A Floresta Sombria

A Floresta Sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

MariBrandão 23/04/2024

No segundo volume de uma trilogia, nós já sabemos que o fim não estará aqui, o que torna este um volume de trânsito...mas gente....como acontece coisa nesse livro!! Achei uma leitura muito extensa e densa (com momentos em que simplesmente não entendi nadinha além das vírgulas no texto).
Não sou grande fã de ficção científica, mas a curiosidade após o primeiro volume (e a série) foi enorme, então resolvi pegar este pouco tempo após. No geral, gostei bastante (mesmo não entendendo tantas coisas técnicas), mas confesso que vou precisar de um tempo antes de terminar a trilogia.

Cristiano.Konno 20/04/2024

Boa continuação
Segundo volume da Trilogia “Lembranças do Passado da Terra”, “A Floresta Sombria” de Cixin Liu é uma continuação inusitada e bem diferente da anterior.

Enquanto o primeiro volume “O Problema dos Três Corpos” era uma ficção científica diferenciada e até mesmo elegante em sua forma de narrativa, “A Floresta Sombria” não só muda o protagonista, como salta para um novo gênero: Alta Ficção Científica, virando quase uma Fantasia aos moldes de “Fundação” de Isaac Asimov, por exemplo.

A história do livro é sobre o plano para enfrentar a Frota Trissolariana que vêm dominar a terra e exterminar os humanos em 400 anos a partir da exposição da organização OTT (humanos que facilitavam os planos dos alienígenas).

Ao longo da narrativa, acompanhamos quatro personagens incumbidos de salvar a humanidade com apenas sua inteligência, já que os sófons impedem o avanço tecnológico. Eles são chamados de Barreiras, já que suas mentes são impenetráveis para os inimigos.

Achei uma obra um pouco mais difícil de ler, já que parece que algumas passagens são extensas demais, repetidas ou até mesmo incríveis demais. Entretanto, conforme as páginas vão passando e a narrativa avança, algumas escolhas ou pensamentos duvidosos vão se mostrando mais críveis e você acaba por concordar com quase tudo apresentado.

É um livro sobre o pessimismo, derrotismo, escapismo e, por último, esperança em face à um grande problema que parece instransponível.

Embora tenha me tomado um pouco mais de foco e força para ler, ainda recomendo e talvez seja até mais acessível para alguns leitores, principalmente por se tornar uma Ficção Científica Hard com o passar do tempo.

4/5

Levovitch 17/04/2024

Espetacular, tudo que foi escrito aqui é magnifico, mesmo com um inicio lento e demorado, a historia consegue nos fazer continuar a leitura pela curiosidade. Posso resumir a primeira metade do livro em filosofia existencialista e ciência pura, isso pode até desanimar, mas Cixin Liu desenvolve tão bem a historia que até as partes chatas passam despercebidas.

A parte da segunda metade, o maior time skip do livro, o enredo fica excelente, com tudo que é apresentado aqui, a condição em que os personagens se encontram, os mistérios, batalhas e plots, tudo isso torna floresta sombria fenomenal. Ansioso pelo fim da trilogia.

Mandy 16/04/2024

A floresta sombria
Esse volume foi um pouco mais denso que o primeiro. A questão é que é muuita informação técnica e científica, o que ao mesmo tempo enriquece a trama pois dá embasamento para o que é dito. Isso me deixou dividida porque é muito confuso e curioso ao mesmo tempo.
Tiveram partes que eu realmente não entendi nadinha, que meu cérebro deu nó kkkkkkkk
Leticia.Moraes 16/04/2024minha estante
Caraca, lembro desses dias que vc começou o livro 1!!! Vc lê muito rápido! ?

Mandy 17/04/2024minha estante
É pra aproveitar a skin leitora! kkkkkk tem vezes passo 2 semanas pra ler 30 páginas ?

Allan 16/04/2024

Que final foi esse
Depois da Leitura do primeiro livro, já comecei esse na sequência, muito animado pela qualidade do primeiro.
De cara eu estranhei muito a distribuição dos POVs em A Floresta Sombria, visto que no primeiro livro os POVs eram divididos em capítulos, o que facilita a compreensão. Já em A Floresta Sombria os POVs mudam só por um espaçamento maior, ou seja, vc ta lendo, concentrado no Personagem, e quando muda o POV, vc acaba se perdendo um pouco. Mas isso é um problema que a gente se acostuma com o tempo.
Assim com no primeiro livro, esse acompanha o personagem por um período muito grande de tempo, ainda maior que o primeiro, graças a tecnologia de hibernação disponível. A estratégia dos Trissolarianos de atrapalhar o desenvolvimento da ciência atravez do Sófons foi muito em explorada, nos mostrando o quão é importante as pesquisas de base para o desenvolvimento tecnológico.
Nosso personagem principal nesse livro, Luo Ji, fio realmente muito bom, passa o livro todo parecendo para gente ser uma escolha errada para o Projeto Barreiras, quando a verdade dos 4 selecionados ele foi o único que se manteve fiel a proposta do projeto, ele entrega isso de maneira espectacular nas ultimas páginas do livro, quando ele já era considerado um parea na sociedade, se revelando um excelente estrategista e salvando a humanidade do ataque Trissolariano.

