A Morte na Visão do Espiritismo

A Morte na Visão do Espiritismo Alexandre Caldini Neto

Resenhas -

Júlia Morales 17/09/2020

Perfeito
Desde que conheci o livro "a vida na visão do espiritismo" desse mesmo autor me apaixonei pela escrita e pelos ensinamentos. Eu consigo aprender de forma rápida e fluída sobre o espiritismo.
Gostei muito das duas obras dele e recomendo muito a leitura de ambas. Da para entender o básico do espiritismo de uma forma com muita reflexão através das perguntas que ele faz.

Luiz 20/10/2021

Conversa franca
O livro disserta sobre os conceitos espíritas de relação com a morte, de maneira bastante didática, no formato de uma conversa com uma interlocutora chamada Maria. Reflexões diretas, texto simples e claro. Muito bom para quem quer apresentar o espiritismo a um amigo.

Priscilla202 30/05/2021

Vontade de dar esse livro de presente para todos
O autor escreve para Maria, uma adolescente que perdeu a mãe. Talvez por isso, a linguagem seja simples (no lado bom) e de fácil compreensão. Leitura rápida, didática e agradável. Recomendo a todos que queiram saber mais sobre o espiritismo.

Osmarina2 22/01/2023

Não esperava muito
Mas ele também não entregou o que eu achei que iria. O livro é bonzinho. Acho que o que me pegou foi algumas tiradas dele, tipo falar tem vários relatos sobre o que ele estava falando e pedia para a pessoa pesquisar sobre (não gostei disso). E para um livro que deveria falar da morte para o espiritismo ele divaga muito.
Além do livro em si que eu achei um pouco fraco, descobri algumas coisas, por ele, que ainda bato de frente com a religião.

Greyce 18/01/2022

Muito bom!
A escrita é muito leve então fica muito fácil de ler. Primeiro achei estranho serem cartas do autor para uma moça quer perdeu a mãe, mas isso torna o livro mais acessível e reconfortante. Aprendi muito, recomendo!

Estante Branca 16/07/2020

A vida e morte na visão do espiritismo
Quando começamos a despertar para a espiritualidade, reflexões sobre o sentido da vida e o caminho para a evolução espiritual surgem em nossa mente. Alguns livros podem nos ajudar neste momento de dúvidas iniciais, como os indicados neste vídeo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=2pexqqDCsEs

Tay 09/10/2020

A P R E N D I Z A D O
Maravilhoso, assim como o outro livro, a vida na visão do espiritismo!
Ambos, são maravilhosos, tenho vontade de presentear muitas pessoas com esses dois livros, pessoas que eu sei que se interessam por esse assunto.
Ambos os livros são de uma leitura agradável, simples, direta, com amor, muitos conhecimentos, até mesmo para quem já estuda a anos sobre o espiritismo.
Recomendo e muito!
Valeu a pena ler!

Lucas 27/10/2020

Sincero, orgânico e direto
O livro é escrito para Maria, de 15 anos. É escrito para ela pois foi ela quem questionou o autor a respeito da morte. O que temos como resultado é um livro de facílima leitura.
Não sou espírita, mas posso muito bem ser simpatizante. As explicações para várias coisas me pareceram interessantes.
Recomendável para quem tem interessante no tema por esta ótica ou até mesmo quem tem curiosidade. Os ensinamentos trazidos são muito úteis.

Marion 15/04/2016

A Morte que mais fala da vida
Um livro que nos faz querer relê-lo várias vezes. Tentei absorver todas as dicas de como entender a Morte, de como escolher morrer! Capítulos pequenos, de fácil leitura e compreensão, com palavras que nos tocam na alma. Ele nos faz repensar atitudes,vigiar nossos pensamentos e nos ensina sobre a evolução da Humanidade para que possamos aceitar as adversidades com sabedoria.
Perfeito!

Michele 18/05/2021

Foi essencial em meu luto.
A dois anos eu fiquei viúva, minha companheira faleceu em uma morte trágica.
?Você ganha um beijo de bom dia e depois de uma hora recebe uma ligação com o comunicado do falecimento do amor da sua vida.?
Difícil.?
Este título me ajudou compreender o que acontece no momento em que morremos e depois, na visão do espiritismo.
Uma leitura objetiva.

