Vamos Pensar Um Pouco?

Vamos Pensar Um Pouco? Mauricio de Sousa
Mario Sergio Cortella

Resenhas -

CharlesSouto 22/07/2023

Adquiri esse para ler junto dos meus filhos. Acabei lendo primeiro, mas é certo que retomarei a obra com eles.

Cortella para os pequeninos é também para os já adultos. Recomendo.

?Fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores? ditado chinês.

Rebecca165 26/06/2023

Ok
Um livro que não me marcou com reflexões as vezes mal exploradas, mas com ilustrações bonitas e encantadoras.

Sophia179 08/06/2023

Nhé
Sla, o livro n é tão ruim, mas também n é tão bom, é reflexivo. Cheio de mensagens mas a leitura foi meio cansativa

HADA MOON 11/01/2018

Autógrafos
Autografado pelos autores no lançamento da Bienal do livro de 2017.

Alice_pvp 22/02/2023

Uma grande lição!
Mario Sergio Cortella traz uma escrita muito simples e interessante nesse livro de uma forma bem humorada e com situações do cotidiano. Com os desenhos do maravilhoso desenhista Maurício de Souza podemos entender melhor o que Cortella queria retratar e o que devíamos pensar sobre o assunto. Ele menciona vários filósofos e frases que disseram em seus livros, alguns famosos e outros nem tanto.
Aprendi muito com esse livro, agora entendi melhor o que se deve evitar e o que se deve continuar.

Rafa 23/02/2018

Vamos Pensar Um Pouco?
Vamos pensar um pouco? Um convite irrecusável, ainda mais quando essa proposta é feita pelo grande filósofo, Mario Sergio Cortella, difícil recusar, não é? Cortella é um dos grandes pensadores dos últimos tempos. Ah! De quebra, na companhia da Turma da Mônica.

Na obra, vamos encontrar 35 reflexões dos mais variados temas, filosofia, ética, profissionalismo e cidadania. Cada reflexão contém ilustração da Turma da Mônica, fazendo uma breve demonstração da reflexão abordada. Deixando um livro interativo e divertido.

“Vamos pensar um pouco?” é indicado para crianças e adultos, com uma linguagem simples e direta, Cortella nos convida de forma magistral de questionarmos tudo ao nosso redor, valorizando o bem ao próximo e de toda sociedade.

Edição impecável! Contendo bons espaçamentos, fontes adequadas para proporcionar uma boa leitura. Um detalhe especial e encantado que encontramos no livro, deixando ainda mais espetacular, encontramos todos, ou quase todos da Turma da Mônica. Parceria de Cortella e Mauricio de Souza super combinou!

O livro é curtinho, contendo 80 páginas, de uma leitura rica em conteúdo filosófico e ético, destaco à fácil leitura da obra, fácil entendimento e uma fluidez que Cortella tira de letra, quando percebi, já estava nas cinco últimas páginas. Ah! Um ponto que gostei durante a leitura, Cortella discorre de forma incrível pelos 35 temas, deixando ainda mais rico o conteúdo, o autor coloca frases impactantes de filósofos e grandes pensadores do século.

Uma leitura divertida e profunda, do qual vai aproximar à filosofia para várias pessoas e de todas as idades.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2018/02/critica-vamos-pensar-um-pouco.html

Paulinha 19/05/2020

Turma da Mônica + Mario Sergio Cortella
Que combinacao maravilhosa! Amei esse livrinho, várias reflexões importantíssimas sobre a vida.
Cada texto faz vc refletir sobre um aspecto de sua vida, sobre como vc a enxerga, sobre como vc quer viver esta vida.
Recomendo muito! Excelente leitura.