pslover_ 09/04/2024

O segundo livro abre uma narração a partir do ponto de vista de uma formiga, faz todo sentido e lembra um expediente usado por Saramago em Levantado do Chão, aqui temos um foco mais na sobrevivência da humanidade e DEFINITIVAMENTE o cara é um gênio em amarrar literatura e ciência, materializando o famoso Paradoxo de Fermi de um jeito surpreendente, a cena do apedrejamento poderia facilmente ser a história brasileira pura e descarada

Jm__reiss 04/04/2024

Um diamante carinhosamente lapidado.
Não há muito o que dizer em relação a qualidade desse livro. As expectativas que vinham junto ao anterior, com suas ideias originais e inteligentes, sua forma de causar no leitor uma urgência que beira a realidade, eram enormes. Só digo que em relação ao ?O problema dos Três corpos?, a Floresta negra não só honra sua qualidade mas a eleva, e eleva muito. Essa história tem tudo que você pode esperar de uma boa narrativa, urgência, motivação, romance, conflitos, traições, tudo. Não sou adepto ferrenho do gênero, mas a escrita me encantou e entre os poucos que li, é o meu favorito de longe!

Ricardo 31/03/2024

Persevere e será recompensado
Como este é o segundo livro de uma trilogia a gente de antemão sabe que o fim não será nele o que naturalmente já o torne mais difícil! Ele é extenso, portanto tem partes bem interessantes e outras bem paradas! Em determinado momento dá vontade de parar? Dá! Principalmente se você não for muito fã de Ficção Científica, mas não desista! O livro é excelente! A última parte guarda muita coisa interessante e vale muito a pena chegar até o fim!

Arthur.Borel 30/03/2024

A Floresta Sombria e futuristica original
Achei impressionante a quantidade de coisa que aconteceu nesse livro. A primeira metade se passa ainda no mesmo período de tempo do livro anterior, mas é bem interessante acompanhar o desenrolar do Projeto Barreiras, mesmo que desde o inicio estivesse na cara que aquilo era uma péssima ideia.

Os personagens ganham um pouco mais de foco aqui, porém todos seguem sendo absolutamente dispensáveis, não consigo me apegar a nenhum deles, mas é algo que já se espera dessa história, afinal a construção de mundo e da narrativa aqui está muito acima de qualquer construção de personagem.

A segunda metade do livro é a melhor. Acompanhar aquele mundo futurista é magnifico, e o autor conseguiu ser bem criativo na elaboração da ambientação, não passa a impressão de um "futuro ficcional genérico" ao mesmo tempo que as tecnologias apresentadas parecem bem palpáveis de realmemte poderem surgir no futuro.

O final é bem surpreendente, e eu não comigo imaginar como sera o desenrolar da história do terceiro e último livro (que é bem longo ainda por cima).

Caio.Victor 14/03/2024

Já entrou nas obras favoritas
A mistura de hard science, filosofia, psicologia, sociologia impossibilita desgostar dessa história. Por vezes você fica muito triste em ler a obra decorrente da exposição do que é a natureza humana. É visceral.

Foram 470 páginas de deleite. Pra mim, o Cixin Liu tá ao lado de Asimov, Clarke, Wells!

Lucas1429 28/02/2024

Uma boa ficção científica
Um pouco corrido no final, mas isso não tira o brilho da história. Recomendo para fãs de boas ficções científicas.

Inn Moura 24/02/2024

A única coisa que posso dizer: UFA!
É um livro do meio, então não vá esperando muito. O livro inteiro é um puxa-encolhe ladeado de muita especulação geo-política, financeira, física, química, matemática, astrologia e a coisa toda. Tudo isso só pra mostrar que o Liu Cixin é mais inteligente que vc sim e a única coisa que vc pode fazer é aceitar esse fato. A resolução no final é EXTREMAMENTE simples, mas vc não faz ideia de como o caso vai ser resolvido até literalmente os últimos minutos do livro. E aí só no final que vc percebe pra que vc leu 500 páginas sobre o projeto barreiras e o atabacado do Luo Ji que aparentemente não era tão atabacado assim. Dei 3 estrelas pq eu quero ver maaaaais do futuro, quero ver a explosão tecnológica, quero sonhar com os 400 anos no futuro que aparentemente só vai acontecer no próximo livro. Veremos.

Pedro Sucupira 23/02/2024

2024 LIVRO 3 – A Floresta Sombria, por Cixin Liu.
Eu estou abismado com a criatividade desse autor. A dramatização que ele foi capaz de criar é surreal. Em meio a uma crise humanitária intergaláctica por sobrevivência, Cixin ainda consegue abordar questões sociais, filosóficas, políticas, psicológicas e toda a questão físico-científica que envolve essa problemática. A profundidade e complexidade dessa obra é de deixar qualquer um estupefato.

Esse é o segundo livro da trilogia O Problema dos Três Corpos.

João 16/02/2024

O Problema dos Três Corpos: A Floresta Sombria
Depois do final bombástico do primeiro livro, ou o autor poderia acertar muito na sequência, ou escrever um completo fiasco.

A primeira opção acontece com louvor. Mesmo ainda achando que faltava um capricho a mais no desenvolvimento de alguns personagens, durante a leitura acabei aceitando que o grande objetivo do autor é entregar grande conceitos.

Uma idéia mais inteligente do que a outra é apresentada, uma escalada de acontecimentos que vai te deixando em completo transe. Para no final, explicar a tão famosa "Floresta Sombria".

Uma sequência brilhante, que me assustou mais do quê muito livro/filme de horror. Nunca mais verei o universo da mesma forma...