A Floresta Sombria

A Floresta Sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

Pedro Michel 03/07/2023

Uma continuação decente.
Que obra complexa e desafiadora. Aqui temos uma continuidade à história fascinante iniciada em "O Problema dos Três Corpos". Neste livro, o autor explora temas profundos como a natureza humana e sua breve vida em relação ao tempo espacial, a sobrevivência do mais forte e os desafios da comunicação interplanetária, oferecendo uma narrativa rica em detalhes científicos e reviravoltas surpreendentes. Embora exija atenção do leitor e tenha momentos de ritmo mais lento, "A Floresta Sombria" é uma leitura recomendada para os fãs de ficção científica que apreciam uma abordagem inovadora e provocativa sobre o encontro entre a humanidade e o desconhecido

Leila171 25/06/2023

Segundo livro da trilogia O Problema dos Três Corpos.

Narrativa surpreendente e muito envolvente, mesmo com um número enorme de personagens e grandes saltos temporais. Impossível parar de ler.
Cixin Liu fez hard sci-fi, mas não somente: filosofia, sociologia, psicologia são elementos fundamentais para entender a complexidade dessa narrativa.
Em A Floresta Sombria, temos a oportunidade de especular sobre uma humanidade consciente de que não está sozinha no universo e de que tal companhia selará o seu fim. ???
Livro incrível!

Alex de Sá 24/06/2023

Os trissolarianos vem aí!
Apesar de não ser uma continuação direta da história do primeiro livro, essa obra consegue elevar a saga da "Terra" contra uma possível e eminente invasão alienígena. O autor nos proporciona entrar dentro de vários conflitos humanos na busca de uma possível salvação.

O livro nos traz vários questionamentos filosóficos e nos leva a essa jornada ate a batalha do fim dos tempos.

Nesse segundo livro da saga a leitura flui um pouco mais lenta que a primeira obra. O número de personagens por algumas vezes confunde, porém não tira a beleza da obra. Que mescla a ficção científica com passagem filosóficas e aque nosso coração com as palavras.

No fundo, A Floresta Sombria é uma história de amor e em como isso consegue alterar toda a realidade como nós a percebemos. O amor é capaz de realizar coisas impossíveis.

Lara 08/06/2023

Por essa nem o futuro esperava
Um dos melhores livros que eu já li. Até o último minuto foi emoção na Terra, emoção lá no espaço.
Imagina se isso acontecesse de verdade?? Cada palavra do livro fosse verdade.
Eu super recomendo, muito bom

Renata_ Pandora 07/06/2023

A base para a Teoria da Floresta Escura é uma razão ecológica. O que acontece quando qualquer espécie começa a crescer, se multiplicar em um ambiente de recursos limitados? Sua prioridade é a própria sobrevivência. Mesmo que para isso seja necessário eliminar os rivais.

Uma galáxia tem recursos limitados. Uma floresta também. Isso nos leva a outro pensamento. Vamos ver o que nossos ancestrais fizeram na Terra. A espécie humana cresce, se multiplica, ocupa cada vez mais espaço e consome uma proporção cada vez maior de recursos da biosfera. Nos últimos 200 mil ou 300 mil anos exterminamos todos os outros hominídeos: Neanderthalensis, Homo Erectus, Florensienis, Denovosianos.

Também massacramos outros primatas. Nossos parentes mais próximos vivos ? os bonobos e chimpanzés ? estão à beira da extinção. As outras espécies selvagens mais inteligentes, como as de elefantes (o africano e o asiático) e as de cetáceos (baleias e golfinhos) também chegaram ao limite.

Mas existe uma outra lógica ecológica, pelo menos no ambiente da floresta: a interdependência. A floresta é uma teia de relações. Você pode não saber, mas depende do equilíbrio que até o seu rival ajuda a manter. Em parte por isso, os mesmo povos que eliminaram outras espécies na Terra também têm relações de respeito com algumas delas.
Povos tradicionais de hoje também.

Os esquimós do Alasca reverenciam e também caçam baleias, num ritmo que permitiu a sobrevivência das duas espécies por milhares de anos.

