Vamos Pensar Um Pouco?

Mario Sergio Cortella

Resenhas -

Silvio Almeida 13/03/2019

Puro marketing
Gosto muito do Cortella e admiro a trajetória do Maurício de Sousa. Tendo isto posto, comecei a ler o livro com meu filho de 10 anos, mas desistimos na metade porque o texto não é apropriado a idade dele e porque me pareceu mais um produto com o objetivo de arrecadar dinheiro do que realmente pensado em transmitir algum conhecimento.
Mari 21/01/2021minha estante
Eu também tive essa impressão. Não achei a linguagem apropriada para crianças e o texto não achei tão bem escrito.

juujsto 01/03/2023

Recomendo mas nem tanto
Amo o Cortella, admiro muito ele, e consegui aprender bastantes coisas com esse livro, vale a leitura, porém depois de algumas páginas a escrita começa a ficar repetitiva e cansativa, o que era para ser uma reflexão passa a parecer um dicionário de palavras e sua origem. Se fosse um livro voltado para reflexões, como promete, acredito que teria gostado mais, mas deixou a desejar com essas partes em que eu ficava confusa com tantos termos técnicos e que não eram muito relevantes para as reflexões.
juujsto 02/03/2023minha estante
como promete* nem vi que escrevi errado

Luciana Souto de Oliveira 06/11/2017

Ameeeiiiii
Genteeee do céu... Comprei esse livro hoje e ele é a coisa mais linda que pode existir. Textos do Filósofo Mario Sergio Cortella e de Maurício de Sousa - duas pessoas que amo de paixão - e uma combinação mais que perfeita. O livro é curtinho, são apenas 77 páginas que lemos em meia horinha. São textos de Cortella, de uma página só, com lindas e sábias reflexões, e ilustrações mais do que fofas de Maurício de Sousa. Não precisa dizer que é sucesso garantido, né? Vale muito a pena a leitura. Só não espere textos infantis porque não são! Talvez um público juvenil consiga já captar as mensagens, sendo um livro perfeito para nós, adultos!!

Sidê 20/12/2017

Estive ontem no lançamento em São Paulo, com a presença dos dois autores. Evento cheio, muitos aplausos, sorrisos, um clima muito agradável, diferente do normal da nossa São Paulo. Crianças, mães, pais, avôs e avós, jovens, prestigiando estes dois gênios brasileiros.

O livro é de uma sensibilidade incrível: os textos, claros, objetivos, ao mesmo tempo doces e responsáveis, ilustrados pela Turma da Mônica, fazem com que a leitura seja muito agradável e flua muito bem. São lições importantes, com citações de filósofos importantes da História, numa linguagem acessível, e aplicada ao nosso contexto. Tocante, emocionante!

HADA MOON 11/01/2018

Autógrafos
Autografado pelos autores no lançamento da Bienal do livro de 2017.

Rafa 23/02/2018

Vamos Pensar Um Pouco?
Vamos pensar um pouco? Um convite irrecusável, ainda mais quando essa proposta é feita pelo grande filósofo, Mario Sergio Cortella, difícil recusar, não é? Cortella é um dos grandes pensadores dos últimos tempos. Ah! De quebra, na companhia da Turma da Mônica.

Na obra, vamos encontrar 35 reflexões dos mais variados temas, filosofia, ética, profissionalismo e cidadania. Cada reflexão contém ilustração da Turma da Mônica, fazendo uma breve demonstração da reflexão abordada. Deixando um livro interativo e divertido.

“Vamos pensar um pouco?” é indicado para crianças e adultos, com uma linguagem simples e direta, Cortella nos convida de forma magistral de questionarmos tudo ao nosso redor, valorizando o bem ao próximo e de toda sociedade.

Edição impecável! Contendo bons espaçamentos, fontes adequadas para proporcionar uma boa leitura. Um detalhe especial e encantado que encontramos no livro, deixando ainda mais espetacular, encontramos todos, ou quase todos da Turma da Mônica. Parceria de Cortella e Mauricio de Souza super combinou!

O livro é curtinho, contendo 80 páginas, de uma leitura rica em conteúdo filosófico e ético, destaco à fácil leitura da obra, fácil entendimento e uma fluidez que Cortella tira de letra, quando percebi, já estava nas cinco últimas páginas. Ah! Um ponto que gostei durante a leitura, Cortella discorre de forma incrível pelos 35 temas, deixando ainda mais rico o conteúdo, o autor coloca frases impactantes de filósofos e grandes pensadores do século.

