allan Kardec, que a morte é somente a passagem da vida terrena (encarnada) para a puramente espiritual (desencarnada), e que não há nada demais nisso, pois é um fenômeno tão natural quanto fazer aniversário.

Ao ler a obra, logo se percebe que o autor conversa com Maria, filha de um amigo seu, e que este bate-papo se deu quando ela perdeu sua mãe, ocasião em que o autor explicava a Maria como o Espiritismo entendia a morte, e isso foi a inspiração para escrever o livro.

Logo no início, o autor tem a preocupação de traçar algumas linhas sobre os fundamentos da doutrina espírita, para o correto entendimento de muitas informações que serão passadas mais à frente. Ao longo da obra, o autor procura derrubar os tabus que circundam o fenômeno da morte e diz que a vida continua (aliás, ela é somente uma, que passa por várias encarnações, tantas quanto forem necessárias, para o espírito se aperfeiçoar intelectual e moralmente).

Temas sobre como se preparar para a morte, não ter pena de quem morre, justiça divina, aborto, eutanásia, suicídio, entre muitos outros (sempre relacionados com a morte) são abordados em uma linguagem leve e totalmente acessível e, logicamente, com explicações sempre baseadas na doutrina kardecista.

Pode ser que o leitor, ao terminar de ler esta obra, repense (ou comece a pensar) sobre a morte de maneira serena e verá que não há o que temer. Aliás, pensar sobre o assunto, segundo Caldini Neto, traz as pessoas de volta à realidade, e, cientes disso, pode-se lidar melhor com ela. Assim, sabendo então que a morte é parte do mundo real, uma pessoa pode avaliar se está vivendo bem em termos de relacionamentos com seus semelhantes e consigo própria, se está aprendendo e ensinando algo bom, enfim, se está tornando este mundo um lugar melhor para todos (ou pelo menos, para quem está mais próximo).

No fim, na última página, há uma mensagem que diz: “se você gostou deste livro, doe-o em benefício de outras pessoas (...)”. É provável que muitos, em vez de doar o livro, vão comprar outro exemplar para presentear alguém (pois vão desejar manter o livro para consultas posteriores), dada a importante utilidade das informações passadas nesta excelente obra.
Simone 10/04/2019minha estante
Comprei o livro. Gostei do que vc escreveu. Assim que chegar já começo a leitura.

Henrique Boechat 15/04/2019minha estante
Obrigado, Simone. Espero que goste do livro. Depois escreva suas impressões.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

Sucesso desde o seu lançamento, o livro ocupa as primeiras posições nas listas de mais vendidos, como a do jornal Folha de S.Paulo (Livraria da Folha). Na obra, o autor, Alexandre Caldini Neto, executivo e CEO do jornal Valor Econômico, explica para Maria, uma adolescente de 15 anos cuja mãe falecera, como o espiritismo compreende e explica a morte. É um livro para todos: espíritas e sobretudo não espíritas.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788564431096

Bruna 18/10/2022

[...] este foi um livro sobre a morte. Mas, se você prestar atenção, verá que é, na verdade, um livro sobre a vida.
- Alexandre Caldini

Nota: ?????

Este é um livro que deve ser degustado, lido e relido várias vezes.

Se você chegou ao final deste livro e sentiu que nada mudou em você, por favor, leia-o de novo.

Vanessa 19/02/2023

Como reflete o autor, apesar de se chamar A morte na visão do espiritismo esse é um livro sobre a vida. E a maneira como encaramos a morte pode e deve ser natural, assim como ela é. O livro esclarece vários pontos interessantes sobre o tema. Para quem está iniciando as leituras acerca do espiritismo e buscando entender melhor, assim como eu, vale a pena a leitura!

Juliahenriques 04/03/2022

Prático e leve.
Capítulos curtos e de linguagem fácil que nos fazem repensar como vemos a morte e seus desdobramentos.. também nos faz repensar atitudes diante a morte de alguém que amamos. Foi muito importante pra mim. Gostei muito!

Kelly 04/03/2023

Sobre A morte na visão do espiritismo
Esse é o meu livro preferido. Inclusive tenho um ritual, leio ele todo ano às vésperas do meu aniversário. É um livro sobre amor, caridade e Deus. Vai além do espiritismo e nos ensina a valorizar a vida. Ele é perfeito!

Sarah 07/06/2023

Fácil leitura, fácil de entender
Leitura suave e super fácil de compreender. Escrito como se estive respondendo a um questionário, e dividido em tópicos.
Recomendo para aqueles que estão iniciando a jornada espiritual e querem ter seu primeiro contato com este tópico. Este livro é um convite a uma busca de um conhecimento mais aprofundado da vida após o desencarne.

Ellen343 06/12/2020

No início achei o livro bem repetitivo e até massante, porém ao prosseguir fui cativada pelo conteúdo. Me fez refletir sobre muitos assuntos e questões que nunca havia imaginado.

Luisa533 19/01/2024

Perfeito!
Livro sensacional indico para pessoas que querem saber o que acontece depois do desencarne, como o espiritismo enxerga a vida pq a ?morte? e a vida são só mais uma parte da nossa jornada nesse universo.
Um livro reconfortante que traz para a pessoa mais entendimento sobre a vida na visão do espiritismo.
No geral o livro fala mais sobre o nosso dever como encarnados e como ele não acaba quando desencarnamos.
Não precisa ser espírita para ler esse livro!!