Cami 21/11/2018

Com uma linguagem simples e clara, ótimo livro tanto para crianças quanto para adultos

Bino 02/03/2019

Pensamentos
Ideal para crianças de 10 anos em diante

Thiarlley 15/04/2019

Incrível e necessário!
Vamos começar que: A ILUSTRAÇÃO DO CORTELLA FICOU MARAVILHOSA! Dá vontade de dar um abraço bem apertado e chamar de tio. :P Mas falando sério, eu gosto muito das reflexões do Mario Sergio Cortella desde que vídeos de entrevistas e palestras dele começaram a viralizar nas redes sociais. Em contrapartida, não tinha tido a chance de ler algum dos livros dele; mas a minha nova coordenadora (oi, Natalia) fãzíssima do Cortella com sua vasta coleção de livros do filósofo acabou me patrocinando essa leitura (e as próximas, né, amiga?).

Os textos são curtos e, como já mencionei, a leitura é leve e rápida. São 35 crônicas curtas sobre os mais variados assuntos, seja educação, perspectiva, amizade, cautela, valores, estratégias…. enfim. Um dos que eu mais gostei, tanto do texto, quanto da ilustração, foi a crônica “Perspectiva de tempo”, que fala sobre questões ligadas a vivência e o quanto a nossa perspectiva muda com o passar dos anos. E a ilustração, é claro, é maravilhosa porque a turma da Tina é, sem dúvidas, uma das melhores das personagens “secundárias”.

“A vida tem um encurtamento de percepção: quanto mais idade se tem, maior a sensação de que o tempo passa com mais velocidade; a causa principal (sem ser a única) é que aumenta muito o número das situações que vivenciamos, das obrigações e ocupações, fazendo com que nos sobre menos tempo liberado e comprimindo nossa sensação de duração”.

Uma das coisas mais legais acerca desse livro é que tudo pode ser lido por qualquer idade, sem que fique algo muito infantil para os adultos ou muito adulto para as crianças. A linguagem é clara, leve e acessível. Vamos pensar um pouco? é um livro necessário para qualquer idade, afinal, nunca é cedo ou tarde demais para refletir e compreender melhor a vida em sociedade, com respeito mútuo e fazendo a diferença.

site: http://www.apenasfugindo.com/2019/03/resenha-32-vamos-pensar-um-pouco-mario-sergio-cortella.html

Denise Ximenes 09/11/2020

Uma graça!
Uma parceria inteligente entre dois grandes nomes da atualidade. Maurício de Sousa e Cortella se uniram nesse trabalho pra ensinar comportamentos éticos às crianças.

Senso de justiça, responsabilidade ambiental, valor a bens imateriais e respeito às diferenças são alguns dos temas desse livro, que é uma fofura!

Tudo aqui é permeado por explicações etimológicas (característica forte do Cortella). Chamou a minha atenção o fato de ele fazer referências a nomes como Sartre, Cervantes, Schopenhauer e Mahatma Gandhi... levando, desde cedo, as crianças a ter contato com nomes de peso. Numa atitude redundante até, preciso dizer que o trabalho do Maurício é irrepreensível!

Recomendo para crianças de 6° ou 7° ano!

LeandroBurla 04/01/2020

Reflexões de forma simples, didática... e divertida!
Ao nos depararmos com uma obra contendo a Turma da Mônica, pensamos logo numa abordagem infantil para o público juvenil. Neste caso, não totalmente. Uma criança bem pequena vai se prender apenas nas figuras. Uma criança um pouco maior vai esbarrar nos vocábulos. Já um adolescente pode iniciar o gosto pela filosofia e refletir um pouco sobre as questões. Mas a obra é mesmo para adultos interessados em filosofia, com um potencial multiplicador quando tratamos de pais apresentando estes conceitos aos seus filhos.
Falando da obra em si, atende aos objetivos. Trechos curtos, mas embasados e impactantes. As figuras não são aleatórias, pois tanto os personagens associados aos capítulos quanto aos desenhos em si conversam ao tema em questão. Um deleite para fãs do Cortella, da Turma da Mônica e aos que apreciam a filosofia.