Uma leitura divertida e profunda, do qual vai aproximar à filosofia para várias pessoas e de todas as idades.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2018/02/critica-vamos-pensar-um-pouco.html

Cami 21/11/2018

Com uma linguagem simples e clara, ótimo livro tanto para crianças quanto para adultos

Bino 02/03/2019

Pensamentos
Ideal para crianças de 10 anos em diante

Thiarlley 15/04/2019

Incrível e necessário!
Vamos começar que: A ILUSTRAÇÃO DO CORTELLA FICOU MARAVILHOSA! Dá vontade de dar um abraço bem apertado e chamar de tio. :P Mas falando sério, eu gosto muito das reflexões do Mario Sergio Cortella desde que vídeos de entrevistas e palestras dele começaram a viralizar nas redes sociais. Em contrapartida, não tinha tido a chance de ler algum dos livros dele; mas a minha nova coordenadora (oi, Natalia) fãzíssima do Cortella com sua vasta coleção de livros do filósofo acabou me patrocinando essa leitura (e as próximas, né, amiga?).

Os textos são curtos e, como já mencionei, a leitura é leve e rápida. São 35 crônicas curtas sobre os mais variados assuntos, seja educação, perspectiva, amizade, cautela, valores, estratégias…. enfim. Um dos que eu mais gostei, tanto do texto, quanto da ilustração, foi a crônica “Perspectiva de tempo”, que fala sobre questões ligadas a vivência e o quanto a nossa perspectiva muda com o passar dos anos. E a ilustração, é claro, é maravilhosa porque a turma da Tina é, sem dúvidas, uma das melhores das personagens “secundárias”.

“A vida tem um encurtamento de percepção: quanto mais idade se tem, maior a sensação de que o tempo passa com mais velocidade; a causa principal (sem ser a única) é que aumenta muito o número das situações que vivenciamos, das obrigações e ocupações, fazendo com que nos sobre menos tempo liberado e comprimindo nossa sensação de duração”.

Uma das coisas mais legais acerca desse livro é que tudo pode ser lido por qualquer idade, sem que fique algo muito infantil para os adultos ou muito adulto para as crianças. A linguagem é clara, leve e acessível. Vamos pensar um pouco? é um livro necessário para qualquer idade, afinal, nunca é cedo ou tarde demais para refletir e compreender melhor a vida em sociedade, com respeito mútuo e fazendo a diferença.

site: http://www.apenasfugindo.com/2019/03/resenha-32-vamos-pensar-um-pouco-mario-sergio-cortella.html

Lili 25/11/2019

Menos do que eu esperava
O livro é lindo. LINDO. Mas os textos ficaram aquém das minhas expectativas. Talvez seja culpa minha por ter criado expectativas altas em relação ao livro. AMO Cortella e Maurício de Souza. Mas eu imaginei histórias com os personagens da Turma que levassem às reflexões e aos questionamentos que Cortella sempre nos trás com tanta maestria. Mas são apenas textos não tão interessantes e/ou nem tão instigantes assim. Ao menos a maioria não.
Mas é bom. Só não é excelente.

LeandroBurla 04/01/2020

Reflexões de forma simples, didática... e divertida!
Ao nos depararmos com uma obra contendo a Turma da Mônica, pensamos logo numa abordagem infantil para o público juvenil. Neste caso, não totalmente. Uma criança bem pequena vai se prender apenas nas figuras. Uma criança um pouco maior vai esbarrar nos vocábulos. Já um adolescente pode iniciar o gosto pela filosofia e refletir um pouco sobre as questões. Mas a obra é mesmo para adultos interessados em filosofia, com um potencial multiplicador quando tratamos de pais apresentando estes conceitos aos seus filhos.
Falando da obra em si, atende aos objetivos. Trechos curtos, mas embasados e impactantes. As figuras não são aleatórias, pois tanto os personagens associados aos capítulos quanto aos desenhos em si conversam ao tema em questão. Um deleite para fãs do Cortella, da Turma da Mônica e aos que apreciam a filosofia.

Paulinha 19/05/2020

Turma da Mônica + Mario Sergio Cortella
Que combinacao maravilhosa! Amei esse livrinho, várias reflexões importantíssimas sobre a vida.
Cada texto faz vc refletir sobre um aspecto de sua vida, sobre como vc a enxerga, sobre como vc quer viver esta vida.
Recomendo muito! Excelente leitura.

Giovana Renoldi 24/08/2020

Cortella ?
Com textos curtos e ilustrações maravilhosas do Maurício de Souza, o livro nos convida, de forma leve, a refletir sobre a vida.

Denise Ximenes 09/11/2020

Uma graça!
Uma parceria inteligente entre dois grandes nomes da atualidade. Maurício de Sousa e Cortella se uniram nesse trabalho pra ensinar comportamentos éticos às crianças.

Senso de justiça, responsabilidade ambiental, valor a bens imateriais e respeito às diferenças são alguns dos temas desse livro, que é uma fofura!

Tudo aqui é permeado por explicações etimológicas (característica forte do Cortella). Chamou a minha atenção o fato de ele fazer referências a nomes como Sartre, Cervantes, Schopenhauer e Mahatma Gandhi... levando, desde cedo, as crianças a ter contato com nomes de peso. Numa atitude redundante até, preciso dizer que o trabalho do Maurício é irrepreensível!

Recomendo para crianças de 6° ou 7° ano!