Estamos mudando. A sociedade moderna discute cada vez mais os direitos dos animais e a necessidade de existência de outras espécies em ambientes selvagens sem nossa interferência.

Ao mesmo tempo que provocamos uma das maiores ondas de extinção em massa também aprendemos que precisamos conviver com as outras espécies no planeta. Talvez isso nos ofereça uma esperança se algum dia encararmos nossos caçadores no espaço.

Filipe 15/05/2023

A genialidade de Cixin Liu é assombrosa, assim como a sua capacidade de pensar cenários ficcionais científicos e traduzir em uma linguagem acessível e prazerosa.

O segundo livro da trilogia dos três corpos consegue ser ainda melhor do que o primeiro, que já é ótimo. Estou ansioso pelo terceiro.

Isabela768 14/04/2023

Floresta sombria
Apesar de ter tido momentos que o livro era arrastado, teve muitas partes empolgantes que vc não conseguia parar de ler, principalmente no final. Fiquei surpresa com o final e adoro quando isso acontece. Amei a forma que uma coisa clássica como contato com alienígenas, vida fora da Terra foi abordado de uma forma totalmente diferente, amei. Achei genial as explicações sobre a sociedade cosmológica. Será que vivemos mesmo numa floresta sombria? Será que vale a pena o risco de semear e cultivar a semente do amor pelo universo? Não sei.

Thiago Leôncio 03/04/2023

Difícil mas bom
Demorei um pouco mais que o esperado mas valeu a pena. É o segundo livro da série mas eu ainda sinto que os nomes em chinês me atrapalham um pouco para identificar personagens e localizar eles na história.

Campos 01/04/2023

Gostei muito
O livro tem seus momentos arrastados, mas a trama que vai se desenvolvendo especialmente o enredo das Barreiras para mim foi brilhante. Não desistam pelo primeiro livro que é mais arrastado, esse vale a pena
Wagner47 01/04/2023minha estante
Eu já tinha amado o primeiro livro, mas esse ainda foi além. O lance das barreiras é algo que só vai "desmotivando" o leitor, mas no final era apenas um exercício de confiança ?. Acabou sendo um grande destaque.
E olha que para mim o terceiro livro aínda foi superior aos anteriores. É de girar a cabeça e com um encerramento excelente.

Andre 01/04/2023

- A sobrevivência é a necessidade primária de uma civilização.
- Civilizações se expandem continuamente mas a matéria total do universo permanece constante.

Esses dois axiomas sugeridos por Ye Wenje a Luo Ji no começo do livro são a base da teoria da civilização galática. Um segredo que a humanidade não compreende e que pode ser a chave para o sucesso do desesperado projeto barreiras contra a invasão trissolariana

Thiago Amorim 25/03/2023

A floresta
Excelente história com uma reflexão importante sobre a vida no universo.
A floresta sombria se espalha por cada lugar, e o leitor não consegue se dar conta disso até bem adiante na leitura. Muito, muito bom. Super recomendo.

Lucianalg 11/03/2023

Arrastado
O livro é muito bom e a história excelente mas muito arrastado. Diversos personagens e muita enrolação, daria pra fazer pela metade das páginas.

Patrick.Borges 01/03/2023

Aniquilação
"Aniquilação. Esse é o maior sinal de respeito possível para uma civilização. Eles só se sentiram ameaçados por uma civilização que realmente respeitam. "

Talvez esse seja o melhor livro de ficção científica que já li, muito superior ao primeiro livro da trilogia. Apesar de tratar de uma invasão alienígena, o foco aqui é na humanidade e como os seres humanos agem sabendo que em 400 anos uma ameaça muito superior chegará ao planeta terra.
A sacada do Cixin Liu para o paradoxo de Fermi foi muito surpreendente, tô até hoje com esse conceito na cabeça.
Tem personagens muito interessantes, Da Shi continua incrível, tem referências aos clássicos da ficção científica, enfim é um prato cheio pra amantes de histórias sobre a ciência e o fututo.

Vanderson.Gomes 22/02/2023

Encantado com a ficção científica.
Leitura excelente, empolgante. A história fica cada vez mais envolvente e aguça a curiosidade pelo fim dessa trilogia maravilhosa, o que será da terra e dos trissolarianos?