Flaviaatb 16/02/2022

Não precisa ser espírita para o livro fazer algo por você
Esse livro me fez refletir muito. É um livro que fala sobre a morte e que me fez perceber que pensar na morte é pensar sobre a vida. Terminei com uma visão de mundo diferente, mais leve, menos passiva e mais tranquila quanto à morte. E, também, com vontade de viver de um jeito que me faça verdadeiramente feliz.
A escrita é simples, os capítulos são curtos e objetivos, ajudando ainda mais nas explicações. Só tirei meio ponto porque senti que as informações se repetiram em alguns momentos.
Amei conhecer mais do espiritismo. E você não precisa ser espírita nem ter alguma religião para essa leitura fazer algo por você.

Nat 19/08/2021

Livro com ótimas reflexões
A morte não é o fim. Apenas o começo.
Algumas partes são muito irrelevantes, mas outras tem muitos esclarecimentos.

Paula1735 22/12/2022

Muito bom!
Li o "A vida na visão do espiritismo" do mesmo autor e gostei muito. Estou iniciando os estudos na doutrina espírita e foi bastante esclarecedor. Recomendo a leitura.

DGAlmeida 28/02/2022

Meu primeiro livro espírita
Este foi meu primeiro livro espírita. Quis ler depois de assistir uma entrevista do autor sobre outro assunto qualquer. Gostei da forma simples, clara e objetiva que ele expõe suas ideias e foi exatamente o que encontrei neste livro. Recomendo a todos independentemente da religião porque o autor não tenta trazer o leitor ao espiritismo. O espiritismo fica em segundo plano. Em primeiro plano, bom, vocês descobrirão...

jumorgensten 15/02/2021

A obra possui duas grandes partes e com vários subtópicos dentro das mesmas. Inicialmente, o autor tenta ao máximo se aproximar do leitor e denomina quem está lendo o seu livro de Maria. Simples e aconchegante, não é mesmo!?

Por isso, a obra inicia contando para a Maria os motivos da narrativa, algumas observações e agradecimentos do autor e, aí sim, parte para os esclarecimentos de modo geral e amplo, termina com a conclusão e, por fim realmente, explica a história do Espiritismo.

Na primeira grande parte temos os conceitos básicos do Espiritismo, onde é falado sobre os espíritos, morte, desencarne ou passagem, encarnação, livre-arbítrio e causa e efeito, responsabilidade e culpa, justiça, reforma íntima, valores e lema.

Já o segundo grande capítulo é como o Espiritismo entende a morte e é abordado sobre a vida para a Doutrina Espírita, espírito, períspirito e corpo, um vida ou muitas vidas, a lógica da encarnação, uma única vida e várias encarnações, o plano reencarnatório, quanto tempo demora para a reencarnação, porque não sabemos quem fomos em outra encarnação, estágios diferentes, reações e experiências diferentes, Deus, como se preparar para a morte, morrer é natural, porque tememos a morte, viver muito ou viver bem, o sumiço das funerárias, a conversa com alguém que está prestes a morrer, não ter pena de quem morre, qual a idade certa para morrer, pena de morte, justiça divina, tristeza, preocupação, saudade, viajar para esquecer, morte e amadurecimento, experiência de quase morte, espíritos de parentes e amigos, depois do desencarne, ecos, apego, atenção ao que importa, céu e inferno, suicídio, o espírito sentir dor, assassinato, os anjos, aborto, parentesco e afinidade, quem é nossa família, morte por acidente, eutanásia, cremação, doação de órgãos, as roupas do falecido, sonhos, comunicação com os mortos, entre outros.

Em todos os momentos o autor vai refletindo de uma forma bem natural e cotidiana, sendo impossível a Maria não se identificar com o que está sendo passado. Além disso, Caldrini comenta sobre algumas questões polêmicas como a crença do filho morrer antes dos pais e o quanto antigamente era natural a morte.

Os capítulos em si possuem um padrão onde começa com o nome do capítulo, o texto e suas explicações e termina com uma frase edificante, sendo a maioria de Sêneca.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Para quem está iniciando agora no Espiritismo é uma ótima pedida inicial. Só cuidado para não levar um susto nos temas mais polêmicos e que fogem do tradicional tão pregado ao longo dos anos.

Adorei meu primeiro contato com a escrita do autor. É a mesma sagacidade e praticidade das suas palestras, ou seja, hidratando a alma com muito aprendizado e leveza. E já estou curiosíssima para ler o outro livro da série chamado A Vida Na Visão Do Espiritismo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/02/15/a-morte-na-visao-do-espiritismo-alexandre-caldini-neto/